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Botânica VI

Lista de 15 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Botânica com questões de Vestibulares.



01. (PUC-Rio) Há muito tempo a ação dos polinizadores é conhecida e considerada como um elemento chave na reprodução das Angiospermas.

A associação existente entre polinizadores e Angiospermas é um caso de:

  1. mutualismo.
  2. parasitismo.
  3. comensalismo.
  4. inquilinismo.
  5. competição.

02. (FAMERP) Espinhos são encontrados em certas variedades de limoeiros e acúleos são encontrados nas roseiras. É correto afirmar que, nas plantas,

  1. os espinhos são anexos epidérmicos e os acúleos são folhas ou ramos modificados e ambos atuam na proteção.
  2. os espinhos e os acúleos são ramos modificados e atuam na secreção de substâncias
  3. os espinhos e os acúleos são anexos epidérmicos e atuam na captação de luz
  4. os espinhos e os acúleos são folhas modificadas e atuam na proteção.
  5. os espinhos são folhas ou ramos modificados e os acúleos são anexos epidérmicos e ambos atuam na proteção.

03. (UDESC) A característica comum às plantas samambaia, avenca, pinheiro e feijão é:

  1. são plantas com sementes.
  2. são plantas vasculares.
  3. produzem flores e frutos.
  4. produzem pólen.
  5. possuem ovário.

04. (UDESC) Fornecer suporte às folhas e transporte das seivas bruta e elaborada são as principais funções dos caules. Analise as proposições em relação à informação.

I. O caule do tipo volúvel é um caule aéreo, ereto e lenhoso, a exemplo, uva, chuchu e feijão.

II. O caule do tipo colmo é um tipo de caule lenhoso e rastejante no qual são nitidamente observadas as regiões de nó e interno, a exemplo, palmito e coqueiro.

III. O caule do tipo rizoma é um caule subterrâneo com desenvolvimento perpendicular à superfície, a exemplo, batata inglesa, cenoura e aipim.

IV. O caule do tipo bulbo é um caule subterrâneo, de tamanho reduzido e envolvido por folhas modificadas, a exemplo, cebola e alho.

V. O caule do tipo estipe é um caule com muitos galhos e lenhoso, a exemplo, laranjeira e coqueiro.

Assinale a alternativa correta.

  1. Na afirmativa IV a descrição do caule está correta, assim como os exemplos deste tipo de caule.
  2. Na afirmativa I a descrição do caule está correta, assim como os exemplos deste tipo de caule.
  3. Na afirmativa II a descrição do caule está correta, porém os exemplos são de outro tipo de caule.
  4. Na afirmativa III a descrição do caule está correta, assim como os exemplos deste tipo de caule.
  5. Na afirmativa V a descrição do caule está correta, porém os exemplos não são deste tipo de caule.

05. (CESGRANRIO) O jardineiro de uma empresa de paisagismo foi contratado para fazer um projeto que utilizará vários arbustos de pequeno porte para montar uma pequena cerca viva. Ele sabe que precisa podar as pontas dos caules para que o arbusto se ramifique lateralmente e fique frondoso. Esse fenômeno se deve à perda da dominância apical exercida por um hormônio que deixa de atuar quando as extremidades do caule são podadas e permite que as gemas laterais se desenvolvam.

O hormônio responsável pela dominância apical é denominado

  1. etileno
  2. citocinina
  3. auxina
  4. ácido abscísico
  5. giberelina

06. (UNEMAT) Produtores são organismos autótrofos capazes de produzir matéria orgânica a partir de moléculas inorgânicas simples.

Com relação a este grupo de organismos, é correto afirmar que:

  1. Os organismos fotossintetizantes são autótrofos e os organismos quimiossintetizantes são considerados heterótrofos.
  2. Os produtores obtêm matéria orgânica para seu crescimento pela absorção através das raízes.
  3. A matéria orgânica produzida pelos organismos autótrofos pode ser utilizada como potencial fonte de recurso renovável para o setor produtivo, como na fabricação de madeira, etanol ou alimentos.
  4. Os organismos do reino das plantas, presentes em ambientes terrestres e aquáticos, são os únicos organismos autótrofos.
  5. Os produtores bioacumulam mais metais pesados quando comparados a consumidores heterotróficos, porque são os primeiros a entrar em contato com esses poluentes quando presentes no ambiente.

07. (UFVJM) Ao comer uma banana sem que esta esteja com o grau de maturação completo fica aquele aperto na boca. Para acelerar essa maturação, as pessoas colocam essas frutas em um recipiente fechado. Isso porque, durante o processo de maturação, as bananas liberam o gás etileno que funciona como um hormônio, participando desse processo.

Ao colocar as bananas em um recipiente fechado o processo de maturação é acelerado, pois

  1. diminui-se a pressão sob as espécies gasosas de etileno.
  2. aumenta-se a superfície de contato entre as espécies reagentes.
  3. favorece a reação de fotossíntese pela maior concentração de gás carbônico.
  4. retém-se o etileno, aumentando sua concentração e consequentemente as reações de maturação.

08. (UNESP) Considere o seguinte experimento:

Um experimento simples consiste em mergulhar a extremidade cortada de um ramo de planta de flores com pétalas brancas em uma solução colorida. Após algum tempo, as pétalas dessas flores ficarão coloridas.

(Sergio Linhares e Fernando Gewandsznajder. Biologia hoje, 2011.)

Considere os mecanismos de condução de seiva bruta e seiva elaborada nos vegetais. Nesse experimento, o processo que resultou na mudança da cor das pétalas é análogo à condução de

  1. seiva elaborada, sendo que a evapotranspiração na parte aérea da planta criou uma pressão hidrostática positiva no interior do floema, forçando a elevação da coluna de água com corante até as pétalas das flores.
  2. seiva bruta, sendo que, por transporte ativo, as células da extremidade inferior do xilema absorveram pigmentos do corante, o que aumentou a pressão osmótica nas células dessa região, forçando a passagem de água com corante pelo xilema até as células das pétalas das flores.
  3. seiva elaborada, sendo que, por transporte ativo, as células adjacentes ao floema absorveram a sacarose produzida nas pétalas da flor, o que aumentou a pressão osmótica nessas células, permitindo que, por osmose, absorvessem água com corante do floema.
  4. seiva bruta, sendo que a evapotranspiração na parte aérea da planta criou uma pressão hidrostática negativa no interior do xilema, forçando a elevação da coluna de água com corante até as pétalas das flores.
  5. seiva elaborada, sendo que a solução colorida era hipotônica em relação à osmolaridade da seiva elaborada e, por osmose, a água passou da solução para o interior do floema, forçando a elevação da coluna de água com corante até as pétalas das flores.

09. (UCPEL) Um dos hormônios vegetais ou fitormônios, produzido nas folhas, caule e coifa e difundido por meio dos vasos condutores de seiva, tem como funções inibir o crescimento, promover a dormência das gemas e sementes, induzir o envelhecimento das folhas e do fechamento dos estômatos, é conhecido com o nome de

  1. Citonina.
  2. Auxinas.
  3. Giberelina.
  4. Ácido abscísico.
  5. Etileno.

10. (UNESP) O fluxo de seiva bruta nas plantas está diretamente associado à abertura e ao fechamento dos estômatos. O aumento do fluxo de seiva bruta ao longo do caule é favorecido por

  1. estômatos abertos e baixa intensidade luminosa.
  2. estômatos abertos e baixa quantidade de água no solo.
  3. estômatos fechados e alta concentração de glicose na folha.
  4. estômatos abertos e baixa concentração de CO2 na folha.
  5. estômatos fechados e alta concentração de O2 na folha.

11. (UNESC) A celulose é um carboidrato presente em células vegetais utilizado como principal matéria prima para a produção do papel. No Brasil, as duas principais fontes de madeira utilizadas para a produção de celulose são as florestas plantadas de pinus e de eucalipto, responsáveis por mais de 98% do volume produzido. A celulose também pode ser obtida de outros tipos de plantas, não-madeiras, como bambu, babaçu, sisal e resíduos agrícolas (bagaço de cana-de-açúcar). Em uma planta, a celulose é encontrada:

  1. apenas nas folhas, associada ao parênquima.
  2. armazenada no vacúolo presente no citoplasma.
  3. em todos os órgãos, como componente da parede celular.
  4. apenas nos órgãos de reserva, como caule e raiz.
  5. apenas nos tecidos condutores do xilema e do floema.

12. (UPE) Observe a figura abaixo que apresenta as estruturas e organelas de uma célula vegetal:

Considerando duas situações a que as células de uma planta podem estar submetidas, meio hipotônico (I) ou hipertônico (II), é CORRETO afirmar que

  1. I – o vacúolo fica imenso e força a parede celular;
    II – o vacúolo se retrai, e a parede celular se solta da membrana plasmática.
  2. I – a membrana plasmática se contrai, diminuindo os espaços entre as organelas;
    II – os cloroplastos se expandem, liberando água.
  3. I – a membrana plasmática fica espessa;
    II – o vacúolo perde líquido que é absorvido pelos cloroplastos.
  4. I – há perda de líquido pelas principais estruturas;
    II – a célula diminui de tamanho, absorvendo a água pela parede celular.
  5. I – há maior troca iônica entre as organelas e o meio;
    II – apenas o nucléolo não perde líquido para o citoplasma.

13. (ETEC) A agricultura é a arte de colher o sol. Essa frase, divulgada nos cursos de Agronomia, expressa o quanto a agricultura depende de fenômenos e elementos naturais mais do que qualquer outra atividade econômica conhecida. Isso ocorre porque a produção agropecuária depende de uma capacidade especial típica dos vegetais: sintetizar seu próprio alimento.

Porém, assim como todos os demais seres vivos, as plantas também precisam de água e de nutrientes minerais que elas retiram do solo pelas raízes. Entretanto, as plantas podem “fabricar” as substâncias orgânicas de que necessitam para sua nutrição e fazem isso por meio de um processo bioquímico chamado de fotossíntese, o qual depende da energia do sol para acontecer.

http://tinyurl.com/pw336dv%20Acesso%20em:%2020.08.2015.%20Adaptado.

A partir das informações do texto, assinale a alternativa correta.

  1. O solo depende da energia do sol e das raízes das plantas para realizar o processo de fotossíntese.
  2. A agricultura possui autonomia, pois independe de fenômenos naturais para sua existência.
  3. As plantas não dependem de outros seres vivos para produzir o próprio alimento.
  4. As sementes das plantas adubam organicamente o solo no processo de fotossíntese.
  5. O solo produz os materiais orgânicos e energia para nutrir as plantas e o processo agrícola.

14. (PUC-Rio) Em plantas, qual das seguintes unidades reprodutivas é produzida por meiose?

  1. Esporófitos haploides.
  2. Gametas haploides.
  3. Esporos haploides.
  4. Gametas diploides.
  5. Esporos diploides.

15. (UPE) Os manguezais são florestas inundadas diariamente pelas marés, com árvores adaptadas às variações de salinidade ao longo do dia. Essa incrível adaptação aconteceu há 50 milhões de anos, quando as angiospermas evoluíram a fim de conquistar o ambiente estuarino. Entretanto, outras adaptações foram necessárias à conquista definitiva do ambiente do entremarés.

Quanto à reprodução e à dispersão das espécies típicas de mangues, é CORRETO afirmar que produzem

  1. frutos carnosos que são dispersos por zoocoria.
  2. sementes aladas que são dispersas por anemocoria.
  3. propágulos que são dispersos por hidrocoria.
  4. frutos pequenos que são dispersos por ictiocoria.
  5. diásporos flutuantes que são dispersos pelas marés.

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