Home > Banco de Questões > Biologia > Microbiologia >

Poliomielite

Lista de 06 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Poliomielite com questões de Vestibulares.





01. (UNICAMP) Graças às campanhas de vacinação, a poliomielite foi considerada erradicada no Brasil: o último caso foi registrado em 1989. Contudo, o Ministério da Saúde constatou cobertura vacinal alarmante (abaixo de 50%) em 312 municípios brasileiros em 2018. A vacinação é a única forma de prevenção da poliomielite; é uma questão de responsabilidade social contemplada no Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

(Fonte: portalms.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/43797-ministerio-da-saude-alerta-parabaixas-coberturas-vacinais-para-polio.)

Assinale a alternativa que caracteriza corretamente a poliomielite.

  1. É uma doença viral contagiosa, que pode ser transmitida através da ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes de doentes.
  2. A transmissão do vírus ocorre por meio de vetores hematófagos que tenham picado uma pessoa contaminada na fase aguda da doença.
  3. É uma doença bacteriana transmitida por gotículas de saliva ou de sangue de pessoas contaminadas, com alto risco de contágio.
  4. A transmissão da bactéria ocorre por meio de vetores artrópodes que tenham picado uma pessoa contaminada na fase crônica da doença.

02. (FACERES) Leia o texto a seguir:

Vacinação em queda no Brasil preocupa autoridades por risco de surtos e epidemias de doenças fatais

“O Brasil é reconhecido internacionalmente por seu amplo programa de imunização, que disponibiliza vacinas gratuitamente à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Criado em 1973, o Programa Nacional de Imunização (PNI) teve início com quatro tipos de vacina e hoje oferece 27 à população, sem qualquer custo. Nem mesmo a crise econômica afeta o bilionário orçamento da iniciativa, estimado em R$ 3,9 bilhões para 2017.

No entanto, a cobertura vacinal no país está em queda. Números do PNI analisados pela BBC Brasil mostram que o governo tem tido cada vez mais dificuldade em bater a meta de vacinar a maior parte da população. Um exemplo é a poliomielite: a doença, responsável pela paralisia infantil, está erradicada no país desde 1990.

(...)”

(Questão adaptada. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-41045273. Acesso em 13 jul. 2018)

A vacinação, ou imunização ativa, é importante para a redução de surtos de doenças fatais porque:

  1. Introduz anticorpos para combater o patógeno assim que a pessoa entrar em contato com ele.
  2. Induz a produção de antígenos pela pessoa, promovendo sua proteção.
  3. Estimula a produção de anticorpos promovendo o contato da pessoa com o patógeno atenuado, morto ou parte dele.
  4. Introduz o antígeno que fica armazenado na pessoa para combater o patógeno quando em contato com este patógeno.
  5. Introduz imunoglobulina que combate o patógeno e fica armazenada na memória da célula para um posterior contato com a doença.

03. (UNIC) Duas crianças, Bento e José, foram levadas ao hospital por motivos distintos. Bento precisava ser prevenido da poliomielite, e José, por conta de uma picada de cobra.

O procedimento correto do hospital, em relação a cada criança, deverá ser:

  1. Bento deverá receber a bactéria responsável pela poliomielite para que ele possa ser imunizado.
  2. José deverá receber anticorpos para que a imunização ativa possa ocorrer viabilizando sua imunidade.
  3. Bento receberá o agente etiológico da poliomielite atenuado, proporcionando sua imunização ativa.
  4. José receberá anticorpos e, com isso, sua imunização passiva será perpetua, atenuando as consequências.
  5. A imunidade desenvolvida nessas crianças, após os procedimentos no hospital, terá a mesma duração.

04. (ACAFE) Em Santa Catarina, 379 mil crianças são vacinadas contra a pólio na campanha anual. Em parceria com estados e municípios, o Ministério da Saúde realizou a 36ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. De 15 a 31 de agosto, a meta foi imunizar 12 milhões de crianças entre seis meses e cinco anos incompletos. Isso representa 95% do público-alvo, formado por 12,7 milhões de crianças. Em Santa Catarina, a meta foi vacinar 95% das 379,7 mil crianças que fazem parte do público-alvo. Para isso, o Ministério da Saúde distribuiu 474,8 mil doses ao Estado. Fonte: Ministério da Saúde, 11/08/2015

Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/

Assim, assinale a alternativa correta.

  1. A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pelo Mycobacterium tuberculosis. Devido ao agente causador ser uma bactéria aeróbia, afeta unicamente os pulmões. Para prevenir a doença é necessário imunizar as crianças obrigatoriamente no primeiro ano de vida ou no máximo até quatro anos.
  2. A poliomielite é uma doença bacteriana, onde este micro-organismo penetra no organismo humano por meio da boca e do nariz e se multiplica na garganta e no trato intestinal. Posteriormente, alcança a corrente sanguínea e pode atingir o cérebro. Quando a infecção ataca o sistema nervoso, destrói os neurônios motores e provoca paralisia nos membros inferiores. Esta doença pode, inclusive, levar o indivíduo à morte se forem infectadas as células nervosas que controlam os músculos respiratórios e os músculos da deglutição.
  3. O tétano é uma grave doença bacteriana que afeta o sistema neurológico e que, entre outras complicações, pode levar inclusive à morte. É causado pela bactéria Clostridium tetani, que pode ser encontrada no solo, poeira e nas fezes de animais. Assim, pessoas que apresentam ferimento na pele, causado por algum objeto enferrujado e sujo, a exemplo de pregos, devem procurar um médico para que seja administrada a vacina antitetânica.
  4. O Papiloma Vírus Humano (HPV) é um vírus que infecta a pele e mucosas e pode causar câncer do colo de útero e verrugas genitais. A vacinação contra o HPV é de grande importância na prevenção do câncer do colo de útero, por isso, é recomendada para mulheres a partir dos nove anos - em especial para aquelas que ainda não iniciaram sua vida sexual, para garantir maior eficácia na proteção.

05. (UERJ) Alguns vírus, como o da poliomielite, contêm RNA de fita simples (+), que podem funcionar diretamente como mensageiros na célula infectada. Esses RNA possuem uma sequência nucleotídica necessária para que o códon de iniciação da síntese proteica seja identificado, como mostra o esquema a seguir:

Considere, para um RNAm desse tipo, que sintetiza um peptídeo viral, as seguintes informações:

• se a base nitrogenada adenina do códon de iniciação é a de número 1, a base uracila do códon de terminação será a de número 133, seguindo-se o sentido da tradução;

• o códon UGG aparece duas vezes na porção desse RNA que codifica o peptídeo.

Observe, na tabela abaixo, a identificação de alguns códons:

O aminoácido metionina, introduzido no peptídeo pelo códon iniciador, é imediatamente removido após o término da tradução.

A percentagem de triptofano na composição da molécula desse peptídio é de:

  1. 1,48%
  2. 1,55%
  3. 4,44%
  4. 4,65%

06. (FCM) Nos humanos os vírus invadem o organismo pela mucosa digestiva, respiratória, ocular, genital ou por ruptura cutânea. No caso da poliomielite, doença caracterizada pela paralisia, o vírus se multiplica ativamente no trato digestivo, antes de passar para o sangue e atingir os neurônios da medula espinhal, cuja destruição é a origem da paralisia (Scientific American Brasil, 2009). Sobre os vírus podemos afirmar:

  1. A partícula viral é constituída apenas por lipídeos e proteínas que se replicam no interior da célula.
  2. O vírion é formado por uma estrutura protéica, que carrega a informação genética sob a forma de Nucleóide envolvida pelo capsídeo.
  3. O vírion é formado por ácido nucléico, que carrega a informação genética sob a forma de DNA ou RNA envolvida por uma estrutura protéica, o capsídeo.
  4. Os processos de replicação dos vírus são caracterizados pela síntese das proteínas no líquido intersticial.
  5. O vírion é formado por enzimas, que carregam a informação genética sob a forma de proteínas envolvidas pelo capsídeo.

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avise para a gente | Email ou WhatsApp