Home > Banco de Questões > Biologia > Genética >Hipertensão Arterial

Hipertensão Arterial

Lista de 03 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Hipertensão Arterial com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Hipertensão Arterial.



01. (F. De Ciências Médicas Da Santa Casa-SP) Um quadro de hipertensão arterial em uma mulher grávida pode provocar o descolamento prematuro da placenta.

Caso o descolamento ocorra, o feto poderá ter problemas de desenvolvimento e até vir a óbito, porque

  1. a proteção mecânica exercida pela placenta será perdida.
  2. o gás carbônico e as excretas serão acumulados no feto.
  3. o feto perderá a mobilidade no interior da placenta.
  4. os nutrientes se acumularão na corrente sanguínea fetal.
  5. o feto não conseguirá expulsar antígenos, como alguns vírus.

02. (PUC-PR) Leia o texto a seguir:

Genes bailarinos

Equipe do Incor reduz de 2 mil para 80 os fragmentos de DNA candidatos a explicar a origem da hipertensão

Recebemos como carga genética os mecanismos controladores da pressão, eles fazem a síntese dos mecanismos pressores e depressores. Essa carga pode facilitar a produção de substâncias pressoras ou formar menos substâncias hipotensoras. Essa predisposição, entretanto, não basta. Para o problema eclodir, há que se ter o concurso decisivo do meio ambiente, que está o tempo todo suscitando regulação da pressão arterial. E esse meio ambiente é o sal, a inatividade, a obesidade, o estresse, todas essas coisas que, de uma forma ou de outra, mexem com o sistema de regulação. Alguém com um sistema de regulação muito bom pode ser submetido a todas as pressões ambientais e seguir com a pressão normal. Mas outro, com um sistema muito ruim, pode ficar sem comer um grama de sal, deitado numa rede, e vai ficar hipertenso. É esse “o estado da arte atual” sobre a hipertensão essencial ou primária. Sabe-se dessa “combinação do terreno com o meio ambiente” e não se sabe “mexer no terreno” preventivamente, mas é o que se quer conseguir. Se os genes envolvidos na hipertensão forem identificados, se for possível saber a carga genética de cada um e, com base nisso, trabalhar com aconselhamento genético, talvez a hipertensão essencial que atinge 50% dos adultos acima de 60 anos se torne uma epidemia do passado.

Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2012/08/22/genes-bailarinos/?cat=medicina. Adaptado.

A identificação dos fragmentos de DNA possibilitará uma proposta de intervenção, uma vez que,

  1. o conhecimento da carga genética, que associada aos fatores do meio é o que define o fenótipo do indivíduo, possibilita a compreensão da manifestação da hipertensão.
  2. sabendo-se quais são os genes envolvidos, é possível uma terapia genética que induza a não manifestação desse material, a qual estaria disponível para a maior parte da população.
  3. conhecendo-se o genótipo dos hipertensos, descobre-se a única fonte desencadeadora do aumento de pressão arterial.
  4. os fatores ambientais são preponderantes sobre os fatores genéticos, os quais só se manifestam quando induzidos pelo meio.
  5. a hipertensão não tem relação com hábitos de vida, mas está associada unicamente à predisposição genética.

03. (UECE) A cada ano, 300 mil pessoas morrem de doenças cardiovasculares no Brasil. A causa de metade dessas mortes é a hipertensão ou pressão alta. O mais grave é que cerca de 15 milhões de adultos hipertensos e 3,5 milhões de crianças e adolescentes não sabem que estão com a doença. Analise as seguintes afirmações a respeito de doenças cardiovasculares:

I. Um dos fatores que levam um indivíduo a desenvolver doenças cardiovasculares é a obesidade que está relacionada tanto à hereditariedade quanto a aspectos socioculturais.

II. Para diminuir o risco de acidentes cardiovasculares é importante estimular-se o consumo de fibras vegetais, de queijos amarelos e de carnes vermelhas magras nas refeições diárias e a prática de atividades físicas, mesmo de maneira irregular.

III. Os vasos sanguíneos de crianças obesas são mais rígidos do que o normal e estão mais propensos a doenças cardiovasculares típicas de pessoas mais velhas.

É correto o que se afirma em

  1. I e II, apenas.
  2. II e III, apenas.
  3. I, II e III.
  4. I e III, apenas.

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp



Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp