Home > Banco de Questões > Biologia > Genética >Síndrome Metabólica

Síndrome Metabólica

Lista de 02 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Síndrome Metabólica com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Síndrome Metabólica.



01. (UNEMAT) A obesidade já pode ser considerada uma epidemia no Brasil. Segundo dados do IBGE, em 2010, quase metade da população brasileira acima dos 20 anos está com sobrepeso. Isso tem acarretado uma série de problemas de saúde conhecida como síndrome metabólica.

Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.

  1. Uma boa maneira de perder peso consiste em eliminar da dieta os carboidratos e praticar muita atividade física aeróbica.
  2. As proteínas têm sua digestão iniciada na boca, por ação da ptialina (amilase), daí a importância da mastigação.
  3. O sedentarismo resulta em ganho de peso, devido ao aumento de massa muscular.
  4. O açúcar ingerido em excesso é transformado em gordura pelo fígado e se deposita sob a pele ou ao redor dos órgãos.
  5. Como a quantidade de energia tende a aumentar ao longo da cadeia alimentar, uma laranja tem menos calorias do que um filé.

02. (Faculdades Santo Agostinho) Tem sido demonstrada a necessidade de mudança no estilo de vida através de uma alimentação equilibrada e prática regular de atividade física para a prevenção e tratamento da síndrome metabólica. A inatividade física possui uma forte relação com a presença dos componentes dessa síndrome. Portanto, o exercício físico é um importante fator na sua prevenção e tratamento porque provoca modificações em uma série de respostas fisiológicas. As afirmativas a seguir mostram a relação entre alguns hormônios e exercício físico. Analise-as e assinale a alternativa CORRETA.

  1. O hormônio do crescimento (GH), além de ser um potente agente anabólico, inibe diretamente a lipólise.
  2. Os níveis plasmáticos de catecolaminas (adrenalina e noradrenalina) aumentam, de maneira constante, durante o exercício e não dependem do volume de oxigênio.
  3. À medida que os níveis plasmáticos de glicose no sangue diminuem, ocorre estimulação da glicogenólise hepática pelo aumento gradual da concentração plasmática de insulina.
  4. As endorfinas são um tipo de opioide liberado durante o exercício e estão relacionadas à maior tolerância à dor, ao controle do apetite, à redução da ansiedade, da raiva e da tensão.

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp



Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp