Embriologia V
Simulado com 16 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Embriologia V
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Embriologia V.
1. (UEL) Analise a figura 1 a seguir e responda à questão.
Figura 1
(Rivane Neuenschwander, Mal-entendido, casca de ovo, areia, água, vidro e fita mágica, 2000.)
As células-ovo, ou zigoto, possuem substâncias nutritivas armazenadas no citoplasma, que constituem o vitelo. Assinale a alternativa que relaciona corretamente as células-ovo à quantidade e distribuição do vitelo, aos grupos animais que as apresentam e ao tipo de segmentação.
- Ovos isolécitos, que possuem pouco vitelo distribuído de maneira uniforme, estão presentes em mamíferos e apresentam segmentação holoblástica.
- Ovos heterolécitos, que possuem uma quantidade grande de vitelo restrita à região central, estão presentes nos moluscos e apresentam segmentação meroblástica.
- Ovos telolécitos, que possuem pouco vitelo distribuído de maneira uniforme, estão presentes em anelídeos e apresentam segmentação superficial.
- Ovos centrolécitos, que possuem uma quantidade moderada de vitelo distribuída de maneira uniforme, estão presentes nos anfíbios e apresentam segmentação holoblástica.
- Ovos mesolécitos, que possuem uma grande massa de vitelo na região central, estão presentes nos insetos e apresentam segmentação meroblástica.
Resposta: A
Resolução: A alternativa correta é a letra A porque os ovos isolécitos, ou oligolécitos, possuem pouco vitelo distribuído de maneira uniforme pelo citoplasma do zigoto. Esse tipo de ovo é característico de mamíferos (com exceção dos monotremados) e de equinodermos, entre outros. Nos mamíferos, esse padrão está relacionado ao fato de o embrião se desenvolver no interior do corpo da mãe, recebendo nutrição direta, o que reduz a necessidade de vitelo. Além disso, esses ovos sofrem segmentação holoblástica igual, o que significa que a divisão celular ocorre por completo e de maneira relativamente uniforme, já que não há grande quantidade de vitelo para dificultar esse processo. As demais alternativas apresentam erros conceituais relacionados ao tipo e à distribuição do vitelo, bem como ao grupo animal correspondente.
2. (UFPR) Para estudar a expressão de determinadas proteínas em anfíbios, pesquisadores associaram um marcador fluorescente aos genes do estudo. Marcadores verdes foram associados a um gene e marcadores vermelhos a outro. Células indiferenciadas foram então transfectadas com um ou outro desses genes e introduzidas em diferentes locais de gástrulas desses anfíbios. Os pesquisadores observaram a fluorescência, mais tarde, nos girinos. Os músculos do animal fluoresceram em verde e a epiderme em vermelho. Para produzir esse resultado, em que regiões da gástrula foram injetados, respectivamente, esses genes?
- Mesoderma e ectoderma.
- Endoderma e ectoderma.
- Ectoderma e endoderma.
- Ectoderma e mesoderma.
- Mesoderma e endoderma.
Resposta: A
Resolução: A resposta correta é a letra A, pois os músculos dos girinos derivam do mesoderma, enquanto a epiderme deriva do ectoderma. O experimento mencionado envolveu a marcação de genes com fluorescência verde e vermelha, associados a essas duas estruturas. Assim, quando os músculos ficaram verdes e a epiderme vermelha, ficou evidente que as células transfectadas com o gene verde foram inseridas no mesoderma, enquanto aquelas com o gene vermelho foram inseridas no ectoderma. Esse tipo de experimento é bastante utilizado para rastrear o destino embrionário das células e entender o papel dos folhetos germinativos no desenvolvimento dos tecidos e órgãos.
3. (UECE) Considerando o desenvolvimento embrionário humano, assinale com V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir:
( ) Com 2,5 semanas, o embrião inicia a formação da notocorda, do músculo cardíaco, das primeiras células sanguíneas, do saco vitelínico e do cório.
( ) Os primórdios dos olhos e orelhas já são visíveis no embrião com 3,5 semanas, momento no qual o coração começa a bater.
( ) Aos 2 meses de desenvolvimento, a face do embrião assume aparência humana e começam os movimentos e a ossificação.
( ) Aos 4 meses de desenvolvimento do embrião, os neurônios tornam-se mielinizados e ocorre grande crescimento do corpo.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
- V, F, V, F.
- F, V, F, V.
- F, F, V, V.
- V, V, F, F.
Resposta: D
Resolução: A sequência correta é V, V, F, F. A primeira afirmação está correta, pois, com cerca de 2,5 semanas de desenvolvimento, o embrião humano realmente começa a formar estruturas como a notocorda, as primeiras células do coração e do sangue, o saco vitelínico e o cório. A segunda afirmação também é verdadeira, pois com aproximadamente 3,5 semanas de gestação já é possível observar o início do desenvolvimento dos olhos e das orelhas, além da atividade cardíaca inicial. A terceira afirmação é falsa, porque aos dois meses o embrião já é considerado um feto, e embora haja progressos no desenvolvimento da face e dos movimentos, a ossificação ainda está em estágio inicial. Por fim, a quarta afirmação é incorreta, pois a mielinização dos neurônios não ocorre aos quatro meses, mas mais tarde no desenvolvimento fetal e até após o nascimento.
4. (UEL) Na charge, existe a dúvida do que é esquerda e do que é direita, porém um dos mais importantes fenômenos do processo embrionário dos animais é o desenvolvimento dos três eixos corporais, entre os quais o eixo direitoesquerdo.
Com raras exceções, todo embrião animal desenvolve esses eixos embrionários, que definem a estrutura corporal do futuro organismo.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, em que momento, nos seres humanos, o eixo direito-esquerdo é definido durante o desenvolvimento embrionário.
- Durante a fase de clivagem.
- Durante a formação da blástula.
- Na gastrulação.
- Na histogênese.
- No estágio de mórula.
Resposta: C
Resolução: A alternativa correta é a letra C porque o eixo direita-esquerda do embrião humano é estabelecido durante a gastrulação. Nessa fase, ocorre a formação dos folhetos embrionários (ectoderma, mesoderma e endoderma) e também a definição dos eixos corporais: ântero-posterior, dorso-ventral e direita-esquerda. O eixo direita-esquerda é particularmente importante para a simetria dos órgãos internos, como o coração e os pulmões, e sua definição envolve a ação de genes como o Nodal e o Lefty, além de movimentos celulares assimétricos ao redor do nó primitivo. Esse processo não ocorre nas fases anteriores (clivagem, mórula, blástula) e também não se dá apenas na histogênese, que é um estágio posterior.
5. (EMESCAM) Na espécie humana, o surgimento dos gêmeos monozigóticos resulta de um processo de
- fecundação de um único ovócito por um espermatozoide com posterior separação das células que constituem o nó embrionário originando os gêmeos monozigóticos .
- bipartição de um ovócito, resultando em dois ovócitos idênticos, que são fecundados por dois espermatozoides.
- poliovulação, o que possibilita a origem de mais de um embrião, resultando na formação dos gêmeos monozigóticos.
- fecundação de dois ovócitos que se fundem, já no interior do útero, originando os gêmeos monozigóticos.
- fecundação de um ovócito por dois espermatozoides, e por se tratar de um único ovócito os gêmeos são denominados monozigóticos.
Resposta: A
Resolução: A resposta correta é a letra A, pois os gêmeos monozigóticos (ou univitelinos) surgem a partir da fecundação de um único ovócito por um único espermatozoide, formando um zigoto que, posteriormente, sofre uma divisão celular anormal, separando-se em dois embriões geneticamente idênticos. Essa separação pode ocorrer em diferentes estágios do desenvolvimento embrionário precoce, o que determina o tipo de gestação gemelar (se os gêmeos compartilham ou não placenta e bolsas amnióticas). As demais alternativas descrevem mecanismos de formação de gêmeos dizigóticos ou são biologicamente incorretas.
6. (EMESCAM) No transcorrer do desenvolvimento embrionário dos animais, existem algumas etapas características nas quais ocorrem processos mais ou menos semelhantes. Observe que há uma sequência cronológica igual para todos os grupos zoológicos, traduzindo a “origem comum” dos metazoários. Os principais “momentos” pelos quais passam os embriões dos diferentes grupos são:
1 - Segmentação.
2 - Mórula.
3 - Blástula.
4 - Gástrula.
5 - Nêurula.
Para você visualizar o que ocorre em cada uma dessas fases, basta relacioná-las, corretamente, com os eventos a seguir:
a - Formação do tubo neural.
b - Proliferação da célula-ovo ou zigoto originando os blastômeros.
c - Micrômeros e macrômeros envolvendo uma pequena cavidade central.
d - Intensas modificações dos blastômeros, culminando com a formação dos folhetos embrionários.
e - Formação de uma estrutura esférica e maciça.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta dos “momentos” do desenvolvimento embrionário:
- 1e, 2b, 3a, 4d, 5c.
- 1b, 2e, 3c, 4d, 5a.
- 1d, 2c, 3e, 4b, 5a.
- 1b, 2d, 3a, 4e, 5c.
- 1b, 2c, 3e, 4d, 5a.
Resposta: B
Resolução: A alternativa correta é a letra B. A sequência correta dos eventos do desenvolvimento embrionário é: segmentação (1) – proliferação celular formando blastômeros (b); mórula (2) – estrutura esférica e maciça (e); blástula (3) – formação de micrômeros e macrômeros ao redor de uma cavidade (c); gástrula (4) – intenso rearranjo celular com formação dos folhetos embrionários (d); nêurula (5) – formação do tubo neural (a). Esses eventos são comuns a todos os animais metazoários e seguem uma ordem cronológica que reflete sua origem evolutiva comum, com estágios embrionários conservados entre diferentes grupos zoológicos.
7. (UEFS) A gastrulação é o processo em que as células embrionárias sofrem um profundo rearranjo, originando uma estrutura totalmente remodelada, a gástrula.
Considerando-se esse informação, é correto afirmar:
- Ocorre a formação de três folhetos germinativos, o ectoderma, o mesoderma e o endoderma, os quais, posteriormente, originarão, respectivamente, a epiderme, os músculos e o revestimento interno do tubo digestório.
- Nessa fase, os animais são classificados em protostômios, se a abertura do arquêntero denominada blastóporo originar o ânus, ou deuterostômios, se o blastóporo originar a boca.
- O início dessa fase ocorre com a segmentação do ovo, originando os micrômeros e macrômeros, que sofrerão múltiplas divisões, resultando no arquêntero.
- Essa fase é caracterizada pela formação do tubo nervoso a partir do blastóporo formado por células do mesoderma dorsal e do endoderma anterior.
- Essa fase inicia-se após a fase de mórula, com a formação do disco germinativo.
Resposta: A
Resolução: A resposta correta é a alternativa A. Durante a gastrulação, ocorre a formação dos três folhetos germinativos: ectoderma, mesoderma e endoderma. Esses folhetos darão origem, respectivamente, à epiderme e ao sistema nervoso (ectoderma), aos músculos, ossos e sistema circulatório (mesoderma) e ao revestimento interno do tubo digestivo e de órgãos associados, como fígado e pâncreas (endoderma). A alternativa B está incorreta porque inverte a definição dos protostômios e deuterostômios. As demais alternativas também trazem definições incorretas ou confundem fases do desenvolvimento embrionário, como formação do tubo neural ou do disco germinativo, que ocorrem em etapas distintas.
8. (UEL) Texto I
A vida em grandes metrópoles apresenta atributos que consideramos sinônimos de progresso, como facilidades de acesso aos bens de consumo, oportunidades de trabalho, lazer, serviços, educação, saúde etc. Por outro lado, em algumas delas, devido à grandiosidade dessas cidades e aos milhões de cidadãos que ali moram, existem muito mais problemas do que benefícios. Seus habitantes sabem como são complicados o trânsito, a segurança pública, a poluição, os problemas ambientais, a habitação etc. Sem dúvida, são desafios que exigem muito esforço não só dos governantes, mas também de todas as pessoas que vivem nesses lugares. Essas cidades convivem ao mesmo tempo com a ordem e o caos, com a pobreza e a riqueza, com a beleza e a feiura. A tendência das coisas de se desordenarem espontaneamente é uma característica fundamental da natureza. Para que ocorra a organização, é necessária alguma ação que restabeleça a ordem. É o que acontece nas grandes cidades: despoluir um rio, melhorar a condição de vida dos seus habitantes e diminuir a violência, por exemplo, são tarefas que exigem muito trabalho e não acontecem espontaneamente. Se não houver qualquer ação nesse sentido, a tendência é que prevaleça a desorganização. Em nosso cotidiano, percebemos que é mais fácil deixarmos as coisas desorganizadas do que em ordem. A ordem tem seu preço. Portanto, percebemos que há um embate constante na manutenção da vida e do universo contra a desordem. A luta contra a desorganização é travada a cada momento por nós. Por exemplo, desde o momento da nossa concepção, a partir da fecundação do óvulo pelo espermatozoide, nosso organismo vai se desenvolvendo e ficando mais complexo. Partimos de uma única célula e chegamos à fase adulta com trilhões delas, especializadas para determinadas funções. Entretanto, com o passar dos anos, envelhecemos e nosso corpo não consegue mais funcionar adequadamente, ocorre uma falha fatal e morremos. O que se observa na natureza é que a manutenção da ordem é fruto da ação das forças fundamentais, que, ao interagirem com a matéria, permitem que esta se organize. Desde a formação do nosso planeta, há cerca de 5 bilhões de anos, a vida somente conseguiu se desenvolver às custas de transformar a energia recebida pelo Sol em uma forma útil, ou seja, capaz de manter a organização. Para tal, pagamos um preço alto: grande parte dessa energia é perdida, principalmente na forma de calor. Dessa forma, para que existamos, pagamos o preço de aumentar a desorganização do nosso planeta. Quando o Sol não puder mais fornecer essa energia, dentro de mais 5 bilhões de anos, não existirá mais vida na Terra. Com certeza a espécie humana já terá sido extinta muito antes disso.
(Adaptado de: OLIVEIRA, A. O Caos e a Ordem. Ciência Hoje. Disponível em: <http: //cienciahoje.uol.com.br/colunas/fisica-sem-misterio/o-caos-ea- ordem>. Acesso em: 10 abr. 2015.)
De acordo com o texto I, a partir da fecundação do óvulo pelo espermatozoide, o organismo se desenvolve ficando cada vez mais complexo, isto é, de uma única célula chega-se à fase adulta com trilhões delas, especializadas para determinadas funções. Nos animais triblásticos, os folhetos germinativos ectoderme, mesoderme e endoderme dão origem aos tecidos, órgãos e sistemas diferenciados nas funções fisiológicas do organismo.
Com base nessas considerações e nos conhecimentos sobre a organogênese, assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, as estruturas originadas a partir da diferenciação da ectoderme, mesoderme e endoderme.
- Epiderme, tecido gástrico e aparelho genital.
- Epitélio do tubo digestivo, tecido ósseo e cérebro.
- Tecido conjuntivo, aparelho urinário e endotélio.
- Tecido nervoso, músculos estriados e pulmões.
- Tecido hematopoiético, tireoide e hipoderme.
Resposta: D
Resolução: A alternativa correta é a letra D, pois durante a organogênese, a ectoderme dá origem à epiderme e ao sistema nervoso, incluindo o tecido nervoso e o cérebro. O mesoderma origina os músculos, ossos, sistema circulatório e também os músculos estriados esqueléticos. Já o endoderma origina o revestimento do tubo digestivo e dos pulmões, entre outras estruturas. As demais alternativas apresentam combinações incorretas ou atribuem tecidos a folhetos germinativos que não os originam. Assim, a sequência correta e correspondente aos folhetos ectoderme, mesoderme e endoderme é: tecido nervoso, músculos estriados e pulmões.
9. (UTFPR) Nos organismos multicelulares, após a fecundação, tem início o desenvolvimento embrionário (a embriogênese) que dará origem ao novo indivíduo. Durante esse desenvolvimento, é correto afirmar que:
- a primeira fase do desenvolvimento denomina-se organogênese, originando a mórula.
- todos os órgãos serão formados por apenas um único tipo de tecido.
- por ocorrerem, durante o desenvolvimento, mitoses e meioses, haverá órgãos haploides e órgãos diploides.
- uma das fases do desenvolvimento denomina-se gastrulação, que se caracteriza pela formação de folhetos embrionários, do arquêntero e do blastóporo.
- em todos os animais, na organogênese, ocorre a formação da notocorda.
Resposta: D
Resolução: A alternativa correta é a letra D. A gastrulação é uma das etapas fundamentais do desenvolvimento embrionário dos animais. Durante essa fase, ocorrem intensos movimentos celulares que resultam na formação dos três folhetos germinativos: ectoderme, mesoderme e endoderme. Além disso, surgem o arquêntero, que será a futura cavidade digestiva, e o blastóporo, uma abertura embrionária que se tornará a boca ou o ânus, dependendo do grupo animal (protostômios ou deuterostômios). As demais alternativas estão incorretas por apresentarem informações equivocadas: a organogênese não é a primeira fase (A); os órgãos são formados por vários tipos de tecidos (B); não há formação de órgãos haploides em organismos diploides (C); e a notocorda é exclusiva de cordados, não estando presente em todos os animais (E).
10. (UFSE) Um embrião esférico, constituído por uma única camada de pequenas células que circunda uma cavidade preenchida por um líquido, está na fase de:
- zigoto.
- mórula.
- gástrula.
- nêurula.
- blástula.
Resposta: E
Resolução: A resposta correta é a letra E. O embrião descrito no enunciado, esférico, com uma única camada de células ao redor de uma cavidade cheia de líquido, está na fase de blástula. A blástula é o estágio que sucede a mórula e se caracteriza por uma cavidade central chamada blastocele. Ela representa uma estrutura oca composta por blastômeros, organizados ao redor dessa cavidade. Essa fase antecede a gastrulação e marca o início da diferenciação celular mais complexa. As alternativas A, B, C e D estão incorretas, pois referem-se a estágios distintos: zigoto é a célula inicial após a fecundação; mórula é uma massa sólida de células; gástrula é formada após a blástula; e nêurula é um estágio ainda mais avançado.
11. (UDESC) Em uma determinada fase o embrião é formado por duas camadas de células: a ectoderme e a endoderme e, mais tarde, surge uma terceira camada, a mesoderme. Essas camadas originam os tecidos do organismo.
Em relação a isso, assinale a alternativa incorreta.
- A mesoderme origina os tecidos conjuntivos, os musculares e o sangue.
- Os tecidos cartilaginoso, adiposo, ósseo e hematopoético originam-se das células mesenquimais, que são um grupo de células da mesoderme.
- A ectoderme origina o tecido que reveste externamente o corpo (a epiderme) e o sistema nervoso.
- O sistema reprodutor e o excretor originam-se da ectoderme e endoderme.
- A endoderme origina o tecido que reveste internamente o corpo (revestimento de tubo digestório e respiratório).
Resposta: D
Resolução: A alternativa incorreta é a letra D, portanto é a resposta certa da questão. O sistema reprodutor e o sistema excretor não se originam da ectoderme nem da endoderme, como afirmado. Na verdade, ambos têm origem no folheto mesodérmico. A mesoderme origina estruturas como músculos, ossos, coração, rins e gônadas. As outras alternativas estão corretas: a mesoderme dá origem aos tecidos conjuntivos, musculares e ao sangue (A); os tecidos como o cartilaginoso e o ósseo derivam de células mesenquimais da mesoderme (B); a ectoderme dá origem à epiderme e ao sistema nervoso (C); e a endoderme origina os revestimentos internos do tubo digestório e sistema respiratório (E).
12. (UPE) Observe os trechos da música a seguir:
Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?
Cocoricó
Quem sabe me responde, quem não sabe advinha. Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?
...Quem acha que foi o ovo levanta a mão e canta assim.
Era uma vez um ovo ... de repente, "creck-creck" se quebrou e lá de dentro saiu, ... um bichinho amarelinho que comeu ... cresceu ... até se transformar...numa galinha.... A minha vida começou dentro de um ovo. Por isso eu canto assim: O ovo veio antes de mim.
Ah é? ...Mas quem colocou esse ovo que veio antes de você, hein? Uma galinha...
...Quem acha que foi a galinha levanta a mão, e canta assim.
Era uma vez uma galinha ... que ... pôs um ovo e delicadamente sentou em cima, ...chocou, chocou, até que, um dia, "creck-creck", ele quebrou.
Daí pra frente a história continua ... Galinha que nasce do ovo que nasce da galinha, que nasce do ovo da galinha. Oh! Dúvida cruel. Quem pôs o primeiro ovo, ninguém sabe, ninguém viu...
Disponível em: http://letras.mus.br/cocorico/1635028. Adaptado
Em relação à pergunta da música, colocada em termos científicos “Quem surgiu primeiro na evolução dos vertebrados terrestres, o ovo ou as aves?,” é CORRETO afirmar que
- os peixes punham ovos de dois tipos: centrolécito e telolécito amniótico; estes últimos permitiram a conquista da terra, por possuírem uma casca espessa; assim, o ovo veio primeiro.
- os anfíbios botavam ovos isolécitos amnióticos com casca e o suprimento líquido necessário para o desenvolvimento embrionário; assim, o ovo veio primeiro.
- os répteis surgiram com uma nova espécie de ovos telolécitos, contendo membranas embrionárias amnióticas complexas, que deixavam o ar entrar e sair, mas não a água; assim, o ovo veio primeiro.
- as aves sofreram mutação em seus ovos, passando de centrolécito para heterolécito do tipo amniótico e podiam ser postos em terra; assim as aves vieram primeiro.
- as aves desenvolveram ovos do tipo alécitos amnióticos, tornando possível o surgimento dos mamíferos, parentes próximos dessas, visto também serem homeotermos; assim, as aves vieram primeiro.
Resposta: C
Resolução: A resposta correta é a letra C. Cientificamente, o ovo surgiu antes das aves. Os répteis, que surgiram antes das aves na linha evolutiva dos vertebrados, foram os primeiros a desenvolver ovos amnióticos com casca. Esses ovos telolécitos, com grande quantidade de vitelo e estruturas especializadas como âmnio, alantoide e cório, possibilitaram o desenvolvimento completo do embrião fora da água, viabilizando a colonização de ambientes terrestres. As aves, descendentes diretas de certos grupos de répteis, herdaram essa característica. As demais alternativas descrevem incorretamente os tipos de ovos e a sequência evolutiva, ou atribuem estruturas como casca e âmnio a grupos que não as possuem, como anfíbios e peixes.
13. (UFAM PSC) O processo de formação dos órgãos dos animais a partir dos folhetos embrionários é denominado organogênese. Podemos afirmar que o fígado, o coração e o cérebro tem sua origem, respectivamente, a partir da:
- Mesoderme, endoderme e ectoderme.
- Ectoderme, endoderme e mesoderme.
- Mesoderme, ectoderme e endoderme.
- Endoderme, mesoderme e ectoderme.
- Endoderme, ectoderme e mesoderme.
Resposta: D
Resolução: A alternativa correta é a letra D. O fígado, o coração e o cérebro se originam, respectivamente, da endoderme, mesoderme e ectoderme. A endoderme forma o revestimento do tubo digestivo e órgãos associados, como o fígado e o pâncreas. A mesoderme dá origem ao sistema circulatório, incluindo o coração, além dos músculos e ossos. Já a ectoderme origina o sistema nervoso central, incluindo o cérebro e a medula espinhal. Portanto, essa alternativa é a única que apresenta corretamente a relação entre os órgãos citados e seus folhetos embrionários de origem.
14. (PUC-RS) O parlamento britânico legalizou a pesquisa em células de clones humanos desenvolvidos em laboratório. A partir de agora, está permitido na Inglaterra realizar investigações com células embrionárias humanas retiradas de estruturas com até 16 células. Que nome se dá à estrutura maciça de células no estágio do desenvolvimento de 16 células?
- Óvulo.
- Zigoto.
- Mórula.
- Gástrula.
- Feto.
Resposta: C
Resolução: A resposta correta é a letra C. A mórula é a estrutura embrionária que se forma após várias divisões do zigoto por mitose, sendo composta por cerca de 16 células (ou blastômeros), dispostas em uma massa sólida e compacta. Esse estágio precede a formação da blástula, que já possui uma cavidade interna. O contexto da pergunta, ao citar um embrião com 16 células, refere-se justamente a esse estágio da mórula. As demais alternativas estão incorretas: óvulo e zigoto são anteriores à clivagem; gástrula e feto são fases bem mais avançadas do desenvolvimento embrionário.
15. (UFAM PSC) O processo de formação dos órgãos dos animais a partir dos folhetos embrionários é denominado organogênese. Podemos afirmar que o fígado, o coração e o cérebro tem sua origem, respectivamente, a partir da:
- Mesoderme, endoderme e ectoderme.
- Ectoderme, endoderme e mesoderme.
- Mesoderme, ectoderme e endoderme.
- Endoderme, mesoderme e ectoderme.
- Endoderme, ectoderme e mesoderme.
Resposta: D
Resolução: Novamente, a resposta correta é a letra D. A questão é idêntica à de número 13, tratando da origem embrionária do fígado, coração e cérebro. Como já explicado, o fígado origina-se da endoderme; o coração, da mesoderme; e o cérebro, da ectoderme. Essa distribuição corresponde à sequência correta apresentada na letra D: endoderme, mesoderme e ectoderme. As demais alternativas apresentam trocas incorretas entre os folhetos germinativos e os órgãos mencionados.
16. (UFCG) Para que ocorra a fecundação na espécie humana, os espermatozoides precisam transpor uma série de barreiras até que possam encontrar o ovócito e, por fim, fecundá-lo
Em relação a esse processo, leia as alternativas e escolha a INCORRETA:
- A quantidade de microtúbulos no flagelo e a produção de substâncias lubrificantes que facilitam o deslocamento dos espermatozoides são as principais condições para que um espermatozoide fecunde um ovócito.
- A motilidade dos espermatozoides se dá graças aos movimentos dos flagelos e esse movimento ocorre utilizando a energia produzida a partir de reações metabólicas sediadas nas mitocôndrias.
- No trajeto percorrido pelos espermatozoides rumo ao encontro com o ovócito, há fatores dificultantes a exemplo do pH ácido e secreções mucosas da vagina.
- As enzimas presentes no acrossomo do espermatozoide (ex. hialuronidase) são úteis na transposição da zona pelúcida que envolve e protege o ovócito.
- Após a entrada do espermatozoide no ovócito ocorre um bloqueio à polispermia, onde mecanismos são desenvolvidos para impedir a entrada de outros espermatozoides.
Resposta: C
Resolução: A alternativa incorreta, portanto correta para a questão, é a letra A. A presença de microtúbulos no flagelo e a produção de substâncias lubrificantes são fatores importantes, mas não são as principais condições isoladas para que a fecundação ocorra. A fecundação é um processo complexo que envolve motilidade espermática, capacitação, reações enzimáticas no acrossomo, reconhecimento e fusão com o ovócito, além de mecanismos de bloqueio à polispermia. As outras alternativas estão corretas: a motilidade depende da energia produzida nas mitocôndrias (B); o ambiente vaginal apresenta barreiras como pH ácido (C); o acrossomo contém enzimas que auxiliam na penetração do ovócito (D); e ocorre sim o bloqueio à polispermia após a fecundação inicial (E).