Home > Banco de Questões > Biologia > Simulados

Histologia VI

Lista de 15 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Histologia com questões de Vestibulares.



01. (UPF) "Dois homens atingidos pela árvore que caiu na tarde do último sábado no Parque da Redenção, em Porto Alegre, seguem internados no Hospital de Pronto Socorro. (...) Uma das vítimas, um jovem de 21 anos, realizou uma cirurgia na tarde de domingo (...). Ele foi atingido na região abdominal e perdeu 30% do estômago, o baço inteiro e 70% do pâncreas"

(Zero Hora, 02/09/13 - Adaptado).

O fato de o jovem perder o baço e parte do pâncreas tem influência sobre seu organismo porque as funções desses dois órgãos correspondem, respectivamente, a:

  1. produção de glucagon e produção de insulina.
  2. produção de adrenalina e filtragem do sangue para remoção de micro-organismos.
  3. destruição de hemácias envelhecidas e produção de insulina.
  4. produção de glucagon e produção de adrenalina.
  5. destruição de hemácias envelhecidas e filtragem do sangue para remoção de micro-organismos.

02. (UFAM PSC) A habilidade em detectar a luz é quase um fenômeno universal no reino animal. Embora ainda não esteja esclarecido como alguns animais fazem isso sem possuírem estruturas especializadas, é mais usual que eles possuam uma região especializada com fotorreceptores. Observe o esquema a seguir e suas indicações:

Em relação ao esquema é CORRETO afirmar que:

  1. 1 é uma região altamente pigmentada e confere as cores dos olhos; 3 e 6 são câmaras repletas com humor vítreo, uma substância gelatinosa que permite a passagem de luz; 5, 7 e 8 representam o tecido neural.
  2. 1 é uma região rica em fotorreceptores; 2 é uma região transparente e que apresenta um raio de curvatura maior que o da esclera; 4 é pigmentada e formada por músculo liso e sua contração e relaxamento regula a abertura da pupila; 7 e 8 representam o tecido neural.
  3. 1 é uma região altamente pigmentada e confere as cores dos olhos; 3 e 6 são câmaras repletas com humor vítreo; 2 e 4 representam o tecido neural.
  4. 1 é pigmentada e formada por músculo liso e sua contração e relaxamento regula a abertura da pupila; 2 é uma região transparente e que apresenta um raio de curvatura menor que o da esclera; 7 e 8 representam o tecido neural.
  5. 2 é uma região transparente e que apresenta um raio de curvatura menor que o da esclera; 4 é pigmentada e formada por músculo liso e sua contração e relaxamento regula a abertura da pupila; 7 e 8 representam o tecido neural.

03. (UPE) Observe a charge e os cortes histológicos a seguir:

Assinale a alternativa que apresenta a correlação entre a imagem dos cortes histológicos e a descrição do tecido tratado na charge, responsável pelo acúmulo de nutrientes orgânicos sob a forma de gordura.

  1. Tecido 1 ‐ tecido conjuntivo frouxo, do tipo adiposo, em que se encontram os adipócitos, especializados no armazenamento de substâncias lipídicas, tais como triglicerídios.
  2. Tecido 2 ‐ tecido conjuntivo denso, do tipo não modelado, em que se encontram os mastócitos, especializados no armazenamento de substâncias lipídicas, tais como colesterol.
  3. Tecido 3 ‐ tecido conjuntivo do tipo hematopoiético, em que se encontram os linfócitos, especializados no armazenamento de substâncias lipídicas, tais como fosfolipídios.
  4. Tecido 1 ‐ tecido conjuntivo frouxo, do tipo ósseo, em que se encontram os osteoblastos, especializados no armazenamento de substâncias lipídicas, tais como vitaminas lipossolúveis.
  5. Tecido 2 ‐ tecido conjuntivo denso, do tipo modelado, em que se encontram os condrócitos, especializados no armazenamento de substâncias lipídicas, tais como carotenoides.

04. (UFAM PSC) Observe o esquema a seguir apresentando a estrutura externa e interna da orelha humana.

A alternativa que contém as informações CORRETAS em relação ao esquema é:

  1. 1-canal auditivo; 2-membrana timpânica; 3- ossículos auditivos; 4-canais semicirculares (órgão do equilíbrio); 5-cóclea (órgão da audição); 6-nervo; 7-tuba auditiva.
  2. 1-canal auditivo; 2-ossículos auditivos; 3- membrana timpânica; 4-canais semicirculares (órgão do equilíbrio); 5-cóclea (órgão da audição); 6-nervo; 7-tuba auditiva.
  3. 1-canal auditivo; 2-membrana timpânica; 3- ossículos auditivos; 4-cóclea (órgão da audição); 5-canais semicirculares (órgão do equilíbrio); 6-nervo; 7-tuba auditiva.
  4. 1-canal auditivo; 2-membrana timpânica; 3- ossículos auditivos; 4-canais semicirculares (órgão da audição); 5-cóclea (órgão do equilíbrio); 6-nervo; 7-tuba auditiva.
  5. 1-canal auditivo; 2-membrana timpânica; 3- ossículos auditivos; 4-canais semicirculares (órgão do equilíbrio); 5-cóclea (órgão da audição); 6-tuba auditiva; 7-nervo.

05. (UFSM) Cada povo possui um tipo de culinária, um modo de preparar seus alimentos, como se fossem sinais culturais transmitidos por meio do paladar, da visão e do olfato. Por exemplo, no Brasil, os europeus foram os responsáveis pela introdução do sal, do açúcar e de diferentes especiarias, variando ainda mais o doce, o salgado, o azedo e o amargo do cardápio brasileiro. Sobre esses sabores, é correto afirmar que sua percepção é

I - captada na língua e direcionada ao cérebro.

II - transmitida ao cérebro através dos neurônios.

III - reconhecida na região do sistema nervoso periférico.

IV - uma mistura de sensações do olfato e do paladar.

Estão corretas

  1. apenas I e II.
  2. apenas I e IV.
  3. apenas II e III.
  4. apenas III e IV.
  5. I, II, III e IV.

06. (EMESCAM) Um pai preocupado com a baixa estatura do seu filho, procura um médico ortopedista a fim de constatar se a criança ainda está crescendo. O médico requisita exames de Raios-X das mãos da criança para examinar a estrutura óssea dela.

Ao realizar esse procedimento, o médico tem por objetivo

  1. visualizar a quantidade de medula óssea vermelha presente nos ossos da criança.
  2. examinar se nas articulações as superfícies cartilaginosas dos ossos, nas extremidades dos mesmos, estão comprometidas por algum fenômeno de degeneração.
  3. verificar se a densidade do tecido ósseo compacto (osso haversiano) está dentro dos limites normais.
  4. observar se as regiões de crescimento (disco epifisário), constituídas por cartilagem hialina, nas extremidades dos ossos já se encontram calcificadas.
  5. verificar se os canais de Havers e de Volkmann contêm vasos sanguíneos e nervos no seu interior.

07. (UCS) Pessoas que sofrem de leucemia e que recebem os tratamentos convencionais sem alcançar os resultados esperados necessitam de transplante de medula. O procedimento consiste em retirar parte do tecido de um doador compatível e introduzi-lo num receptor. Esse tecido do doador geralmente é retirado da medula

  1. raquidiana.
  2. espinhal.
  3. cerebral.
  4. óssea dos ossos curtos.
  5. óssea dos ossos do quadril.

08. (PUC-PR) Sobre a histologia humana, marque a alternativa CORRETA.

  1. Os tendões e os ligamentos são formados por tecido conjuntivo propriamente dito denso não modelado.
  2. São células do tecido conjuntivo propriamente dito os eosinófilos, mastócitos, fibroblastos e condroblastos.
  3. O músculo estriado esquelético é formado por miofibrilas denominadas actina e miosina. Sua contração é involuntária e lenta.
  4. O tecido epitelial é avascular e recebe nutrientes através da lâmina basal.
  5. O tecido cartilaginoso é inervado e ricamente vascularizado.

09. (UNESC) Os olhos dos vertebrados são estruturas sensoriais necessárias para detecção de estímulos luminosos. Relacione as estruturas formadoras dos olhos numeradas em I, II, III e IV com suas respectivas funções:

I - Pupila

II - Retina

III - Íris

IV - Cristalino

( ) camada de neurônios e fotorreceptores responsáveis pela formação da imagem.

( ) lente natural que modifica sua forma para focalizar a imagem.

( ) abertura na porção frontal por onde a luz entra no globo ocular.

( ) porção do globo ocular que possui pigmentação e controla a quantidade de luz que entra.

  1. II, IV, I e III
  2. II, I, IV e III
  3. IV, I, III, e II
  4. III, IV, I e II
  5. IV, I, II, e III

10. (PUC-PR) Os músculos são encontrados ao longo do corpo, desde membros superiores, inferiores, até em órgãos como estômago, coração, pulmão, entre outros.

Sobre a estrutura desses tecidos e suas características, marque a alternativa CORRETA.

  1. As células musculares lisas apresentam uma contração voluntária e rápida, comum nos sistemas digestório e respiratório.
  2. As altas concentrações de ácido lático no músculo acontecem devido ao repouso intenso de um indivíduo.
  3. O coração possui células musculares plurinucleadas, de contração voluntária e rápida.
  4. Toda célula muscular é multinucleada, possui um alto gasto energético, é rica em microfilamentos e, na ausência de oxigênio, produz ácido lático.
  5. Durante uma contração muscular, os filamentos de actina deslizam sobre os de miosina, contexto em que o cálcio desempenha um importante papel.

11. (UFAM PSC) O tecido conjuntivo é onipresente em nosso corpo. Ele une ossos, músculos, sustenta órgãos e até cria um sistema sofisticado que mantém as células unidas enquanto participa da comunicação entre o meio intra e extracelular. O tecido conjuntivo é um dos componentes mais integrais da máquina humana. Além de seus componentes proteicos, diversas células se movimentam no interior do tecido ou se tornam residentes nele. Dada sua importância na saúde e na doença, nada mais relevante do que examinar a organização básica do tecido conjuntivo propriamente dito. Sendo assim, observe a figura a seguir e relacione os termos com sua respectiva numeração.

  1. 1-Fibras reticulares; 2-Melanócito; 3-Plasmócito; 4-Adipócito; 5-Substância fundamental; 6-Mastócito; 7-Fibras colágenas; 8-Fibroblasto; 9-Linfócito
  2. 1-Fibras colágenas; 2-Plasmócito; 3-Melanócito; 4-Substância fundamental; 5-Adipócito; 6-Mastócito; 7-Fibras reticulares; 8-Linfócito; 9-Fibroblasto.
  3. 1-Fibras colágenas; 2-Melanócito; 3-Plasmócito; 4-Substância fundamental; 5-Adipócito; 6-Mastócito; 7-Fibras reticulares; 8-Fibroblasto; 9-Linfócito.
  4. 1-Fibras reticulares; 2-Melanócito; 3-Linfócito; 4-Adipócito; 5-Substância fundamental; 6-Mastócito; 7-Fibras colágenas; 8-Fibroblasto; 9-Plasmócito.
  5. 1-Fibras colágenas; 2-Plasmócito; 3-Melanócito; 4-Substância fundamental; 5-Adipócito; 6-Fibroblasto; 7-Fibras reticulares; 8-Linfócito; 9-Mastócito.

12. (UEFS) A popularização da tatuagem nas últimas duas décadas, principalmente entre os jovens, provoca agora uma corrida dos arrependidos aos consultórios dos dermatologistas para apagar os desenhos na pele. [...] O grau de sucesso da remoção depende das cores da tatuagem. Tons escuros, como preto e azul-marinho, são mais fáceis de remover, mas é quase impossível apagar totalmente as cores claras. Mesmo quando o desenho é eliminado por completo, é comum a região da pele onde repousava a tatuagem ficar manchada, com um tom esbranquiçado. A ação do laser é agressiva. Uma vez que o raio atinge a tatuagem, ele explode os pigmentos em partículas ainda menores, que são absorvidas pelos macrófagos. Essas células são eliminadas pelo sistema linfático, levando consigo os micropigmentos.

(MELO, 2012. p. 110-112).

No procedimento para remoção das tatuagens, o raio laser explode os pigmentos em pequenas partículas, que são absorvidas pelos macrófagos, células que se caracterizam por apresentar

  1. capacidade de produção de anticorpos em resposta à presença de agentes estranhos ao organismo.
  2. intensa atividade fagocitária, participando da defesa orgânica.
  3. membrana celular pobre em moléculas de colesterol, que lhe confere a rigidez essencial às suas funções.
  4. elevada taxa de síntese, necessária ao seu papel no processo de cicatrização de ferimentos.
  5. função anticoagulante associada à heparina acumulada em seus vacúolos.

13. (UEFS) Uma das hipóteses — desequilíbrio hormonal — para explicar a obesidade considera a complexa regulação fisiológica de células adiposas.

A figura esquematiza aspectos básicos dessa hipótese.

Sobre as células adiposas, constituintes de um tipo especial de tecido conjuntivo, é correto afirmar:

  1. Perdem o núcleo ao longo do seu ciclo de vida pelo acúmulo de reserva energética sob a forma de gotículas de gordura.
  2. Exibem uma rede de fibras colágenas que retém os depósitos de gordura no interior do compartimento citoplasmático.
  3. Sofrem processo de diferenciação, a partir de células mesenquimatosas e alteram seu volume em função da dinâmica fisiológica.
  4. Aumentam de número por constantes divisões mitóticas, mantendo a relação superfície-volume no limite peculiar a todas as células humanas.
  5. Apresentam um extenso sistema de endomembranas, em virtude da ausência de organelas envolvidas no metabolismo bioenergético.

14. (UFPA) A homeotermia se caracteriza pela capacidade que alguns seres vivos têm de manter a temperatura constante do corpo, mesmo em ambientes muito frios, como no caso dos ursos polares, mamíferos que conservam sua temperatura em torno de 37 ºC, ainda que nadando em mares gelados do Polo Norte.

Entre as várias adaptações desse animal para enfrentar as baixas temperaturas, ele desenvolveu um(a)

  1. espessa camada de tecido adiposo no seu corpo.
  2. mecanismo de aumento da frequência respiratória.
  3. capacidade de dilatar os vasos sanguíneos periféricos.
  4. pequena quantidade de glândulas sudoríparas na pele.
  5. habilidade para exposição do seu corpo aos raios de sol.

15. (UDESC) Analise as proposições abaixo em relação ao tecido muscular.

I. Nos três tipos de tecidos musculares, ou seja, tecido muscular estriado cardíaco, tecido muscular estriado esquelético e tecido muscular liso, a contração muscular ocorre por meio do deslizamento dos filamentos de actina em relação ao de miosina, diminuindo assim a distância entre as duas linhas Z (o espaço entre as duas linhas Z é chamado de sarcômero, que é a unidade de contração das células musculares).

II. O tecido muscular estriado cardíaco é constituído por células longas com estrias transversais, e sua contração é involuntária.

III. O tecido muscular estriado esquelético é constituído por células mononucleadas com estrias longitudinais, e sua contração é lenta e involuntária.

IV. O tecido muscular liso é constituído por células mononucleadas, sem estrias transversais, e sua contração é involuntária.

Assinale a alternativa correta.

  1. Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
  2. Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
  3. Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
  4. Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
  5. Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp



.