Home > Banco de Questões > Biologia > Simulados

Embriologia III

Simulado com 16 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Embriologia III com questões de Vestibulares.

Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Embriologia III.

01. (UCS) “As mulheres nascem com um determinado número de óvulos”. Essa máxima perdurou por muito tempo implicando em um período restrito de fertilidade em função do envelhecimento dessas células e, consequentemente, acarretando problemas na gravidez e no feto. A ciência, em 2004, descobriu as células-tronco ovarianas (CTOs), o que significa uma nova revolução reprodutiva.

Sobre o enunciado acima, é correto afirmar que

1. as mulheres nascem com um número determinado de células, pois todas suas ovogônias iniciam sua meiose no período embrionário, formando ovócitos II.
  2. a identificação de CTOs impossibilita a mulher desenvolver células jovens para a reprodução que podem ser retiradas em qualquer fase do ciclo reprodutivo.
  3. uma das implicações associadas à idade dos óvulos são as doenças e síndromes, que não seriam evitadas, pois a mulher já possui a predisposição.
  4. a síndrome de Dowm apresenta uma relação de 1 caso para 700 nascimentos; como é uma doença genética, as CTOs não ajudariam neste caso.
  5. a técnica mais recomendada atualmente para evitar gravidez de risco é a retirada de óvulos de mulheres em idade fértil, para posterior fecundação.

02. (UFU) As figuras a seguir representam o processo das clivagens iniciais do desenvolvimento embrionário em três organismos diferentes (I, II e III).

Qual alternativa apresenta a associação correta entre os processos de clivagens e o organismo correspondente?

1. I – répteis; II – mamíferos; III – peixes.
  2. I – anfíbio; II – aves; III – artrópodes.
  3. I – artrópodes; II – répteis; III – aves.
  4. I – aves; II – artrópodes; III – mamíferos.

03. (UPF) Durante o desenvolvimento embrionário de répteis, aves e mamíferos, formam-se estruturas especiais que derivam dos folhetos embrionários, mas que não fazem parte do corpo do embrião: são os anexos embrionários. Assinale, entre as alternativas a seguir, aquela que apresenta o anexo embrionário e sua respectiva função, que permitiu aos animais terrestres citados desenvolverem seus embriões fora do ambiente aquático.

1. Córion - possibilitar as trocas gasosas entre o embrião e o meio.
  2. Âmnio - proteger o embrião contra a dessecação e choques mecânicos.
  3. Placenta - realizar trocas de substâncias entre o embrião e a mãe.
  4. Saco vitelínico - armazenar nutrientes para o embrião.
  5. Alantoide - armazenar as excreções produzidas pelo embrião.

04. (CESGRANRIO) O folheto embrionário ectoderma é o responsável pela formação de glândulas exócrinas e endócrinas do ser humano. De acordo com a forma de secreção, as exócrinas estão subdivididas em holócrinas, merócrinas e apócrinas, cujos exemplos e características estão explicitados, respectivamente, em:

1. sebáceas eliminam apenas a secreção; sudoríparas acumulam produtos e, em seguida, morrem; mamárias perdem citoplasma e regeneram a porção perdida.
  2. mamárias eliminam apenas a secreção; sebáceas perdem citoplasma e regeneram a porção perdida; sudoríparas mantêm o citoplasma praticamente intacto.
  3. sudoríparas eliminam apenas a secreção; mamárias regeneram a porção perdida; sebáceas desintegram-se e regeneram-se continuamente.
  4. sebáceas acumulam produtos e, em seguida, morrem; sudoríparas eliminam apenas a secreção; mamárias perdem parte do citoplasma e regeneram-se em seguida.
  5. salivares eliminam apenas a secreção; sudoríparas regeneram a porção secretada; mamárias acumulam produto e, em seguida, morrem.

05. (Mackenzie) O esquema abaixo se refere a uma etapa do desenvolvimento embrionário de um metazoário.

Assinale a alternativa correta.

1. A cavidade 1 está presente no embrião de todos os metazoários.
  2. Esse embrião poderia ser de um platelminto.
  3. A cavidade 2 origina o celoma.
  4. O tecido 4 origina a camada muscular e o tecido 5 origina o tecido nervoso.
  5. Se esse embrião for de um equinodermo, a estrutura 3 origina a boca.

06. (UCS) Em um indivíduo pluricelular, as células formam tecidos e órgãos, organizando sua anatomia e fisiologia. Sobre a ontogenia, é correto afirmar que

1. todas suas células são diferentes, geneticamente, e os tecidos estão programados pelas células no período embrionário.
  2. todo este processo ontogenético é formado por células morfofisiologicamente diferentes, inclusive em sua genética.
  3. as células originárias de tecidos embriológicos (ectoderma, endoderma e mesoderma) diferentes são geneticamente diferentes.
  4. todas as células possuem o material genético da sua origem, algumas mudam pelo processo de neoplasia, formando os demais tecidos do indivíduo.
  5. as células são idênticas, geneticamente, mas morfofisiologicamente diferentes, podendo aumentar em número (hiperplasia), ou de tamanho (hipertrofia).

07. (FGV-SP) A figura ilustra os vasos sanguíneos maternos e fetais na região da placenta, responsável pela troca dos gases respiratórios oxigênio e dióxido de carbono.

Como a circulação e a ventilação pulmonar nos fetos só iniciam após o nascimento, conclui-se que o sangue do cordão umbilical é conduzido

1. pela veia, sob alta concentração de gás carbônico e baixa pressão hidrostática.
  2. pelas artérias, sob baixa concentração de gás oxigênio e baixa pressão hidrostática.
  3. pelas artérias, sob baixa concentração de gás oxigênio e alta pressão hidrostática.
  4. pelas artérias, sob alta concentração de gás oxigênio e alta pressão hidrostática.
  5. pela veia, sob alta concentração de gás carbônico e alta pressão hidrostática

08. (UFAM PSC) Um embrião com clivagem meroblástica, membranas extraembrionárias e uma linha primitiva (segmento linear espesso do epiblasto) deve ser característico de um(a):

1. Peixe
  2. Ave
  3. Inseto
  4. Anfíbio
  5. Estrela do mar

09. (PUC-Rio) Com relação ao desenvolvimento embrionário dos animais, NÃO é correto afirmar que

1. a diferença entre animais protostomados e deuterostomados diz respeito, no embrião, aos diferentes momentos de formação da boca e do ânus.
  2. animais triploblásticos são aqueles que apresentam embriões com três folhetos embrionários.
  3. a diferença entre animais diploblásticos e triploblásticos está no número de tecidos embrionários.
  4. a ectoderme embrionária irá formar a epiderme; e a endoderme embrionária, a derme.
  5. ectoderme, endoderme e mesoderme são tecidos embrionários.

10. (EBMSP) O desenvolvimento embrionário é iniciado com a formação do ovo ou zigoto a partir da fecundação do óvulo pelo espermatozoide.O ovo passa, então, por uma série de etapas que caracterizam a formação de um organismo.

Sobre embriologia, é correto afirmar:

1. A origem embrionária dos tecidos nervoso e muscular é o endoderma.
  2. Substâncias secretadas pelas células da notocorda atuam na diferenciação do tubo neural dos cordados.
  3. A gastrulação, processo desencadeado pela organogênese, precede a formação da mórula.
  4. A formação do ectoderma, endoderma e mesoderma ocorre pelas clivagens que caracterizam a formação da blástula.
  5. A placenta é um anexo embrionário que envolve o embrião dos mamíferos.

11. (UNICAMP) O estudo do desenvolvimento embrionário é importante para se entender a evolução dos animais. Observe as imagens abaixo.

Assinale a alternativa correta.

1. O animal A apresenta simetria bilateral e é celomado.
  2. O animal B apresenta simetria radial e é celomado.
  3. O animal A apresenta simetria radial e é acelomado.
  4. O animal B apresenta simetria bilateral e é acelomado.

12. (EMESCAM) Acerca do mesênquima, assinale a alternativa incorreta:

1. é considerado uma variedade de tecido conjuntivo encontrado durante a vida embrionária.
  2. origina-se a partir de um dos folhetos embrionários, o mesoderma, por diferenciação celular.
  3. pode ser encontrado, em um indivíduo adulto, na superfície dos ossos, das cartilagens e na medula óssea.
  4. possui células com potencialidade para originar qualquer tipo de tecido conjuntivo encontrado no indivíduo adulto.
  5. é constituído pelas células mesenquimatosas indiferenciadas que se apresentam como entidades multipotentes.

13. (Mackenzie)

O desenho acima mostra um ovo terrestre de um réptil.

As setas I, II, III e IV correspondem, respectivamente, aos seguintes anexos embrionários:

1. alantoide, cório, saco vitelínico e âmnio.
  2. alantoide, âmnio, saco vitelínico e cório.
  3. cório, alantoide, âmnio e saco vitelínico.
  4. saco vitelínico, alantoide, cório e âmnio.
  5. âmnio, alantoide, cório e saco vitelínico.

14. (UCS) Todos os mamíferos têm fecundação interna, mas o tipo de desenvolvimento embrionário varia entre os diversos grupos. Relacione as subclasses de mamíferos apresentadas na COLUNA A às características embrionárias que as identificam, listadas na COLUNA B.

COLUNA A

I Methatheria

II Prototheria

III Eutheria

COLUNA B

( ) Placentários

( ) Ovo megalécito

( ) Possuem marsúpio

( ) Placenta residual ou inexistente

Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente os parênteses, de cima para baixo.

1. III, II, I, I
  2. II, I, III, I
  3. III, I, II, II
  4. II, I, III, III
  5. I, I, II, II

15. (Fuvest-SP) Qual a diferença, no desenvolvimento embrionário, entre animais com ovos oligolécitos e animais com ovos telolécitos?

1. Número de folhetos embrionários formados.
  2. Presença ou ausência de celoma.
  3. Presença ou ausência de notocorda.
  4. Tipo de segmentação do ovo.
  5. Modo de formação do tubo neural.

16. (UFRGS-RS) O celoma é a cavidade delimitada diretamente:

1. apenas pela endoderme.
  2. pela ectoderme e mesoderme.
  3. apenas pela mesoderme.
  4. pela endoderme e mesoderme.
  5. apenas pela ectoderme.