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Fungo

Lista de 16 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Fungos com questões de Vestibulares.

Confira as videoaulas, teoria e questões sobre: Reinos Monera, Protista e Fungi.





01. (UFPI) Indique a alternativa que contém as características que são comuns aos fungos e aos animais e que podem ser consideradas como fatores que levam a uma proximidade filogenética:

  1. Vacúolo contrátil, exoesqueleto, glicogênio.
  2. Quitina, glicogênio e heterotrofia.
  3. Estruturas locomotoras, quitina, heterotrofia.
  4. Vacúolo contrátil, exoesqueleto e heterotrofia.
  5. Aerobiose, estruturas locomotoras e exoesqueleto.

02. (UFPR) O líquen consiste em uma rede organizada de hifas ou filamentos, constituindo um falso parênquima; nas camadas superiores dessa rede situam-se muitos grupos de pequenas algas verdes (clorofíceas) ou, mais raramente, de algas azuis (cianofíceas). Utilizando os conhecimentos adquiridos, assinale a alternativa correta.

  1. O fungo protege e envolve a alga, fornecendo água ao substrato; a alga realiza fotossíntese e retira água do fungo.
  2. O fungo protege e envolve a alga, absorvendo água do substrato; a alga realiza fotossíntese e fornece alimento ao fungo.
  3. A alga protege e envolve o fungo, absorvendo água do substrato; o fungo faz fotossíntese e fornece alimento à alga.
  4. A alga protege e envolve o fungo, absorvendo água do substrato; o fungo faz fotossíntese e retira água da alga.
  5. Nenhuma das anteriores.

03. (Unir-RO) Os fungos são importantes para o homem em todos os processos abaixo, exceto:

  1. fermentação, como na produção de bebidas alcoólicas.
  2. fabricação de antibióticos, como a penicilina.
  3. alimentação, como os cogumelos comestíveis.
  4. decomposição de organismos mortos.
  5. purificação do ar através da fotossíntese.

04. (UFF) Pode-se afirmar que os líquens são uma associação entre?

  1. algas e fungos com reprodução sexuada por meio de sorédios
  2. algas e bactérias com reprodução assexuada por meio de esporos
  3. algas e fungos com reprodução assexuada por meio de sorédios
  4. algas e fungos com reprodução assexuada por meio de esporos
  5. algas e fungos com reprodução sexuada por meio de esporos

05. (UFMG) Casacos de lã, sapatos de couro e cintos de algodão guardados por algum tempo em armários podem ficar mofados, pois os fungos necessitam de:

  1. algas simbióticas para digerir o couro, a lã e o algodão.
  2. baixa luminosidade para realizar fotossíntese.
  3. baixa umidade para se reproduzirem.
  4. substrato orgânico para o desenvolvimento adequado.

06. (PUC-PR) Analise as afirmações relacionadas a seres dos Reinos Monera, Protista e Fungi.

I. A associação das bactérias do gênero Rhizobium com as leguminosas dá origem a uma simbiose de alto valor econômico e ecológico.

II. Penicillium notatum é um representante do reino Fungi, do qual Alexander Fleming extraiu um importante antibiótico, conhecido por penicilina.

III. As micorrizas constituem um grupo de bactérias que realizam a fixação do nitrogênio da atmosfera.

IV. O reino Fungi apresenta espécies comestíveis e espécies tóxicas para o homem.

V. As bactérias são seres procariontes, portanto classificadas no reino Monera.

Estão corretas:

  1. apenas I, II e III
  2. apenas I, II, IV e V
  3. apenas I, II, III e V
  4. todas
  5. apenas II e IV.

07. (UFBA) Encontram-se, às vezes, em certos ambientes, pedaços de pão recobertos por bolor. Explica-se esse fato porque o bolor representa:

  1. uma colônia de bactérias que se desenvolveu a partir de uma única bactéria que contaminou o pão.
  2. o levedo usado no preparo do pão, que se desenvolveu e tomou uma coloração escura.
  3. um agrupamento de microrganismos que aparecem no pão por geração espontânea.
  4. um conjunto de fungos originados de esporos existentes no ar e que se desenvolveram no pão.
  5. o resultado do apodrecimento da farinha utilizada no fabrico do pão.

08. (FaZU) Nutrição heterótrofa é aquela feita por organismos incapazes de sintetizar compostos orgânicos a partir de inorgânicos. Assinale abaixo a resposta em que todos os componentes são heterótrofos.

  1. vegetais, os fungos e a minoria das bactérias.
  2. os animais, os fungos e a maioria das bactérias.
  3. os animais, todas as algas e a maioria das bactérias.
  4. os animais, os liquens e a minoria das bactérias.
  5. os vegetais, os liquens a minoria das bactérias.

09. (UnB-DF) Todos os itens indicam alguma importância ligada à atividade de fungos, exceto:

  1. podem causar doenças chamadas micoses.
  2. desempenham papel fermentativo.
  3. produção autotrófica de substâncias orgânicas para consumo de outros seres.
  4. alguns produzem antibióticos.
  5. participação na formação de liquens.

10. (UFU) Orelha-de-pau ( Polyporus ) é um basidiomiceto, facilmente encontrado em matas úmidas. O corpo de frutificação fica exposto e os mais comuns são vermelhos. Qual é o nome da estrutura a partir da qual será formado esse corpo de frutificação?

  1. Basidiocarpo.
  2. Hifas cenocíticas.
  3. Micélio.
  4. Himênio.

11. (Fuvest) No grupo dos fungos, são conhecidas perto de 100 mil espécies. Esse grupo tão diverso inclui espécies que

  1. são sapróbias, fundamentais na ciclagem dos nutrientes, pois sintetizam açúcares a partir do dióxido de carbono do ar.
  2. são parasitas, procariontes heterotróficos que absorvem compostos orgânicos produzidos pelos organismos hospedeiros.
  3. são comestíveis, pertencentes a um grupo de fungos primitivos que não formam corpos de frutificação.
  4. formam, com as raízes de plantas, associações chamadas micorrizas, mutuamente benéficas, pela troca de nutrientes.
  5. realizam respiração, na presença de oxigênio, e fotossíntese, na ausência desse gás, sendo, portanto, anaeróbias facultativas.

12. (UFV) Observe a figura seguinte que representa a estrutura de um fungo:

Em relação a essa estrutura, assinale a afirmativa incorreta:

  1. Durante o processo de reprodução sexuada de muitas espécies de fungos, formam-se hifas especiais que crescem em agrupamentos compactos formando a estrutura III.
  2. Os fungos multicelulares são constituídos por filamentos microscópicos ramificados denominados de hifas que são as estruturas indicadas em II.
  3. As hifas podem ser de dois tipos: hifas cenocíticas que são filamentos contínuos sem divisões transversais e hifas septadas que apresentam paredes transversais.
  4. O conjunto de hifas forma o micélio, representado pela estrutura III, que irá constituir o corpo do fungo multicelular.

13. (PUC-RJ) Indique, dentre os processos abaixo, a opção que esteja relacionada com a nutrição em fungos.

  1. Síntese de matéria orgânica com energia liberada da oxidação de matéria inorgânica.
  2. Síntese de matéria orgânica com utilização de energia luminosa.
  3. Digestão extracorpórea e absorção celular de matéria orgânica digerida do meio.
  4. Digestão corpórea extracelular em órgãos específicos.
  5. Endocitose de moléculas orgânicas complexas do meio e digestão intracelular.

14. (UFRN) Uma das doenças do algodoeiro é provocada pelo acúmulo de micélios e esporos de um fungo do gênero Fusarium no interior dos vasos da planta, prejudicando o fluxo de seiva. Para o fungo, essas estruturas são importantes, pois estão relacionadas, respectivamente, com:

  1. fixação e digestão.
  2. crescimento e reprodução.
  3. dispersão e toxicidade.
  4. armazenamento e respiração.

15. (UFPB) Sobre os representantes do reino Fungi, pode-se afirmar:

I. Ascomicetos possuem hifas cenocíticas e não possuem ascocarpo (estrutura de frutificação).

II. Basidiomicetos, além das fases haplóide e diplóide, apresentam uma terceira fase dicariótica.

III. Ascomicetos e Basidiomicetos apresentam ciclo de vida haplobionte haplonte.

Está(ão) correta(s) apenas:

  1. II e III
  2. I e II
  3. I e II
  4. I
  5. II

16. (UEPB) Apesar de apresentarem uma série de características que lhes são comuns, os seres vivos são diferentes entre si. Entre os fungos e os animais há características comuns e entre elas podese verificar:

  1. substância de reserva
  2. diferenciação celular em tecidos
  3. genoma
  4. modo de obtenção dos alimentos
  5. reprodução

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