Home > Banco de Questões > Biologia > Simulados

Ecologia VII

Lista de 15 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Ecologia com questões de Vestibulares.



1. (UFMS) A onça-pintada (Panthera onca) é o maior felino do continente americano e um animal de corpo robusto, dotado de grande força muscular, sendo a potência de sua mordida considerada a maior dentre os felinos de todo o mundo. Outra característica marcante dessa espécie é que ela não mia como a maioria dos felinos. Assim como o leão, o tigre e o leopardo, ela emite uma série de roncos muito fortes, que são chamados de esturro, e podem ser ouvidos por quilômetros. Originalmente a distribuição desse animal se dava desde o sudoeste dos Estados Unidos até o norte da Argentina. Agora, onças estão oficialmente extintas nos Estados Unidos (alguns indivíduos ocasionalmente cruzam a partir do México), mas ainda podem ser encontrados na América Latina, inclusive no Brasil. De maneira geral, porém, suas populações vêm diminuindo onde entram em confronto com atividades humanas, sendo a caça uma das principais ameaças. No Brasil ela já praticamente desapareceu da maior parte das regiões Nordeste, Sudeste e Sul. A relação do homem com esse animal é:

  1. harmônica, intraespecífica e de predação.
  2. desarmônica, intraespecífica e de comensalismo.
  3. desarmônica, interespecífica e de predação.
  4. harmônica, interespecífica e de parasitismo.
  5. desarmônica, interespecífica e de parasitismo.

2. (URCA) Uma das maneiras dos agricultores aumentarem sua produtividade é por meio do cultivo de plantas leguminosas como soja, alfafa, feijão, ervilha etc, pois elas abrigam em suas raízes as bactérias do gênero Rhizobium. A aplicação de adubo natural em plantações de pequeno porte, por exemplo, contribui para o aumento da produção agrícola.

Com base no exposto, pode-se afirmar que os agricultores interferem deliberadamente no:

  1. Ciclo de Carbono
  2. Ciclo do Nitrogênio
  3. Ciclo do Oxigênio
  4. Ciclo do fósforo
  5. Ciclo da água

3. (UECE) A biosfera é constituída

  1. pelos seres vivos e o ambiente em que vivem.
  2. pelas rochas e pelo solo.
  3. pelo ar.
  4. pelas águas.

4. (UNICAMP) O acidente radioativo na usina de Chernobyl, na Ucrânia, em 1986, exigiu a evacuação de mais de 100 mil pessoas em um raio de 30 km. Até hoje, a região é isolada e o acesso público, restrito. Pouco tempo após o acidente, muitos estudos indicaram que vários organismos, entre os quais aranhas e insetos, haviam sofrido efeitos negativos da radiação. Porém, estudos recentes, utilizando armadilhas fotográficas e imagens aéreas, mostraram que a cidade-fantasma foi ocupada por diversas espécies de plantas e animais, cuja abundância tem aumentado na região.

(Roland Oliphant, 30 years after Chernobyl disaster, wildlife is flourishing in radio-active wasteland, The Telegraph, 24/04/2016.)

Assinale a alternativa que fornece uma explicação correta para o fenômeno descrito no texto anterior.

  1. A radiação diminui a taxa fotossintética de plantas, porém a ação de descontaminação do ambiente pelo homem permite o retorno de populações de plantas e, portanto, dos organismos que delas se alimentam.
  2. A radiação aumenta a taxa de mutação e acelera o metabolismo de plantas, favorecendo sua taxa reprodutiva, o que leva a aumento de suas populações e, consequentemente, das populações de herbívoros.
  3. A radiação reduz os tumores de animais e plantas, aumentando a taxa de sobrevivência desses seres vivos e, consequentemente, o tamanho de suas populações e das de seus consumidores.
  4. A radiação tem impactos negativos sobre animais e plantas, porém a ausência de atividade humana no ambiente contaminado por radiação favorece o crescimento das populações desses organismos.

5. (ACAFE) Crise ambiental: Mancha de petróleo já afeta 14 unidades de conservação.

O avanço das manchas de óleo tem sido acompanhado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) e ameaça importantes áreas de biodiversidade marinha. Catorze unidades de conservação federais marinhas já foram atingidas pelo óleo que polui o litoral nordestino há mais de um mês, segundo monitoramento do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente.

Fonte: Revista Exame, 12/10/2019. Disponível em: https://exame.abril.com.br (adaptado)

Acerca das informações contidas no texto e nos conhecimentos relacionados ao tema, analise as afirmações.

I Um dos problemas ambientais na Amazônia são as queimadas, que ocasionam a perda de biodiversidade, o empobrecimento do solo acelerando o processo de desertificação e contribuem para o aquecimento do planeta, entre outros.

II Todo derramamento de petróleo é considerado uma catástrofe ambiental, pois se propaga rapidamente pelo mar contaminando a água e comprometendo a vida de espécies marinhas.

III Com o derramamento de petróleo nos mares, as aves marinhas podem sofrer intoxicação ou impregnação do petróleo em suas penas, o que impede o voo e a regulação da temperatura corporal.

IV Um dos problemas ambientais que vem se agravando ao longo do tempo na região sul do Brasil, mais precisamente no estado do Rio Grande do Sul, é a desertificação.

V As queimadas são sempre atividades intencionais, realizadas pelo ser humano, e nocivas ao ambiente, como, por exemplo, a prática agrícola, a retirada de madeira e o vandalismo.

As afirmações estão corretas em:

  1. II - IV - V
  2. I - II - IV
  3. II - III - V
  4. I - II - III

6. (UFMS) “Na natureza, a competição ocorre quando os indivíduos têm recursos limitados e pode ocorrer por meio de exploração ou interferência direta ou ser uma competição aparente. O resultado da competição pode ser alterado por condições abióticas, perturbações e interações com outras espécies”

(RICKLEFS, R.; RELYEA, R. A Economia da Natureza. 7ª Ed. Rio de Janeiro:Guanabara Koogan, 2014).

Entre os padrões observados nessa interação negativa, o princípio da exclusão competitiva é um deles e pode ser definido como:

  1. duas espécies não podem coexistir indefinidamente quando ambas são limitadas pelo mesmo recurso.
  2. uma espécie preda a outra para a obtenção de recursos.
  3. duas espécies são especialistas em recursos não renováveis.
  4. uma população aumenta até que o suprimento do recurso mais limitante impeça seu crescimento adicional.
  5. indivíduos da mesma espécie competem por um mesmo tipo de recurso.

7. (FAMERP) O esterco de galinha contém fezes e excretas nitrogenadas, que podem ser utilizadas para adubar o solo.

As plantas cultivadas nesse solo não são diretamente beneficiadas pelo esterco porque as substâncias orgânicas contidas nele passam primeiramente pela

  1. nitrificação e depois pela decomposição, gerando o nitrato, que é absorvido pelos vegetais.
  2. decomposição e depois pela nitrificação, gerando o nitrato, que é absorvido pelos vegetais.
  3. decomposição e depois pela nitrosação, gerando o nitrito, que é absorvido pelos vegetais.
  4. nitratação e depois pela nitrosação, gerando o nitrato, que é absorvido pelos vegetais.
  5. nitrosação e depois pela nitratação, gerando o nitrito, que é absorvido pelos vegetais.

8. (UFPR) Considere duas populações de uma espécie de mamífero. Na população I os animais têm coloração da pelagem clara e habitam ambientes de campo aberto. Na população II eles têm coloração escura e habitam ambientes de floresta densa. O gene F é responsável pela coloração da pelagem nessa espécie de mamífero. O alelo F (completamente dominante) confere coloração escura, e o alelo f (recessivo), coloração clara. Nesse sentido, a seleção natural sobre essas populações é do tipo:

  1. direcional a favor da pelagem escura, o que pode levar à extinção da população I.
  2. disruptiva, desfavorecendo os heterozigotos, o que pode levar à especiação.
  3. direcional, favorecendo apenas os homozigotos FF nas duas populações.
  4. estabilizadora, com os heterozigotos (Ff) igualmente adaptados aos dois ambientes.
  5. disruptiva, o que pode levar à extinção de ambas as populações.

9. (UERJ) Em determinados casos, populações de consumidores terciários são menores do que as populações de consumidores primários e secundários. Observe a imagem, que representa a relação entre o número de cada um dos membros de uma mesma cadeia alimentar.

A população de falcões é reduzida em comparação com a de tordos e a de caramujos em função do seguinte fator:

  1. perda energética ao longo dos níveis tróficos
  2. demanda elevada de vegetais pelos herbívoros
  3. digestão lenta de celulose pelos decompositores
  4. competição interna por recursos entre os predadores

10. (UPE) Observe a imagem a seguir:

Sobre as abelhas e as relações intraespecíficas e ecológicas com o ambiente, assinale a alternativa CORRETA.

  1. As colônias de abelhas se caracterizam por serem grupos de organismos da mesma espécie, em que os indivíduos manifestam intercooperação, comunicação e divisão de trabalho, mantendo independência e mobilidade relativas.
  2. A rainha pode pôr dois tipos de ovo: os não fecundados que se desenvolvem por partenogênese, originando machos haploides; os fecundados que geram fêmeas diploides, podendo ser operárias, se alimentadas com mel, ou rainhas, se alimentadas com geleia real.
  3. Poluentes não biodegradáveis e os persistentes, a exemplo dos agrotóxicos, tendem a se acumular no ambiente e nos seres vivos, como as abelhas, porém, na passagem para cada nível trófico, ocorre a redução da toxicidade no processo de biomagnificação.
  4. Uma das razões do sucesso das Angiospermas foi a polinização, resultante de coevolução inseto-planta, em uma relação de mutualismo obrigatório que beneficia as abelhas e as plantas.
  5. A competição de duas espécies que exploram o mesmo nicho ecológico, a exemplo das abelhas nativas, sem ferrão, e das abelhas introduzidas, com ferrão, pode levar à extinção ou expulsão de seu território pela primeira e à mudança de nicho por deriva gênica pela segunda, princípio conhecido como exclusão de densidade populacional.

11. (UECE) As mudanças climáticas no planeta Terra podem ser causadas por fenômenos naturais que provocam alterações em diversas escalas e tempos geológicos e por impactos ocasionados pela ação humana, que também têm alterado o clima no planeta. Numere as definições dos fenômenos climáticos que causam impacto na sociedade, abaixo apresentadas, de acordo com a seguinte indicação:

1. Chuva ácida;

2. Aquecimento global;

3. Efeito estufa;

4. Ilha de calor.

( ) Consiste na retenção do calor irradiado pela superfície terrestre nas partículas de gases de água em suspensão na atmosfera, evitando que a maior parte desse calor se perca no espaço exterior.

( ) Resulta da elevação das temperaturas médias nas áreas urbanizadas das grandes cidades, em comparação com áreas vizinhas.

( ) Trata-se do aumento da temperatura do planeta em decorrência do desequilíbrio da composição atmosférica causado pela emissão de certos gases que têm capacidade de absorver calor, provocando aumento do nível do mar e causando prejuízo na produtividade agrícola, entre outros impactos socioambientais.

( ) É um fenômeno provocado pela elevação anormal dos níveis de acidez da atmosfera, em consequência do lançamento de poluentes produzidos, sobretudo por atividades urbanoindustriais.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  1. 2, 3, 4, 1.
  2. 1, 4, 2, 3.
  3. 2, 3, 1, 4.
  4. 3, 4, 2, 1.

12. (UFPR)

Pode-se representar o número de indivíduos de cada nível trófico por uma pirâmide de números. O diagrama ao lado representa uma pirâmide de números.

Assinale a alternativa que identifica corretamente os organismos indicados no diagrama.

  1. 1 = árvore – 2 = pulgão – 3 = joaninha – 4 = pássaro.
  2. 1 = capim – 2 = pulgão – 3 = joaninha – 4 = pássaro.
  3. 1 = árvore – 2 = pássaro – 3 = joaninha – 4 = pulgão.
  4. 1 = bezerro – 2 = capim – 3 = homem – 4 = parasita intestinal do homem.
  5. 1 = capim – 2 = bezerro – 3 = homem – 4 = parasita intestinal do homem.

13. (UNEMAT) O Nitrogênio atmosférico (N2) é o principal componente do ar, com cerca de 78% da atmosfera ocupada por esse gás. A capacidade de capturar Nitrogênio é essencial à vida no planeta, uma vez que este se faz necessário na constituição dos organismos. O ciclo biogeoquímico do Nitrogênio demonstra a relevância desse elemento para os seres vivos em diversos processos biológicos.

LOPES, S.; ROSSO, S. Bio - Volume Único. 3. ed. SP: Saraiva, 2013.

Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.

  1. O produto de excreção predominante em aves e répteis é a amônia.
  2. Amônia, ureia e ácido úrico são compostos nitrogenados excretados pelos animais resultantes do seu metabolismo.
  3. No processo de biofixação do N2, a nitrosação é a etapa de transformação bacteriana de nitrito em nitrato.
  4. O processo de devolução do N para a atmosfera, realizado por bactérias, é chamado de Nitrificação.
  5. A fixação biológica do Nitrogênio ocorre através da fotossíntese das plantas.

14. (UNESP) O solo amazônico é naturalmente rico em mercúrio na sua forma inorgânica. Na bacia do Rio Negro, todos os anos, na época chuvosa, os rios transbordam, invadem a floresta e formam ecossistemas fechados que permanecem inundados por até 130 dias. Nesse processo, o mercúrio inorgânico é liberado na água e bactérias anaeróbias convertem-no em metilmercúrio, que entra na cadeia alimentar aquática desses ecossistemas.

(http://revistapesquisa.fapesp.br. Adaptado.)

Na situação descrita,

  1. as bactérias anaeróbias concentram a maior parte do mercúrio nas cadeias alimentares da região inundada.
  2. a bioacumulação de mercúrio nos organismos aquáticos será menor ao longo dos níveis tróficos das cadeias alimentares.
  3. os microrganismos que fermentam a matéria orgânica na água favorecem a entrada de mercúrio nas cadeias alimentares.
  4. os organismos autotróficos nas cadeias alimentares da região inundada não são contaminados pelo mercúrio.
  5. a contaminação por mercúrio fica restrita aos organismos aquáticos dos ecossistemas da região inundada.

15. (UFRGS) Em junho de 2018, foi vista, no Parque estadual de Itapuã, uma onça-parda (segundo maior felino da América do Sul). Esse evento não era observado há mais de 15 anos.

Considere as afirmações abaixo, sobre a onça-parda.

I - A onça-parda é um carnívoro que pode ocupar o topo da cadeia alimentar nos ecossistemas.

II - A onça-parda, ao consumir preás no seu ambiente, será uma consumidora terciária na cadeia alimentar.

III- O crescimento populacional das onças-pardas deve-se ao dimorfismo sexual evidente nesses mamíferos.

Quais estão corretas?

  1. Apenas I.
  2. Apenas II.
  3. Apenas III.
  4. Apenas I e III.
  5. I, II, e III.

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp



.