Home > Banco de Questões > Biologia > Simulados

Citologia VII

Lista de 15 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Citologia com questões de Vestibulares.



1. (UFJF) Os neutrófilos são um tipo de glóbulo branco do sangue. São responsáveis por combater infecções. Eles são capazes de fagocitar bactérias invasoras em nosso organismo. Em uma situação experimental, um cientista cultivou in vitro os neutrófilos com bactérias Gram positivas, as quais apresentavam a parede celular verde fluorescente. Uma hora após a infecção o cientista observou os neutrófilos ao microscópio, e verificou a fluorescência verde em organelas dentro dessas células.

Neste experimento quais organelas celulares podem ser visualizadas pelo cientista, com a coloração verde fluorescente?

  1. Mitocôndria e Núcleo.
  2. Peroxissomo e Fagossomo.
  3. Fagossomo e Lisossomo.
  4. Mitocôndria e Complexo de Golgi.
  5. Complexo de Golgi e Núcleo.

2. (UPE) Leia o texto a seguir:

A Distrofia Muscular Duchenne (DMD) é uma doença genética, que se manifesta por fraqueza muscular simétrica e progressiva. É causada por mutações no gene da distrofina, que, juntamente com a actina e miosina, é outro tipo de ______ da fibra muscular, responsável pelo funcionamento dos sarcômeros ancorados à ______das células musculares. Na DMD, ocorre a hipertrofia das panturrilhas, na qual o aumento do volume muscular é causado pela proliferação anormal do tecido intersticial ou infiltração de um tipo especial do tecido conjuntivo frouxo,______, em fibras do músculo da panturrilha, produzindo firmeza e resistência à palpação. Assim essa alteração é denominada pseudo-hipertrofia muscular. Dada a fraqueza muscular, ocorre perda contínua e irreversível da ______, tornando o paciente cadeirante por volta dos dez anos de idade, ocorrendo o óbito próximo à segunda década de vida, por complicações pulmonares.

Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/distrofia-muscular-de-duchenne-dmd/34732 (Adaptado).

Assinale a alternativa cujos termos completam, CORRETA e respectivamente, as lacunas.

  1. ácido nucleico/membrana nuclear/tecido adiposo/musculatura estriada esquelética
  2. carboidrato/membrana nuclear/tecido cartilaginoso/musculatura lisa
  3. glicídio/membrana plasmática/tecido ósseo/musculatura estriada cardíaca
  4. lipídio/membrana mitocondrial/tecido ósseo/musculatura estriada cardíaca
  5. proteína/membrana plasmática/tecido adiposo/musculatura estriada esquelética

3. (FAMP) Considere as organelas celulares:

I. Lisossomos

II. Mitocôndrias

III. Centríolo

IV. Complexo de Golgi

V. Retículo Endoplasmático

Gerar energia para a célula e orientar a divisão celular são funções de:

  1. I e II
  2. II e III
  3. I e IV
  4. II e V

4. (UFMS) O núcleo de células eucarióticas possui ácido desoxirribonucleico (DNA) e ácido ribonucleico (RNA). Na síntese de proteínas, que ocorre no citoplasma, é necessária a participação, entre outros, do RNA mensageiro (RNAm), formado no núcleo da célula a partir do DNA. Assinale a alternativa que denomina o processo de formação do RNAm.

  1. Tradução.
  2. Síntese.
  3. Transcrição.
  4. RNA polimerase.
  5. Transferência.

5. (UFMS) Todas as células procariotas e eucariotas apresentam na superfície um envoltório, a membrana citoplasmática. Além de separar o interior da célula (meio intracelular) do ambiente externo (meio extracelular), a membrana regula a entrada e a saída de substâncias, permitindo que a célula mantenha uma composição química definida, diferente do meio extracelular.

Sobre a membrana plasmática, assinale a alternativa correta.

  1. O modelo teórico atualmente aceito para a estrutura da membrana é o do mosaico fluido, no qual a membrana apresenta um mosaico de moléculas proteicas que se movimentam em uma dupla camada fluída de lipídeos.
  2. A membrana plasmática é responsável por dar forma à célula, participa do transporte de substâncias e, além disso, participa da produção de proteínas nas células.
  3. O modelo teórico atualmente aceito para a estrutura da membrana é o do mosaico fluido, no qual a membrana participa ativamente da síntese proteica, sendo sua principal função a secreção celular e o deslocamento dessas substâncias para o exterior da célula, que se movimentam em uma dupla camada fluída de lipídeos.
  4. A membrana plasmática tem a função de regular as trocas de substâncias entre a célula e o meio, o que é feito por meio de uma propriedade chamada impermeabilidade seletiva. Além disso, a membrana plasmática intervém nos mecanismos de reconhecimento celular, por meio de receptores específicos.
  5. A membrana plasmática é dotada de diversas especializações que costumam não variar de acordo com as diferenciações celulares. Entre essas especializações, temos as microvilosidades, as invaginações de base, os desmossomos, as cutículas, as ceras e os cimentos intercelulares.

6. (PUC-RS) A conservação de alimentos exige que se iniba a proliferação microbiana. Há uma variedade de técnicas capazes de atingir esse objetivo, entre elas a salga de carnes e a produção de conservas e compotas por meio de soluções concentradas de sal ou açúcar. Com relação a isso, é correto afirmar que,

  1. no processo da salga de carnes, há entrada de sal nas células por osmose.
  2. no charque, a salga impede o crescimento de fungos como o Clostridium botulinum.
  3. ao armazenar uma lata de pêssegos em calda à temperatura de 0°C, haverá congelamento.
  4. numa salmoura concentrada, as células de microorganismos perdem água, ficando murchas ou desidratadas.

7. (CN) Observe a figura abaixo.

Correlacione os números representados na figura acima com as respectivas organelas citoplasmáticas e assinale a opção correta.

  1. 1- Retículo Endoplasmático Rugoso, 2- Cloroplasto, 3- Complexo Golgiense, 4- Membrana Plasmática e 5- Mitocôndria.
  2. 1- Complexo Golgiense, 2- Cloroplasto, 3- Retículo Endoplasmático Liso, 4- Carioteca e 5- Centríolo.
  3. 1- Retículo Endoplasmático Rugoso, 2- Mitocôndria, 3- Complexo. Golgiense, 4- Parede celular e 5- Cloroplasto.
  4. 1- Complexo :Golgiense, 2- Mitocôndria, 3- Retículo Endoplasmático Rugoso, 4- Membrana Plasmática e 5- Centríolo.
  5. 1- Polissomos, 2- Centríolo, 3- Membrana nuclear, 4- Parede celular e 5- Mitocôndria.

8. (UFMS) A barreira natural formada pela camada de ozônio contra os raios ultravioleta é fundamental para a manutenção da vida na Terra. O excesso desse tipo de radiação é nocivo, pois está relacionado à indução de:

  1. mutações, que são alterações no material genético, podendo desencadear câncer de pele em seres humanos.
  2. translocações, que são trocas de partes do material genético, podendo desencadear malformação congênita.
  3. recombinação gênica, que são recombinações do material genético, podendo desencadear vários tipos de câncer em seres humanos.
  4. síntese proteica, que corresponde a uma produção excessiva de proteínas pelo DNA recombinante.
  5. deleções, que correspondem à perda de partes do material genético, podendo desencadear câncer de mama.

9. (UERJ) A composição assimétrica da membrana plasmática possibilita alguns processos fundamentais para o funcionamento celular.

Um processo associado diretamente à estrutura assimétrica da membrana plasmática é:

  1. síntese de proteínas
  2. armazenamento de glicídios
  3. transporte seletivo de substâncias
  4. transcrição da informação genética

10. (EN) Observe a reportagem.

Começa a campanha de vacinação contra gripe na rede pública de saúde

Previsão é vacinar mais de 54 milhões de pessoas. Vacina protege contra três vírus: H3N2, influenza B e H1N1.

A campanha de vacinação contra a gripe já está valendo em toda a rede pública de saúde no Brasil. Tem direito a tomar a vacina de graça grupos prioritários: idosos, grávidas, mulheres com recém-nascidos de até 45 dias, índios, presidiários, trabalhadores da saúde, professores e crianças de pelo menos seis meses de idade e menores de cinco anos. Além de pessoas com doenças crônicas, como hipertensão, asma e bronquite.

Disponível em: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2018/04/comeca-campanha-de-vacinacao-contra-gripe-na-rede-publica-de-saude.html

Em relação às vacinas e ao funcionamento do sistema imune, analise as afirmativas abaixo.

I - O anticorpo reage apenas com o corpo estranho contra o qual foi produzido. Os anticorpos são produzidos por um tipo de célula do sistema imune.

II - As vacinas são produzidas a partir de vírus inativados ou atenuados, que, ao serem colocados no nosso corpo, estimulam a produção de anticorpos e células de memória pelo nosso sistema imunológico.

III - A produção de vacinas é realizada no corpo de outro ser vivo, que normalmente é um mamífero de grande porte, como um cavalo.

IV - Diferente das vacinas, os soros são usados em casos em que há necessidade de tratamento rápido, ou seja, quando não é possível esperar a produção de anticorpos pelo nosso corpo.

Estão corretas apenas as afirmativas:

  1. I, II e IV.
  2. II, III e IV.
  3. II e III.
  4. I, III e IV.
  5. I e II.

11. (UECE) Analise as seguintes afirmações sobre membrana plasmática e assinale-as com V ou F conforme sejam verdadeiras ou falsas.

( ) Cada tipo de membrana possui proteínas específicas que funcionam como portas de entrada e saída de moléculas do meio interno para o meio externo à célula, e vice versa.

( ) Mosaico fluido é o modelo válido para explicar a membrana plasmática, mas não para as membranas que envolvem as organelas celulares.

( ) As proteínas periféricas se encontram embutidas nas membranas, interagindo fortemente com as porções hidrofóbicas dos lipídios e, por essa razão, são de difícil isolamento em laboratório.

( ) O2, CO2, ácidos graxos e hormônios esteroides são substâncias que entram e saem da célula por difusão simples, pois o movimento acontece apenas pela força do gradiente de concentração.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  1. V, F, V, F.
  2. F, V, F, V.
  3. V, F, F, V.
  4. F, V, V, F.

12. (ACAFE) Técnica impede multiplicação de células e pode ajudar a controlar o câncer

Uma das características do câncer que mais dificulta o seu combate é o crescimento anormal e incontrolável das células doentes. Pesquisadores norte-americanos identificaram uma proteína presente no ciclo de proliferação dos tumores cancerígenos que, ao ser silenciada, pode retardar a evolução rápida e altamente prejudicial da doença. Testes em laboratório feitos com tumores humanos surtiram resultado positivo, o que leva a equipe a acreditar que poderá desenvolver um tratamento mais eficaz contra os carcinomas.

Fonte: Correio Braziliense, 26/05/2017 Disponível em: http://www.correiobraziliense.com.br

Considerando as informações do texto e os conhecimentos relacionados, é correto afirmar:

  1. A cada divisão celular as extremidades dos cromossomos, denominadas centrômeros, ficam cada vez mais curtas, até atingir um limite mínimo de tamanho, paralisando as divisões celulares e sinalizando o fim da vida da célula.
  2. Alterações no funcionamento dos genes de supressão tumoral e dos oncogenes, em decorrência de mutações, estão relacionadas ao surgimento do câncer, pois esses genes são controladores do ciclo celular.
  3. A meiose é o processo de divisão celular em que células diploides originam quatro células haploides. Eventos como o crossing-over e a separação dos cromossomos homólogos, ocorridos na meiose I, aumentam a variabilidade genética da espécie.
  4. Na interfase a célula diminui a sua atividade metabólica. Essa etapa do ciclo celular está dividida em três subfases: G1, S e G2.

13. (EBMSP) As proteínas agrupam-se em notáveis nanomáquinas encontradas em todas as células chamadas de ribossomos. Com exceção da icônica dupla hélice de DNA, nada é mais simbólico da era informacional da biologia do que os ribossomos.

LANE, Nick. Questão Vital: porque a vida é como é? e.1. Rio de Janeiro: Rocco, 2017, p.18.

A respeito da ação ribossomal e da importância das cadeias polipeptídicas sintetizadas com a participação dessas microestruturas celulares, é correto afirmar:

  1. A expressão bioquímica das informações genéticas presentes no DNA se estabelece a partir da síntese de proteínas que ocorre no ambiente citossólico com a participação inequívoca dos ribossomos.
  2. Os ribossomos isolados, provenientes do núcleo celular, se aderem ao retículo endoplasmático rugoso durante a síntese proteica com destino e ação extracelular.
  3. Durante a síntese proteica, os ribossomos são responsáveis em determinar a sequência linear dos aminoácidos presentes na cadeia polipeptídica a ser formada.
  4. Todos os ribossomos presentes em um mesmo polissomo participam da produção de uma única proteína.
  5. As proteínas produzidas por cada ribossomo de um mesmo polissomo deverão apresentar uma diversidade na composição da estrutura primária de suas cadeias polipeptídicas.

14. (UNICAMP) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas nas definições a seguir.

(I) ____________ é o conjunto de toda a informação genética de um organismo.

(II) _____________ é um trecho do material genético que fornece instruções para a fabricação de um produto gênico.

(III) _____________ é a constituição de alelos que um indivíduo possui em um determinado loco gênico.

(IV) _____________ é a correspondência que existe entre códons e aminoácidos, relativa a uma sequência codificadora no DNA.

  1. (I) Código genético; (II) Alelo; (III) Homozigoto; (IV) Gene.
  2. (I) Genoma; (II) Gene; (III) Genótipo; (IV) Código genético.
  3. (I) Código genético; (II) DNA; (III) Genótipo; (IV) tRNA.
  4. (I) Genoma; (II) Código genético; (III) Homozigoto; (IV) tRNA.

15. (UECE) Bases nitrogenadas são elementos constituintes das moléculas de DNA e de RNA presentes nas células dos seres vivos. Sobre essas bases, é correto afirmar que

  1. adenina e citosina são bases púricas componentes da molécula de RNA.
  2. adenina e citosina são bases pirimídicas, pois possuem um duplo anel de átomos de carbono e derivam de uma substância chamada pirimidina.
  3. timina e uracila são bases pirimídicas, sendo a timina exclusiva da composição do RNA.
  4. entre os cinco tipos principais de bases nitrogenadas, a adenina e a guanina derivam da purina; por isso, são denominadas bases púricas.

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp



.