Home > Banco de Questões > Biologia > Simulados

Fisiologia I

Lista de 15 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Fisiologia com questões de Vestibulares.



01. (PUC-PR) Observe a figura abaixo.

Uma droga injetada pela veia basílica pode ser detectada primeiramente no(a)

  1. átrio esquerdo.
  2. ventrículo direito.
  3. átrio direito.
  4. ventrículo esquerdo.
  5. artéria aorta.

02. (UECE) O prolongamento geralmente curto e bastante ramificado que recebe a maioria dos impulsos nervosos que chegam aos neurônios é denominado de

  1. corpo celular.
  2. axônio.
  3. extrato mielínico.
  4. dendrito.

03. (UECE) As membranas que recobrem o cérebro humano são denominadas de

  1. dura-máter, celular e pia-máter.
  2. dura-máter, aracnoide e pia-máter.
  3. plasmática, aracnoide e celular.
  4. celular, plasmática e aracnídeo.

04. (UECE) Em relação ao sistema reprodutor humano, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir:

( ) A próstata é a glândula responsável pela produção dos espermatozoides e da testosterona.

( ) A uretra masculina é comum ao sistema reprodutor e excretor, ou seja, por ela saem o sêmen e a urina.

( ) A vagina é formada por: lábios menores e maiores; clítoris e orifício da uretra.

( ) Nos ovários são produzidos os hormônios estrogênio e progesterona, e as células reprodutivas femininas.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

  1. V, V, V, F.
  2. V, F, V, F.
  3. F, V, F, V.
  4. F, F, F, V.

05. (UECE) Representam órgãos do aparelho digestivo humano:

  1. esôfago e pulmões.
  2. pâncreas e rins.
  3. coração e intestinos.
  4. boca e estômago.

06. (UNICAMP) O refluxo gastroesofágico é o retorno do conteúdo do estômago para o esôfago, em direção à boca, podendo causar dor e inflamação. A pHmetria esofágica de longa duração é um dos exames que permitem avaliar essa doença, baseando-se em um resultado como o que é mostrado a seguir.

Dados: O pH normal no esôfago mantém-se em torno de 4 e o pH da saliva entre 6,8-7,2.

Assim, episódios de refluxo gastroesofágico acontecem quando o valor de pH medido é

  1. menor que 4; no exemplo dado eles ocorreram com maior frequência durante o dia.
  2. maior que 4; no exemplo dado eles ocorreram com maior frequência à noite.
  3. menor que 4; no exemplo eles não ocorreram nem durante o dia nem à noite.
  4. maior que 4; no exemplo eles ocorreram durante o período do exame.

07. (URCA) Assinale a alternativa que expressa corretamente a relação entre o modo de ação e o contraceptivo humano.

I. Impede o encontro dos gametas

II. Impede a implantação do embrião

III. Previne a ovulação

( ) Camisinha Masculina

( ) Dispositivo Intrauterino (DIU)

( ) Pílula comum

( ) Diafragma

( ) Pílula do dia seguinte

  1. I, III, I, II, II
  2. II, III, I, I, II
  3. III, II, I, I, III
  4. I, II, III, I, II
  5. I, I, II, II, III

08. (UNICAMP) Recentemente, inúmeros casos de doping esportivo foram noticiados, como, por exemplo, aqueles envolvendo a delegação russa nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. Um dos métodos mais utilizados no exame antidoping é a coleta e análise da urina de atletas, para verificação da presença de medicamentos proibidos. O composto furosemida foi banido pela Agência Mundial Antidoping. Sua principal ação é reduzir a reabsorção de sódio e cloro a partir da alça do néfron (alça de Henle) em direção aos vasos sanguíneos adjacentes.

Considerando essas informações e os conhecimentos sobre a fisiologia renal e a excreção em seres humanos, é correto afirmar que a furosemida

  1. diminui a produção de vurina, impedindo que medicamentos proibidos sejam eliminados nas amostras a serem analisadas nos testes antidoping.
  2. diminui a produção de amônia, mas aumenta a eliminação de medicamentos pelo rim, resultando em diluição das amostras analisadas nos testes antidoping.
  3. aumenta a produção de urina, resultando na diminuição da concentração de medicamentos nas amostras, o que dificulta sua detecção nos testes antidoping.
  4. aumenta a produção de ureia, o que resulta na diluição das amostras a serem analisadas nos testes antidoping e na diminuição da concentração dos medicamentos.

09. (UERJ) Em situações de perigo, o sistema nervoso autônomo simpático produz uma série de alterações fisiológicas importantes para o corpo humano. Essa resposta do organismo é chamada de reação de luta ou fuga e provoca a liberação de adrenalina na corrente sanguínea.

A liberação desse hormônio resulta na redução do seguinte processo vital:

  1. sístole ventricular
  2. batimento cardíaco
  3. dilatação brônquica
  4. peristaltismo intestinal

10. (UEA) A mastigação dos alimentos proporciona maior eficiência na digestão humana, uma vez que aumenta a área de contato dos alimentos com os sucos produzidos ao longo de todo o tubo digestório.

O órgão do tubo digestório em que ocorre a digestão da maior variedade de alimentos ingeridos é

  1. o pâncreas.
  2. o estômago.
  3. o intestino delgado.
  4. o fígado.
  5. o intestino grosso.

11. (FAMERP) Não é indicado que mulheres gestantes tomem a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, porque alguns dos seus componentes poderiam causar malformações ao feto. Caso uma gestante adquira sarampo, existe uma medida excepcional de tratamento, que consiste na aplicação, por via intravenosa e em qualquer fase da gestação, de imunoglobulinas extraídas do sangue de doadores.

Essa medida protege o corpo da gestante infectada pelo vírus porque as imunoglobulinas aplicadas

  1. desencadeiam a produção de antígenos.
  2. promovem a imunidade passiva artificial.
  3. estimulam a imunidade ativa natural.
  4. reduzem a resposta imunológica humoral.
  5. atuam de forma inespecífica contra os antígenos.

12. (PUC-PR) As ingestões dietéticas de referência (DRI, do inglês, dietary reference intakes) para adolescentes são listadas por idade cronológica e sexo. Embora as DRI forneçam uma estimativa das necessidades de energia e nutrientes para um adolescente individual, as necessidades reais variam muito entre adolescentes, como resultado de diferenças em composição corporal, grau de maturação física e grau de atividade física.

(MAHAN, L. KATHLEEN; STUMP, SYLVIA ESCOTT; RAYMOND, JANICE L. Krause: alimentos, nutrição e dietoterapia, p.413 – 13ª ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.)

Quanto à nutrição e o metabolismo, assinale a alternativa CORRETA.

  1. A ingestão de fibras, por meio do consumo de grãos integrais, frutas e vegetais, é importante fonte de aminoácidos essenciais, por serem constituídas de proteínas facilmente digeríveis.
  2. O consumo elevado de carboidratos na dieta dispara a liberação de maiores quantidades de glucagon pelo pâncreas, o que eleva a concentração hepática de glicogênio.
  3. O consumo de gordura saturada do tipo trans é classicamente relacionado com a redução do nível plasmático do LDL e diminuição de risco da doença cardiovascular.
  4. As necessidades de micronutrientes são maiores na adolescência, entre eles, o iodo e a vitamina E, essenciais nas reações de coagulação
  5. A suplementação de proteínas e aminoácidos, em forma de pó ou comprimido, na dieta do adolescente, pode levar a uma sobrecarga renal e hepática devido ao metabolismo excessivo dos grupos nitrogenados dessas moléculas.

13. (ACAFE) A coordenação do metabolismo nos mamíferos é realizada pela interação entre o sistema nervoso e o sistema endócrino.

A figura a seguir representa como ocorre essa interação.

Acerca das informações contidas na figura e nos conhecimentos relacionados ao tema, é correto afirmar, exceto:

  1. Existem diferenças quanto à constituição química dos hormônios dependendo de sua origem. Alguns hormônios são lipídicos, como a testosterona, glucagon e aldosterona; enquanto outros são de natureza proteica, como a insulina, estrogênio e ocitocina.
  2. Os hormônios funcionam como mensageiros químicos que atuam, especificamente, sobre células denominadas célulasalvo.
  3. O sistema nervoso e o sistema endócrino estão inter-relacionados, pois o sistema nervoso pode controlar a função endócrina, assim como alguns hormônios controlam funções nervosas.
  4. No sistema nervoso, a comunicação entre as células ocorre através de neurotransmissores, tais como noradrenalina, acetilcolina ou serotonina. Esses neurotransmissores são liberados pelo terminal do axônio na fenda sináptica e se ligam a receptores presentes nos dendritos do outro neurônio.

14. (PUC-PR) A divisão do sistema endócrino em subsistemas isolados deve ser reconhecida como artificial, conveniente apenas do ponto de vista pedagógico, pois não mostra a natureza interligada de todos esses sistemas.

(Howard Rasmussen, em Williams’ Textbook of Endocrinology,1974.)

O estudo dos hormônios é feito pela endocrinologia. Os hormônios são substâncias químicas liberadas no sangue e responsáveis por diversas funções corporais consideradas contínuas e de longo prazo (definição tradicional de hormônio).

SILVERTHORN, DEE UNGLAUB. Fisiologia Humana: uma abordagem integrada/ p. 198, 7ª ed. – Porto Alegre: Artmed, 2017.

Baseando-se nos fragmentos de textos acima e nos seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa CORRETA

  1. Todos os hormônios se ligam a receptores na célula-alvo e iniciam respostas bioquímicas, podendo atuar em vários tecidos.
  2. Os hormônios só podem exercer seus efeitos em concentrações muito elevadas, ao contrário dos neurotransmissores do sistema nervoso, que exercem seus efeitos em concentrações muito baixas.
  3. Os hormônios são secretados por glândulas exócrinas, endócrinas ou mistas.
  4. O colesterol é a molécula precursora dos hormônios esteroides, tais como a progesterona e o cortisol, secretados respectivamente pela hipófise e pelo pâncreas.
  5. A síntese, o processamento, o armazenamento e a liberação dos hormônios proteicos, ou peptídicos, dependem diretamente do retículo endoplasmático liso.

15. (UEMA) Leia o texto sobre problema de circulação sanguínea que atinge muitas pessoas.

A má circulação do sangue é uma das causas mais comum de inchaço nas pernas, nos pés e nos tornozelos e, geralmente, surge no final do dia em adultos, em idosos ou em grávidas. Embora não provoque dor, pode causar um ligeiro desconforto, semelhante a ter os pés mais pesados ou cheios de líquido. A má circulação é um processo natural que surge devido ao envelhecimento das veias, que se tornam menos capazes de empurrar o sangue de volta para o coração e, por isso, o líquido vai se acumulando em excesso nos pés e nas pernas.

https://www.metropoles.com/saude/pes-e-pernas-inchadas-confira-quais-podem-ser-as-causas-e-o-que-fazer. (Adaptado).

De acordo com o texto, a assertiva que justifica, considerando os princípios da Física, o que acontece com a circulação humana é:

  1. As veias não exercem influência na pressão sanguínea durante o trabalho de trazer o sangue de volta ao coração.
  2. O sangue empurrado de volta para o coração se refere à incapacidade de vencer o campo elétrico e a força elástica.
  3. O sangue, ao realizar o caminho de volta para o coração, não sofre resistência da gravidade e nem da energia mecânica.
  4. As veias não proporcionam pressão ao sangue para vencer a força peso e para adquirir energia cinética e potencial gravitacional.
  5. As veias envelhecidas proporcionam força ao sangue porque descrevem movimento periódico em torno de um ponto de equilíbrio.

16. (PUC-PR) Os pulmões humanos são encerrados no tórax, cavidade delimitada pelos ossos da coluna vertebral e das costelas e seus músculos associados. Os pulmões apresentam um tecido leve e esponjoso, cujo volume é ocupado principalmente por espaços cheios de ar.

Quanto à fisiologia da respiração, marque a alternativa CORRETA.

  1. O fluxo de ar no sistema respiratório ocorre a partir de regiões de pressão mais baixa para regiões de pressão mais alta.
  2. A resistência ao fluxo de ar não é influenciada pelo diâmetro dos tubos pelos quais o ar está fluindo, mas sim pela diferença de pressão no sistema.
  3. A inspiração ocorre quando a pressão alveolar aumenta.
  4. A distância percorrida pelo ar limita a taxa de difusão, por isso muitos dos animais multicelulares possuem uma grande área de superfície de troca gasosa comprimida em um pequeno espaço.
  5. Todas as vias aéreas de condução participam diretamente da troca gasosa com o sangue.

17. (UNESP) A configuração anatômica do sistema circulatório humano apresenta, por analogia com os circuitos elétricos, estruturas posicionadas em série e em paralelo, o que permite a identificação de resistências vasculares contrárias ao fluxo sanguíneo. A figura mostra como algumas estruturas estão associadas no sistema circulatório humano.

Assim como na associação entre resistores de um circuito elétrico, no sistema circulatório humano há aumento da resistência ao fluxo sanguíneo na associação de estruturas em que ocorre

  1. filtração do sangue e absorção de nutrientes.
  2. produção da bile e reabsorção de água.
  3. produção da bile e controle da temperatura.
  4. absorção de nutrientes e controle da temperatura.
  5. filtração do sangue e reabsorção de água.

18. (URCA) O Fígado é um dos maiores e mais importante órgãos de nosso corpo, pesa cerca de 1,5 quilograma, tem cor marrom-avermelhada e localiza-se no lado direito do abdome, na altura das últimas costelas, imediatamente abaixo do diafragma. O Pâncreas é uma glândula com cerca de 15 centímetros de comprimento, com formato triangular e alongado, localizado sob o estômago, na alça do duodeno.

Sobre o Fígado e o Pâncreas, analise os itens abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Além de produzir os bicarbonatos e as enzimas que compõem o suco pancreático, o pâncreas produz dois importantes hormônios, a insulina e o glucagon, apresentando, portanto, função endócrina.

II. A Insulina facilita a entrada de glicose nas células, diminuindo a taxa dessas substância no sangue enquanto o Glucagon induz a transformação do glicogênio armazenado no fígado em glicose.

III. O Fígado participa da digestão produzindo a bile, que é temporariamente armazenada em uma bolsa de forma oval, a vesícula biliar, situada sob o fígado.

IV. Uma das principais funções hepáticas do fígado é regular o nível de glicose no sangue, armazenando o excesso na forma de glicogênio.

V. O fígado transforma amônia em ureia, que é excretada na urina; sintetiza colesterol e proteínas importantes para a coagulação do sangue, como protrombina e fibrinogênio.

  1. Apenas I e V estão corretas
  2. Apenas I, II e IV estão corretas
  3. I, II, III, IV e V estão corretas
  4. Apenas IV e V estão corretas
  5. Apenas II, III e V estão corretas

19. (UECE) Considerando os processos de digestão animal, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir.

( ) As enzimas do suco gástrico humano do tipo maltase, sacarase, lactase, nucleotidases e peptidases são produzidas no estômago e atuam em pH ácido.

( ) A digestão extracelular humana depende de processos mecânicos e químicos que são iniciados na boca, onde se dá a participação da enzima ptialina que atua em pH neutro.

( ) A fragmentação dos alimentos realizada pela rádula em moluscos é denominada de raspagem, enquanto aquela promovida pelas peças bucais de libélulas e lagostas é denominada de trituração.

( ) Piloro é uma região do estômago humano entre o esôfago e o estômago, responsável por regular a passagem do alimento de um órgão para o outro, além de impedir o refluxo deste.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

  1. V, F, F, V.
  2. F, V, V, F.
  3. V, V, F, F.
  4. F, F, V, V.

20. (UECE) Relacione corretamente os hormônios apresentados a seguir com algumas de suas funções, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.

Coluna I

1. Insulina

2. Prolactina

3. Cortisol

4. Adrenalina

Coluna II

( ) Produz glicose a partir de gordura e proteína.

( ) Estimula a produção de leite nas glândulas mamárias.

( ) Capta a glicose do sangue e leva para dentro das células.

( ) Promove resposta rápida ao estresse, acelera o batimento cardíaco e lança glicose no sangue.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  1. 4, 1, 3, 2.
  2. 3, 2, 1, 4.
  3. 1, 4, 2, 3.
  4. 2, 3, 4, 1.

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp



.