Home > Banco de Questões > Biologia > Simulados

Ecologia VIII

Simulado com 15 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Ecologia VIII com questões de Vestibulares.

Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Ecologia VIII.

1. (UFGD) Um ecossistema é resultado da interação entre os componentes bióticos e abióticos. A fonte de nutrientes para os integrantes de determinada cadeia alimentar não se resume aos indivíduos que nela participam, mas envolve também componentes como solo, o ar e a água. Esse fenômeno caracteriza um movimento cíclico de matéria, do qual participam o ambiente e os organismos que nele vivem. É correto afirmar que:

1. A água, que compõem rios, mares e lagos, não passa para a atmosfera em forma de vapor.
  2. A precipitação em forma de chuva, orvalho, neve ou granizo devolve a água à superfície terrestre.
  3. A devolução de grande parte do nitrogênio retirado do ar pelo processo fotossintético dá-se por meio de respiração aeróbia e anaeróbia.
  4. Cerca de 20% do ar atmosférico é composto de nitrogênio na fase gasosa.
  5. Os compostos nitrogenados que circula pela cadeia alimentar dispensa a atuação dos decompositores, como fungos e bactérias.

2. (UECE) São exemplos de relações ecológicas interespecíficas desarmônicas:

1. sociedade, predação e comensalismo.
  2. predação, parasitismo e herbivoria.
  3. colônia, parasitismo e mutualismo.
  4. inquilinismo, herbivoria e mutualismo.

3. (UNICAMP) Pesquisadores analisaram o número de polinizadores, a biodiversidade e o rendimento de cultivos dependentes de polinizadores (maçã, pepino, caju, café, feijão, algodão e canola, entre outros) em propriedades da África, Ásia e América do Sul. Nos países analisados, o rendimento agrícola cresceu de acordo com a densidade de polinizadores, indicando que a redução na população de abelhas e outros insetos poderia ser parcialmente responsável pela queda de produtividade.

(Adaptado de http://revistapesquisa.fapesp.br/2016/01/21 /insetoselevam-produtividade-agricola/)

Os resultados obtidos com a pesquisa relatada acima sugerem que

1. A presença de insetos nas lavouras pode ser uma das causas da queda de produtividade e biodiversidade.
  2. Práticas agrícolas convencionais, com uso de pesticidas, favorecem os polinizadores e aumentam a produtividade.
  3. A adoção de medidas que ofereçam condições de vida mais favoráveis a polinizadores pode resultar em aumento de produtividade do feijão.
  4. A biodiversidade observada na África, Ásia e América do Sul demanda uso intenso de defensivos agrícolas.

4. (UEA) As lianas, cipós e trepadeiras são plantas enraizadas no solo, cujo caule se desenvolve sobre troncos de árvores, visando sustentação e maior obtenção de luz. Diversas orquídeas e bromélias fixam suas raízes nos troncos das árvores, de onde extraem superficialmente, muitas vezes por meio de associações com micorrizas, água e nutrientes originados da decomposição da matéria orgânica.

Tendo em vista as relações ecológicas citadas no texto, é correto afirmar que

1. as micorrizas são parasitas das árvores.
  2. as orquídeas e as bromélias são epífitas das árvores.
  3. as lianas, os cipós e as trepadeiras são mutualísticas das árvores.
  4. as orquídeas e as bromélias são parasitas das árvores.
  5. as micorrizas são comensais das orquídeas e bromélias.

5. (UECE) Ecologia é uma ciência ampla e complexa, direcionada ao entendimento do funcionamento da natureza, que apresenta conceitos específicos utilizados para definir as relações dos seres vivos entre si e destes com o meio. Considerando os conceitos ecológicos, é correto afirmar que

1. um ecossistema corresponde a uma região de transição entre duas comunidades, onde se encontra grande número de espécies e, porconseguinte, grande número de nichos ecológicos.
  2. analogicamente, um habitat corresponde ao “endereço” de um ser vivo na natureza, enquanto um nicho ecológico pode ser comparado à “profissão” desempenhada por uma espécie em um determinado ecossistema.
  3. a cadeia alimentar é definida pelas interações entre fatores bióticos e abióticos, ou seja, pela transferência de energia dos organismos vivos entre si e entre estes e os demais elementos de seu ambiente.
  4. biótopo corresponde a áreas geográficas sempre localizadas em elevadas altitudes, nas quais vivem determinadas comunidades compostas predominantemente por espécies endêmicas.

6. (UFPR) Uma coruja caça durante a noite e captura um morcego. Ambos são capturados por uma rede armada por pesquisadores. Após análise cuidadosa da coruja e do morcego, os pesquisadores encontraram, sob as penas da coruja, ácaros e piolhos, e sob os pelos do morcego, moscas hematófagas. As interações interespecíficas entre a coruja e o morcego, entre os ácaros e os piolhos e entre as moscas hematófagas e o morcego são denominadas, respectivamente:

1. predação, parasitismo e inquilinismo.
  2. predação, mutualismo e parasitismo.
  3. parasitismo, competição e predação.
  4. predação, competição e parasitismo.
  5. competição, inquilinismo e parasitismo.

7. (FGV-SP) O princípio da exclusão competitiva, também conhecido como princípio de Gause, discorre sobre a exploração de recursos ambientais por indivíduos ou populações de espécies diferentes, integrantes de uma mesma comunidade biológica.

Tal princípio foi demonstrado por meio de experimentos que promoveram o cultivo, isolada e separadamente, de duas populações de paramécios, protozoários unicelulares.

Essencialmente, a fundamentação que embasa o princípio da exclusão competitiva é

1. a sobreposição de nichos ecológicos.
  2. a ocupação do mesmo habitat.
  3. a competição intraespecífica.
  4. os fatores bióticos e abióticos de um ecossistema.
  5. a diversidade biológica de uma comunidade.

8. (ACAFE) A ecologia é um segmento da biologia focalizada no estudo dos seres vivos e suas interações com o meio ambiente onde nascem, desenvolvem-se e vivem, incluindo a interação com fatores abióticos.

Considerando as informações e os conhecimentos relacionados ao tema é correto afirmar, exceto:

1. Nas comunidades, as diferentes populações interagem das mais variadas maneiras. Essas interações, também chamadas de relações ecológicas, podem ser harmônicas quando não trazem desvantagem para nenhuma das espécies, ou então serem desarmônicas, beneficiando apenas um grupo e prejudicando outro.
  2. Densidade é o número de indivíduos por unidade de área ou de volume. Alguns fatores como a imigração, a emigração, a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade influenciam na densidade de uma população.
  3. O sistema reprodutivo dos indivíduos influencia diretamente na estrutura genética da população. Em populações de reprodução alógamas, por exemplo, a diversidade genética encontra-se entre os indivíduos, pois a maior parte dos locos encontra-se em homozigose.
  4. Em ecologia, riqueza é o número de espécies registrado em uma área, enquanto abundância é o número de indivíduos de determinada espécie em uma área.

9. (FGV-SP) Atualmente, a prática da compostagem doméstica com a utilização de minhocas vem se expandindo, tanto por maior conscientização, como também por campanhas promovidas por organizações governamentais e não governamentais.

A técnica é bastante simples, e depende, basicamente, do depósito de restos alimentares vegetais em caixas contendo as minhocas, que os consomem.

Um dos benefícios ecológicos da compostagem doméstica relaciona-se diretamente com a

1. reciclagem de resíduos sólidos, que minimiza a exploração de recursos minerais.
  2. redução da quantidade de resíduos alimentares cujo destino são os aterros sanitários.
  3. destinação de resíduos tóxicos que não podem ser descartados no lixo comum.
  4. reprodução de minhocas para recuperação de áreas degradadas pela ação antrópica.
  5. produção e utilização de biogás, gerado na decomposição, como combustível.

10. (UECE) Em águas de mares, oceanos, rios e lagos, vivem muitos seres aquáticos. Especificamente nos ecossistemas de água salgada, o Nécton corresponde aos seres vivos

1. que se deslocam pelo movimento das ondas e das correntes marinhas, pois não possuem vida ativa.
  2. adaptados para o deslocamento no meio aquático, inclusive vencendo as correntes marinhas.
  3. responsáveis pela renovação da maior parte do oxigênio do planeta.
  4. possuidores de estruturas que garantem sua fixação ao fundo do ambiente marinho.

11. (Mackenzie) Sucessão ecológica é o nome que se dá a uma série de mudanças nas comunidades que compõem um ecossistema. As diversas comunidades se sucedem, até que se atinja um estágio de relativa estabilidade e equilíbrio, denominado comunidade clímax.

É correto afirmar que, ao longo da sucessão,

1. a produtividade primária bruta diminui no início, depois se estabiliza.
  2. a razão fotossíntese/respiração, no início a fotossíntese é maior, depois se iguala.
  3. o tamanho dos indivíduos tende a diminuir.
  4. a composição em espécies muda lentamente no início, depois rapidamente.
  5. a reciclagem de nutrientes diminui.

12. (UFRGS) Em 27 de setembro de 2017, o Governo Federal anunciou a extinção total do decreto que previa a abertura da Renca (Reserva Nacional de Cobre e Associados) para a entrada de empresas de mineração que cobiçavam ouro, cobre e outros tesouros na região. A Renca contempla nove reservas ambientais e indígenas, que seriam impactadas caso o Governo liberasse a área para a entrada de empresas privadas.

Adaptado de: Carla Jiménez, Jornal El Pais. 26 set. 2017. Disponível em: . Acesso em: 26 set. 2017.

Considere as afirmações abaixo, sobre os possíveis impactos ambientais gerados pelas atividades mineradoras em áreas florestais.

I - O minério retirado do solo altera a população de bactérias biofixadoras, o que reduz a fixação do carbono por esses organismos.

II - A mineração gera erosão do solo, o que leva ao assoreamento de rios, com consequente alteração da topografia de seus leitos e aumento das cheias.

III- A diminuição de produtividade primária e de biodiversidade deve-se aos desmatamentos em áreas exploradas pela mineração.

Quais estão corretas?

1. Apenas I.
  2. Apenas II.
  3. Apenas I e III.
  4. Apenas II e III.
  5. I, II e III.

13. (UCPEL) Em 2017 a Estação ecológica do Taim, localizada no extremo sul do Brasil, foi ampliada passando a ter 32 mil hectares,conforme informações do Ministério do Meio Ambiente. Criada em junho de 1979, sua finalidade é a preservação de um grande viveiro natural de animais e vegetais distribuídos em banhados, campos, lagoas, praias arenosas e dunas litorâneas. Ela abriga muitas espécies ameaçadas de extinção, como a lontra e o gavião-cinza, que estão nessa lista. Além de outros que são mais fáceis de serem avistados como jacaré-do-papo-amarelo, tartaruga-tigred’água, capivara e o graxaim-do-campo.

Em relação ao ambiente mencionado, podemos afirmar que

1. a perda progressiva de energia ao longo da cadeia alimentar é um dos fatores que justifica a menor abundância de gaviões-cinza em relação a abundância de capivaras.
  2. numa pirâmide energética com algumas espécies mencionadas, a menor quantidade de energia estaria disponível para o graxaimdo-campo, pois trata-se de um animal herbívoro.
  3. as lontras ocupam o primeiro nível trófico em qualquer tipo de pirâmide ecológica, por isso a falta de preservação do seu ambiente representa uma grande ameaça de extinção dessa espécie.
  4. os banhados existentes na Estação ecológica do Taim, são um bioma fundamental para manutenção da eficiência trófica nesse tipo de ambiente, pois abrigam diversas espécies de plantas e animais.
  5. o jacaré-do-papo amarelo e uma tartaruga-tigre-d´água nunca poderiam ocupar um mesmo nível trófico, pois um é carnívoro e outro é onívoro.

14. (UFRGS) Os ecossistemas aquáticos podem ser de água doce ou salgada. Com relação aos ecossistemas marinhos, é correto afirmar que

1. o domínio pelágico corresponde à zona litoral.
  2. os organismos das regiões abissais dependem da matéria orgânica das camadas superiores ou de organismos quimiossintetizantes.
  3. a zona afótica estende-se até 400 m de profundidade, viabilizando a presença de algas fotossintetizantes.
  4. a zona hadal corresponde à região entre a linha costeira e a plataforma continental.
  5. a bioluminescência é comum em organismos que vivem na zona nerítica.

15. (UFN) Os polinizadores fornecem um serviço essencial ao ecossistema e trazem inúmeros benefícios à sociedade, por exemplo, na produção de alimento e na agricultura. Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A ausência de agentes polinizadores em cultivo agrícola resulta em baixa produtividade de sementes.

PORQUE

II. A polinização é essencial para a reprodução assexuada e, na sua ausência, a manutenção da variabilidade genética entre vegetais não ocorre.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

1. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
  2. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa correta da I.
  3. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  4. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
  5. As asserções I e II são proposições falsas.