Home > Banco de Questões > Biologia > Microbiologia >

Raiva

Lista de 04 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Raiva com questões de Vestibulares.





01. (EMESCAM) A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive-SC) confirmou nesta segunda-feira (6) a primeira morte por raiva humana no Estado em 38 anos. A vítima foi uma mulher que morava em Gravatal, no sul do Estado. Ela morava na área rural do município.

Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/saude/ noticia/2019/05/santa-catarina-tem-primeiro-caso-de-mortepor-raiva-humana-em-38-anos-cjvd3z12i01h201pey70j6wso. html. Acesso em: 9 maio 2019.

Com relação a essa patologia, assinale a alternativa incorreta.

  1. O agente etiológico é um adenovírus que é adquirido por contato com a secreção de animais contaminados.
  2. É uma encefalomielite aguda e progressiva, e recentemente foram descritos raros casos de cura dessa patologia.
  3. É causada por vírus RNA, filamento único, envelopado, polaridade negativa com 75 nm de diâmetro e 100 nm a 300 nm de comprimento.
  4. Infecta primariamente os neurônios (neurotropismo), mas há relatos de infecção de astrócitos, microglia e células endoteliais.

02. (UFGD) Leia o texto a seguir.

De 2010 até agora, 15 pessoas morreram de raiva no Brasil, a maioria no Nordeste. O controle da doença é feito pela vacinação em animais. Em Corumbá, onde o homem foi mordido pelo cão raivoso, uma força tarefa vacinou 23.059 cães e gatos. Em Campo Grande, desde o início do ano foram encontrados quatro morcegos com o vírus da raiva. E os médicos alertam: se for mordido por algum animal, deve ir logo a um posto de saúde se vacinar.

Disponível em: <http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2015/05/mato-grosso-dosul- tem-primeira-morte-por-raiva-dos-ultimos-20-anos.html> Acesso em: 21 out. 2015.

Percebe-se que algumas doenças consideradas controladas no Brasil têm ressurgido em algumas regiões do país. Os motivos são diversos e as ações de controle e erradicação tiveram que ser redobradas. Tendo em vista esse contexto, considere as informações a seguir.

I. As doenças emergentes são aquelas que surgem com impacto significativo sobre o ser humano, devido à sua gravidade em acometer órgãos e sistemas principais e à sua potencialidade de deixar sequelas limitadoras e até mesmo de levar a óbito a pessoa/o animal acometida/o e, ainda, repercutem socialmente no que se refere à sua prevalência.

II. As doenças reemergentes são as que reaparecem após período de declínio significativo, como cólera e dengue no Brasil, ou ameaçam aumentar em futuro próximo.

III. Pode-se destacar que dentre os fatores que contribuem para a emergência das doenças infecciosas estão: mudanças ecológicas, desenvolvimento econômico e manipulação da terra, adaptação e mudança dos agentes etiológicos, e o estrangulamento nas medidas de saúde pública.

IV. A movimentação internacional de pessoas e produtos, assim como viagens aéreas, contribui para a circulação dos agentes etiológicos entre os diferentes continentes. V. O surgimento de microrganismos resistentes aos antimicrobianos ocorre em velocidade infinitamente maior do que o aumento da capacidade do complexo industrial e de pesquisa biomédica em produzir novos agentes anti-infecciosos.

Está correto apenas o que se afirma em

  1. I, III e IV
  2. I e II
  3. I, II, III e V
  4. I, II, III e IV
  5. I, II, III, IV e V

03. (UPE) Leia o texto a seguir:

“...Com sua teoria dos micróbios como agentes causadores de doenças e seus preceitos antissépticos, suas vacinas e seu tratamento inovador contra a raiva (que salvou vidas que, do contrário, estariam perdidas), Pasteur não só revolucionou a medicina como se tornou um benfeitor da humanidade. Foi ele, ainda, o principal responsável pela refutação definitiva da teoria da geração espontânea...”

Fonte: Silva, Elias O. Conversando sobre Ciência. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Genética, 2013. 299p. Adaptado.

Assinale a alternativa que aponta qual experimento e sua respectiva conclusão foram responsáveis pela oposição e refutação da geração espontânea.

  1. O experimento com balões do tipo pescoço de cisne mostrou que um líquido fervido mantém a “força vital”. Nesse caso, as gotículas de água acumuladas nesse pescoço retêm os micróbios contidos no ar atmosférico que penetram no balão.
  2. O experimento com balões do tipo pescoço de cisne mostrou que um líquido fervido perde a “força vital”, pois, quando o pescoço do balão é quebrado, após a fervura desse líquido, surgem seres vivos.
  3. O experimento com balões de vidro fechados com rolhas mostrou que um líquido fervido está isolado do ar atmosférico. Nesse caso, um líquido fervido não perde a “força vital”, sendo responsável pelo surgimento de novas formas vivas.
  4. O experimento com balões de vidro hermeticamente fechados mostrou que um líquido fervido, por duas vezes, destrói a “força vital” e torna o ar desfavorável ao aparecimento de vida.
  5. O experimento com balões de vidro com gargalos derretidos no fogo mostrou que um líquido fervido por muito tempo mantém a “força vital”, reestabelecida pela entrada de ar fresco, mas torna o ar desfavorável ao aparecimento de vida.

04. (UPE) Louis Pasteur ficou conhecido pelos seus experimentos, realizados por volta de 1860, reforçando a hipótese da biogênese, contribuindo, principalmente, para a Microbiologia e Medicina.

Sobre suas contribuições, analise os itens a seguir:

I. Observou, como primeiro cientista, a existência de micro-organismos, que, posteriormente, passou a se chamar bactéria, usando um microscópio de lente simples projetado por ele mesmo.

II. Descobriu que a raiva era transmitida por um agente que não podia ser visto pelo microscópio, revelando assim o mundo dos vírus.

III. Introduziu mudanças nas práticas hospitalares, minimizando a disseminação de doenças provocadas por micróbios.

IV. Desenvolveu técnicas para vacinar cachorros contra a raiva e tratar pessoas mordidas por cães contaminados.

V. Descobriu que as mutações são mecanismos que permitem a seleção natural em bactérias e fungos causadores de doenças.

Estão CORRETOS:

  1. I e III.
  2. II e V.
  3. II, III e IV.
  4. I, II e III.
  5. III, IV e V.

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avise para a gente | Email ou WhatsApp