Home > Banco de Questões > Biologia > Simulados

Histologia II

Simulado com 15 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Histologia II com questões de Vestibulares.

Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Histologia II.

01. (UFPR) Em animais pluricelulares, as células organizam-se constituindo tecidos. Considerando os tecidos, suas funções e as características das células que os constituem, assinale a alternativa correta.

1. O tecido muscular estriado esquelético é formado por células fusiformes e é responsável pelo peristaltismo.
  2. Actina e miosina são células do tecido muscular fundamentais para o processo de contração muscular.
  3. Macrófagos são células típicas do tecido conjuntivo, sendo responsáveis pela formação de células sanguíneas vermelhas.
  4. Colágeno é o tipo de célula característica do tecido cartilaginoso, que tem função de sustentação.
  5. Células nervosas possuem um corpo celular de onde partem dois tipos de prolongamentos e permitem ao organismo responder a estímulos do meio.

02. (UPE) Observe a charge a seguir:

Sobre ela, pode-se entender que a vida dos organismos pluricelulares inicia-se com, apenas, uma única célula, a célula-ovo, após a fecundação. As demais células se originam dela pela divisão celular do tipo mitose e terão as mesmas informações genéticas; no entanto, exercerão funções diferentes por causa da expressão gênica. Isso quer dizer que cada diferente tipo de célula possui a inibição ou a ativação de determinados grupos de genes, responsáveis por definir a função de cada uma delas. Com base nisso, assinale a alternativa que descreve a origem e a função de células e tecidos no nosso corpo.

1. Os adipócitos são células, que constituem o tecido adiposo, um tipo de tecido conjuntivo denso. São especializadas no armazenamento de substâncias lipídicas, de colesterol e na manutenção da temperatura do corpo.
  2. Assim como os adipócitos, os fibroblastos são células de natureza conjuntiva, originadas por diferenciação dos linfócitos tipo B. Os fibroblastos respondem pela síntese de colágeno e da substância intercelular.
  3. Os melanócitos são células da epiderme, situadas junto à lâmina basal e especializadas na produção de melanina, pigmento escuro, de natureza orgânica sintetizada a partir do aminoácido tirosina, que dá cor à pele e aos pelos.
  4. Os neurônios são células especializadas que formam o tecido nervoso, derivado da mesoderme. Os neurônios respondem aos estímulos e são constituídos por um corpo celular ou pericárdio, pelo axônio e pelos dendritos.
  5. Outras células, como a micróglia e os astrócitos, constituem o tecido nervoso; são chamados de gliócitos ou células gliais; recebem e transmitem os estímulos nervosos; respondem pela defesa por fagocitose e pela nutrição dos neurônios, respectivamente.

03. (UFRGS) No bloco superior abaixo, estão caracterizadas células do tecido ósseo; no inferior, tipos de células desse tecido.

Associe adequadamente o bloco inferior ao superior.

1. Macrófagos multinucleados da matriz óssea, responsáveis pela disponibilização dos minerais armazenados no osso.

2. Células de reserva lipídica da medula óssea.

3. Células jovens com muitos prolongamentos e intensa atividade metabólica na síntese da parte orgânica da matriz óssea.

4. Células aprisionadas nas lacunas da matriz óssea e com metabolismo mais reduzido.

( ) Osteoblasto

( ) Osteoclasto

( ) Osteócito

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

1. 1 – 2 – 4.
  2. 2 – 1 – 3.
  3. 4 – 3 – 2.
  4. 3 – 1 – 4.
  5. 4 – 2 – 1.

04. (UPE) Observe as imagens a seguir:

Faça a CORRETA associação entre o tipo (A, B e C), a origem (I, II e III) e as características histológicas e a função dos tecidos.

1. O tecido A – epitelial cúbico simples – é de origem ectodérmica – II. Constituído por células poliédricas ciliadas. Sua função é de secreção e absorção.
  2. O tecido A – epitelial pseudoestratificado – é de origem endodérmica – III. Constituído por células cilíndricas ciliadas, em alturas diferentes, o que lhe dá o falso aspecto de estratificado. Sua função é de revestimento e proteção.
  3. O tecido B – cartilaginoso – é uma variedade especial do tecido conjuntivo de origem mesodérmica – I. Sua constituição é rígida, em razão da presença de sais de cálcio e fósforo. Sua função é de sustentação.
  4. O tecido B – ósseo – é uma variedade especial do tecido conjuntivo de origem ectodérmica III. Constituído por condroblastos e osteócitos, tem consistência firme. Sua função é de sustentação e revestimento de superfícies articulares, facilitando os movimentos.
  5. O tecido C – muscular liso – é de origem mesodérmica – II. Suas células são cilíndricas, longas, citoplasma com estrias e numerosos núcleos. Sua função é de contração rápida e involuntária.

05. (UDESC) Os somitos são:

1. blocos de células mesodérmicas das quais migram células que originarão vértebras, costelas e músculos axiais.
  2. tecidos que se desenvolvem a partir do endoderma, presentes em todos os vertebrados com função de armazenar alimentos para o embrião.
  3. conjuntos de membranas que envolvem os fetos.
  4. tecidos de origem endodérmica que contêm vasos sanguíneos com funções respiratória e excretora.
  5. células vegetais especializadas nas trocas gasosas e transpiração vegetal.

06. (EBMSP) O esquema representa uma porção da pele humana, mostrando os seus componentes em um corte transversal.

A pele, juntamente com as glândulas sebáceas e sudoríparas, unhas, pelos e cabelos, é um órgão integrante do sistema tegumentar do corpo. Em relação à estrutura da pele, é correto afirmar:

1. A camada superficial da epiderme é formada por tecido epitelial morto e multiestratificado e a camada mais interna possui as células vivas formadoras do tecido conjuntivo.
  2. As células da epiderme são originadas na camada basal e se movem para cima, tornando-se mais cilíndricas à medida que ascendem.
  3. A pele atua na relação do corpo com o meio externo pela presença de receptores sensoriais, que são os percursores para a ação posterior do sistema nervoso central.
  4. Os vasos sanguíneos, presentes na derme, são responsáveis pela nutrição e pelo fornecimento de melanina e queratina para as células epiteliais da epiderme.
  5. A capacidade proliferativa das células da pele é limitada devido à presença de células mortas queratinizadas próximas à lâmina basal entre a epiderme e a derme.

07. (ACAFE) No século XVII, Marcello Malpighi iniciou uma série de estudos microscópicos com diferentes tecidos animais, porém, o termo histologia só foi utilizado pela primeira vez em 1819 por Mayer. Histologia é o estudo dos tecidos biológicos e dos tecidos plasmáticos de animais e plantas, sua formação, estrutura e função.

Em relação aos tecidos animais, correlacione as colunas a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( 1 ) Tecido Epitelial

( 2 ) Tecido Conjuntivo

( 3 ) Tecido Muscular

( 4 ) Tecido Nervoso

( 5 ) Tecido Hematopoiético

( ) Formado por células de origem ectodérmica altamente especializadas, muito vascularizado e com pouca matriz extracelular.

( ) Possui células perfeitamente justapostas, com pouquíssimo espaço intercelular e, por isso, não é vascularizado, nutrindo-se por difusão a partir dos capilares existentes em outro tecido adjacente a ele.

( ) Formado por células de origem mesodérmica, que durante a diferen-ciação celular tornam-se longas e acumulam em seu citoplasma um grande número de fibrilas e de íons Ca++ e Mg++, fundamentais àfisiologia desse tecido.

( ) Possui origem mesodérmica, especialmente do mesênquima, e é constituído por diversos tipos celulares, fibras e substância fundamen-tal. Sua principal função é fornecer sustentação e preencher espaços entre os tecidos, além de nutrí-los.

( ) Também denominado tecido reticular, formado por fibras e células indiferenciadas pluripotentes.

1. 3 - 4 - 1 - 5 - 2
  2. 5 - 3 - 1 - 2 - 4
  3. 2 - 1 - 4 - 5 - 3
  4. 4 - 1 - 3 - 2 - 5

08. (UDESC) Graças à propriedade de contração dos músculos, nosso corpo pode realizar uma série de movimentos que, no entanto, são realizados em sua grande maioria com a interação entre os músculos e os ossos.

Analise as proposições em relação aos ossos.

I. Os ossos são tecidos rígidos ricos em cálcio e com pouca inervação.

II. Os ossos são órgãos compostos por diferentes tipos de tecidos como, por exemplo, epitelial, adiposo e nervoso.

III. Algumas de suas funções são o armazenamento de sais e a proteção de estruturas como o coração e o pulmão.

IV. Os ossos são ligados diretamente aos músculos pelas articulações.

Assinale a alternativa correta.

1. Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
  2. Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
  3. Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
  4. Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.
  5. Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.

09. (UECE) Atente ao que se afirma a seguir sobre células do tecido sanguíneo:

I. Neutrófilos são leucócitos agranulosos que têm função de defesa e atuam na fagocitose de micro-organismos invasores e partículas estranhas.

II. Basófilos são leucócitos granulosos relacionados à liberação de heparina e de histamina; também são relacionados a diversos tipos de alergia.

III. Monócitos são células efêmeras na corrente sanguínea, pois migram para tecidos específicos, como por exemplo, baço e pulmões, onde se transformam em macrófagos.

Está correto o que se afirma em

1. I, II e III.
  2. II e III apenas.
  3. I e III apenas.
  4. I e II apenas.

10. (ACAFE) O corpo humano é um organismo complexo formado por diversos sistemas integrados que permitem realizarmos as mais diversas atividades.

Em relação aos sistemas que compõem o corpo humano, assinale a alternativa correta.

1. No Sistema Endócrino há um conjunto de glândulas responsáveis pela produção dos hormônios. Como exemplo de glândula endócrina pode-se citar a tireoide, responsável pela produção do paratormônio, hormônio que regula a quantidade de cálcio e fósforo no sangue.
  2. Os alvéolos pulmonares são estruturas de pequenas dimensões as quais estão localizadas no final dos bronquíolos, onde se realiza a troca gasosa. Nos alvéolos, o oxigênio é absorvido por transporte passivo (difusão) e o gás carbônico eliminado por transporte ativo.
  3. O hipotálamo é uma região do sistema nervoso central que, entre outras funções, participa do controle hormonal.
  4. Os rins são formados por pequenas estruturas chamadas néfrons, cuja função é exclusivamente eliminar resíduos presentes no sangue, provenientes do metabolismo, através da urina.

11. (UECE) Analise as seguintes afirmações relacionadas à osteoporose:

I. É uma doença exclusiva de mulheres em idade avançada, associada à menopausa.

II. Pacientes com osteoporose não podem praticar musculação, pois essa prática aumenta o risco de fratura óssea.

III. Dor ou sensibilidade óssea, diminuição de estatura com o passar do tempo, postura encurvada ou cifótica são sintomas da osteoporose avançada.

É correto o que se afirma somente em

1. I e III.
  2. I e II.
  3. II.
  4. III.

12. (UNESC) A audição é a capacidade de gerar impulsos nervosos que o cérebro percebe como som a partir de ondas de pressão do ar originadas pela vibração de objetos ou das cordas vocais. Esta conversão auditiva no ser humano se dá graças aos ossículos dos ouvidos:

1. Martelo, carpo e estribo.
  2. Tímpano e bigorna.
  3. Estribo e patela.
  4. Bigorna, martelo e estribo.
  5. Vestíbulo, tímpano e bigorna.

13. (UERJ) Os capilares são os vasos sanguíneos que permitem, por difusão, as trocas de substâncias, como nutrientes, excretas e gases, entre o sangue e as células. Essa troca de substâncias é favorecida pela seguinte característica dos capilares:

1. camada tecidual única
  2. presença de válvulas móveis
  3. túnica muscular desenvolvida
  4. capacidade de contração intensa

14. (UEA) A figura ilustra um processo de coagulação sanguínea, no qual uma rede de fibrina envolve eritrócitos.

Tal processo ocorre, por exemplo, em capilares rompidos e depende da atuação

1. da vitamina K, responsável pela síntese da proteína fibrinogênio.
  2. dos íons cálcio que interagem com enzimas específicas.
  3. da hemoglobina presente no interior dos eritrócitos.
  4. de globulinas, produzidas pelos leucócitos.
  5. da albumina plasmática, responsável pela formação da fibrina.

15. (UCS) Alguns tipos de tumores podem formar estruturas esféricas de milhares de células. À medida que essa estrutura esférica cresce, as células que ficam mais internas começam a receber menos nutrientes. O que se esperaria é que elas fossem morrendo e o tumor parasse de crescer. A maioria dos tumores, porém, tem a capacidade de estimular o processo de formação de novos vasos sanguíneos, o que garante o aporte de nutrientes para suas células e seu crescimento.

O processo de formação de novos vasos sanguíneos é chamado de