Home > Banco de Questões > Biologia > Simulados

Histologia VIII

Lista de 15 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Histologia com questões de Vestibulares.



1. (EMESCAM) Mário estava jogando squash com seu amigo e, em determinado momento, ao realizar um movimento de rotação sobre a perna esquerda, sofreu um rompimento quase completo do tendão de Aquiles, provocando um som de estalo, conhecido no meio médico como “sinal da pedrada”.

O referido tendão está constituído por

  1. tecido ósseo.
  2. tecido cartilaginoso.
  3. tecido adiposo.
  4. tecido conjuntivo frouxo.
  5. tecido conjuntivo denso modelado.

2. (EBMSP) Uma pessoa estava jogando futebol quando caiu e feriu o joelho.

Com base nos conhecimentos sobre coagulação sanguínea, pode-se afirmar que no local do ferimento

  1. os glóbulos brancos ficarão acumulados na região, formando um tampão que diminuirá a perda de sangue.
  2. a tromboplastina e os fatores do plasma formarão o complexo ativador de plaquetas.
  3. a coagulação do sangue dependerá da presença de protrombina e fibrinogênio produzidas pelo fígado.
  4. os vasos linfáticos transportarão as plaquetas para formação do coágulo.
  5. as plaquetas converterão o fibrinogênio em fibrina na presença de íons Mg+2.

3. (PUC-RS) A proteção da superfície corporal dos mamíferos contra os elementos físicos e químicos do ambiente externo é feita pelo tecido _________, por meio de _________.

  1. conjuntivo – osteoblastos e adipócitos
  2. conjuntivo fibroso – fibrócitos e mioblastos
  3. epitelial glandular – secreção exócrina e endócrina
  4. reticular denso – células endoteliais e de uma camada de colágeno
  5. epitelial de revestimento – melanócitos e de uma camada de queratina

4. (UDESC) Assinale a alternativa que apresenta corretamente alguns tipos celulares e o tecido onde eles são tipicamente encontrados.

  1. Osteoblastos – Tecido Epitelial
  2. Astrócitos – Tecido Conjuntivo
  3. Fibroblastos – Tecido Muscular
  4. Condrócitos – Tecido Nervoso
  5. Gliócitos – Tecido Nervoso

5. (EMESCAM) A figura, a seguir, ilustra uma vista posterior da caixa torácica.

O osso apontado com a seta é denominado

  1. esterno.
  2. úmero.
  3. clavícula.
  4. costela.
  5. escápula.

06. (EBMSP) Desde que os microchips se tornaram menores e mais poderosos, eles se infiltraram, praticamente, em todos os espaços da sociedade, de smartphones a dispositivos médicos, aos controles que regulam linhas férreas, usinas elétricas e instalações de tratamento de água. Especialistas em segurança de computadores vêm alertando que esses equipamentos integrados são altamente vulneráveis a ataques porque estão cada vez mais ligados a outros computadores, e porque, praticamente, não têm defesas protegendo seu firmware, os programas impressos no chip. Em outubro passado, seguindo uma onda de ataques a redes, que se acredita ter origem no Irã, o secretário de defesa americano, Leon Panetta, alertou que um “Pear Harbor cibernético” poderia ser iminente.

Engenheiros estão fazendo progressos na proteção desses chips. Uma nova abordagem, descrita durante uma conferência de segurança computacional em julho, é um programa que escaneia trechos aleatórios do código do firmware para procurar sinais de invasão.

CKOI, C. Q. Perigo digital. Scientific American Brasil. São Paulo: Duetto, n. 128, ano 11, jan. 2013, p. 10. Adaptado.

Um sistema de defesa, que se admite necessário para os programas impressos em chips, já é uma realidade bem sucedida na espécie humana. Esse sistema biológico de defesa, desenvolvido ao longo da história evolutiva dos seres vivos, em sua dinâmica envolve, entre outras atividades, a

  1. fragmentação de linfócitos, formando plaquetas que se multiplicam em resposta a infecções por agentes bacterianos.
  2. formação, durante a embriogênese, de células diferenciadas para a produção dos anticorpos específicos contra agentes estranhos, com os quais o indivíduo poderá ter contato durante toda a vida.
  3. produção de antígenos como os característicos do sistema ABO presentes no glicocálice das hemácias e que induzem a síntese de aglutininas anti-A e anti-B.
  4. ação fagocitária de macrófagos – células grandes, ameboides, que se originam de monócitos do sangue e podem se deslocar pelo corpo.
  5. resposta imune primária com rápida e elevada produção de proteínas de defesa específicas, que permanecem ligadas à membrana dos linfócitos enquanto durar a infecção.

07. (CESGRANRIO) O folheto embrionário ectoderma é o responsável pela formação de glândulas exócrinas e endócrinas do ser humano. De acordo com a forma de secreção, as exócrinas estão subdivididas em holócrinas, merócrinas e apócrinas, cujos exemplos e características estão explicitados, respectivamente, em:

  1. sebáceas eliminam apenas a secreção; sudoríparas acumulam produtos e, em seguida, morrem; mamárias perdem citoplasma e regeneram a porção perdida.
  2. mamárias eliminam apenas a secreção; sebáceas perdem citoplasma e regeneram a porção perdida; sudoríparas mantêm o citoplasma praticamente intacto.
  3. sudoríparas eliminam apenas a secreção; mamárias regeneram a porção perdida; sebáceas desintegram-se e regeneram-se continuamente.
  4. sebáceas acumulam produtos e, em seguida, morrem; sudoríparas eliminam apenas a secreção; mamárias perdem parte do citoplasma e regeneram-se em seguida.
  5. salivares eliminam apenas a secreção; sudoríparas regeneram a porção secretada; mamárias acumulam produto e, em seguida, morrem.

08. (UDESC) O sistema imunológico ou sistema imune compreende os tecidos linfoides, órgãos e células livres dentro de um organismo e é responsável pela proteção contra doenças.

Relacione os diversos componentes do sistema imunológico com sua estrutura e/ou funções.

(1) Tonsila

(2) Linfonodo

(3) Timo

(4) Baço

(5) Medula Óssea

( ) É responsável pela remoção de antígenos presentes no sangue, bem como pela produção de anticorpos a estas substâncias.

( ) Regula a proliferação, diferenciação, maturação e atividade dos linfócitos T.

( ) Produz plaquetas, hemácias e leucócitos.

( ) Constituído por estrutura pequena, com 1mm a 2cm de comprimento, de tecido linfoide e envolvida por uma cápsula de tecido conjuntivo denso não modelado. Produz linfócitos e anticorpos.

( ) Constituída por aglomerados de tecido linfoide sob o epitélio da boca e da faringe. Protege o organismo contra a entrada de moléculas estranhas junto com o ar ou com os alimentos.

Assinale a alternativa que tem a sequência correta, de cima para baixo.

  1. 4 – 3 – 5 – 2 – 1
  2. 4 – 2 – 1 – 5 – 3
  3. 3 – 4 – 5 – 2 – 1
  4. 2 – 4 – 5 – 1 – 3
  5. 3 – 5 – 4 – 2 – 1

09. (UECE) Todas as células do sangue são originadas na medula óssea vermelha a partir das células indiferenciadas, mas ao final do processo de diferenciação celular, assumem formas e funções especializadas. Dentre as células sanguíneas listadas abaixo, as que possuem a função de defesa, de coagulação e de transporte de oxigênio, respectivamente, são:

  1. trombócitos, neutrófilos, hemácias.
  2. plaquetas, eritrócitos, leucócitos.
  3. leucócitos, trombócitos, eritrócitos.
  4. eosinófilos, leucócitos, hemácias.

10. (UFAM PSC) A multicelularidade adquire sua maior expressão nos animais, onde ocorre a associação de células em tecidos. Esses, por sua vez, definem a formação de órgãos especializados e funcionalmente integrados. Analise as seguintes informações sobre os tecidos animais:

I. O tecido epitelial é encontrado, dentre outros locais: na camada superficial da pele, na mucosa do intestino e nas glândulas salivares.

II. As células mais comuns e abundantes do tecido conjuntivo propriamente dito são os fibroblastos, cuja principal função é a síntese dos componentes protéicos e a manutenção da matriz extracelular.

III. O tecido sanguíneo é constituído pela fração líquida (plasma), pelas células (hemácias e leucócitos) e pelas plaquetas, sendo essas últimas, responsáveis pela defesa do organismo contra alérgenos.

IV. As células musculares são células muito longas (no músculo esquelético e no músculo liso) ou fusiformes (no músculo cardíaco), apresentando a capacidade de contração graças à ação conjunta de proteínas especializadas.

V. As células nervosas apresentam-se morfologicamente muito diversificadas. No entanto, apresentam partes reconhecíveis e diferenciáveis, que compreendem: dendritos, corpo celular e axônio. Nesse último, está localizado o núcleo das células.

Assinale a alternativa correta:

  1. Somente as afirmativas I e II estão corretas.
  2. Somente as afirmativas I e V estão corretas.
  3. Somente as afirmativas II e III estão corretas.
  4. Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
  5. Somente as afirmativas IV e V estão corretas.

11. (CESGRANRIO) Uma mulher de 50 anos vai realizar uma cirurgia para a colocação de uma prótese no fêmur. Os médicos realizam exames de sangue para a determinação do chamado risco cirúrgico. Nos exames de sangue dessa paciente, observou-se que o número de plaquetas estava muito abaixo do normal. Tendo em vista isso, os médicos optaram por não operar a paciente.

A decisão dos médicos foi tomada, porque as plaquetas são fragmentos de células fundamentais para o(a)

  1. transporte de oxigênio
  2. produção de insulina
  3. coagulação sanguínea
  4. produção de anticorpos
  5. fagocitose de micro-organismos

12. (UDESC) O tecido nervoso é um dos tecidos humanos que possuem células altamente especializadas. Na ausência dele não é possível comandar, de forma rápida e eficiente, várias partes do nosso organismo.

Assinale a alternativa correta a respeito do tecido nervoso.

  1. A função da bainha de mielina, no tecido nervoso, é bloquear a condução do impulso nervoso.
  2. Os oligodendrócitos são células nervosas que se enrolam em vários axônios dos neurônios, formando e mantendo a bainha de mielina.
  3. Os nódulos de Ranvier são estruturas de defesa do neurônio que se localizam no núcleo e no citoplasma dessa célula.
  4. Os botões sinápticos são estruturas pós-sinápticas que se localizam no interior do corpo celular e sua função é fornecer sustentação e nutrição aos neurônios.
  5. As células da glia identificam as mensagens químicas para serem transformadas em impulso nervoso.

13. (UCS) A pele pode ser considerada o maior órgão do corpo humano. Ela é formada por camadas de tecidos que cumprem diferentes funções. Sobre as camadas da pele, podemos afirmar que

  1. a origem embriológica da derme é ectodérmica.
  2. o melanoma é um tumor maligno que se origina nos melanócitos, presentes na epiderme.
  3. os fibroblastos são células características do tecido epidérmico.
  4. o tecido de revestimento epidérmico é vascularizado.
  5. os anexos epidérmicos são os pelos, as unhas e todas as glândulas.

14. (UCS) A medula óssea é um órgão hematopoiético, isto é, nele são produzidos os elementos figurados do sangue: as hemácias, os leucócitos e as plaquetas. Na medula óssea estão presentes células-tronco pluripotentes, que, depois de uma série de multiplicações e diferenciações, darão origem aos elementos figurados do sangue.

Analise a veracidade (V) ou a falsidade (F) das afirmações a seguir, em relação à medula óssea e à produção dos elementos figurados.

( ) As hemácias, como são células anucleadas e, portanto, não se dividem, precisam ser produzidas continuamente, pois possuem uma vida útil de aproximadamente 120 dias.

( ) O linfócito B é um tipo de leucócito responsável pela fagocitose de micro-organismos invasores, resíduos e células mortas.

( ) As plaquetas são fragmentos de uma célula chamada megacariócito, que também é produzida a partir dessas células-tronco.

( ) O transplante de medula óssea é o tratamento indicado para alguns pacientes de leucemia, pois essa medula transplantada irá fornecer novas células-tronco para o paciente, as quais podem, então, dar origem a novas células viáveis.

Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.

  1. V – V – V – V
  2. F – V – F – V
  3. F – V – F – F
  4. V – F – F – F
  5. V – F – V – V

15. (UPE) Os músculos esqueléticos dos vertebrados são compostos por dois tipos de fibras: I - as fibras lentas oxidativas ou vermelhas, e II - as fibras rápidas ou brancas. O tipo de atividade física exercida por uma pessoa pode, até um certo grau, alterar a proporção dessas fibras em seu corpo. De acordo com a modalidade esportiva e o tipo de treinamento, quais desses atletas olímpicos apresentam maior número de fibras lentas?

I. Corredor de 100m

II. Maratonista (percorre 42 km)

III. Nadador de 1.500m

IV. Levantador de peso

V. Atleta de salto

  1. I e II
  2. I e III
  3. II e III
  4. III e IV
  5. IV e V

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp



.