Home > Banco de Questões > Biologia > Simulados

Citologia II

Lista de 15 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Citologia com questões de Vestibulares.



01. (EBMSP)

A ilustração representa, nas figuras I e II, respectivamente, as diferenças existentes em uma célula durante a divisão celular por mitose sem acréscimo da colchicina e com acréscimo da colchicina, uma substância inibidora do encaixe de microtúbulos.

Com base nessa informação e nos conhecimentos sobre divisão celular, é correto afirmar:

  1. O material genético da célula tratada com colchicina ficará impossibilitado de se condensar, impedindo que a divisão alcance a etapa de metáfase da mitose.
  2. As células filhas na divisão normal permanecem tetraploides enquanto a célula tratada com colchicina resultará em células filhas diploides.
  3. Os centríolos da célula tratada com colchicina ficam impedidos de migrar para os polos durante a formação do fuso mitótico o que deve acarretar paralização da divisão já na etapa inicial da prófase.
  4. Ocorre uma redução do número cromossômico da célula em mitose normal e uma duplicação dos mesmos cromossomos na célula com a mitose alterada pela colchicina.
  5. A não formação do fuso mitótico impede a migração das cromátides irmãs durante a anáfase e bloqueia a divisão da célula tratada com colchicina na etapa de metáfase da mitose.

02. (PUC-PR) O envelhecimento é um processo normal acompanhado por alteração progressiva das respostas adaptativas homeostáticas do corpo. Ele provoca alterações observáveis na estrutura e na função e aumenta a vulnerabilidade a estressores ambientais e a doenças.

Um aspecto importante do envelhecimento envolve os telômeros, que correspondem

  1. às extremidades dos cromossomos, onde se encontram sequências de nucleotídeos que se repetem e protegem o DNA funcional das células.
  2. às regiões do cromossomo onde as proteínas dos microtúbulos se prendem durante a divisão celular.
  3. aos nucleotídeos que se repetem ao longo da toda a molécula de DNA de um cromossomo, compondo todos os genes.
  4. às enzimas codificadas por certos genes, que evitam o envelhecimento celular, pois atuam na destruição dos radicais livres.
  5. aos segmentos de RNA que sinalizam o início da transcrição gênica no DNA.

03. (EBMSP) Ao contrário das bactérias, a replicação do DNA dos eucariotas ocorre em vários sítios de replicação. Outra característica, também peculiar, é que dentro de cada sítio, a replicação ocorre nos dois sentidos possíveis, caracterizando a chamada replicação bidirecional. Esses dois eventos são responsáveis pela diminuição significativa do tempo necessário para a replicação de uma molécula completa do DNA presente em cada cromossomo.

Supondo-se que uma determinada célula eucariótica anormal apresente, apenas, uma única origem de replicação localizada na extremidade de um dos seus cromossomos, deve-se esperar, como uma importante consequência desse evento, que ocorra uma

  1. duplicação parcial da molécula de DNA.
  2. replicação com a metade do tempo normalmente necessário.
  3. produção alterada de proteínas durante a decodificação da informação genética.
  4. modificação gênica por translocação dos segmentos de DNA replicados.
  5. replicação com o dobro do tempo normalmente necessário.

04. (UPE) Os epitélios são tecidos, que revestem e protegem superfícies externas e internas do corpo. Para desempenhar tais funções, apresentam mecanismos de resistência e adesão celular.

Sobre os elementos envolvidos nessas propriedades, assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA entre a estrutura apontada pelas setas numeradas e a sua característica.

  1. A seta 1 aponta para uma estrutura constituída por uma rede de proteínas incrustadas na membrana plasmática, que unem fortemente células vizinhas e agem como barreiras, que impedem a difusão.
  2. A seta 2 indica projeções da membrana celular semelhantes a dedos de luvas, comuns em células do epitélio intestinal; ampliam a superfície de contato entre células epiteliais e aumentam a capacidade de absorção.
  3. As Junções tipo Gap, apontadas na seta 3, mostram pequenas regiões circulares cujas membranas de células adjacentes ficam próximas e são atravessadas por finos tubos de proteína conexina, que permitem o livre trânsito de pequenas moléculas e íons entre células vizinhas.
  4. Os Desmossomos, representados pela seta 4, são constituídos por duas placas circulares de proteínas, entre membranas de células vizinhas, de onde partem filamentos constituídos por outras proteínas, os quais mantêm as células firmemente aderidas umas às outras.
  5. As estruturas móveis em forma de pelos encontrados na superfície livre da membrana plasmática de células epiteliais da traqueia auxiliam na remoção de partículas estranhas e são apontadas pela seta 5.

05. (UFJF) O ciclo celular é um período entre o surgimento de uma célula por divisão celular até o momento em que esta célula se dividirá novamente para a geração de células filhas. Na maior parte do ciclo celular a célula encontra-se na fase de ______________________. Esta fase é ainda dividida em três períodos, sendo que no período_____________ ocorre a replicação (duplicação) do material genético destas células que já foram estimuladas a entrar em divisão. No processo de divisão celular, que é subdividido em 4 fases, ocorrem eventos marcantes que identificam estas fases, como a segregação das cromátides (cromossomos) irmãs para polos opostos durante a fase de _______________.

Assinale a alternativa cuja sequência CORRETA completa os espaços tracejados:

  1. Replicação do DNA, G2, prófase.
  2. Intérfase, S, anáfase.
  3. G2, G1, anáfase.
  4. Prófase, S, telófase.
  5. Intérfase, G1, metáfase

06. (UERJ) Considere a ilustração abaixo, de uma célula animal com padrão diploide de seis cromossomos, ou seja, 2n = 6, em divisão celular.

A partir da ilustração, observa-se a ocorrência do seguinte processo:

  1. reposição de células mortas
  2. multiplicação celular assexuada
  3. produção de células totipotentes
  4. formação de células reprodutoras

07. (UECE) No que diz respeito ao ciclo celular, é correto afirmar que

  1. a divisão celular é necessária para a reprodução celular, o crescimento e o reparo de um organismo; nos organismos unicelulares, ela tem finalidade essencialmente reprodutiva.
  2. células eucariontes se reproduzem por um processo chamado de fissão enquanto as células procariontes se reproduzem pelos processos chamados de mitose e meiose.
  3. a citocinese é uma etapa da divisão celular semelhante em células vegetais e células animais.
  4. interfase é uma etapa de preparação para a divisão celular, que consiste das subfases G1, S e G2. Na subfase G1 da interfase, ocorre a síntese do DNA.

08. (UFPR) Sobre a divisão celular, é correto afirmar:

  1. Ao final da mitose ocorre redução da ploidia da célula por meio da separação das cromátides-irmãs.
  2. Os gametas haploides são originados por meio da separação dos cromossomos homólogos que ocorre na meiose I.
  3. A segregação dos cromossomos homólogos ocorre durante a mitose I, originando gametas haploides.
  4. A meiose origina gametas haploides por meio da separação das cromátides-irmãs.
  5. O crossing over ocorre durante a mitose, podendo produzir gametas recombinantes.

09. (URCA) Qual das alternativas abaixo descreve corretamente um dos processos de transporte através da membrana plasmática?

  1. Sabe-se que uma célula humana é capaz de englobar, por dia, quantidades de líquidos superiores a várias vezes seu próprio volume, algo equivalente a uma pessoa de 70kg beber 200 litros de líquido por dia. Compreende-se do exposto, ser este, um processo denominado de Pinocitose.
  2. Compreende-se a Fagocitose como sendo um processo pelo qual células glandulares secretam seus produtos.
  3. Quando o corpo humano é invadido por bactérias, a primeira defesa corporal ocorrer por Exocitose.
  4. A manutenção das diferenças de concentração dos íons K+ e Na+ (e de outros íons) dentro e fora da célula é fundamental para o funcionamento celular. Neste sentido, pode-se denominar este processo como sendo Osmose.
  5. Neste momento, poros de passagem de íons nas membranas das células nervosas estão continuamente se abrindo e se fechando, permitindo captar estímulos do ambiente e transmiti-los ao cérebro, onde são interpretados. Essa ação caracteriza-se como sendo uma Difusão Facilitada.

10. (UFT) A estrutura da molécula de DNA proposta por Watson e Crick foi bem aceita porque, além de ser coerente com as propriedades físicas e químicas da molécula, também explicava como ela se duplica. Quanto à duplicação do DNA, assinale a afirmativa INCORRETA:

  1. síntese de DNA é catalisada por uma enzima chamada RNA-polimerase, que orienta o emparelhamento de nucleotídeos livres à fita-molde.
  2. pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas são rompidas e as duas cadeias de uma molécula de DNA separam-se.
  3. nucleotídeos livres existentes na célula encaixam-se nas fitas de forma complementar (adenina com timina e citosina com guanina).
  4. cada molécula resultante da duplicação conserva uma das cadeias originais da “molécula-mãe” e tem uma cadeia nova, complementar à que serviu de molde.

11. (URCA) O Retículo Endoplasmático Não Granuloso é responsável pela síntese de ácidos graxos, de fosfolipídios e de esteróides.

PORQUE

O Retículo Endoplasmático Rugoso tem por função a síntese de proteínas, que ocorre nos ribossomos aderidos à sua superfície externa, especialmente nas células do fígado, onde atua sobre toxinas, álcool e outras drogas, inativando-as e facilitando sua eliminação.

Analisando as afirmações acima, conclui-se que:

  1. as duas afirmações são falsas
  2. as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira
  3. a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa
  4. a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira
  5. as duas afirmações são falsas, e a segunda não justifica a primeira

12. (UEA) A fotomicroscopia mostra células vegetais em cujo interior é possível observar centenas de estruturas típicas.

A análise da imagem permite concluir que as estruturas internas correspondem

  1. aos componentes do núcleo celular responsáveis pelo controle metabólico da célula.
  2. aos componentes citoplasmáticos relacionados à digestão celular.
  3. aos tecidos celulares responsáveis pelo armazenamento de nutrientes.
  4. às organelas responsáveis pelo metabolismo autotrófico da célula.
  5. às organelas celulares responsáveis pela respiração celular.

13. (UFRGS) Considere as afirmações abaixo, sobre a membrana plasmática de células de animais pluricelulares.

I - Os íons potássio (K+) tendem a sair da célula por difusão simples, a favor de seu gradiente de concentração.

II - Açúcares de pequena cadeia e aminoácidos, em células de mamíferos, necessitam da ajuda de proteínas carreadoras para atravessar a membrana.

III - A ocorrência de estímulo, em células nervosas de mamíferos, provoca a entrada para o citoplasma de íons potássio (K+) por difusão simples.

Quais estão corretas?

  1. Apenas I.
  2. Apenas III.
  3. Apenas I e II.
  4. Apenas II e III.
  5. I, II e III.

14. (PUC-PR) Devido ao seu interior hidrofóbico, a bicamada lipídica das membranas celulares atua como uma barreira a passagem da maioria das moléculas polares, principalmente se essas moléculas tiverem tamanhos grandes, sendo também altamente impermeável a íons, qualquer que seja sua carga. Assim o transporte dos íons e de certas moléculas hidrossolúveis para dentro ou para fora das células ou dos compartimentos intracelulares membranosos é realizado por proteínas transmembrana especializadas.

Quanto ao transporte de moléculas e íons através das membranas celulares, marque a alternativa CORRETA.

  1. O glicerol, a ureia e o etanol são moléculas polares pequenas, que se difundem pela membrana, do meio onde estão menos concentradas para o meio onde estão mais concentradas.
  2. A velocidade de fluxo de um soluto através da bicamada é inversamente proporcional à diferença de sua concentração entre os dois lados da membrana.
  3. O transporte ativo de solutos através das membranas é sempre mediado por proteínas transportadoras acopladas a uma fonte de energia.
  4. O Na+, o K+, o Cl- e o Ca, por serem tão pequenos, atravessam as porções lipídicas das membranas com facilidade, por difusão simples.
  5. A molécula da água, sendo polar, atravessa as membranas celulares somente através de proteínas transportadoras, por difusão facilitada.

15. (ETEC) Para estudar as principais características das células, o professor de Ciências solicitou que os alunos examinassem e citassem as principais estruturas de quatro tipos de células diferentes observadas em desenhos esquemáticos: uma bactéria, um fungo, uma célula de um pedaço de folha retirado de uma roseira e uma célula de um pedaço de músculo retirado de um mamífero.

Entre as estruturas citadas pelos alunos destacaram-se: mitocôndrias, cloroplastos, parede celular e membrana nuclear.

Considerando os quatro tipos de células observadas é correto afirmar que

  1. a célula vegetal possui apenas a membrana nuclear e os cloroplastos das estruturas citadas.
  2. a célula animal possui apenas os cloroplastos e as mitocôndrias das estruturas citadas.
  3. a bactéria e a célula vegetal possuem todas as estruturas citadas.
  4. o fungo e a célula animal não possuem as estruturas citadas.
  5. a célula vegetal possui todas as estruturas citadas.

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp



.