Home > Banco de Questões > Biologia > Simulados

Fisiologia V

Lista de 15 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Fisiologia com questões de Vestibulares.



01. (UECE) Os anabolizantes esteroides são drogas derivadas do hormônio testosterona. De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, um em cada dezesseis estudantes já usou anabolizantes esteroides, sem prescrição médica, ignorando seus efeitos colaterais perigosos, tanto físicos como psicológicos.

Fonte: http://www.endocrino.org.br/anabolizantesesteroides- e-os-jovens/

No que diz respeito aos hormônios humanos, é correto afirmar que

  1. são substâncias produzidas e liberadas por células, geralmente reunidas em glândulas exócrinas.
  2. as principais glândulas endócrinas humanas são: hipófise, tireoide, paratireoides, pâncreas, suprarrenais ou adrenais e gônadas.
  3. testosterona e progesterona são os principais hormônios sexuais masculinos enquanto o estrógeno é o feminino.
  4. a testosterona, produzida durante a puberdade, é responsável pelo aparecimento das características sexuais secundárias masculinas.

02. (UEFS) A cocaína é um alcaloide que atua no sistema nervoso central e altera a concentração de dopamina nas fendas sinápticas. Um dos efeitos neurológicos para o usuário consiste em intensa sensação de euforia.

A intensa sensação de euforia ocorre porque a cocaína

  1. bloqueia a liberação das vesículas contendo dopamina nos neurônios pré-sinápticos.
  2. promove o aumento da concentração de dopamina nas fendas sinápticas.
  3. acopla-se de forma estável aos receptores de dopamina nos neurônios pós-sinápticos.
  4. estimula a liberação de enzimas que degradam a dopamina nas fendas sinápticas.
  5. impede a passagem do impulso nervoso por meio da liberação de dopamina.

03. (UECE) O mal de Alzheimer era considerado uma doença que surgia devido à degeneração das células do hipocampo, área cerebral da qual dependem os mecanismos da memória. No entanto, pesquisadores italianos publicaram estudo na revista Nature Communications, em abril de 2017, no qual afirmaram que o mecanismo de origem da doença está na área tegmental ventral, onde é produzida a dopamina.

Fonte: http://www.jornalciencia.com/pesquisadoresitalianos- podem-ter-descoberto-a-causa-do-alzheimer/

Em relação ao sistema nervoso, é correto afirmar que

  1. é organizado em: 1. central, responsável pela condução de informação entre os órgãos receptores, o sistema nervoso periférico e os órgãos efetores, e 2. periférico, que realiza o processamento e integração de informações.
  2. o córtex cerebral apresenta lobos que coordenam funções específicas, e são denominados de acordo com os ossos cranianos que os recobrem, a saber: parental, temporal, occipital e olfativo.
  3. a medula espinhal é um cordão cilíndrico, com um canal interno, revestido por três membranas fibrosas, as meninges, denominadas de: duramáter, aracnoide e pia-máter.
  4. o tálamo e o hipotálamo ficam embaixo do cérebro. O tálamo é uma estrutura do tamanho de um grão de ervilha e é importante para o controle das emoções e regulação da homeostase corporal.

04. (ACAFE) OMS pede que governos aumentem impostos sobre bebidas açucaradas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu aos governos que aumentem o imposto sobre as bebidas açucaradas para combater o problema da obesidade no mundo, onde um adulto em cada três está com excesso de peso.

Em um novo relatório, a agência da ONU afirma que existem provas contundentes de que novos impostos cobrados sobre as bebidas açucaradas, como refrigerantes, "reduziria, proporcionalmente, seu consumo".

Um aumento de 20% dos preços desse tipo de bebida teria uma redução do consumo da ordem de 20%. Em escala mundial, o número de casos de obesidade duplicou desde 1980. Em 2014, mais de 1,9 bilhão de adultos - pessoas de 18 anos ou mais - estavam com excesso de peso, e deles mais de 600 milhões eram obesos.

Fonte: g1. globo, 11/10/2016. Disponível em: http://g1.globo.com/

Nesse sentido, é correto afirmar, exceto:

  1. Como problemas de saúde que a obesidade pode causar pode-se citar: pressão alta, diabetes, câncer e infertilidade.
  2. Os carboidratos são moléculas que desempenham uma ampla variedade de funções, dentre elas: fonte de energia, reserva energética e estrutural. São formados principalmente por carbono, hidrogênio e oxigênio, apresentando a fórmula geral (CH2O)n.
  3. Os lipídios são moléculas orgânicas formadas a partir da associação entre ácidos graxos e álcool. São insolúveis em água, mas se dissolvem em solventes orgânicos, como a benzina e o éter. São exemplos de lipídios: os óleos, as gorduras, as ceras e os hormônios esteroides.
  4. O pâncreas produz dois hormônios importantes na regulação da taxa de glicose (açúcar) no sangue: a insulina e o glucagon. O glucagon facilita a entrada da glicose que será utilizada para a produção de energia na célula, e/ou seu armazenamento no fígado, na forma de glicogênio.

05. (UECE) Em experimentos realizados com ratos, por pesquisadores da Universidade da Califórnia, observou-se que os pulmões desses roedores produziram mais da metade das plaquetas. Segundo Mark Looney, autor principal do estudo, isso significa que os pulmões humanos podem produzir sangue, uma função totalmente inesperada, e que precisa ser investigada.

Fonte: http://super.abril.com.br/ciencia/descobertafuncao- inesperada-dos-pulmoes/

Considerando o conhecimento atual sobre o sistema respiratório humano, é correto afirmar que

  1. os componentes do sistema respiratório humano são os pulmões e as vias respiratórias (cavidades nasais, boca, faringe, traqueia e bronquíolos).
  2. todas as células do corpo humano realizam respiração celular no interior das mitocôndrias.
  3. os produtos da respiração celular são água e oxigênio; a água formada é reutilizada pelas células, mas o oxigênio não.
  4. os alvéolos pulmonares são pequenos sacos de paredes finas localizados na extremidade dos brônquios.

06. (ACAFE) Os organismos vivos tendem a manter o estado de equilíbrio em relação à composição química dos seus líquidos e tecidos e às suas funções, mesmo diante de alterações impostas pelo meio ambiente. Essa capacidade é denominada homeostase.

Nesse sentido, marque V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas.

( ) Essencialmente, todos os órgãos e sistemas corporais, coordenados pelo sistema nervoso e pelo sistema endócrino, desempenham funções interrelacionadas que tendem a manter o equilíbrio dinâmico do organismo.

( ) Os mecanismos de controle da homeostase funcionam por processos de feedback: negativos ou positivos. Pode-se citar, como exemplo de feedback positivo, o aumento da atividade pulmonar para expelir o dióxido de carbono concentrado no corpo.

( ) A regulação do equilíbrio ácido-base no organismo, para evitar a variação de pH, depende da atuação dos sistemas tampão. Assim, os íons carbonato e fosfatos livres no meio intracelular recolhem os H+ passando a, respectivamente, bicarbonato e bifosfato, o que evita a acidificação protoplasmática.

( ) A insulina facilita a entrada da glicose nas células. Assim, quando ocorre a hipoglicemia, o pâncreas produz a insulina, que age no fígado, estimulando-o a “quebrar” o glicogênio, normalizando o fornecimento de glicose para a célula.

  1. F - V - F - V
  2. V - F - F - V
  3. F - V - V - F
  4. V - F - V - F

07. (FAMECA) Sobre o aparelho reprodutor masculino, é correto afirmar que

  1. as glândulas seminais regulam a passagem do esperma pela uretra e as glândulas bulbouretrais produzem a maior parte do volume do esperma.
  2. os epidídimos são túbulos enovelados, dispostos no interior dos testículos, que armazenam o esperma até o momento da ejaculação.
  3. o pênis fica ereto quando o sangue flui para os corpos cavernosos e esponjosos, e a glande é uma expansão terminal deste último.
  4. a próstata é o órgão que secreta na uretra substâncias que compõem o esperma e regula a passagem da urina pela uretra.
  5. os testículos são constituídos por uma série de túbulos seminíferos onde os espermatozoides são produzidos e sofrem a espermiogênese.

08. (PUC-SP) A pancreatite crônica é uma doença que leva à destruição gradativa do pâncreas, o que pode fazer com que ele perca suas funções exócrina e endócrina. No caso de insuficiência exócrina, a pessoa recebe por via oral as enzimas que ela não produz, como A e B. Havendo comprometimento da função endócrina, é necessário receber injeção de C após as refeições.

• O texto acima fica correto se as letras A, B e C forem substituídas, respectivamente, por

  1. pepsina, tripsina e insulina.
  2. maltase, quimotripsina e glucagon.
  3. insulina, glucagon e lipase.
  4. amilase, lipase e insulina.

09. (UFRN) Ainda sobre a velocidade V do fluxo sanguíneo, modelada pela fórmula da questão anterior, é correto afirmar que

  1. a velocidade das partículas sanguíneas aumenta à medida que elas se aproximam do eixo central da artéria.
  2. a velocidade das partículas sanguíneas aumenta à medida que elas se aproximam das paredes da artéria.
  3. a velocidade das partículas sanguíneas no eixo central da artéria é o dobro da velocidade das partículas que se encontram na metade da distância entre o eixo central e as paredes da artéria.
  4. a velocidade das partículas sanguíneas no eixo central da artéria é quatro vezes a velocidade das partículas que se encontram na metade da distância entre o eixo central e as paredes da artéria.

10. (UERJ) A presença de nitrogênio e fósforo na alimentação de todos os seres vivos é fundamental ao bom funcionamento da célula.

O processo celular que envolve diretamente a participação de moléculas compostas por esses elementos é:

  1. contração do músculo
  2. armazenamento de energia
  3. reconhecimento de antígenos
  4. transmissão do impulso nervoso

11. (UFVJM) Existem vários métodos contraceptivos disponíveis. É importante consultar um especialista para verificar o método mais indicado para cada pessoa.

MARQUE a alternativa CORRETA em relação aos métodos contraceptivos.

  1. A ligadura tubária é um método contraceptivo eficaz e fácil de ser revertido.
  2. A vasectomia impede a produção de espermatozoides, assim como a pílula impede a ovulação.
  3. A pílula pode ter sua eficiência diminuída devido ao uso de bebida alcoólica, uma ou duas horas após a sua ingestão.
  4. Todos os métodos contraceptivos também são agentes importantes no combate às doenças sexualmente transmissíveis.

12. (PUC-PR) A renina ou quimosina, é uma enzima protease que contém 323 resíduos de aminoácidos com três pon-tes de dissulfito, que adicionada ao leite produz a primeira etapa de formação do queijo ou para a forma-ção do “junket” (espécie de coalhada fresca com sal ou sobremesa de leite coagulado e aromatizado). A enzima converte partículas de caseinato de cálcio do leite no relativamente insolúvel paracaseinato de cálcio, que na presença de íons cálcio coagula para dar forma a um produto coagulado denomina-do“coalho”. A fonte tradicional de renina é o abomaso (ou coagulador, quarto estômago dos ruminantes) de bezerros lactentes (que ainda dependem para a sua sobrivivência do leite materno) ou de outros ruminantes jovens. Os bezerros recém-nascidos e outros ruminantes produzem no estômago a renina para coagular o leite ingerido produzindo uma massa semilíquida. Uma vantagem da presença de renina para os bezerros recém-nascidos é:

Disponível em:http://www.revista-fi.com/materias/166.pdf

  1. Facilitar a digestão de amido através das pepsinas estomacais.
  2. Aumentar a absorção direta de proteínas sem necessidade de digestão química.
  3. Aumentar o tempo de permanência do leite no organismo, facilitando a digestão de proteínas.
  4. Reduzir o tempo da presença do leite no tubo digestório facilitando a sua absorção.
  5. Facilitar a digestão de lipídios do leite em aminoácidos essenciais para o desenvolvimento do lactente.

13. (Mackenzie)

A respeito das estruturas apontadas, assinale a alternativa correta.

  1. A maior parte do amido é digerida na região 3 pela ptialina.
  2. A estrutura 4 é responsável pela produção de bile.
  3. A estrutura 2 transporta uma secreção exócrina.
  4. O mau funcionamento da glândula 1 é responsável por provocar diabetes insípida.
  5. A glândula 1 produz pepsina.

14. (ETEC) Em 2011, médicos de um hospital em São Paulo usaram um robô, pela primeira vez, para fazer uma cirurgia cardíaca. Nessa cirurgia robótica, os médicos fizeram uma ponte de safena, por meio de um processo menos invasivo do que o habitual. O paciente submetido a essa cirurgia apresentava uma obstrução em uma das artérias coronárias, e o sangue chegava com dificuldade ao coração.

Essa obstrução das artérias coronárias é característica do quadro conhecido como

  1. pericardite.
  2. infarto agudo do miocárdio.
  3. doença vascular periférica.
  4. acidente vascular cerebral.
  5. doença das válvulas cardíacas.

15. (UCPEL) O processo de respiração é basicamente dividido em três processos:

I. Ventilação ou respiração – que é o movimento de ar entre a atmosfera e os pulmões.

II. Respiração externa – que é a troca de gases entre os pulmões e o sangue.

III. Respiração interna – que é a troca de gases entre o sangue e as células sanguíneas.

Em relação aos processos acima, podemos afirmar que

  1. No processo II o diafragma e músculo intercostal externo se contraem provocando diminuição da pressão e vácuo nos pulmões.
  2. No processo I ocorre as etapas de expiração, para levar o ar até os pulmões e inspiração para remover o ar dos pulmões.
  3. No processo II ocorre a hematose, ou seja, processo de trocas gasosas que ocorre nos capilares sanguíneos dos alvéolos pulmonares através da difusão de gases: oxigênio e dióxido de carbono.
  4. No processo III as células sanguíneas transportam altos níveis de dióxido de carbono para as células dos tecidos, as células dos tecidos são pobres em oxigênio, mas ricas em dióxido de carbono.
  5. No processo III a pressão do gás é que determina a taxa com que ele se difunde de uma área para outra. As moléculas se movem de uma área de baixa concentração para uma área de alta concentração.

16. (UFN) AMBIENTE E SENSAÇÕES

O paladar, assim como outros sentidos, é utilizado pelo organismo para perceber estímulos, como substâncias presentes no ambiente. “Quando vamos a uma sorveteria que diz ter 40 sabores, há um engano, pois há somente um: o doce. Na realidade, existem 40 aromas de sorvete”.

(Fonte: RETONDO, C.G.; FARIA, P. Química das sensações. Campinas: Átomo, 2009 - adaptado).

Considere as afirmativas.

I. Os receptores sensíveis ao sabor doce estão presentes na língua, mas não diferenciam se o sorvete é de chocolate ou de baunilha.

II. O gosto de um alimento é determinado pela mistura de sensações de paladar e olfato.

III. Os receptores sensoriais do paladar e do olfato são os mesmos e são codificados na mesma região cerebral.

Está(ão) correta(s)

  1. apenas I.
  2. apenas II.
  3. apenas III.
  4. apenas I e II.
  5. apenas II e III.

17. (FATEC) Em populações humanas com menos acesso a nutrientes e isoladas geneticamente, a fome atua na seleção evolutiva dos genes poupadores, que estimulam vias metabólicas e fisiológicas responsáveis pela formação de reservas energéticas no corpo.

Indivíduos dessas populações, quando emigram, frequentemente têm acesso a dietas mais calóricas e tendem a apresentar doenças como a

  1. diabetes melito tipo II, que é caracterizada pelo desenvolvimento de resistência à insulina.
  2. diabetes melito tipo I, que é caracterizada pela deficiência no metabolismo de álcoois.
  3. artrite reumatoide, que é oriunda da falta de vitamina A na gravidez.
  4. artrite séptica, doença alergênica agravada com o consumo insuficiente de água mineral.
  5. artrite gotosa, doença cujos sintomas advêm do consumo excessivo de gorduras insaturadas.

18. (UEFS) Apesar da enorme quantidade de receptores de antígenos, apenas uma diminuta fração é específica para determinado epítopo.

Uma resposta adaptativa eficaz é possível e pode desenvolver-se por causa

  1. do número limitado de linfócitos nos linfonodos, tornando a ação altamente específica e direcionada.
  2. da proliferação de linfócitos T e B, que sofrerão diferenciações, gerando células efetoras específicas.
  3. da proliferação, ainda na medula, de linfócitos que se diferenciarão em linfócitos B ou linfócitos T, sem distinção.
  4. da presença de um único tipo de epítopo em uma célula invasora, tornando a ação do sistema imunológico altamente específica.
  5. da diferenciação, após a interação com o antígeno, de todos os linfócitos T-CD4 em plasmócitos.

19. (UEFS) Os antígenos presentes na vacina desencadeiam, na pessoa vacinada pela primeira vez, uma resposta imunitária primária. Posteriormente, caso a pessoa seja exposta naturalmente ao microrganismo contra o qual foi imunizada, haverá a resposta imunitária secundária.

A comparação entre as duas formas de resposta imunitária permite afirmar corretamente que a secundária é

  1. mais intensa, pois os anticorpos reconhecem os antígenos rapidamente e recrutam grande número de células de memória que se transformam em plasmócitos.
  2. mais intensa, pois as células de memória aumentam a síntese proteica, produzindo maior quantidade de anticorpos que acionam a diferenciação dos plasmócitos.
  3. menos intensa, pois as células de memória já foram utilizadas e não estão presentes em quantidade ideal para detectar os antígenos e produzir anticorpos suficientes.
  4. menos intensa, pois as células de memória demoram mais a reconhecerem os antígenos e a se diferenciarem em plasmócitos produtores de anticorpos.
  5. mais intensa, pois as células de memória reconhecem os antígenos e se proliferam rapidamente, aumentando em pouco tempo a concentração de anticorpos.

20. (ACAFE) Tubarão fêmea tem crias após passar quatro anos sem macho

Em 2014, mesmo sem fecundação, Leonie, um tubarão-zebra fêmea, colocou ovos com em-briões em seu interior. O que intrigou os cientistas foi o fato de que ela estava separada de seu parceiro desde 2012. Os pesquisadores tentaram incubá-los, mas os embriões não se desenvolveram. Leonie é a primeira da espécie a apresentar esse tipo de reprodução.

Fonte: Veja, 17/01/2017. Disponível em: http://veja.abril.com.br

Assim, analise as afirmações a seguir.

I. Na reprodução sexuada ocorre variabilidade genética e consiste, habitualmente, na união de dois gametas sexualmente opostos. Os gametas masculinos e femininos podem ou não apresentar diferenças quanto à forma e ao tamanho, sendo que na oogamia eles são idênticos em forma e tamanho.

II. A estrobilação é uma forma de reprodução assexuada observada em alguns pólipos do grupo dos cnidários, os quais formam numerosos fragmentos chamados éfiras.

III. A conjugação é uma forma de reprodução observada, por exemplo, em algas unicelulares e protozoários, acarretando um certo grau de variabilidade entre os indivíduos envolvidos.

IV. Na partenogênese ocorre a formação de um embrião a partir de um único gameta. Nas abelhas (Apis melifica) ocorre a partenogênese denominada arrenótoca, pois o óvulo não fecundado origina, partenogeneticamente, apenas machos.

Todas as afirmações estão corretas em:

  1. II - III
  2. III - IV
  3. I - II - III
  4. II - III - IV

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp



.