Home > Banco de Questões > Biologia > Genética >Daltonismo

Daltonismo

Lista de 10 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Daltonismo com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Daltonismo.



01. (UEA) Um dos testes iniciais para verificação da ocorrência do daltonismo consiste na identificação de números em imagens coloridas, como o ilustrado na figura.

Caso a pessoa identifique o número 74, ela não apresenta daltonismo. Caso a pessoa identifique o número 21, ela é provavelmente daltônica para as cores vermelha e verde. O diagnóstico final, no entanto, depende de outros procedimentos médicos.

O daltonismo é classificado e estudado no ensino médio como uma herança genética do tipo

  1. alelos múltiplos.
  2. ligada ao sexo.
  3. dominância simples.
  4. codominância.
  5. epistasia.

02. (UNESP) Os heredogramas a seguir representam duas famílias, A e B. Na família A, os indivíduos representados por símbolos escuros apresentam daltonismo, uma característica genética de herança recessiva ligada ao sexo. Na família B, os símbolos escuros representam indivíduos portadores de acondroplasia, ou nanismo, uma característica genética de herança autossômica dominante.

Não há histórico de ocorrência de daltonismo na família B, e não há histórico de ocorrência de acondroplasia na família A.

Supondo que a mulher II-3 da família A venha a ter um bebê com o homem II-1 da família B, a probabilidade de a criança ser uma menina que não tenha daltonismo nem acondroplasia e a probabilidade de ser um menino que não tenha daltonismo nem acondroplasia são, respectivamente,

  1. 50% e 25%.
  2. 25% e 12,5%.
  3. 12,5% e 12,5%.
  4. 12,5% e 50%.
  5. 25% e 25%

03. (UFRGS) O daltonismo é um tipo de cegueira nos seres humanos, referente às cores e condicionado por herança ligada ao X. O lobo solto da orelha, herança autossômica, é um fenótipo dominante em relação ao lobo aderido.

No heredrograma a seguir, estão representados os indivíduos com as respectivas características.

Considerando a genealogia apresentada e considerando que o indivíduo II-4 é heterozigoto para daltonismo, a probabilidade de os indivíduos III-1, III-2 e III-3 serem daltônicos e terem lobo da orelha solto, respectivamente, é

  1. 12,5% , 0% e 25%.
  2. 0% , 12,5% e 25%.
  3. 12,5% , 12,5% e 50%.
  4. 25% , 0% e 50%.
  5. 12,5% , 50% e 75%.

04. (UFU) O daltonismo é um distúrbio moderado ligado ao cromossomo X que se caracteriza pela cegueira para as cores verde e vermelha.

Considerando-se o cruzamento de uma mulher carreadora do alelo para o daltonismo ao se casar com um homem de visão normal, as chances de as filhas desse casal serem carreadoras é de

  1. 50%.
  2. 25%.
  3. 100%.
  4. 0%.

05. (PUC-Rio) Em uma população que está em equilíbrio de Hardy-Weinberg, a frequência de homens daltônicos é de 10%.

Sabendo que o daltonismo é uma condição recessiva ligada ao cromossomo X, qual a frequência esperada de mulheres daltônicas nessa população?

  1. 0,01%
  2. 0,1%
  3. 0,2%
  4. 1%
  5. 2%

06. (UENP) O daltonismo é uma característica genética ligada ao cromossomo X. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o que pode ser afirmado sobre os pais de uma mulher que apresenta essa característica

  1. O pai é hemizigótico, a mãe é heterozigótica e ambos são daltônicos.
  2. O pai é hemizigótico, a mãe é heterozigótica dominante e ambos são daltônicos.
  3. O pai é hemizigótico, a mãe é homozigótica recessiva e ambos são daltônicos.
  4. O pai é hemizigótico, a mãe é homozigótica dominante e ambos são daltônicos.
  5. O pai é hemizigótico, a mãe é homozigótica dominante e ambos não são daltônicos.

07. (UERR) O daltonismo é uma herança ligada ao sexo, sabendo disso, qual a probabilidade esperada para o nascimento de dois menino daltônicos, de gestações diferentes, se sua mãe for daltônica e seu pai dominante para esta anomalia?

  1. 2:2
  2. 50%
  3. 1/4
  4. 1/8
  5. 1/2

08. (UNESP) Uma professora de Biologia explicava a seus alunos que o daltonismo para a cor verde é determinado por um gene recessivo ligado ao sexo.

Paulo e Luísa, um casal de gêmeos que estudava na mesma sala, disseram que eram daltônicos para a cor verde. A professora perguntou se outras pessoas da família também eram daltônicas e os gêmeos responderam que outras duas pessoas tinham o mesmo tipo de daltonismo. Para descobrir quais eram essas pessoas, a professora fez mais algumas perguntas aos gêmeos e descobriu que eles não tinham outros irmãos, que seus pais eram filhos únicos e que seus avós ainda eram vivos.

As outras duas pessoas daltônicas da família eram

  1. o pai e o avô materno dos gêmeos.
  2. a mãe e a avó materna dos gêmeos.
  3. a mãe e a avó paterna dos gêmeos.
  4. o pai e a mãe dos gêmeos.
  5. o avô materno e a avó paterna dos gêmeos.

09. (FCMS/JF) O daltonismo é uma doença recessiva ligada ao sexo. Um homem daltônico se casa com uma mulher normal homozigota. Sobre a descendência desse casal, é possível afi rmar que:

  1. poderão ter filhos e filhas daltônicos.
  2. poderão ter filhas portadoras do alelo para daltonismo.
  3. poderão ter filhos normais ou daltônicos.
  4. poderão ter apenas filhos daltônicos.

10. (Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública) O daltonismo é um tipo de deficiência visual em que o indivíduo não é capaz de reconhecer e diferenciar algumas cores específicas.

Sabe-se que o daltonismo é determinado por um gene recessivo ligado ao cromossomo X, portanto,

  1. meninos daltônicos herdam o gene do pai.
  2. filhas de homem daltônico com mulher não afetada, mas portadora do gene, têm 75% de probabilidade de serem daltônicas.
  3. em uma família afetada pelo daltonismo, casamentos consanguíneos diminuem a probabilidade de nascimento de crianças daltônicas.
  4. mulher daltônica transmite o gene do daltonismo para todos os filhos e filhas.
  5. a chance de um casal não afetado pelo daltonismo, que já tem um filho daltônico, de ter outra criança afetada é de 50%.

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp



Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp