Home > Banco de Questões > Embriologia II

Embriologia II

Simulado com 16 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Embriologia II com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Embriologia II.




01. (UDESC) “Os mais famosos gêmeos monozigóticos unidos foram os irmãos Chang e Eng, nascidos em 1811 na atual Tailândia (antigo Sião), que eram ligados pela região torácica. Eles ficaram conhecidos como “irmãos siameses” e ganharam a vida exibindo-se para plateias nos Estados Unidos, onde moraram e se casaram com duas irmãs”. Texto extraído de Biologia das Células; Amabis e Martho, Vol. 1, 2ª ed., Moderna, p. 426.

Os gêmeos monozigóticos são originados:

  1. pela fecundação de dois óvulos por um espermatozoide.
  2. de um único óvulo fecundado por um espermatozoide.
  3. pela fecundação de dois óvulos cada um por um espermatozoide.
  4. quando um óvulo é fecundado por dois espermatozoides.
  5. quando a ovogônia é fecundada.

Resposta: B

Resolução: Gêmeos monozigóticos, também conhecidos como univitelinos, são formados a partir de um único óvulo que foi fecundado por um único espermatozoide. Após a fecundação, o zigoto se divide em dois embriões geneticamente idênticos. Esse processo pode ocorrer com diferentes tempos de divisão, o que pode gerar gêmeos com diferentes graus de compartilhamento de estruturas, como placenta e saco amniótico. Em alguns casos, como o dos irmãos siameses, a separação dos embriões não ocorre completamente, resultando em gêmeos unidos em alguma parte do corpo.

02. (UFPR) Um biólogo mensurou a massa de componentes do ovo de um réptil durante seu desenvolvimento, desde o dia da postura até o momento da eclosão. Ao longo das medidas, o que se espera que tenha ocorrido, respectivamente, com a massa do embrião, do vitelo e do alantoide?

  1. Aumento – redução – aumento.
  2. Aumento – aumento – redução.
  3. Aumento – redução – redução.
  4. Redução – redução – aumento.
  5. Redução – aumento – redução.

Resposta: A

Resolução: Durante o desenvolvimento embrionário em ovos de répteis, o embrião utiliza os nutrientes armazenados no vitelo para crescer, o que leva a um aumento de sua massa e à redução da massa do vitelo. Paralelamente, o alantoide, uma das estruturas extraembrionárias, atua no armazenamento de excretas nitrogenadas do embrião e também participa das trocas gasosas, aumentando sua massa ao longo do tempo. Portanto, o esperado é que ocorra aumento da massa do embrião, redução da massa do vitelo e aumento da massa do alantoide.

03. (UPE) Observe a figura com os cortes transversais do corpo de animais triblásticos (representados por números romanos; os números em arábico correspondem aos folhetos embrionários e às cavidades) e alguns exemplares (representados por letras).

Assinale a alternativa que apresente a CORRETA correspondência entre os cortes, seu detalhamento e os exemplos de animais.

  1. I-acelomado; 1-endoderma, 2-mesoderma, 3-celoma, 4-ectoderma; os anelídeos o representam em B – minhoca.
  2. I-celomado; 1-endoderma, 2-mesoderma, 3-celoma, 4-ectoderma; os cordados o representam em A – nematelminto.
  3. II- acelomado; 1-endoderma, 2-mesoderma, 3-ectoderma; os platelmintos os representam em C - planárias de água doce.
  4. II- pseudocelomado; 1-endoderma, 2-pseudoceloma, 3- mesoderma; os nematódeos os representam em B - tênias ou solitárias.
  5. III- pseudocelomado; 1-ectoderma, 2-pseudoceloma, 3- mesoderma, 4- endoderma; os hirudíneos o representam em A - sanguessuga.

Resposta: C

Resolução: Os animais triblásticos se diferenciam pela presença ou ausência de cavidade corporal. Os acelomados, como os platelmintos (ex: planárias), não possuem cavidade entre os folhetos embrionários; seu corpo é maciço entre o tubo digestivo (endoderma) e a epiderme (ectoderma), com preenchimento total pelo mesoderma. Na figura, o corte II representa esse padrão, sem presença de celoma (cavidade corporal). Já os celomados, como os anelídeos, possuem um verdadeiro celoma revestido totalmente por mesoderma. Os pseudocelomados, como os nematódeos, possuem uma cavidade corporal parcialmente revestida por mesoderma.

04. (PUC-SP) Analise a tira de quadrinhos:

Os pintinhos nascem molhados, devido principalmente ao material proveniente

  1. do âmnio, que armazena excretas nitrogenados do embrião, e do alantoide, que previne dessecação e amortece choques mecânicos.
  2. do âmnio, que previne dessecação do embrião e amortece choques mecânicos, e do alantoide, que armazena excretas nitrogenados.
  3. do âmnio, que previne a dessecação do embrião, e do grande número de vilosidades coriônicas ricas em vasos sanguíneos.
  4. do alantoide, que armazena excretas nitrogenados do embrião, e do grande número de vilosidades coriônicas ricas em vasos sanguíneos.

Resposta: B

Resolução: A alternativa correta é a letra B. Os pintinhos nascem molhados devido ao líquido amniótico que os envolve durante o desenvolvimento embrionário. Esse líquido é armazenado no âmnio, uma membrana extraembrionária que tem como função proteger contra choques mecânicos e evitar a dessecação do embrião. Já o alantoide é outro anexo embrionário que armazena os excretas nitrogenados produzidos pelo embrião, especialmente ácido úrico, nos animais ovíparos. Assim, o contato com os fluidos do âmnio e do alantoide durante o desenvolvimento explica o aspecto molhado ao nascer.

05. (ACAFE) Estado de saúde das siamesas é estável

No dia 29 de abril, na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, em Aracaju (SE), nasceram as irmãs siamesas unidas pelo tórax e dividindo o mesmo coração. Elas nasceram com 35 semanas de gestação e, segundo o secretário adjunto da Saúde do estado de Sergipe, Luís Eduardo Prado Correia, é estável o estado de saúde das meninas.

Fonte: Portal Brasil, 05/03/2017. Disponível em: http://g1.globo.com

Considerando as informações do texto e os conhecimentos relacionados ao tema é correto afirmar, exceto:

  1. A bolsa amniótica é um anexo embrioná- rio de estrutura membranosa, com origem ectodérmica, que envolve todo o concepto. Nela acumula-se gradativamente um líquido no qual fica mergulhado o embrião.
  2. Após a fecundação, a célula-ovo ou zigoto inicia a segmentação ou clivagem. Em zigotos provenientes de óvulos heterolécitos, como os anfíbios, a segmentação é total e desigual.
  3. A formação de siameses ocorre somente entre gêmeos univitelinos que se originam de um único óvulo fertilizado por dois espermatozoides e, assim, são unidos em alguma região do corpo e compartilham a mesma placenta.
  4. A placenta é um órgão materno-fetal de origem trofoblástica que, entre outras funções, é responsável pelas trocas gasosas e metabólicas na relação feto-materna, pela imunização fetal e por produção hormonal.

Resposta: C

Resolução: A formação de gêmeos siameses ocorre exclusivamente entre gêmeos monozigóticos, que se originam da fecundação de um único óvulo por um único espermatozoide. A separação incompleta do embrião em estágios iniciais do desenvolvimento leva à formação de siameses. A afirmação de que eles são originados por fecundação de um óvulo por dois espermatozoides está equivocada e biologicamente inviável, pois esse evento geraria uma célula inviável. As demais afirmativas estão corretas quanto às estruturas embrionárias e processos de desenvolvimento.

06. (EBMSP) O desenvolvimento embrionário é iniciado com a formação do ovo ou zigoto a partir da fecundação do óvulo pelo espermatozoide.O ovo passa, então, por uma série de etapas que caracterizam a formação de um organismo.

Sobre embriologia, é correto afirmar:

  1. A origem embrionária dos tecidos nervoso e muscular é o endoderma.
  2. Substâncias secretadas pelas células da notocorda atuam na diferenciação do tubo neural dos cordados.
  3. A gastrulação, processo desencadeado pela organogênese, precede a formação da mórula.
  4. A formação do ectoderma, endoderma e mesoderma ocorre pelas clivagens que caracterizam a formação da blástula.
  5. A placenta é um anexo embrionário que envolve o embrião dos mamíferos.

Resposta: B

Resolução: A notocorda é uma estrutura mesodérmica que surge nos embriões dos cordados e desempenha papel importante na indução da formação do tubo neural. Células da notocorda secretam sinais moleculares que induzem as células do ectoderma a se diferenciarem na placa neural, que posteriormente se dobra formando o tubo neural, estrutura que dará origem ao sistema nervoso central. As demais afirmativas apresentam erros conceituais, como atribuir origens erradas aos tecidos ou inverter a sequência dos eventos no desenvolvimento embrionário.

07. (UEA) A fertilização in vitro é um procedimento de reprodução que consiste na coleta de alguns ovócitos II, que serão circundados por milhares de espermatozoides para que ocorra a fecundação fora do organismo feminino. Após dois ou três dias, os embriões são implantados no organismo materno.

Com relação a esse procedimento, é correto afirmar que:

  1. os ovócitos II são coletados diretamente do endométrio uterino.
  2. caso dois espermatozoides fecundem dois ovócitos II, serão formados gêmeos univitelinos.
  3. caso dois espermatozoides fecundem um ovócito II, serão formados gêmeos bivitelinos.
  4. os ovócitos II são utilizados pois a fecundação ocorre antes do final da gametogênese.
  5. os embriões são implantados no útero materno já na fase de nêurula.

Resposta: D

Resolução: Os ovócitos II são coletados dos ovários da mulher após serem estimulados hormonalmente. Eles são utilizados na fertilização in vitro justamente porque a fecundação deve ocorrer antes da conclusão da segunda divisão meiótica, que se completa apenas no momento da entrada do espermatozoide. Após a fecundação in vitro, o embrião se desenvolve até a fase de mórula ou blastocisto, e não de nêurula, para então ser implantado no útero. As outras opções apresentam erros como a localização incorreta da coleta dos ovócitos e a descrição inadequada da origem dos gêmeos.

08. (UPE) Sobre o desenvolvimento embrionário após a fecundação, observe as figuras abaixo:

A figura A representa o tipo de ovo e sua segmentação, e a figura B, os animais que possuem essa fase em seu desenvolvimento embrionário.

Assinale a alternativa que apresenta a CORRETA correspondência entre o tipo de ovo, a segmentação e o exemplo animal, conforme as figuras A e B.

  1. Alécito – holoblástica subigual – gafanhoto
  2. Centrolécito – meroblástica superficial – macaco
  3. Heterolécito – holoblástica desigual – sapo
  4. Isolécito – meroblástica discoidal – estrela do mar
  5. Telolécito – holoblástica igual – galinha

Resposta: C

Resolução: O sapo possui um ovo do tipo heterolécito, que apresenta uma quantidade moderada de vitelo mais concentrada no polo vegetal. Esse tipo de ovo passa por segmentação holoblástica desigual, ou seja, a clivagem ocorre em todo o ovo, mas de forma desigual devido à distribuição do vitelo. Essa segmentação resulta em blastômeros maiores no polo vegetal e menores no polo animal. As outras alternativas estão incorretas por associarem tipos de ovos ou segmentações incompatíveis com os exemplos animais apresentados.

09. (UEFS) Durante o desenvolvimento embrionário, surgem estruturas especiais, como vesícula vitelina, âmnio e alantoide, que diferenciam as classes de vertebrados:

• A vesícula vitelina não é usada no processo de nutrição e é preenchida por líquido.

• O âmnio é uma membrana que tem a função de proteger o embrião.

• O alantoide é reduzido, não tendo a função de armazenamento de excretas.

Essas estruturas especiais descritas podem ser observadas no desenvolvimento

  1. dos cachorros.
  2. dos pinguins.
  3. das serpentes.
  4. das salamandras.
  5. das sardinhas.

Resposta: A

Resolução: A vesícula vitelina é, sim, usada na nutrição do embrião e não apenas preenchida por líquido, como afirmado erroneamente; o âmnio é responsável por proteger o embrião contra choques mecânicos e dessecação, sendo um marco evolutivo importante em animais amniotas (répteis, aves e mamíferos); o alantoide armazena excretas e auxilia nas trocas gasosas. Esses três anexos ocorrem apenas em amniotas, e não estão presentes em anfíbios ou peixes, por isso apenas os animais das alternativas A (cachorros), B (pinguins) e C (serpentes) são candidatos.

10. (UEA) Ao longo do desenvolvimento embrionário dos vertebrados, algumas fases se caracterizam pelo arranjo e diferenciação celular das estruturas do embrião. No desenvolvimento embrionário, há mais células diferenciadas

  1. na nêurula do que na blástula.
  2. na mórula do que na gástrula.
  3. na blástula do que na nêurula.
  4. na mórula do que na blástula.
  5. na gástrula do que na nêurula.

Resposta: A

Resolução: Na questão 10, o foco está no nível de diferenciação celular ao longo das fases do desenvolvimento embrionário. A mórula é uma massa sólida de células ainda indiferenciadas, resultado das primeiras divisões do zigoto. A blástula apresenta uma cavidade interna (blastocele), mas também é formada por células pouco diferenciadas. A nêurula, por outro lado, é uma fase posterior e mais complexa, onde se inicia a formação da placa neural e do tubo neural, indicando que há diferenciação mais avançada dos tecidos.

11. (UEFS) Em relação à imagem destacada, analise as seguintes afirmações:

I. A fertilização que ocorreu no ovário viabilizou a origem do zigoto.

II. As células do estágio 4 e 8 são totipotentes.

III. O embrião é implantado na fase de blastocisto com algumas células já diferenciadas.

A alternativa que apresenta uma afirmativa ou mais afirmativas corretas é a

  1. I apenas.
  2. II apenas.
  3. I e II.
  4. I e III.
  5. II e III.

Resposta: E

Resolução: A questão 11 analisa afirmações sobre as etapas iniciais do desenvolvimento embrionário humano, com base em uma imagem. A afirmativa I está incorreta porque a fertilização ocorre nas tubas uterinas (trompas de Falópio), não no ovário. A afirmativa II está correta, pois as células dos estágios 4 e 8 de clivagem ainda são totipotentes, ou seja, têm potencial de originar qualquer tipo celular, inclusive anexos embrionários. A afirmativa III também está correta, pois na fase de blastocisto, quando ocorre a implantação no útero, algumas células já começam a se diferenciar em trofoblasto e embrioblasto. Logo, as afirmativas II e III estão corretas, sendo a resposta a letra E.

12. (URCA) São exemplos de seres triblásticos, deuterostômios com óvulos oligolécitos:

  1. Cnidários.
  2. Poríferos.
  3. Platelmintos.
  4. Moluscos.
  5. Mamíferos placentados.

Resposta: E

Resolução: Na questão 12, o foco é identificar seres triblásticos (possuem três folhetos embrionários: ectoderma, mesoderma e endoderma), deuterostômios (o blastóporo origina o ânus) e com óvulos oligolécitos (com pouco vitelo). Mamíferos placentados se encaixam em todas essas características: são triblásticos, deuterostômios e apresentam óvulos oligolécitos. Já os cnidários e poríferos não são triblásticos, os platelmintos são protostômios, e os moluscos também não são deuterostômios.

13. (EMESCAM) Existem fortes evidências de que o zika vírus seja responsável por malformações do sistema nervoso em embriões no primeiro trimestre de vida intrauterina. Se devidamente comprovado, o vírus seria o responsável pelo nascimento de bebês com microcefalia, uma anomalia caracterizada por um perímetro cefálico inferior a 32 cm.

Havendo comprometimento do crescimento do encéfalo da criança, o folheto embrionário, a partir do qual se originou o órgão acometido pela anomalia, é o

  1. endoderma.
  2. ectoderma.
  3. mesoderma.
  4. mesênquima.
  5. hipoblasto.

Resposta: B

Resolução: A questão 13 aborda os folhetos embrionários e a origem do sistema nervoso. O zika vírus causa microcefalia ao afetar diretamente o desenvolvimento do encéfalo durante o primeiro trimestre de gestação. O sistema nervoso central (encéfalo e medula espinhal) se origina do ectoderma, o folheto embrionário mais externo. Portanto, havendo comprometimento do crescimento do encéfalo, o folheto afetado é o ectoderma.

14. (UFRGS) Observe a figura abaixo que representa uma blástula.

Com relação à figura, é CORRETO afirmar que o número ........ corresponde à ........ que dá origem ........ .

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado acima, na ordem em que aparecem.

  1. I – ectoderme – ao revestimento do trato digestivo
  2. II – ectoderme – à epiderme
  3. II – endoderme – ao sistema nervoso
  4. III – endoderme – às glândulas sudoríparas e sebáceas
  5. III – mesoderme – aos músculos e ossos

Resposta: E

Resolução: Na questão 14, com base na imagem de uma blástula, é necessário associar os números à origem embrionária e aos órgãos derivados. A mesoderme (número III) é o folheto intermediário que origina estruturas como músculos, ossos, coração e rins. A alternativa E traz a sequência correta: número III corresponde à mesoderme, que dá origem aos músculos e ossos. As demais opções confundem os folhetos ou os órgãos que deles se originam.

15. (UFAM PSC) Anexos embrionários originam-se dos folhetos germinativos, constituindo-se em estruturas que auxiliam na proteção e nutrição do embrião durante seu desenvolvimento. Correlacione o anexo embrionário à sua respectiva função.

Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a ordem, de cima para baixo, da correlação entre as colunas:

  1. II, IV, I, III
  2. III, I, IV, II
  3. III, IV, II, I
  4. IV, III, I, II
  5. IV, III, II, I

Resposta: B

Resolução: Na questão 15, é preciso correlacionar os anexos embrionários com suas funções. O cório participa da troca gasosa; o âmnio envolve o embrião e o protege contra choques mecânicos e dessecação; o saco vitelino armazena o vitelo, fornecendo nutrientes; e o alantoide está relacionado ao armazenamento de excretas e também à troca gasosa. A sequência correta que faz essa correspondência, de cima para baixo, é: III (cório), I (âmnio), IV (saco vitelino), II (alantoide), o que corresponde à alternativa B.

16. (UEFS) Já faz muito tempo que as pessoas recebem notícias dos benefícios das células-tronco, do seu potencial de se diferenciar em outros tipos de célula.

Em relação a essas células, uma das características que faz dela ser classificada como tronco é

  1. a presença de ribossomos.
  2. a presença de mitocôndrias.
  3. sua relativa inativação gênica.
  4. a presença de membrana plasmática.
  5. a presença de cromossomos homólogos.

Resposta: C

Resolução: Por fim, a questão 16 aborda as células-tronco e suas características. A principal característica que define uma célula-tronco é sua pluripotência ou totipotência, ou seja, sua capacidade de se diferenciar em diversos tipos celulares. Para que isso ocorra, essas células mantêm um padrão de relativa inativação gênica, pois seus genes ainda não foram ativados para funções específicas. Isso as torna indiferenciadas e com potencial para originar diferentes tecidos.

Clique Para Compartilhar Esta Página Nas Redes Sociais



Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp