Home > Banco de Questões > Biologia > Simulados

Histologia V

Simulado com 15 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Histologia V com questões de Vestibulares.

Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Histologia V.

01. (UFVJM) A anemia falciforme é uma doença originada de um tipo de mutação gênica, de herança homozigótica, que altera a função protéica gerando moléculas defeituosas de hemoglobina. As hemácias apresentam um aspecto de foice e perdem a mobilidade e flexibilidade e são mais rígidas. Por esse motivo têm dificuldade para passar pelos vasos sanguíneos não realizando o transporte de oxigênio de maneira eficiente para os tecidos. Indivíduos que apresentam essa doença têm como sintoma mais comum o cansaço, porém, nos casos mais graves as hemácias podem se romper levando-o à morte.

Esse tipo de anemia induz cansaço porque

1. os tecidos perdem a mobilidade e flexibilidade.
  2. os tecidos não recebem quantidades suficientes de O2.
  3. o tecido sanguíneo apresenta menor quantidade de hemoglobina.
  4. os tecidos não recebem nutrientes suficientes para sua manutenção.

02. (UEFS) Histologia (do grego hystos = tecido + logos = estudo) consiste no estudo dos tecidos biológicos dos Reino Animal e Plantae, sua formação, estrutura e função.

A partir de seus conhecimentos sobre os quatro grandes grupos de tecidos dos animais vertebrados, é correto afirmar:

1. No tecido nervoso, estão presentes os oligodendrócitos, células da glia especializadas na nutrição dos neurônios, sustentação física do tecido e formação da bainha de mielina.
  2. As microvilosidades são dobras internas da membrana celular constituídas por células epiteliais e estão presentes em tecidos especializados no intercâmbio de substâncias, como nos túbulos renais.
  3. A dilatação dos vasos sanguíneos no tecido da derme contribui para a liberação de suor pelas glândulas sudoríparas, um tipo de glândula anfícrina, auxiliando assim na redução da temperatura corporal.
  4. A pele é constituída por três tecidos: a epiderme, formada por tecido epitelial com células justapostas e queratinizadas; a derme, formada por tecido conjuntivo, abundante em fibras proteicas e em terminações nervosas e a hipoderme, constituída de tecido conjuntivo frouxo, rico em células adiposas.
  5. O tecido muscular liso é formado por células uninucleadas alongadas, que não apresentam sistema de túbulos T nem retículo endoplasmático bem desenvolvido, por isso realizam uma contração bem mais lenta e conseguem se manter contraídas por um período de tempo maior em relação às outras células musculares.

03. (URCA) Existem estruturas no corpo dos animais denominadas fâneros e que se regeneram caso sejam cortadas. São formadas basicamente por proteína e restos de células mortas. São exemplos dessas estruturas:

1. Dedos e unhas;
  2. Dentes e cabelos;
  3. Cabelos e unhas;
  4. Cabelos e língua;
  5. Chifres e couro.

04. (UEFS) Em relação ao tecido epitelial, marque com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.

( ) As células epiteliais recebem nutrientes a partir do tecido conjuntivo subjacente, uma vez que o tecido epitelial não possui vasos sanguíneos.

( ) Na área de conexão de um epitélio com o tecido conjuntivo subjacente, há uma matriz acelular rica em proteínas denominada lâmina basal.

( ) O epitélio de revestimento prismático pode apresentar microvilosidades e é habitual em órgãos relacionados com a absorção de nutrientes e água.

A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a

1. V V V
  2. V V F
  3. V F F
  4. F V F
  5. F F V

05. (PUC-RS) O pigmento responsável pela coloração do olho é depositado no estroma da íris, constituído de tecido conjuntivo, cuja função é a de sustentar as células funcionais da íris. O estroma é distinto ___________, o(a) qual é a porção tecidual que forma a parte funcional de muitos órgãos.

1. do lúmen
  2. do córtex
  3. da medula
  4. do parênquima
  5. do esclerênquima

06. (UCS) Há algum tempo as pessoas escutam e leem notícias sobre o imenso potencial das células-tronco para o tratamento de diferentes doenças. A expectativa criada gera ansiedade e às vezes frustração. Diante disso, pode-se afirmar que

1. as células-tronco hematopoiéticas tecido-específicas, produzidas no tecido ósseo, podem se transformar em células cartilaginosas.
  2. as células-tronco hematopoiéticas já são utilizadas há décadas em transplante de medula óssea, para tratamento de algumas doenças do sangue.
  3. as células-tronco dos tecidos específicos existem em diferentes tecidos ou órgãos como cérebro e coração e têm características pluripotentes.
  4. as células-tronco embrionárias são obtidas de blastóporos, com poucas células não diferenciadas, que se transformam em qualquer tipo de célula.
  5. as células-tronco pluripotentes induzidas, reprogramam células adultas de vários tecidos, fazendo com que retornem ao estado tecido-específico.

07. (UFRGS) O tecido ósseo é o principal constituinte dos ossos. Em relação a esse tecido, é correto afirmar que

1. os compostos minerais do tecido ósseo são responsáveis por sua flexibilidade.
  2. o disco epifisiário é a estrutura a partir da qual ocorre o crescimento dos ossos longos.
  3. o osso não apresenta sensibilidade devido à ausência de fibras nervosas.
  4. os osteoblastos são estimulados por um hormônio das glândulas paratireoides para a remoção de cálcio do sangue.
  5. os osteoclastos formam osso novo para preencher o espaço deixado pelos osteoblastos.

08. (UNICAMP) O tecido muscular cardíaco apresenta fibras

1. lisas, de contração voluntária e aeróbia.
  2. lisas, de contração involuntária e anaeróbia.
  3. estriadas, de contração voluntária e anaeróbia.
  4. estriadas, de contração involuntária e aeróbia.

09. (Mackenzie) A respeito do sangue, considere as seguintes afirmações:

I. As células desse tecido são produzidas a partir de células tronco adultas presentes na medula óssea.

II. Somente os glóbulos brancos são células sanguíneas nucleadas.

III. A quantidade insuficiente de glóbulos vermelhos é conhecida como anemia.

IV. A produção insuficiente de plaquetas tem como consequência a dificuldade de defesa.

São corretas as afirmativas.

1. I e III, apenas.
  2. II, III e IV, apenas.
  3. I, II, III e IV.
  4. II e III, apenas.
  5. I, II e III, apenas.

10. (UDESC) O tecido cartilaginoso pode ser encontrado na orelha, no nariz, na traqueia e nas articulações e possui algumas características que são comuns aos demais tecidos conjuntivos. Analise as proposições abaixo, quanto ao tecido cartilaginoso.

I. As células jovens do tecido cartilaginoso são chamadas de condroblastos e as células adultas de condrócitos.

II. As fibras colágenas e as fibras elásticas, em associação com proteínas e carboidratos, conferem consistência e flexibilidade ao tecido.

III. O tecido cartilaginoso adulto é calcificado e apresenta os canais de Havers, responsáveis pela nutrição das células.

IV. A abundância de glândulas mucosas, nervos e vasos sanguíneos permite a fácil regeneração deste tecido.

Assinale a alternativa correta.

1. Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
  2. Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
  3. Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
  4. Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.
  5. Todas as afirmativas são verdadeiras.

11. (UDESC) Tecidos epiteliais, também denominados de epitélios, desempenham diversas funções no nosso organismo. Em relação a estes tecidos, analise as proposições.

I. Tecidos epiteliais são pluriestratificados em função de seu papel de proteção.

II. Alguns epitélios possuem especializações que aumentam a sua capacidade de absorção.

III. Especializações epiteliais do tipo desmossomos e junções adesivas aumentam sua capacidade de absorção.

IV. A pele é um exemplo de tecido epitelial de revestimento.

V. As glândulas mamárias, assim como as sudoríparas, são exemplos de tecido epitelial de secreção.

Assinale a alternativa correta.

1. Somente as afirmativas II e V são verdadeiras.
  2. Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
  3. Somente as afirmativas II, III e V são verdadeiras.
  4. Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.
  5. Somente as afirmativas I, II e V são verdadeiras.

12. (UFRGS) As glândulas sudoríparas contribuem para a manutenção da temperatura corporal. Essas glândulas são

1. pluricelulares, apócrinas e endócrinas.
  2. pluricelulares, merócrinas e exócrinas.
  3. pluricelulares, holócrinas e mistas.
  4. unicelulares, apócrinas e exócrinas.
  5. unicelulares, merócrinas e mistas.

13. (UPF) A pele é um órgão bastante complexo de nosso organismo e é responsável por diversas funções essenciais à vida. Assinale a alternativa que apresenta somente informações corretas sobre a pele.

1. Na epiderme, camada externa da pele, encontram-se numerosas fibras colágenas e elásticas que conferem tonicidade e elasticidade à pele.
  2. Na derme, camada localizada imediatamente sob a epiderme, estão os melanócitos, células que produzem melanina, pigmento que determina a coloração da pele.
  3. A epiderme e a derme são formadas por células que estão em constante processo de renovação e que podem apresentar formas achatadas, cúbicas ou cilíndricas, organizando-se de maneira justaposta em uma ou mais camadas.
  4. Na camada externa da pele, denominada epiderme, encontram-se células que fabricam queratina e a acumulam internamente. Quando repletas de queratina, essas células morrem e passam a constituir um revestimento resistente ao atrito e altamente impermeável à água.
  5. Tanto na epiderme quanto na derme são encontrados numerosos fibroblastos, responsáveis pela produção de fibras colágenas que conferem elasticidade e tonicidade à pele.

14. (UFG) Leia o texto a seguir.

No Brasil, atualmente, existe a Rede BrasilCor, que congrega bancos públicos de cordão umbilical e placentário em todo país, sendo um aliado importante na luta contra as doenças hematológicas como a leucemia.

Disponível em: <http: //www.inca.gov.br>. Acesso em: 3 set. 2013. (Adaptado).

Para o tratamento dessa doença, é necessário o transplante de medula óssea. O material biológico armazenado nesses bancos pode ser utilizado para esse tratamento, pois é rico em

1. glóbulos brancos.
  2. células-tronco.
  3. glóbulos vermelhos.
  4. plaquetas.
  5. macrófagos.

15. (UEA) Na pele humana, a epiderme está aderida à derme que, por sua vez, se encontra apoiada sobre a hipoderme. A derme é constituída por tecido

1. conjuntivo rico em queratina, nervos, glândulas, órgãos sensoriais e melanócitos.
  2. epitelial prismático simples permeado por nervos, vasos sanguíneos e glândulas.
  3. conjuntivo com grande presença de condrócitos, melanócitos e glândulas.
  4. conjuntivo rico em nervos, vasos sanguíneos, glândulas e órgãos sensoriais.
  5. epitelial pavimentoso estratificado com condrócitos, glândulas e vasos sanguíneos.