Home > Banco de Questões > Biologia > Evolução >Mutações e Seleção Natural

Mutações e Seleção Natural

Lista de 10 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Mutações e Seleção Natural com questões de Vestibulares.

Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Mutações e Seleção Natural.

1. (PUC-RJ) "A capacidade de errar ligeiramente é a verdadeira maravilha do DNA. Sem esse atributo especial, seríamos ainda bactéria anaeróbia, e a música não existiria (...). Errar é humano, dizemos, mas a ideia não nos agrada muito, e é mais difícil ainda aceitar o fato de que errar é também biológico" (Lewis Thomas. A medusa e a lesma, ed. Nova Fronteira, RJ, 1979). Esse texto refere-se a uma característica dos seres vivos. É ela:

1. seleção natural.
  2. reprodução.
  3. excitabilidade.
  4. excreção.
  5. mutação.

2. (UNIRIO) O filme X-men 2, lançado em 2003, e dirigido por Bryan Singer, aborda a discriminação sofrida por mutantes. No final do filme é apresentado o texto que se segue: “Mutação: A chave para nossa evolução. Foi como evoluímos de um organismo unicelular para uma espécie dominante do planeta. É um processo lento, normalmente, levando vários milhares de anos. Mas de tantos em tantos milênios a evolução dá um salto adiante.”

Considerando o processo evolutivo, não é aceitável afirmar que a mutação

1. Pode ser causada por um defeito no mecanismo de duplicação do DNA.
  2. De um gene qualquer é um fenômeno raro e de baixa ocorrência na natureza.
  3. Pode ser causada por fatores ambientais, tais como calor, radioatividade e ação de produtos químicos.
  4. Não tem efeito evolutivo, quando ocorre em células somáticas.
  5. É transmitida às gerações seguintes, quando ocorre em células germinativas.

3. (UFU-MG) O uso de um mesmo antibiótico para tratar repetidas infecções causadas por mesmos tipos de bactérias tem como consequência a ineficácia do tratamento. Tal resultado é devido ao fato de:

1. o antibiótico induzir modificações no metabolismo das bactérias.
  2. as bactérias se adaptarem individualmente ao antibiótico.
  3. o antibiótico selecionar, na população bacteriana, as bactérias que já eram resistentes a ele.
  4. o antibiótico induzir diretamente nas bactérias uma resistência.

04. (Unifesp) Desde que os primeiros animais foram domesticados, o homem vem alterando suas populações a fim de melhorar as características que julga mais importantes, tais como mais carne, mais ovos, mais lã, entre outras. Numa população sem a interferência do homem, o surgimento de indivíduos com essas características “melhoradas” decorre de ........................... ou de ........................ O homem, nesse contexto, faz o papel de ..............................

As lacunas do texto devem ser completadas, respectivamente, por

1. condições do ambiente … herança direta dos pais …agente seletivo.
  2. condições do ambiente … seleção natural … agente mutagênico.
  3. reprodução sexuada … mutações … agente seletivo.
  4. reprodução sexuada … seleção natural … agente mutagênico.
  5. mutações … condições do ambiente … agente mutagênico.

05. (Unirio-RJ) Em fevereiro de 2003 a revista Ciência Hoje divulgou matéria demonstrando a eficiência da própolis produzida pelas abelhas em inibir o crescimento de diversos micro-organismos causadores de cáries, gengivites e candidíase (“sapinho”). No entanto, a própolis, encontrada frequentemente na forma de spray para a garganta, na composição de balas, cremes dentais, chocolates e até mesmo cosméticos, deve ser usada com moderação porque:

1. aumenta o pH da boca, facilitando o processo de desmineralização dos dentes.
  2. pode selecionar micro-organismos resistentes.
  3. desgasta o esmalte dos dentes, expondo-os aos ácidos causadores das cáries.
  4. elimina micro-organismos bucais que mantêm uma relação mutualística com o homem.
  5. induz a formação de micro-organismos imunes à própolis, quando usada em excesso.

06. (Fuvest) O conhecimento sobre a origem da variabilidade entre os indivíduos, sobre os mecanismos de herança dessa variabilidade e sobre o comportamento dos genes nas populações foi incorporado à teoria da evolução biológica por seleção natural de Charles Darwin. Diante disso, considere as seguintes afirmativas:

I. A seleção natural leva ao aumento da frequência populacional das mutações vantajosas num dado ambiente; caso o ambiente mude, essas mesmas mutações podem tornar seus portadores menos adaptados e, assim, diminuir de frequência.

II. A seleção natural é um processo que direciona a adaptação dos indivíduos ao ambiente, atuando sobre a variabilidade populacional gerada de modo casual.

III. A mutação é a causa primária da variabilidade entre os indivíduos, dando origem a material genético novo e ocorrendo sem objetivo adaptativo.

Está correto o que se afirma em:

1. I, II e III.
  2. I e III, apenas.
  3. I e II, apenas
  4. I, apenas
  5. III, apenas

07. (UFPR) Certos insetos apresentam um aspecto que os assemelha bastante, na cor e às vezes até na forma, com ramos e folhas de algumas plantas. Esse fato é de extremo valor para o inseto, já que o protege contra o ataque de seus predadores. Esse fenômeno, analisado à luz da Teoria da Evolução, pode ser explicado:

1. Pela lei do uso e desuso, enunciada por Lamarck.
  2. Pela deriva genética, comum em certas populações.
  3. Pelo isolamento geográfico, que acontece com certas espécies de insetos.
  4. Pela seleção natural, que favorece características adaptativas adequadas para cada ambiente específico.
  5. Por uma mutação de amplo espectro, que ocorre em uma determinada espécie.

08. (UNESP) Asas de morcegos e asas dos insetos têm origens embrionárias totalmente diferentes. Assim, durante a evolução, a adaptação pode levar organismos pouco aparentados a desenvolver estruturas e formas corporais semelhantes. Trata-se de um caso de:

1. convergência evolutiva.
  2. divergência evolutiva.
  3. seleção artificial.
  4. lei do uso e desuso.
  5. irradiação adaptativa.

09. (IFTM) A tecnologia do DNA recombinante tem usado bactérias para fabricar substâncias úteis ao homem, como a insulina e alguns tipos de antibióticos. As indústrias farmacêuticas lutam para criar antibióticos cada vez mais potentes e eficazes contra diversos tipos de infecções. No entanto, o emprego de antibióticos de maneira indiscriminada, não controlada, tem sido a causa da incidência cada vez maior de patologias infecciosas resistentes ao uso dos antibióticos. Tal fato se deve:

1. À ação dos antibióticos sobre o organismo infectado, reduzindo sua resistência natural.
  2. A adição de antibiótico induziu o aparecimento de bactérias mais fortes.
  3. O antibiótico provoca o aumento da parede celular bacteriana, tornando-a resistente.
  4. Há uma tendência das bactérias de se habituarem aos antibióticos.
  5. Ocorreu seleção de linhagens de bactérias resistentes aos antibióticos.

10. (UNIFESP) De acordo com a teoria da evolução biológica, os seres vivos vêm se modificando gradualmente ao longo das gerações, desde o seu surgimento na Terra, em um processo de adaptação evolutiva. Segundo essa teoria

1. Os indivíduos mais bem adaptados transmitem as características aos descendentes.
  2. Ocorre a seleção de características morfológicas adquiridas pelo uso frequente.
  3. A seleção natural apenas elimina aqueles indivíduos que sofreram mutação.
  4. As mutações são dirigidas para genes específicos que proporcionam maior vantagem aos seus portadores.
  5. As mutações dirigidas são seguidas da seleção aleatória das mais adaptativas