Home > Banco de Questões > Biologia > Histologia >

Tecidos Conjuntivos

Lista de 15 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Tecidos Conjuntivos com questões de Vestibulares.

Confira as videoaulas, teoria e questões sobre: Histologia.





1. (Fuvest) A alergia é uma hipersensibilidade desenvolvida em relação a determinadas substâncias, os alergênicos, que são reconhecidos por um tipo especial de anticorpos. A reação alérgica ocorre quando as moléculas do alergênico:

  1. ligam-se a moléculas do anticorpo presas à membrana dos mastócitos, que reagem liberando histaminas.
  2. desencadeiam, nos gânglios linfáticos, uma grande proliferação de linfócitos específicos.
  3. são reconhecidas pelas células de memória, que se reproduzem e fabricam grande quantidade de histaminas.
  4. ligam-se aos anticorpos e migram para os órgãos imunitários primários onde são destruídos.
  5. são fagocitados pelos mastócitos e estimulam a fabricação das interleucinas.

2. (PUC-PR) O tecido conjuntivo possui três tipos de fibras: colágenas, reticulares e elásticas. Com relação a elas, analise as afirmativas e assinale a alternativa CORRETA:

  1. As fibras colágenas, assim como as elásticas, são constituídas de microfibrilas de colágeno, que se unem formando as fibrilas de colágeno, que, por sua vez, se unem, formando as fibras de colágeno.
  2. As células de certos órgãos, como o baço e os rins, são envolvidas por uma trama de sustentação constituída de fibras reticulares, cujo principal componente é a elastina, uma escleroproteína.
  3. Os pulmões são órgãos facilmente sujeitos à expansão de volume, pois são ricos em fibras elásticas, constituídas de elastina, proteína cuja principal função é dar elasticidade aos locais onde se encontram.
  4. Quanto maior a quantidade de colágeno nos tecidos, maior a elasticidade, como, por exemplo, nos tendões, onde o colágeno se distribui em uma só direção, enquanto que o cordão umbilical forma uma malha difusa entre as células dos tecidos.
  5. As fibras colágenas são constituídas da proteína colágeno, polimerizadas fora das células, a partir do tropocolágeno sintetizado pelos macrófagos.

3. (UEL) O osso, apesar da aparente dureza, é considerado um tecido plástico, em vista da constante renovação de sua matriz. Utilizando-se dessa propriedade,ortodontistas corrigem as posições dos dentes,ortopedistas orientam as consolidações de fraturas e fisioterapeutas corrigem defeitos ósseos decorrentes de posturas inadequadas. A matriz dos ossos tem uma parte orgânica proteica constituída principalmente por colágeno,e uma parte inorgânica constituída por cristais de fosfato de cálcio, na forma de hidroxiapatita.Com base no texto e nos conhecimentos sobre tecido ósseo, é correto afirmar:

  1. A matriz óssea tem um caráter de plasticidade em razão da presença de grande quantidade de água associada aos cristais de hidroxiapatita.
  2. A plasticidade do tecido ósseo é resultante da capacidade de reabsorção e de síntese de nova matriz orgânica pelas células ósseas.
  3. O tecido ósseo é considerado plástico em decorrência da consistência gelatinosa da proteína colágeno que lhe confere alta compressibilidade.
  4. A plasticidade do tecido ósseo, por decorrer da substituição do colágeno, aumenta progressivamente, ao longo da vida de um indivíduo.
  5. A matriz óssea é denominada plástica porque os ossos são os vestígios mais duradouros que permanecem após a morte do indivíduo.

04. (UFPI) Fazem parte dos tecidos conjuntivos, exceto:

  1. tecido ósseo
  2. tecido muscular
  3. tecido adiposo
  4. tecido cartilaginoso
  5. tecido sanguíneo

05. (Unirio-RJ) A osteoporose é a mais comum de todas as doenças ósseas em adultos, especialmente na velhice. Estima-se que 5,5 milhões de brasileiros sofram dessa doença, responsável por 1 milhão dos casos registrados de fraturas, dos quais 50%, na coluna vertebral.Até novembro de 2003, os medicamentos usados no Brasil no combate à osteoporose tinham como objetivo reduzir a atividade das células responsáveis pela destruição da matriz óssea. A partir desta data, foi colocado à disposição do doente um novo medicamento que age estimulando a reconstituição óssea.(Adaptado: Revista Veja, 2003)

Este novo medicamento tem como função:

  1. aumentar o número de osteoblastos, diminuindo a desproporção metabólica entre osteoblastos e osteoclastos.
  2. estimular a produção do paratormônio, diminuindo a ação dos osteoblastos.
  3. aumentar o metabolismo dos osteoclastos, diminuindo a desmineralização do osso.
  4. inibir a produção de calcitonina, hormônio responsável pela deposição de cálcio na matriz óssea.
  5. diminuir o metabolismo dos osteoblastos responsáveis pela destruição da matriz óssea.

06. (UFSC) No tecido conjuntivo, cada um dos elementos realiza funções específicas. Assim, as fibras colágenas orientadas paralelamente e a substância fundamental intensamente mineralizada se caracterizam, respectivamente, pelas funções de:

  1. dureza e armazenamento.
  2. tração e resistência.
  3. defesa e preenchimento.
  4. elasticidade e reserva.
  5. flexibilidade e tenacidade

07. (UFRGS-RS) Deixando um osso de galinha imerso em uma solução fraca de ácido clorídrico, depois de três dias, ao retirá-lo, constata-se que ele:

  1. adquire maior consistência, porque o ácido clorídrico reage com o cálcio do osso, formando cloreto de cálcio, que se solidifica.
  2. permanece totalmente escuro pela deposição de uma camada de cloreto de cálcio.
  3. reveste-se de uma membrana fibrosa de osseína.
  4. torna-se flexível, porque o ácido clorídrico destrói os sais de cálcio.
  5. destrói-se completamente, corroído pelo ácido.

08. (Unicamp-SP) A osteoporose, principal causa de quedas entre idosos, é resultado da perda gradual da densidade da matriz óssea, que é remodelada por osteoblastos e osteoclastos. Segundo os especialistas, a prevenção contra a osteoporose deve começar na infância, com alimentação rica em cálcio e em vitamina D, exposição diária ao sol e exercícios físicos. Sobre os vários fatores envolvidos na formação do osso, é correto afirmar que:

  1. A fixação do cálcio no tecido ósseo depende da presença de vitamina D, cuja síntese é diminuída em indivíduos que têm o hábito de tomar sol.
  2. O excesso de vitamina C pode levar à diminuição da densidade óssea, pois essa vitamina causa degradação das moléculas de colágeno.
  3. Os osteoblastos e os osteoclastos são células responsáveis, respectivamente, pela captura de cálcio e pela absorção de vitamina D.
  4. Os osteoblastos e os osteoclastos são células responsáveis, respectivamente, pela produção e pela degradação de componentes da matriz óssea.

09. (UEL-PR) O osso, apesar da aparente dureza, é considerado um tecido plástico, em vista da constante renovação de sua matriz. Utilizando-se dessa propriedade, ortodontistas corrigem as posições dos dentes, ortopedistas orientam as consolidações de fraturas e fisioterapeutas corrigem defeitos ósseos decorrentes de posturas inadequadas. A matriz dos ossos tem uma parte orgânica proteica constituída principalmente por colágeno, e uma parte inorgânica constituída por cristais de fosfato de cálcio, na forma de hidroxiapatita

Com base no texto e nos conhecimentos sobre tecido ósseo, é correto afirmar:

  1. A matriz óssea tem um caráter de plasticidade em razão da presença de grande quantidade de água associada aos cristais de hidroxiapatita.
  2. A plasticidade do tecido ósseo é resultante da capacidade de reabsorção e de síntese de nova matriz orgânica pelas células ósseas.
  3. O tecido ósseo é considerado plástico em decorrência da consistência gelatinosa da proteína colágeno que lhe confere alta compressibilidade.
  4. A plasticidade do tecido ósseo, por decorrer da substituição do colágeno, aumenta progressivamente, ao longo da vida de um indivíduo.
  5. A matriz óssea é denominada plástica porque os ossos são os vestígios mais duradouros que permanecem após a morte do indivíduo.

10. (Cesgranrio-RJ) Dos vários tipos de colágeno presentes no corpo humano, o colágeno do Tipo I é o mais abundante. Uma doença genética caracterizada por problemas na produção de colágeno do Tipo I é a chamada Osteogenesis Imperfecta, ou doença dos ossos de cristal. Pessoas acometidas dessa doença apresentam fragilidade óssea, ossos curvados e baixa estatura, entre outros sintomas. Os acometimentos do tecido ósseo na Osteogenesis Imperfecta se devem ao fato de que o colágeno:

  1. promove a multiplicaçăo dos osteoplastos.
  2. permite que os osteoclastos não fagocitem.
  3. faz parte da matriz extracelular do osso.
  4. forma depósitos cristalinos de fosfato de cálcio.
  5. preenche as trabéculas de ossos esponjosos.

11. (Ifsul-RS) Podemos classificar os tecidos conjuntivos de acordo com suas funções. Com relação aos diferentes tipos de tecido conjuntivo, considere as afirmativas abaixo

I. O tecido conjuntivo propriamente dito frouxo é muito flexível, possui poucas fibras de colágeno e as células características estão imersas na substância fundamental amorfa.

II. O tecido conjuntivo propriamente dito denso possui grande resistência a trações e pode ser de três tipos: modelado, não modelado e fibroso.

III. O tecido conjuntivo denso não modelado compõe os tendões e os ligamentos.

IV. O tecido conjuntivo denso fibroso forma a derme e os envoltórios de cartilagens.

Estão corretas apenas as afirmativas

  1. I e IV.
  2. I, II e III.
  3. II e IV.
  4. II, III e IV.

12. (UFRGS) No bloco superior abaixo, estão caracterizadas células do tecido ósseo; no inferior, tipos de células desse tecido.

Associe adequadamente o bloco inferior ao superior.

1. Macrófagos multinucleados da matriz óssea, responsáveis pela disponibilização dos minerais armazenados no osso.

2. Células de reserva lipídica da medula óssea.

3. Células jovens com muitos prolongamentos e intensa atividade metabólica na síntese da parte orgânica da matriz óssea.

4. Células aprisionadas nas lacunas da matriz óssea e com metabolismo mais reduzido.

( ) Osteoblasto

( ) Osteoclasto

( ) Osteócito

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

  1. 1 – 2 – 4.
  2. 2 – 1 – 3.
  3. 4 – 3 – 2.
  4. 3 – 1 – 4.
  5. 4 – 2 – 1.

13. (UPE) A medula é um tecido gelatinoso, que fica no interior dos ossos, especialmente no ilíaco, localizado no quadril. A medula origina as células, que compõem o sangue. Na figura, os números representam células progenitoras, e as letras, algumas células diferenciadas.

Assinale a alternativa que apresenta a CORRETA associação entre células e funções.

  1. A célula 1 é responsável pela formação dos neutrófilos com função de produzir anticorpos e liberar heparina com ação anticoagulante e histamina com ação vasodilatadora.
  2. As células leucocitárias (progenitora 1) originam os leucócitos (A) do tipo granulócito com função de fagocitar elementos estranhos ao organismo, como parasitas intestinais, e atuar em doenças alérgicas e na coagulação sanguínea.
  3. A célula 2 é responsável pela formação dos linfócitos com função de fagocitar bactérias, vírus, fungos e restos celulares. Os linfócitos podem ser do tipo T e B e podem ser encontrados no sangue e nos órgãos linfáticos, tais como baço e timo.
  4. A célula 2 origina eritrócitos (D), eosinófilos (C), leucócitos agranulócitos (B). Essas primeiras (D) são células anucleadas e, por apresentar aspecto bicôncavo, propicia maior superfície para as trocas gasosas.
  5. As células mieloides (progenitora 2) originam hemácias (D), plaquetas (C), neutrófilos (B), monócitos, eosinófilos, precursores dos mastócitos e basófilos. Sabe-se que as plaquetas são fragmentos anucleados dos megacariócitos e participam do processo de coagulação do sangue.

14. (UERR) Com relação às afirmativas abaixo, assinale a alternativa correta.

I. A nossa epiderme é constituída de epitélio estratificado pavimentoso, pois tem várias camadas celulares superficiais e achatadas.

II. Fibroblastos são células encontradas em tecidos conjuntivos. São células produtoras de fibras colágenas, elásticas e reticulares, todas representadas por finos filamentos proteicos.

III. O tecido conjuntivo pode ser classificado como tecido conjuntivo de propriedades especiais, sendo representado pelos tecidos adiposo e hemocitopoiético.

IV. As glândulas originam-se de células epiteliais que se organizam formando canais para eliminar suas secreções, sendo chamadas de glândulas endócrinas ou, se isolam do epitélio e, sem canais, lançam suas secreções, os hormônios, diretamente na corrente sanguínea, sendo denominadas glândulas exócrinas.

V. As glândulas sudoríparas desenvolvem secreção holócrina, enquanto que, as glândulas sebáceas desenvolvem secreção merócrina.

  1. Afirmativas I, II e V estão corretas.
  2. Afirmativas I, II e IV estão corretas.
  3. Afirmativas I, II e III estão corretas.
  4. Afirmativas III, IV e V estão corretas.
  5. Afirmativas II, III e IV estão corretas.

15. (UNICAMP) O corpo humano é composto por pelo menos dois tipos de gordura. A mais comum é o tecido adiposo branco, um tipo perigoso que se acumula ao redor das vísceras e debaixo da pele, podendo causar obesidade e desencadear complicações metabólicas, como o diabetes tipo 2. A outra é o tecido adiposo marrom, que regula a produção de calor e, consequentemente, a temperatura corporal.

Assinale a alternativa correta.

  1. O tecido adiposo branco produz mais energia que o tecido adiposo marrom.
  2. O tecido adiposo marrom não produz ATP, mas produz calor.
  3. O tecido adiposo branco não produz ATP, mas produz calor.
  4. O tecido adiposo branco produz ATP e calor.


.