Home > Banco de Questões > Biologia > Simulados

Histologia VII

Lista de 15 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Histologia com questões de Vestibulares.



1. (PUC-PR) A síndrome de Guillian-Barré clássica é uma doença em que a mielina que isola os axônios é destruída. Uma maneira de diagnosticar a síndrome de Guillian-Barré, a esclerose múltipla e outras doenças desmielinizantes é pelo teste de condução nervosa. Esse teste mede a força combinada dos potenciais de ação de muitos neurônios e a velocidade em que são conduzidos quando percorrem os axônios.

(SILVERTHORN, DEE UNGLAUB. Fisiologia Humana: uma abordagem integrada/ 7ª ed. – Porto Alegre: Artmed, 2017).

(Escala: 100nm)

A imagem mostra o axônio (ao centro) de um neurônio, com o seu sistema de microtúbulos e neurofilamentos, envolvido pelas membranas da bainha de mielina.

Considerando a estrutura e o funcionamento dos neurônios, assinale a alternativa CORRETA.

  1. A bainha de mielina, em axônios mielinizados, está disposta em camadas contínuas e ininterruptas ao longo de toda a extensão axonal.
  2. A manutenção da bainha de mielina também depende do estado nutricional do indivíduo, pois a hipovitaminose da vitamina B9 pode levar à degeneração do estrato mielínico, causando o beribéri.
  3. A bainha de mielina de um axônio é formada a partir de dobras concêntricas de axônios de neurônios adjacentes.
  4. Nos neurônios mielinizados, o potencial de ação tem condução saltatória devido às propriedades isolantes da bainha de mielina e a presença dos nódulos de Ranvier.
  5. A mielinização dos neurônios ocorre apenas no SNC (Sistema Nervoso Central), estando ausente nos neurônios do SNP (Sistema Nervoso Periférico).

2. (URCA) A superfície externa do corpo e as cavidades internas dos animais são revestidas por tecido epitelial, tecido esse que desempenha várias funções no organismo, dependendo do órgão aonde esteja localizado, dentre elas, proteção física, absorção de moléculas, percepção de estímulos, secreção e contração. Os epitélios são divididos, de acordo com sua estrutura e função, em dois grupos: de revestimento e glandulares. O tecido epitelial de revestimento possui características particulares e podem ser classificados conforme o número de camadas celulares, a morfologia das células e quanto a presença de especializações na superfície. Considerando as seguintes características:

- Várias camadas de célula justapostas

- Células com formato de escama

- Camada da superfície celular constituída da proteína queratina

Qual o epitélio de revestimento identificado e o órgão que se encontra:

  1. Tecido Epitelial Estratificado prismático queratinizado – Esôfago
  2. Tecido Epitelial simples cilíndrico não queratinizado - Tubo digestório
  3. Tecido Epitelial de transição – Bexiga
  4. Tecido Epitelial pseudo-estratificado ciliado - Traqueia
  5. Tecido Epitelial Estratificado pavimentoso queratinizado – Língua

3. (PUC-PR) Uma nova pele não consegue se regenerar se uma lesão destruiu uma grande área da camada basal e suas célulastronco. Feridas dessa magnitude requerem enxertos de pele para cicatrizar. Um enxerto de pele é a transferência de um pedaço de pele saudável retirada de um local doador para a cobertura de uma ferida. Um enxerto de pele é realizado para proteger contra perda de líquido e infecção, para promover a cura tecidual, para reduzir a formação de cicatriz, para evitar a perda de função e por motivos estéticos.

Para evitar a rejeição tecidual, a pele transportada em geral é retirada do mesmo indivíduo (autoenxerto) ou de um gêmeo idêntico (isoenxerto).

Gerard J. Tortora; Bryan Derrickson. Princípios de Anatomia e Fisiologia,14ª edição, p.149, 2016.

Baseando-se no texto acima, na possibilidade de ocorrência de lesões profundas na pele humana, e nos conhecimentos sobre histologia, assinale a alternativa CORRETA.

  1. As células-tronco localizadas na base são derivadas da endoderme do embrião.
  2. O tecido cicatricial é um tipo de tecido epitelial, cuja substância extracelular é abundante, rica em fibras colágenas e com muito líquido intersticial.
  3. A pele apresenta pelos, glândulas sebáceas e sudoríparas, unhas e receptores sensitivos.
  4. A resposta inflamatória na área lesionada envolve vasoconstrição e diminuição da permeabilidade dos vasos sanguíneos.
  5. A lesão na pele que necessita do enxerto destruiu exclusivamente o tecido epitelial de revestimento, o qual é conhecido como epiderme.

4. (URCA) Com relação aos FIBROBLASTOS, analise as características enumeradas a seguir.

1. Presentes nos tecidos frouxos;

2. Têm forma estrelada e núcleo grande;

3. Produzem as fibras e a substância amorfa da matriz cartilaginosa;

4. Surgem pela diferenciação de células mesenquimatosas.

Estão corretas

  1. 1, 2, 3 e 4
  2. 1, 2 e 3
  3. 1 e 3
  4. 1, 2 e 4
  5. 2 e 4

5. (UPE) Leia a charge a seguir:

O caramujo Caramelo “humanizado” precisa ter cuidado com os excessos de atividade física a fim de não gerar prejuízo para seus músculos.

Sobre isso, assinale a alternativa CORRETA.

  1. Durante atividades físicas de longa duração e de média a alta intensidade, como maratonas e longas caminhadas, as células musculares podem recorrer à via anaeróbica, a glicólise. Isso, no entanto, leva ao acúmulo de ácido lático, modificando o pH sanguíneo e a atividade enzimática, alterações que podem resultar de atividade muscular excessiva.
  2. Os exercícios prolongados provocam o esgotamento do estímulo neuronal conduzido dos neurônios até a fibra muscular, por meio da placa motora. Esse fato ocasiona a parada da contração, com consequente hipertrofia e morte das células musculares estriadas esqueléticas.
  3. As atividades físicas intensas não provocam danos aos miócitos, visto que, como os fibroblastos, apresentam alta capacidade proliferativa e regenerativa.
  4. O condicionamento físico proporciona aumento da quantidade e do volume das fibras rápidas, visto que estimula a síntese ribossomal de actina e miosina, com consequente engrossamento dessas fibras.
  5. Exercícios físicos intensos podem fornecer sangue insuficiente para os miócitos durante a contração. Desse modo, há diminuição da pressão sanguínea no interior do músculo, o que gera, assim, estresse oxidativo e acarreta envelhecimento precoce.

06. (UFAM PSC) Analise as afirmativas a seguir:

I. A justaposição entre as células e a avascularização são características dos epitélios.

II. A substância fundamental do tecido conjuntivo é rica em glicoproteínas, mas carente de íons.

III. Toda a ossificação em humanos é do tipo endocondral.

IV. A banda A do sarcômero é rica em miosina na fibra muscular esquelética estriada.

V. A camada de fotorreceptores da retina se encontra próxima à região coroide.

Assinale a alternativa correta:

  1. Somente as afirmativas I, IV e V estão corretas.
  2. Somente as afirmativas I e V estão corretas.
  3. Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
  4. Somente as afirmativas IV e V estão corretas.
  5. Todas as afirmativas estão corretas.

07. (UCS) A coagulação sanguínea é extremamente importante para a contenção de um sangramento no momento de uma lesão na parede de um vaso sanguíneo. Trata-se de um processo complexo que envolve algumas reações químicas catalisadas por diferentes enzimas.

Considerando todo o processo de coagulação sanguínea, assinale a alternativa correta.

  1. Os íons Ca++ e a vitamina A são indispensáveis ao processo de contenção de um sangramento, por isso devem estar presentes na alimentação (ou serem fornecidos via complementos).
  2. Os leucócitos liberam a enzima tromboplastina, que catalisa a reação de conversão da protrombina em trombina.
  3. O fibrinogênio é uma proteína presente na circulação sanguínea, o qual, sob o efeito da trombina junto dos íons Ca++ é convertido em fibrina.
  4. A hemofilia é um doença hereditária relacionada ao processo de coagulação, em que o acometido possui uma alta coagulabilidade, levando a sérios riscos de formação de coágulos intravasculares.
  5. O coágulo, depois de ser formado e ter estancado o sangramento, deve ser desfeito pela ação da enzima protrombina, que reestabelece o fluxo normal de sangue no vaso sanguíneo.

08. (UFAM PSC) Sobre os neurônios é INCORRETO afirmar que:

  1. oligodendrócitos mielinizam axônios no SNC.
  2. o potencial de ação viaja entre os nodos de Ranvier em um axônio mielinizado.
  3. ao sofrer excitação, o neurônio despolariza com a entrada de Na+ e repolariza com a saída de K+ .
  4. as vesículas sinápticas são liberadas nos botões sinápticos após fusão com a membrana présináptica.
  5. a velocidade de condução do impulso nervoso é aumentada nos axônios com menor diâmetro.

09. (UCS) A toxina botulínica, também conhecida no meio estético como “Botox”, é comumente utilizada em pequenas doses, como um tratamento cosmético, por pessoas que procuram esconder rugas e outras imperfeições faciais. Em relação à toxina botulínica, é correto afirmar que

  1. é produzida pelo protozoário Clostridium botulinum, presente em alimentos industrializados malprocessados.
  2. é, também, utilizada em tratamentos medicinais, por se tratar de um potente estimulador muscular.
  3. é um risco e pode causar fortes contrações musculares e parada cardíaca, se aplicada em altas concentrações.
  4. ela bloqueia a transmissão dos impulsos neuromusculares, o que causa paralisia muscular e pode levar a uma parada respiratória.
  5. é igual à produzida pela bactéria Clostridium tetani, causadora do tétano.

10. (UPE) Leia o texto a seguir:

Curiosidades sobre os avós que ninguém nunca te contou. Quando envelhecemos, observa-se:

Pele (1) enruga, pois há redução do metabolismo e funcionalidade das células e também da produção de proteínas, a exemplo do colágeno e da melanina. Os cabelos ficam brancos, resultado da redução de melanina (2). A diminuição da altura decorre da redução da formação óssea, pois, ao longo da vida, os ossos se renovam a partir da ação de hormônios, do cálcio e da vitamina D (3). A falta de qualquer um deles modifica a formação dos ossos. A artrose é um processo degenerativo das articulações, com redução do colágeno (4), cartilagem e osso. O desgaste das articulações, causado pelo envelhecimento, faz a coluna dos idosos se curvar para a frente, reduzindo, assim, sua altura. A musculatura (5), junto com ossos e articulações, é responsável pela nossa altura e postura. Com o envelhecimento, a musculatura vai sendo substituída por gordura, o que favorece a modificação da altura.

Adaptado: https://blog.drconsulta.com/2017/07/curiosidades-sobre-os-avos-que-ninguem-nunca-te-contou/escrito por Dra. Ana Silva Moreira Mendes 24 de julho de 2017.

No texto, estão numerados e sublinhados estruturas e/ou tecidos que, no corpo do idoso, sofrem algumas modificações.

Sobre esse tema, analise as proposições a seguir e assinale a CORRETA.

  1. A Pele (1) é constituída por células epiteliais estratificadas, com queratina, ricamente vascularizadas, mas, com o envelhecimento, há diminuição da absorção da água por esse epitélio e por consequência, flacidez e enrugamento.
  2. Os melanócitos são as células, que produzem a melanina (2), pigmento escuro, que dá cor a nossa pele e protege contra a radiação solar. Com o envelhecimento, os melanócitos se concentram na derme, reduzem o tamanho e a atividade, o que leva à despigmentação em algumas áreas da pele.
  3. A vitamina D (3) ou Tocoferol tem importante papel na absorção de cálcio e fósforo; com o envelhecimento, o risco de fratura aumenta, uma vez que a concentração desses íons diminui pelo aumento da atividade de osteoclastos na matriz hialina.
  4. O colágeno (4) é um dos principais constituintes das fibras elásticas e colágenas, que se deformam facilmente quando sujeitas à tração. As articulações e os tendões, ricos nesses dois tipos de fibra, sofrem um desgaste no envelhecimento, afetando a postura corporal do idoso.
  5. A musculatura (5) fixada nos ossos é do tipo estriada esquelética, cujas células derivadas da mesoderma contêm proteínas alongadas, associadas à contração. Com o envelhecimento, há diminuição do tônus muscular, visto que os adipócitos ocupam os espaços por se tratar de um tecido de preenchimento.

11. (URCA) Sabemos que o tecido muscular é classificado em três tipos: tecido muscular estriado cardíaco, tecido muscular estriado esquelético e tecido muscular não estriado ou liso. Conforme informação acima a alternativa que indica o tipo de músculo relacionado com a nossa locomoção, corretamente é:

  1. estriado cardíaco.
  2. estriado esquelético.
  3. não estriado.
  4. estriado esquelético e estriado cardíaco.
  5. estriado cardíaco e não estriado.

12. (UDESC) Após assistir a diferentes modalidades desportivas na Olimpíada do Rio 2016, um jovem resolve abandonar sua vida sedentária e se propõe iniciar a prática de exercícios físicos intensos e regulares.

Analise as proposições em relação às células musculares esqueléticas deste jovem.

I. O número de mitocôndrias nestas células deve aumentar com o passar do tempo.

II. O número de mitocôndrias aumentará indefinidamente à medida que os exercícios físicos forem aumentando gradativamente.

III. O nível do consumo de oxigênio nestas células deve aumentar com o passar do tempo.

IV. O número de mitocôndrias não se alterará nestas células.

V. O único aumento notável nestas células será a produção de ATP.

Assinale a alternativa correta:

  1. Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
  2. Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
  3. Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
  4. Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.
  5. Somente as afirmativas IV e V são verdadeiras.

13. (UFJF) Em relação ao tecido conjuntivo, leia as afirmativas a seguir:

I. É o mais diversificado de todos, com ampla distribuição pelo corpo dos animais; apresentase com diversos aspectos e funções.

II. Sendo uma estrutura complexa, pode ser formado por vários tipos de fibras como colágenas, elásticas e reticulares.

III. A doença escorbuto ocasiona uma degeneração dos tecidos conjuntivos.

IV. O sangue é considerado um tecido conjuntivo cujas células estão imersas no plasma sanguíneo.

V. O tecido conjuntivo que resiste a forças da tração é o tipo de tecido denso não modelado.

Assinale a alternativa com as afirmativas CORRETAS:

  1. I, II, III, IV e V.
  2. somente I, II e IV.
  3. somente I, III e IV.
  4. somente I, II, III e IV.
  5. somente I, III, IV e V.

14. (UPE) O tecido epitelial desempenha várias funções nos organismos, como proteção do corpo, absorção de substância do meio, secreção de substâncias úteis e percepção de sensações, dependendo do órgão onde se localiza. A figura abaixo representa o corpo humano e a localização dos diferentes tecidos epiteliais que revestem superfícies ou cavidades corporais.

De acordo com a localização do tecido epitelial, assinale a alternativa CORRETA.

  1. I – estratificado escamoso, II – simples cuboidal, III – estratificado colunar, IV – simples escamoso, V – estratificado cuboidal, VI – simples colunar
  2. I – estratificado colunar, II – estratificado cuboidal, III – simples colunar, IV – estratificado escamoso, V – simples escamoso, VI – simples cuboidal
  3. I – simples escamoso, II – estratificado colunar, III – simples colunar, IV – estratificado escamoso, V – simples cuboidal, VI – estratificado cuboidal
  4. I – estratificado cuboidal, II – estratificado escamoso, III – simples colunar, IV – simples cuboidal, V – simples escamoso, VI – estratificado colunar
  5. I – simples escamoso, II – simples cuboidal, III – simples colunar, IV – estratificado escamoso, V – estratificado cuboidal, VI – estratificado colunar

15. (UCS) Sabe-se que os primeiros registros feitos pelos seres humanos eram marcados em paredes, folhas de palmeiras, tijolos de barro, tábuas de madeira. A primeira inovação foi o papiro, que tinha como matéria-prima uma planta. Depois ele foi substituído pelo pergaminho – feito de pele de animais –, que tinha maior durabilidade e que tornava a escrita mais fácil.

No século II, a partir do córtex de plantas, tecidos velhos e fragmentos de rede de pesca, os chineses inventaram o papel.

Em 1448, Johann Fust, juntamente com Gutenberg, fundou a Werk der Buchei (Fábrica de Livros), onde foi publicada a Bíblia de Gutenberg, livro que tinha 42 linhas. O aumento da oferta de papel e o aprimoramento das técnicas de impressão em larga escala ajudaram a consolidar o livro como veículo de informação e entretenimento.

Em 1971, a tecnologia inovou o mundo da leitura com os e-books, livros digitais que podem ser lidos em vários aparelhos eletrônicos.

Disponível em: < http://blog.render.com.br/diversos/a-evolucao-do-livro />. Acesso em: 14 fev. 17. (Parcial e adaptado.)

Muitos textos antigos foram escritos em pergaminhos feitos de pele seca de animais.

Com o tempo, o colágeno presente no pergaminho tornava-se gelatina e causava a deterioração do material e, consequentemente, do texto. Assim, embora a descoberta de um pergaminho ou manuscrito antigo tenha representado um grande feito para pesquisadores, eles eram geralmente muito frágeis para serem manuseados, e os textos estavam muito apagados ou danificados para serem lidos.

Curiosamente, um acelerador de partículas poderá contornar esse problema, porque os cientistas usarão um poderoso feixe de raios X, produzido pelo acelerador de partículas, para descobrir quanto do colágeno de um pergaminho tornou-se gelatina, qual seu nível de deterioração e, por fim, produzir uma imagem tridimensional do texto sem sequer abrir tais materiais.

Disponível em: <http://forum.outerspace.com.br/index.php?threads/f%C3%ADsica-purpurinada-news-o-feixede-luz-10-bilh%C3%B5es-de-vezes-mais-brilhante-que-o-sol.47391/>. Acesso em: 12 jun. 17. (Parcial e adaptado.)

Em relação ao colágeno, é correto afirmar que

  1. é um lipídeo de importância fundamental na constituição da matriz extracelular do tecido epitelial de revestimento, sendo responsável por grande parte de suas propriedades físicas.
  2. é a proteína mais abundante do corpo humano, fazendo parte da composição de vários órgãos e tecidos de sustentação.
  3. é sintetizado e secretado a partir de células do tecido epitelial, conhecidas como osteoclastos.
  4. apresenta, na forma hidrolisada, alto conteúdo em glicina e prolina, que são glicídeos essenciais para a estabilidade e a regeneração das cartilagens.
  5. impede a deformação acentuada das articulações devido à sua deposição na matriz extracelular que é causada por estímulo nervoso.

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp



.