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Algas

Lista de 10 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Algas com questões de Vestibulares.

Confira as videoaulas, teoria e questões sobre: Reinos Monera, Protista e Fungi.





01. (Mack-SP) Planta encontrada no sapato de suspeito.

Esse foi o título de uma reportagem publicada em um jornal. O texto dizia que o sapato foi levado a um especialista do Instituto de Botânica, que identificou a amostra como sendo uma alga clorofícea (verde).

Atualmente as algas não são consideradas plantas verdadeiras porque:

  1. não possuem organelas membranosas em suas células.
  2. não possuem os mesmos pigmentos que as plantas.
  3. não apresentam tecidos especializados.
  4. não usam água como matéria-prima para a fotossíntese.
  5. não possuem flores.

2. (Vunesp-SP) “Maré vermelha deixa litoral em alerta.

Uma mancha escura formada por um fenômeno conhecido como ‘maré vermelha’ cobriu ontem uma parte do canal de São Sebastião (...) e pode provocar a morte em massa de peixes. A Secretaria do Meio Ambiente de São Sebastião entrou em estado de alerta. O risco para o homem está no consumo de ostras e moluscos contaminados.”

(jornal Vale Paraibano, 1o fev. 2003)

A maré vermelha é causada por:

  1. proliferação de algas macroscópicas do grupo das rodófitas, tóxicas para consumo pelo homem ou pela fauna marinha.
  2. proliferação de bactérias que apresentam em seu hialoplasma o pigmento vermelho ficoeritrina. As toxinas produzidas por essas bactérias afetam a fauna circunvizinha.
  3. crescimento de fungos sobre material orgânico em suspensão, material este proveniente de esgotos lançados ao mar nas regiões das grandes cidades litorâneas.
  4. proliferação de liquens, que são associações entre algas unicelulares componentes do fitoplâncton e fungos. O termo maré vermelha decorre da produção de pigmentos pelas algas marinhas associadas ao fungo.
  5. explosão populacional de algas unicelulares do grupo das pirrófitas, componentes do fitoplâncton. A liberação de toxinas afeta a fauna circunvizinha.

3. (Mack-SP)

I. Todas elas têm capacidade de realizar a fotossíntese;

II. Em muitas delas há alternância de gerações, ou seja, em seu ciclo de vida, alternam-se gerações de indivíduos haploides e diploides;

III. A maioria delas apresenta o amido como substância de reserva;

Dentre as afirmações, relativas às algas, assinale:

  1. se somente I estiver correta.
  2. se somente II estiver correta.
  3. se somente I e II estiverem corretas.
  4. se somente I e III estiverem corretas.
  5. se todas estiverem corretas.

04. (PUC-RS) Responder à questão com base nas afirmações abaixo, sobre as algas verdes do grupo Chlorophyta:

I. São organismos autotróficos que possuem clorofila a e b.

II. A substância de reserva é o amido.

III. A maioria é aquática.

IV. Todas são unicelulares.

V. As algas marrons e vermelhas não são os seus parentes mais próximos.

Estão corretas todas as afirmações, EXCETO a:

  1. I.
  2. II.
  3. III.
  4. IV.
  5. V.

05. (Enem) Certas espécies de algas são capazes de absorver rapidamente compostos inorgânicos presentes na água, acumulando-se durante seu crescimento. Essa capacidade fez com que se pensasse em usá-las como biofiltros para a limpeza de ambientes aquáticos contaminados, removendo, por exemplo, nitrogênio e fósforo de resíduos orgânicos e metais pesados provenientes de rejeitos industriais lançados nas águas. Na técnica do cultivo integrado, animais e algas crescem de forma associada, promovendo um maior equilíbrio ecológico.

SORIANO, E.M. Filtros vivos para limpar a água. Revista Ciência Hoje, V.37, nº 219, 2005 (adaptado).

A utilização da técnica do cultivo integrado de animais e algas representa uma proposta favorável a um ecossistema mais equilibrado porque

  1. os animais eliminam metais pesados, que são usados pelas algas para a síntese de biomassa.
  2. os animais fornecem excretas orgânicos nitrogenados, que são transformados em gás carbônico pelas algas.
  3. as algas usam os resíduos nitrogenados liberados pelos animais e eliminam gás carbônico na fotossíntese, usado na respiração aeróbica.
  4. as algas usam os resíduos nitrogenados provenientes do metabolismo dos animais e, durante a síntese de compostos orgânicos, liberam oxigênio para o ambiente.
  5. as algas aproveitam os resíduos do metabolismo dos animais e, durante a quimiossíntese de compostos orgânicos, liberam oxigênio para a atmosfera.

06. (FUPAC) Uma “maré vermelha” se espalhou pela costa leste da Austrália e causou a interdição de diversas praias próximas a Sydney.

Disponível em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/videos_e_fotos/2012/1 1/121129_mare_vermelha_sydney_as.shtml. Acesso: 23 abr. 2013.

Com relação ao fenômeno supracitado, pode-se afirmar corretamente que

  1. é decorrente da matança indiscriminada de baleias e golfinhos próxima à baía de Sydney .
  2. é decorrente da eliminação de pesticidas na água, o que causa grande mortandade de animais diversos.
  3. é o resultado do florescimento de algas, não causando nenhum tipo de impacto ambiental.
  4. ocorre predominantemente em águas agitadas e mais frias, onde há maior incidência de luz.
  5. é devida à grande proliferação de certas algas pirrófitas, com liberação de toxinas que podem afetar a fauna local.

07. (UDESC) A ficologia é o ramo da Biologia que estuda as algas. Analise as proposições abaixo, em relação às algas

I. No grupo das algas estão as divisões: algas verdes – clorófitas; algas pardas – feófitas e algas vermelhas – rodófitas.

II. As algas apresentam um talo por onde passam os vasos condutores de seiva.

III. A reprodução assexuada das algas pode ocorrer por fragmentação, ou seja, um filamento da alga se desprende e origina outro filamento por mitose.

IV. As algas rodófitas possuem o pigmento hemoglobina, que é o responsável por sua cor vermelha.

Assinale a alternativa correta.

  1. Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
  2. Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
  3. Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
  4. Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
  5. Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.

08. (CESMAC) Cianobactérias e euglenoides têm em comum o fato de:

  1. serem organismos procariontes unicelulares.
  2. habitarem a água doce e locomoverem-se por flagelos.
  3. possuírem vacúolo contrátil que elimina o excesso de água.
  4. apresentarem nutrição autotrófica e heterotrófica.
  5. fixarem gás carbônico e liberarem oxigênio para a atmosfera.

09. (UEBA) Considere as seguintes afirmações sobre a importância das algas:

I. Como produtores, sustentam a maior parte da vida dos ecossistemas aquáticos.

II. São utilizadas, desde tempos remotos, na culinária oriental.

III. Estão presentes, como componentes, em alimentos industrializados e cosméticos.

  1. Somente a afirmação I está correta.
  2. Somente a afirmação II está correta.
  3. Somente a afirmação III está correta.
  4. Somente as afirmações I e II estão corretas.
  5. As afirmações I, II e III estão corretas.

10. (UFC-CE) A vida nos mares depende do fitoplâncton flutuante, constituído, principalmente, por diatomáceas e dinoflagelados. Considere as afirmações abaixo sobre as algas planctônicas.

I. Todas são organismos procariontes.

II. Constituem a base que sustenta a cadeia de alimentação nos mares e lagos.

III. São os principais responsáveis pela presença de oxigênio na atmosfera.

A análise das afirmações nos permite concluir corretamente que:

  1. apenas II está correta.
  2. II e III estão corretas.
  3. I e II estão corretas.
  4. apenas III está correta.
  5. I e III estão corretas.

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