Home > Banco de Questões > Biologia > Microbiologia >HPV

HPV

Lista de 10 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema HPV com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema HPV.



01. (UNICAMP) O HPV faz parte do grupo dos caudovírus. As verrugas genitais causadas pela infecção do vírus foram estudadas desde a Antiguidade, porém o vírus só foi descoberto 40 anos atrás. Pode-se afirmar corretamente que:

  1. A principal forma de se adquirir o HPV é através da ingestão de alimentos contaminados.
  2. O câncer de colo de útero não pode ser causado pelo vírus HPV.
  3. O vírus HPV pode permanecer latente por vários anos.
  4. Não há tratamento nem vacina para o HPV.

02. (PUC-RS) INSTRUÇÃO: Para responder à questão, analise as possibilidades de completar corretamente o texto abaixo, preenchendo os parênteses com V (verdadeiro) ou F (falso).

Nosso país está mobilizado nas campanhas de vacinação contra o sarampo e o papilomavírus humano (HPV). A vacinação contra o sarampo é destinada a crianças de seis meses até quatro anos de idade. Já a imunização contra o HPV é indicada para meninas de 11 a 13 anos. Ambas as doenças são

( ) causadas por infecções virais.

( ) combatidas com o uso de antibióticos.

( ) mais frequentes em regiões de clima tropical.

( ) transmitidas pelo contato direto com pessoas infectadas.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

  1. V – V – V – F
  2. V – V – F – F
  3. V – F – F – V
  4. F – F – V – V
  5. F – V – F – F

03. (UCS) Em março de 2014, foi iniciada no Brasil uma campanha nacional de vacinação contra o Papilomavírus humano (HPV). O marco inicial da campanha foi meninas com idades entre 11 e 13 anos, residentes nas comunidades próximas à Unidade Integrada Pro Paz, do bairro da Terra Firme, em Belém (Pará). A meta é imunizar 256,2 mil adolescentes no Pará, em 2014, segundo dados do Ministério da Saúde.

Disponível em: <http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2014/03/vacina-contra-hpv-e-disponibilizada-em-unidade-da-terra-firme-em-belem.html>. Acesso em: 27 mar.14. (Adaptado)

Em relação ao HPV, é correto afirmar que ele

  1. é o principal causador da herpes genital e labial, podendo evoluir para câncer de testículo e de pele.
  2. também é o agente causador da doença venérea, chamada de cancro mole.
  3. não pode ser transmitido da mãe para o bebê durante a gestação.
  4. pode causar lesões capazes de evoluir para o câncer de colo de útero.
  5. atinge, assim como o HIV, as células do sistema imune, como os linfócitos T.

04. (UESB) O Ministério da Saúde registra, a cada ano, 137 mil novos casos de Papilomavírus Humano (HPV) no Brasil e, por conta desta incidência expressiva, vem discutindo a possibilidade de inclusão da vacina contra o HPV no Programa Nacional de Vacinação pelo Sistema Único de Saúde.

Com base nos conhecimentos relacionados à infecção pelo Papilomavírus humano e possível ação da vacinação, é correto afirmar que a

  1. vacinação visa à modificação de componentes virais que interagem com receptores específicos de superfície celular
  2. vacinação em indivíduos do sexo masculino não é realizada devido à impossibilidade de ocorrência de câncer nos órgãos genitais masculinos por meio da ação do HPV.
  3. infecção pelo HPV em mulheres está diretamente relacionada à incidência de câncer de colo de útero, sendo o tratamento precoce indicado para redução da evolução da doença.
  4. vacinação de mulheres grávidas impedirá possíveis malformação cardíacas e morte de fetos em desenvolvimento.
  5. ação da vacina está relacionada à introdução de células do sistema imune que impedirão o ataque dos vírus às células dos órgãos genitais.

05. (ETEC) O artista britânico Luke Jerram, em parceria com o microbiologista Andrew Davidson, criou uma série de surpreendentes e inusitadas esculturas de vidro, intitulada Microbiologia em Vidro.

Nessas obras, estão representados alguns dos vírus e bactérias capazes de causar impacto devastador sobre a saúde global.

Entre essas esculturas, destaca-se a do papilomavírus humano (HPV), nome genérico de um grupo de vírus que engloba mais de cem tipos diferentes, cuja principal forma de transmissão é a sexual.

Alguns tipos de lesões genitais causadas pelo HPV podem ser de alto risco, porque são precursoras de tumores malignos, especialmente do câncer do colo do útero.

Entre as principais medidas recomendadas para prevenir essa doença, destaca-se o uso de preservativos, a realização de exames periódicos e a vacinação.

Sobre os benefícios relacionados ao uso dessa vacina, é correto afirmar que

  1. acarreta a imunização contra vários tipos de doenças sexualmente transmissíveis, como gonorreia e AIDS.
  2. substitui o uso de pílulas anticoncepcionais e imuniza também contra o HIV, vírus causador da AIDS.
  3. provoca o aumento na taxa de hemácias específicas que garantem a imunização contra o HPV.
  4. possui os anticorpos específicos prontos para atuar no processo de combate ao HPV.
  5. induz a produção de anticorpos específicos na proteção do organismo contra o HPV.

06. (UPE) O papiloma vírus humano (HPV) é o principal causador do câncer de colo do útero, enfermidade considerada um dos principais problemas de saúde pública do Brasil. Em Recife, esse tipo de câncer tem colocado o estado de Pernambuco em evidência mundial, principalmente pelo elevado número de casosregistrados e por ser a terceira neoplasia mais comum entre mulheres. Atualmente, para prevenir e oureduzir a mortalidade por essa doença, o Ministério da Saúde resolveu imunizar jovens na faixa entre 11 e 13 anos de idade.

(Diário de Pernambuco, 11/03/2014. Disponível em: http://monsystemeimmunitaire.fr/etiquette/cancer. Adaptado)

Assinale a alternativa CORRETA, com base no conhecimento sobre o papiloma vírus humano.

  1. São vírus de DNA de dupla fita, ou seja, adenovírus, que provocam o aparecimento de verrugas de coloração rosada, úmidas e macias, de aspecto semelhante à couve-flor tanto no órgão sexual do homem quanto no da mulher.
  2. Pode ser transmitido indiretamente pelo contato com a pele ou mucosa contaminada, durante a relação sexual, ou pela contaminação por meio de objetos como toalhas, roupas íntimas, vasos sanitários ou banheiras.
  3. São vírus heterogêneos capazes de multiplicarem-se e de alterarem o seu genoma no interior da célula hospedeira, a partir dos seus processos metabólicos, recodificando sua própria replicação.
  4. Tem um ciclo biológico no qual as partículas virais penetram inicialmente, nas células da camada profunda da pele ou das mucosas que são células mais diferenciadas do epitélio escamoso e que não têm atividade mitótica.
  5. Nos seus estágios de ativação, pode replicar-se e permanecer em sítio primário, ou pode trilhar outros caminhos, tais como causar o condiloma, doença que, nos seres humanos, pode se expressar de forma assintomática, após o contato inicial.

07. (UFAM PSC) A partir de 2014, por determinação do Ministério da Saúde, todas as meninas entre 10-11 anos devem ser imunizadas contra o HPV pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Calcula-se que esse agente infeccioso esteja presente em 80% da população feminina brasileira. Por que é importante tal procedimento de imunização?

  1. Esse agente, que tem como material genético o DNA, é o responsável direto pela maior parte da incidência de câncer do colo do útero, a 4ª causa de morte em mulheres no Brasil.
  2. A bactéria causadora do HPV é responsável por milhares de internações por problemas respiratórios, o que contribui para as elevadas despesas na área da saúde.
  3. Não há evidências que comprovem a ligação entre HPV e câncer nas mulheres; as medidas adotadas não se justificam.
  4. Esse protozoário não pode ser erradicado da população humana, pois faz parte de sua flora intestinal.
  5. Esse vírus infecta homens e mulheres e, embora seja considerada uma DST, sua infecção não traz consequências maiores à população.

08. (UPF) Em 2017, a vacina contra o HPV passou a ser oferecida pelo Programa Nacional de Imunização também a meninos de 12 e 13 anos. A imunização, que já era oferecida a meninas, pode prevenir câncer em diversos órgãos. Sobre HPV, analise as afirmativas abaixo.

I. HPV é um vírus transmitido por meio do contato direto com pele ou mucosas infectadas e no momento do parto.

II. O HPV pode infectar homens e mulheres, adultos e crianças e o sintoma mais comum é o aparecimento de verrugas na região genital.

III. Nos homens, a maioria das lesões (verrugas) são encontradas no prepúcio, na glande e no escroto.

IV. Indivíduos com vida sexual ativa devem se vacinar anualmente contra o HPV.

Está correto apenas o que se afirma em

  1. I e III.
  2. II, III e IV.
  3. II e IV.
  4. I e IV.
  5. I, II e III.

09. (UECE) Atente ao que se diz sobre o HPV, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) O HPV somente afeta mulheres; por isso, a vacinação é exclusiva para meninas de 9 a 11 anos de idade.

( ) O HPV pode ser eliminado espontaneamente pelo sistema imunológico de pessoas infectadas.

( ) Homens são apenas transmissores do vírus e não desenvolvem nenhum tipo de câncer quando infectados com o HPV.

( ) A principal forma de transmissão do HPV é pela via sexual, incluindo o contato oralgenital, genital-genital ou mesmo manualgenital.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  1. V, F, V, F.
  2. F, V, V, F.
  3. V, F, F, V.
  4. F, V, F, V.

10. (ACAFE) Ministério da Saúde anuncia vacinação contra HPV para meninos

O Ministério da Saúde anunciou que a vacinação contra HPV será estendida para os meninos. A vacina contra o papiloma vírus humano (HPV), que protege, principalmente, contra o câncer de colo do útero, já faz parte do Programa Nacional de Imunizações desde 2014, sendo indicada para meninas de 9 a 13 anos. A partir de janeiro 2017, meninos de 12 a 13 anos também poderão receber a vacina. A faixa etária será ampliada, gradualmente, até 2020, quando a vacina estará disponível para meninos de 9 a 13 anos. O esquema vacinal consiste em duas doses, com intervalo de seis meses.

Fonte: g1.globo, 11/10/2016 Disponível em: http://g1.globo.com.br

Analise as afirmações a seguir

I O condiloma acuminado, também conhecido como verruga genital ou crista de galo, é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pelo Papiloma vírus Humano (HPV). A infecção por esse vírus normalmente causa verrugas de tamanhos variáveis. Nas mulheres, as lesões comumente surgem na vagina, na vulva, na região do ânus e no colo do útero.

II A principal forma de transmissão do HPV é pela via sexual. Para ocorrer o contágio, a pessoa infectada não precisa apresentar sintomas e não há riscos de transmissão materno-fetal.

III As vacinas são recursos indispensáveis para a saúde individual e pública. A produção da vacina é processo complexo, combinando métodos de fabrico biológicos e farmacêuticos, sendo, por isso, produtos biofarmacêuticos.

IV Outras doenças, além da infecção por HPV, podem ser evitadas com a vacinação, entre elas: cólera, difteria, doença pneumocócica, doença meningogócica, tétano, hepatite A, hepatite B e rubéola.

Todas as afirmações estão corretas em:

  1. I - III - IV
  2. II - III
  3. II - IV
  4. III - IV

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp