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Zoologia III

Lista de 15 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Zoologia com questões de Vestibulares.



01. (FUVEST) Procurando bem

Todo mundo tem pereba

Marca de bexiga ou vacina

E tem piriri, tem lombriga, tem ameba

Só a bailarina que não tem

Edu Lobo e Chico Buarque, Ciranda da bailarina.

bailarina dos versos não contrai as doenças causadas por dois parasitas de importância para a saúde pública: a lombriga (Ascaris lumbricoides) e a ameba (Entamoeba histolytica). Todo mundo, porém, pode-se prevenir contra essas parasitoses, quando

  1. não nada em lagos em que haja caramujos e possibilidade de contaminação com esgoto.
  2. lava muito bem vegetais e frutas antes de ingeri-los crus.
  3. utiliza calçados ao andar sobre solos em que haja possibilidade de contaminação com esgoto.
  4. evita picada de artrópodes que transmitem esses parasitas.
  5. não ingere carne bovina ou suína contaminada pelos ovos da lombriga e da ameba.

02. (UFRN) A termogênese (termo = calor + gênese = produção) é um fenômeno responsável pela manutenção da temperatura corporal. É em razão desse fenômeno que animais como ursos polares e pinguins não morrem de frio, mesmo vivendo em ambientes com temperaturas abaixo de zero. Esse fenômeno ocorre, entre outros fatores, porque

  1. a pele desses animais homeotérmicos apresenta vasos sanguíneos continuamente dilatados para aumentar o fluxo de sangue e diminuir a perda de calor.
  2. os pinguins, além de serem aquecidos por seus pelos, apresentam uma camada espessa de tecido adiposo.
  3. a camada espessa de tecido adiposo marrom nesses animais é rica em mitocôndrias, organelas que produzem e liberam energia na forma de calor.
  4. os ursos, por serem animais pecilotérmicos, regulam sua temperatura corporal produzindo calor metabolicamente com auxílio do glicogênio.

03. (UNICAMP) “Um poeta chamado Zhu Xi escreveu o seguinte há cerca de 1200 anos: ‘No topo das altas montanhas vejo conchas que me dizem que antigos lugares de baixa altitude se elevaram para os céus e moram agora nos mais elevados picos. Estas conchas dizem-me também que materiais vivos de animais se converteram nas mais duras e inertes rochas.’ Essas palavras foram durante séculos lidas como se fossem versos. Mas Zhu Xi não era apenas um poeta: era um cientista, aquilo que, até há pouco se chamava um naturalista.”

(Mia Couto,”Rios, Cobras e Camisas de Dormir”, em E se Obama fosse africano? E outras intervenções. 2.ed. Lisboa: Editorial Caminho, 2009, p.58.)

O poema citado por Mia Couto faz referência

  1. ao processo de migração de moluscos marinhos para topos de montanhas e a sua posterior fossilização.
  2. ao processo de decomposição de materiais vivos que ocorre nas rochas duras e inertes presentes nos topos das montanhas.
  3. à presença de fósseis de moluscos em montanhas que se formaram em regiões antes cobertas por água.
  4. à existência de fósseis de moluscos que habitavam topos de montanhas e hoje estão extintos.

04. (PUC-SP) A “casa” que os animais representados na tirinha possuem é fabricada naturalmente

  1. pela rádula.
  2. pelo clitelo.
  3. pelo sifão.
  4. pelo manto.

05. (UFRGS) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.

As penas das aves são formações epidérmicas e têm diferentes funções, como a proteção do corpo, a impermeabilização da pele e a manutenção da temperatura corporal. Aves como os ........ espalham a secreção gordurosa da ........ sobre as penas, impermeabilizando-as.

  1. pinguins – glândula de sal
  2. pardais – cloaca
  3. patos – cutícula
  4. cisnes – glândula uropigiana
  5. pelicanos – caixa torácica

06. (EMESCAM) O sistema nervoso dos anelídeos está constituído por um par de gânglios cerebrais, situados dorsalmente, e por dois cordões nervosos ventrais. Ao longo desses cordões estão localizados vários gânglios, formando uma cadeia ganglionar, distribuídos aos pares para inervar cada metâmero.

Esses gânglios são denominados

  1. sensoriais.
  2. segmentares.
  3. perifaríngeos.
  4. suprafaríngeos.
  5. radiais.

07. (UDESC) Uma importante classe dentro do grupo dos cordados reúne mais de 9 mil espécies, algumas com menos de 2 g de peso e outras atingindo mais de 100 kg. São algumas de suas características: homeotermos, coração com quatro cavidades, circulação fechada, respiração pulmonar, sistema digestório com estruturas denominadas de papo e moela e ausência de dentes.

Assinale a alternativa que indica a classe a que se refere o enunciado.

  1. mamíferos
  2. peixes
  3. aves
  4. répteis
  5. anfíbios

08. (EMESCAM) Nos peixes elasmobrânquios, como o tubarão, à boca, em localização ventral, segue-se a faringe. Desta estrutura, o alimento atravessa um esôfago curto que leva ao estômago onde tem início o fenômeno da digestão. A massa em transformação passa para o intestino onde tem o seu trânsito retardado e é exposta a uma maior área de superfície de absorção.

Essas duas últimas propriedades descritas são desenvolvidas pelo (a)

  1. válvula espiral.
  2. tiflossole.
  3. ceco gástrico.
  4. secreção pancreática.
  5. clásper.

09. (UEA) Após uma coleta de exemplares em um ecossistema marinho costeiro, constatou-se a presença de um determinado ser vivo, que um pesquisador cogitou ser um animal com organização corporal bastante simples e de origem antiga, pertencente ao grupo dos poríferos.

Com base no método de investigação científica, o passo seguinte à hipótese levantada pelo pesquisador é

  1. a realização de testes ou experimentos.
  2. a confirmação da hipótese.
  3. a conclusão sobre a hipótese levantada.
  4. a análise dos resultados já obtidos.
  5. a rejeição da hipótese.

10. (EMESCAM) Existe uma variedade de aranha-marrom que constrói suas teias irregulares nos cantos das paredes ou atrás dos móveis. A sua picada provoca uma sensação de queimadura com a formação de bolhas no local e a peçonha inoculada possui um efeito proteolítico e hemolítico, podendo causar falência renal.

Esta aranha pertence ao gênero

  1. Phoneutria.
  2. Tityus.
  3. Lycosa.
  4. Latrodectus.
  5. Loxosceles.

11. (UFAM PSC) Analise os itens a seguir:

I. Apresentam simetria bilateral no estágio larval e sistema vascular aquífero que se ramificam em pés ambulacrais. Apresentam movimento lento ou são sésseis.

II. Apresentam exoesqueleto segmentado, apêndices articulados, órgãos sensoriais bem desenvolvidos e sistema circulatório aberto.

III. Apresentam simetria bilateral, corpo achatado dorsoventralmente, não apresentam cavidade corporal ou órgãos especializados de circulação.

IV.Apresentam, em sua maioria, plano corporal radial contendo uma cavidade gastrovascular com uma única abertura que funciona como boca e ânus.

V. São animais sésseis, filtradores e não apresentam tecido verdadeiro, apesar de apresentarem diferentes tipos celulares.

Assinale a alternativa que melhor relaciona o item ao grupo correspondente, segundo suas características morfofuncionais:

  1. II. Artrópodes; IV. Nematelmintos; V. Equinodermos
  2. II. Cordados; III. Nematelmintos; IV. Cnidários
  3. I. Equinodermos; III. Platelmintos; V. Poríferos
  4. I. Platelmintos; II. Cordados; IV. Nematelmintos
  5. I. Platelmintos; III. Equinodermos; V. Nematelmintos

12. (EMESCAM) Durante a gravidez na espécie humana, o sistema cardiovascular é o primeiro sistema importante a funcionar no embrião. O coração primitivo e os primeiros vasos sanguíneos aparecem em meados da terceira semana do desenvolvimento embrionário e o coração começa a bater com 22 a 23 dias.

Este órgão está constituído por um seio venoso, um átrio primitivo e um ventrículo primitivo e, assim, se assemelha ao coração dos (as)

  1. anfíbios.
  2. peixes.
  3. répteis.
  4. crocodilianos.
  5. aves.

13. (UFAM PSC) Todos os cordados compartilham um conjunto de caracteres derivados, embora muitos grupos e espécies apresentem essas características apenas em um período curto, durante seu desenvolvimento embrionário. Em relação a esses caracteres derivados, analise os itens a seguir:

I. Cordão nervoso dorsal oco

II. Mandíbula

III. Notocorda

IV.Pulmões

V. Cauda pós-anal

Podem ser considerados caracteres derivados:

  1. somente os itens I, II e III
  2. somente os itens I, III e V
  3. somente os itens I, IV e V
  4. somente os itens II, III e IV
  5. somente os itens II, IV e V

14. (PUC-SP) Em vários grupos animais, a troca de gases respiratórios com o ambiente depende do trabalho conjunto realizado entre sistema respiratório e sistema circulatório.

Enquanto o sistema respiratório se ocupa da aquisição e eliminação de gasesrealizadas diretamente entre o organismo e o ambiente, o sistema circulatório atua na distribuição desses gases pelo corpo. No entanto, existem animais cujo sistema circulatório é desprovido de funções respiratórias, como, por exemplo,

  1. os insetos.
  2. os peixes.
  3. os crustáceos.
  4. os anfíbios.

15. (Mackenzie) Nos últimos meses, ocorreram casos de febre amarela em diversas cidades brasileiras. Registram-se dados do dia 22/03/2017, em que há casos suspeitos da doença em todo o país que chegam a um número 1558.

A respeito dessa doença, são feitas as seguintes afirmações:

I. É causada por vírus e pode ser transmitida por mais de uma espécie de mosquito.

II. Tanto o combate ao transmissor quanto a vacinação são as principais formas de se evitar a doença.

III. Além do homem, outros animais podem adquirir a doença.

IV. O mosquito só adquire o vírus quando pica uma pessoa contaminada.

Estão corretas, apenas,

  1. I e II.
  2. I e III.
  3. I e IV.
  4. I, II e III.
  5. I, II e IV.

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