Home > Banco de Questões > Biologia > Microbiologia >Toxoplasmose

Toxoplasmose

Lista de 10 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Toxoplasmose com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Toxoplasmose.



01. (UFRGS) Um surto de toxoplasmose foi registrado, em 2018, na cidade de Santa Maria (RS).

Sobre a toxoplasmose, é correto afirmar que

  1. tem um caramujo de água doce como hospedeiro intermediário do verme causador da doença.
  2. pode ser transmitida entre humanos por insetos hemípteros (barbeiros) que defecam ao sugar o sangue.
  3. é causada por um protozoário transmitido através da ingestão de carne mal cozida ou de alimentos contaminados com fezes de gatos.
  4. provoca lesões de bordas avermelhadas, de difícil cicatrização, na pele e nas mucosas.
  5. causa perfurações nas paredes do intestino que levam à perda de sangue e à anemia, gerando palidez, também chamada de amarelão.

02. (UFMG) Se ingerirem alimentos contaminados por fezes de gatos portadores do Toxoplasma gondii, as mulheres grávidas podem transmitir esse agente ao filho.

Considerando-se essas informações e outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que a toxoplasmose assim transmitida se inclui no grupo das doenças

  1. congênitas.
  2. genéticas.
  3. infecciosas.
  4. parasitárias.

03. (UDESC) A toxoplasmose é uma doença provocada pela ingestão de cistos (oocistos) do Toxoplasma gondii (presentes nas fezes dos gatos), em carnes cruas ou mal cozidas.

A respeito disso, assinale a alternativa incorreta.

  1. As mulheres grávidas que desenvolvem a doença podem transmiti-la ao feto.
  2. O agente etiológico causador dessa doença é um protozoário.
  3. O Toxoplasma gondii é um organismo unicelular.
  4. Alguns modos de prevenção consistem em evitar o consumo de carne mal cozida, lavar as mãos depois de contato com gatos e antes das refeições.
  5. O Toxoplasma gondii faz parte do Reino Monera, onde estão reunidos os seres unicelulares e procariontes.

04. (UDESC) Analise as proposições quanto à toxoplasmose.

I. Esta doença é causada pelo protozoário parasita intracelular Toxoplasma gondii e um dos modos de transmissão é pela ingestão de oocistos presentes nas fezes dos gatos infectados. Esses oocistos podem se prender ao pêlo do gato e quando a pessoa o acaricia, os oocistos podem se aderir à mão. Caso ela não lave as mãos, e as leve à boca, pode, acidentalmente, ingerir os oocistos e se infectar.

II. As mulheres grávidas que desenvolvem esta doença podem transmiti-la ao feto.

III. Esta doença pode ser transmitida de pessoa a pessoa, pela ingestão de oocistos presentes nas fezes dos humanos infectados, isso ocorre quando a pessoa infectada faz a higiene anal, podendo contaminar as mãos, e assim transmití-la a algum alimento, que posteriormente será ingerido por outra pessoa.

IV. Um dos modos de transmissão da toxoplasmose é pela ingestão de carnes cruas ou mal passadas, principalmente as de porco, vaca ou carneiro, quando contêm cistos de Toxoplasma gondii.

Assinale a alternativa correta.

  1. Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
  2. Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
  3. Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
  4. Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
  5. Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.

05. (FMP) A toxoplasmose é uma doença que pode causar cegueira em algumas pessoas ou ser assintomática em muitas delas. Em gestantes, o parasita pode atingir o feto e causar problemas neurológicos. Sobre essa doença, é correto afirmar que

  1. pode ser adquirida por meio da picada de fêmeas de insetos vetores contaminadas com cistos do protozoário.
  2. o agente etiológico é um vírus, que pode ser conduzido pelo cordão umbilical até o líquido amniótico que envolve o feto.
  3. o agente etiológico é uma bactéria, que pode atravessar a barreira placentária e atingir a circulação fetal.
  4. pode ser adquirida pela ingestão de cistos presentes nos vegetais ou em carne mal passada contaminada de porco, boi e carneiro.
  5. pode ser adquirida por meio da penetração de larvas na pele ou por ingestão de água contaminada com o parasita.

06. (FMJ) A toxoplasmose é uma doença que pode causar cegueira em algumas pessoas ou ser assintomática em muitas delas. Em gestantes, o parasita pode atingir o feto e causar problemas neurológicos. Sobre essa doença, é correto afirmar que

  1. pode ser adquirida por meio da picada de fêmeas de insetos vetores contaminadas com cistos do protozoário.
  2. o agente etiológico é um vírus, que pode ser conduzido pelo cordão umbilical até o líquido amniótico que envolve o feto.
  3. o agente etiológico é uma bactéria, que pode atravessar a barreira placentária e atingir a circulação fetal.
  4. pode ser adquirida pela ingestão de cistos presentes nos vegetais ou em carne mal passada contaminada de porco, boi e carneiro.
  5. pode ser adquirida por meio da penetração de larvas na pele ou por ingestão de água contaminada com oparasita.

07. (UFRN) Foi relatado, no primeiro semestre de 2010, um surto de toxoplasmose em Natal-RN. Esta zoonose, que, por acometer animais de “sangue quente”, também pode atingir os seres humanos, tem como agente etiológico o parasito Toxoplasma gondii. De uma maneira geral, a infecção é assintomática; mas seus sintomas, quando estão presentes, geralmente são transitórios e inespecíficos.

A ocorrência da toxoplasmose sob a forma de surto é rara. Nessa condição, a transmissão do toxoplasma geralmente ocorre

  1. pelas fezes do inseto transmissor contaminadas com ovos do protozoário.
  2. pelo consumo de água contaminada com proglotes do protozoário.
  3. pelo manuseio de fezes de gatos contaminadas com larvas do parasito.
  4. pela ingestão de carne suína ou ovina mal cozida com cistos do parasito.

08. (Fatec) A toxoplasmose, parasitose causada pelo protozoário Toxoplasma gondii e também conhecida como “a doença do gato”, pode ser assintomática ou causar lesões na retina que podem evoluir para a cegueira, além de graves problemas no miocárdio, fígado e músculos. Pode ser adquirida ou transmitida congenitamente, o que acarreta abortos ou nascimentos de fetos malformados.

O protozoário parasita causador dessa doença pode infectar a maioria dos animais de sangue quente, como bois, porcos, carneiros, cabras, gatos e aves. Estima-se que a toxoplasmose ocorra em pelo menos um terço da população humana mundial, principalmente em locais quentes, úmidos, com condições sanitárias desfavoráveis, devido ao efeito favorecedor dessas condições ambientais na maturação dos oocistos (ovos) depositados no solo pelos animais contaminados, conforme o ciclo de vida do parasita esquematizado a seguir:

Sobre essa doença um estudante fez as afirmativas seguintes:

I. O agente etiológico da toxoplasmose é o gato.

II. O agente transmissor da toxoplasmose é o protozoário Toxoplasma gondii.

III. A toxoplasmose pode ser evitada não se comendo carne malpassada.

IV. A falta de saneamento favorece a penetração das larvas do Toxoplasma através da pele dos animais de sangue quente.

É correto o que se afirma apenas em

  1. II.
  2. III.
  3. I, II e III.
  4. I, II e IV.
  5. III e IV.

09. (ULBRA) O Ministério da Saúde investiga surto de toxoplasmose em São Marcos, na Serra do Rio Grande do Sul

(http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2015).

Segundo dados disponibilizados pela prefeitura da cidade, 112 casos da doença foram confirmados desde janeiro/2015, e outros 72 aguardam confirmação. Esta doença é causada pelo protista Toxoplasma gondii que apresenta três fases distintas no ciclo biológico: taquizoítos, bradizoítos (cistos tissulares) e esporozoítos (oocistos). Possui distribuição mundial e, dependendo de fatores climáticos, socioeconômicos e culturais, os índices de soropositividade variam entre 23% e 83%. No Brasil, a infecção pelo T. gondii é prevalente em humanos, onde 50% das crianças e 80% das mulheres em idade fértil têm anticorpos para este protista (DUBEY et al., 2012). Marque a alternativa CORRETA sobre o ciclo biológico e a doença causada por Toxoplasma gondii.

  1. Os hospedeiros intermediários de Toxoplasma gondii são animais homotérmicos como aves, roedores, humanos e felídeos domésticos e silvestres. A enfermidade, conhecida popularmente como a doença do gato, é transmitida através do contato físico entre pessoas.
  2. As infecções humanas por Toxoplasma gondii, em sua maioria, são sintomáticas, podendo ocorrer a infecção congênita do feto, através da transmissão placentária, sem ocasionar lesões neurológicas e visuais.
  3. A toxoplasmose pode ser adquirida por humanos através da ingestão de carne crua ou mal cozida de porco, gado, carneiro, entre outros. Nestes alimentos são encontrados os oocistos, sendo estes animais os hospedeiros definitivos para Toxoplasma gondii.
  4. A toxoplasmose pode ser adquirida por humanos através da ingestão de frutas e verduras contaminadas com os oocistos, os quais são eliminados com as fezes de felídeos domésticos e silvestres, considerados os hospedeiros intermediários para Toxoplasma gondii.
  5. Toxoplasma gondii possui ciclo biológico obrigatoriamente heteroxeno, sendo que todos os animais homotérmicos podem participar do ciclo como hospedeiros intermediários e os felídeos domésticos e silvestres como hospedeiros definitivos.

10. (UniAtenas) “A toxoplasmose é habitualmente assintomática e a anamnese é pouco fidedigna para determinar o comprometimento passado, recomenda-se que a hipótese dessa doença seja considerada em todos os processos febris ou adenomegálicos que acometam a gestante, especialmente se houver história de contato com fatores de risco.”

Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_pre_natal_puerperio_3ed.pdf

A ocorrência da toxoplasmose sob a forma de surto é rara.

Nessa condição, a transmissão do Toxoplasma gondii geralmente ocorre: Marque a alternativa CORRETA

  1. pelo manuseio de fezes de gatos contaminadas com larvas do parasito.
  2. pelas fezes do inseto transmissor contaminadas com ovos do protozoário.
  3. pela ingestão de carne suína ou ovina mal cozida com cistos do parasito.
  4. pelo consumo de água contaminada com proglótides do protozoário.
  5. É uma parasitose monoxênica, com o gato como hospedeiro definitivo e o homem intermediário, sendo a reprodução desde protozoário do tipo assexuada no corpo do homem.

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp