Home > Banco de Questões > Biologia > Microbiologia >

Gripe

Lista de 10 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Gripe com questões de Vestibulares.





01. (UEMA) Analise as informações a seguir para responder à questão. No ano de 2017, a rede pública de saúde iniciou a vacinação contra a gripe no mês de abril. A cada ano as vacinas são produzidas a partir de diferentes cepas do vírus que causa a doença.

Disponível em: www.brasil.gov.br

Para estar protegido é importante tomar a vacina em sua versão mais recente, pois

  1. após um ano, o indivíduo vacinado já apresenta modificações em seu material genético que impedem a resposta imunológica.
  2. as baixas taxas de mutação do material genético viral facilitam o surgimento da resistência.
  3. o vírus direciona as modificações de seu material genético para adquirir resistência à vacina.
  4. os vírus são modificados constantemente devido às altas taxas de mutação de seu material genético.
  5. o uso abusivo e incorreto de antibióticos modifica geneticamente os vírus que se tornam resistentes.

02. (UEA - SIS) Uma vez por ano, algumas pessoas devem tomar a vacina contra os vírus da gripe ou Influenza. Essa rotina anual é necessária pois

  1. o vírus sofre mutações induzidas pela vacina, tornando-se resistente aos anticorpos nela presentes.
  2. o indivíduo vacinado adquire resistência à vacina, não produzindo mais os anticorpos necessários.
  3. o vírus passa por processos mutagênicos, não sendo mais reconhecido pelos anticorpos produzidos pelo indivíduo vacinado.
  4. os anticorpos produzidos pelo indivíduo vacinado tornam-se inviáveis, não exercendo mais suas funções.
  5. a vacina presente no corpo do indivíduo deixa de estimular a produção de anticorpos após um ano.

03. (PUC-PR) As ações de vacinação são coordenadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, que tem o objetivo de erradicar, eliminar e controlar as doenças imunopreveníveis no território brasileiro.

A vacinação é a maneira mais eficaz de evitar diversas doenças imunopreveníveis, como varíola (erradicada), poliomielite (paralisia infantil), sarampo, tuberculose, rubéola, gripe, hepatite B, febre amarela, entre outras. O calendário de vacinação brasileiro é aquele definido pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (PNI/MS) e corresponde ao conjunto de vacinas consideradas de interesse prioritário à saúde pública do país. Atualmente é constituído por 12 produtos recomendados à população, desde o nascimento até a terceira idade, e distribuídos gratuitamente nos postos de vacinação da rede pública.

Fonte: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area =1448. Acesso em 29/04/12.

A vacinação é a maneira mais eficaz de evitar as doenças imunopreveníveis.

Sobre a ação das vacinas e sua utilização, é CORRETO afirmar.

  1. As vacinas conseguem inibir a ação de toxinas de corpos estranhos como as bactérias e vírus. Isso é possível, pois, nas vacinas, existem anticorpos atenuados e “mortos”.
  2. As vacinas correspondem a um processo de imunização ativo. O corpo recebe antígenos “mortos” ou atenuados e passa a produzir anticorpos específicos contra esse antígeno.
  3. Diferentemente da ação dos soros, as vacinas são consideradas processos de imunização ativos. Anticorpos são produzidos graças à presença de antibióticos e anti-inflamatórios.
  4. A vacinação faz parte das medidas profiláticas adotadas pelo governo, tendo por objetivo a cura da doença nos pacientes afetados.
  5. O calendário de vacinação brasileiro corresponde a um conjunto de vacinas consideradas de interesse prioritário. O calendário é o mesmo para todas as faixas etárias, o que pode variar é o acréscimo de vacinas sazonais, como a vacina da varíola.

04. (UNEMAT) O Ministério da Saúde, através da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações (PNI), lançou no primeiro semestre de 2012 a 14ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Essa campanha teve por objetivo vacinar 80% das pessoas que compõem o grupo alvo, composto por crianças de 6 meses até 2 anos de idade, gestantes, trabalhadores da área de saúde, indígenas e idosos a partir de 60 anos de idade. A vacina contra gripe é produzida em ovos embrionados de galinha, portanto não é recomendada para pessoas com histórico de alergia a ovo e seus derivados.

A partir do tema abordado, assinale a alternativa correta.

  1. As vacinas possuem anticorpos contra os antígenos, impedindo que as pessoas vacinadas desenvolvam a doença.
  2. Vacinas contendo antígeno inativado sensibilizam o sistema imunológico, induzindo a formação de anticorpos.
  3. As reações alérgicas ocorrem apenas na primeira vez que a pessoa entra em contato com o alérgeno, ficando imunizada pela ação dos macrófagos.
  4. A imunização do indivíduo a uma doença viral, como a gripe, ocorre imediatamente após a vacinação.
  5. Os vírus são organismos procariontes heterótrofos que parasitam as células, causando doenças.

05. (CN) Observe a reportagem.

Começa a campanha de vacinação contra gripe na rede pública de saúde

Previsão é vacinar mais de 54 milhões de pessoas. Vacina protege contra três vírus: H3N2, influenza B e H1N1.

A campanha de vacinação contra a gripe já está valendo em toda a rede pública de saúde no Brasil. Tem direito a tomar a vacina de graça grupos prioritários: idosos, grávidas, mulheres com recém-nascidos de até 45 dias, índios, presidiários, trabalhadores da saúde, professores e crianças de pelo menos seis meses de idade e menores de cinco anos. Além de pessoas com doenças crônicas, como hipertensão, asma e bronquite.

Disponível em: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2018/04/comeca-campanha-de-vacinacao-contra-gripe-na-rede-publica-de-saude.html

Em relação às vacinas e ao funcionamento do sistema imune, analise as afirmativas abaixo.

I- O anticorpo reage apenas com o corpo estranho contra o qual foi produzido. Os anticorpos são produzidos por um tipo de célula do sistema imune.

II- As vacinas são produzidas a partir de vírus inativados ou atenuados, que, ao serem colocados no nosso corpo, estimulam a produção de anticorpos e células de memória pelo nosso sistema imunológico.

III- A produção de vacinas é realizada no corpo de outro ser vivo, que normalmente é um mamífero de grande porte, como um cavalo.

IV- Diferente das vacinas, os soros são usados em casos em que há necessidade de tratamento rápido, ou seja, quando não é possível esperar a produção de anticorpos pelo nosso corpo.

Estão corretas apenas as afirmativas:

  1. I, II e IV.
  2. II, III e IV.
  3. II e III.
  4. I, III e IV.
  5. I e II.

06. (UFPA) Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Os vírus influenza são transmitidos facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Existem 3 tipos de vírus influenza: A, B e C. O vírus influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. Os vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias. Os vírus influenza A são ainda classificados em subtipos de acordo com as proteínas de superfície, hemaglutinina (HA ou H) e neuraminidase (NA ou N). Dentre os subtipos de vírus influenza A, os subtipos A(H1N1) e A(H3N2) circulam atualmente em humanos. Alguns vírus influenza A de origem aviária também podem infectar humanos causando doença grave, como no caso do A(H7N9).

(Fonte: Portal da Saúde – Ministério da Saúde – www.saude.gov.br).

Considere as seguintes afirmativas a respeito do tema, exposto acima:

I A vacinação é a intervenção mais importante na redução do impacto da influenza.

II Pacientes infectados se beneficiam da administração de vacinas, pois estas diminuem a severidade dos sintomas.

III Os sintomas mais sérios da gripe A, causada pelo vírus H1N1, foram apresentados por pessoas mais idosas e por gestantes, possivelmente por conta da menor imunidade desses grupos contra o vírus.

IV A vacina contra o H1N1, assim como qualquer outra vacina contra agentes causadores de doenças infectocontagiosas, aumenta a imunidade das pessoas porque estimula a produção de anticorpos específicos.

Está correto o que se afirma em:

  1. I, II e IV, apenas.
  2. I, II e III, apenas.
  3. II, III e IV, apenas.
  4. I, III e IV, apenas.
  5. I, II, III e IV.

07. (EMESCAM) O vírus influenza, causador da gripe comum, quando infecta as células hospedeiras, o RNA viral serve de modelo para a síntese de moléculas de RNA complementares de cadeias +. Algumas dessas cadeias irão atuar como RNAm e outras serão utilizadas como modelo para a síntese de cadeias −, que constituirão o genoma dos novos vírions.

Em face ao exposto, a gripe é provocada por um vírus

  1. de RNA de cadeia simples (+).
  2. de RNA de cadeia complementar.
  3. de RNA de cadeia mista.
  4. de RNA de cadeia simples (−)
  5. de RNA mensageiro (+).

08. (FATEC)

De acordo com o cartaz e com os seus conhecimentos sobre a gripe, pode-se afirmar que

  1. os lenços de papel são recomendados por serem mais baratos que os de pano.
  2. a transmissão da doença ocorre somente pelas mãos e por objetos contaminados.
  3. o uso da máscara impede que o usuário se contamine com o vírus da gripe.
  4. a gripe só pode ser prevenida de forma eficaz por meio do uso de medicamentos
  5. as recomendações do cartaz valem tanto para a gripe comum como para a suína.

09. (FITS) A gripe é causada pelo vírus da influenza e geralmente é caracterizada por febre alta, sintoma importante que dura em torno de três a sete dias, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse. Os sintomas respiratórios, como a tosse e outros, tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral de três a quatorze dias.

Em relação ao agente etiológico abordado no texto, é correto afirmar:

  1. Constitui uma organização celular procariótica.
  2. Possui apenas envelope e é desprovido de capsídeo.
  3. Prescinde do metabolismo da célula hospedeira para a sua replicação.
  4. Apresenta como material genético o RNA senso (negativo) e RNAm+.
  5. Realiza metabolismo anaeróbico é limitado quando se encontra fora da célula hospedeira.

10. (CESMAC) Analise a figura abaixo, que mostra dados sobre epidemias causadas pelo vírus da gripe:

Segundo as informações do gráfico, é correto concluir:

1) o vírus da gripe espanhola, que matou milhões de pessoas na Europa no início do século 20, teve possível origem animal.

2) o vírus H2N2 e o vírus H1N1, possivelmente, infectaram a mesma célula e trocaram genes entre si, causando a gripe asiática.

3) o vírus H3N2, que causou a gripe de Hong Kong em 1968, derivou possivelmente de mutações no vírus H2N2 humano.

4) a próxima epidemia de Influenza, possivelmente, será causada por um vírus que contém genes de vírus animais e humanos.

Estão corretas apenas:

  1. 1, 2 e 4.
  2. 1 e 3.
  3. 2, 3 e 4.
  4. 2 e 3.
  5. 1, 2 e 3

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avise para a gente | Email ou WhatsApp