Home > Banco de Questões > Ecologia VI

Ecologia VI

Simulado com 15 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Ecologia VI com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Ecologia VI.




01. (FUVEST) Analise as três afirmações seguintes sobre ciclos biogeoquímicos.

I. A respiração dos seres vivos e a queima de combustíveis fósseis e de vegetação restituem carbono à atmosfera.

II. Diferentes tipos de bactérias participam da ciclagem do nitrogênio: as fixadoras, que transformam o gás nitrogênio em amônia, as nitrificantes, que produzem nitrito e nitrato, e as desnitrificantes, que devolvem o nitrogênio gasoso à atmosfera.

III. Pelo processo da transpiração, as plantas bombeiam, continuamente, água do solo para a atmosfera, e esse vapor de água se condensa e contribui para a formação de nuvens, voltando à terra como chuva.

Está correto o que se afirma em

  1. I, apenas.
  2. I e II, apenas.
  3. II e III, apenas.
  4. III, apenas.
  5. I, II e III.

Resposta: E

Resolução: As três afirmações sobre ciclos biogeoquímicos estão corretas: a respiração e queima de combustíveis devolvem carbono à atmosfera; as bactérias fixadoras, nitrificantes e desnitrificantes participam da ciclagem do nitrogênio; e a transpiração das plantas contribui para o ciclo da água, levando à formação de nuvens e chuva.

02. (UNIVESP) Os níveis de organização da matéria que constitui os seres vivos estão exemplificados na figura a seguir.

Sobre os níveis de organização ilustrados, é correto afirmar que

  1. as organelas são as menores unidades vivas dos seres vivos.
  2. os tecidos são agrupamentos de células que desempenham uma função em comum.
  3. as populações comportam organismos de espécies diferentes em um mesmo local.
  4. as comunidades são compostas por fatores bióticos e abióticos.
  5. os ecossistemas são ambientes isolados e que não se inter-relacionam.

Resposta: B

Resolução: Os níveis de organização da matéria em seres vivos incluem organelas, células, tecidos, órgãos, populações, comunidades e ecossistemas. Entre as alternativas, a correta é que tecidos são agrupamentos de células que desempenham uma função comum, o que corresponde à alternativa B.

03. (FAMERP) Considere os exemplos de características anatômicas e fisiológicas de três seres vivos.

• O chimpanzé (Pan troglodytes) possui visão binocular e o primeiro dedo oponível nas mãos. A visão binocular permite que o cérebro distinga as diferentes distâncias entre os objetos observados e o observador e a presença do primeiro dedo oponível nas mãos permite o movimento de pinça, facilitando agarrar objetos.

• O inseto maria-fedida (Nezara viridula) libera um odor, produzido por glândulas toda vez que se sente ameaçado. Além dessa defesa, ele pode apresentar algumas colorações, como verde ou marrom, o que auxilia na proteção contra predadores.

• A planta urtiga (Urera baccifera) apresenta tricomas urticantes na superfície de suas folhas. Eles secretam substâncias ácidas, causando vermelhidão, coceira e ardência na pele de uma pessoa que as toca.

Esses três seres vivos apresentam

  1. normas de reação, que apareceram por mutações induzidas.
  2. características adaptativas, que foram selecionadas pelo ambiente.
  3. órgãos homólogos, que surgiram para adaptá-los ao ambiente.
  4. órgãos vestigiais, que ficaram cada vez mais complexos com o tempo.
  5. órgãos análogos, que surgiram pela necessidade de sobrevivência.

Resposta: B

Resolução: O chimpanzé, o inseto maria-fedida e a planta urtiga apresentam características adaptativas — como visão binocular, glândulas de defesa e tricomas urticantes — que foram selecionadas pelo ambiente para aumentar sua sobrevivência.

04. (UECE) Em relação à dinâmica de populações, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo.

( ) A densidade populacional é definida como o número de indivíduos presentes na comunidade que vive em determinada área ou volume.

( ) A curva de crescimento populacional real resulta da interação entre seu potencial biológico e a resistência ambiental.

( ) Qualquer população pode apresentar crescimento exponencial, independente do meio em que vive.

( ) A capacidade de carga ou resistência ambiental, a competição e a densidade populacional são exemplos de fatores que regulam o crescimento populacional.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

  1. V, V, V, F.
  2. V, F, V, F.
  3. F, V, F, V
  4. F, F, F, V.

Resposta: C

Resolução: Sobre a dinâmica populacional, a densidade populacional é o número de indivíduos numa área, a curva de crescimento real é influenciada pelo potencial biológico e resistência ambiental, e fatores como capacidade de carga regulam o crescimento. Porém, nem toda população apresenta crescimento exponencial em qualquer meio.

05. (UENP) A adubação verde é um processo feito por agricultores em monoculturas. Tal processo estimula a reposição de nitrogênio do solo pobre em compostos nitrogenados, essencial ao desenvolvimento das culturas de plantas. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a explicação de como ocorre essa reposição.

  1. As bactérias que vivem em associação com as leguminosas realizam a nitrificação. Tal processo consiste em transformar a amônia do solo em nitrato que ficará armazenado nos nódulos das leguminosas e serão liberados para o solo com a decomposição da planta.
  2. As bactérias que vivem em associação com as leguminosas são fixadoras de nitrogênio. Após a morte da planta, no processo de decomposição, o nitrogênio que foi fixado pelas bactérias é liberado em forma de amônia, fertilizando o solo.
  3. As bactérias que vivem em associação com as leguminosas realizam o processo de nitrificação. Tal processo consiste da absorção de nitrato do solo e sua transformação em amônia. Após a morte da planta, a amônia é liberada, fertilizando o solo.
  4. As leguminosas apresentam alto nível de nitrogênio, mesmo sendo cultivadas em solo pobre. O alto nível de nitrogênio se dá pela associação com bactérias que sintetizam esse composto nitrogenado. Ao se decomporem, as plantas liberam nitrogênio, fertilizando o solo.
  5. As leguminosas realizam a absorção da amônia presente no solo. Essa amônia é o resultado do processo de nitrificação realizado por bactérias nitrificantes que vivem no solo. Após a morte da leguminosa, no processo de decomposição da planta, há a liberação do nitrogênio em forma de nitrato, fertilizando o solo.

Resposta: B

Resolução: Na adubação verde, bactérias fixadoras de nitrogênio associadas às leguminosas transformam o nitrogênio gasoso em compostos nitrogenados que, após a morte da planta e decomposição, liberam amônia para fertilizar o solo.

06. (UPF) As espécies de uma comunidade ecológica podem se dividir em níveis tróficos. Em relação a esse tema, assinale a alternativa incorreta.

  1. Um nível trófico se refere às espécies que utilizam a mesma fonte de energia ou têm os mesmos hábitos alimentares.
  2. As espécies autotróficas constituem o nível trófico dos produtores primários.
  3. Uma teia alimentar resulta da interação de várias cadeias alimentares.
  4. Espécies onívoras fazem parte de vários níveis tróficos.
  5. As espécies herbívoras constituem o nível trófico dos consumidores secundários.

Resposta: E

Resolução: A alternativa incorreta é a letra E. As espécies herbívoras não constituem o nível trófico dos consumidores secundários, mas sim dos consumidores primários, pois elas se alimentam diretamente dos produtores (plantas). Consumidores secundários são, geralmente, carnívoros que se alimentam dos herbívoros. As outras alternativas estão corretas, pois definem corretamente níveis tróficos, como o conceito de produtores primários (autotróficos), a existência de teias alimentares e a participação de onívoros em vários níveis.

07. (PUC-Campinas) Em ecologia, a competição interespecífica ocorre apenas em organismos pertencentes a

  1. mesma comunidade.
  2. mesma população.
  3. espécies do mesmo gênero.
  4. nichos distintos.
  5. nível trófico distinto.

Resposta: A

Resolução: A competição interespecífica ocorre entre organismos que pertencem à mesma comunidade, ou seja, vivem na mesma área e interagem. Essa competição é entre espécies diferentes, mas dentro da mesma comunidade ecológica, onde disputam recursos como alimento, espaço e luz. Portanto, a alternativa correta é a letra A, pois nem populações (mesma espécie) nem nichos distintos definem competição interespecífica.

08. (ACAFE) O termo ecologia foi utilizado pela primeira vez em 1866, na obra "Morfologia Geral do Organismo", pelo biólogo alemão Ernst Haeckel. Pode-se conceituar ecologia como a ciência que estuda a interação dos seres vivos entre si e com o ambiente em que vivem.

Em relação ao tema, correlacione as colunas a seguir.

(1) Ecossistema

(2) Biocenose

(3) Ecese

(4) Sere

(5) Biótopo

() Área física na qual determinada comunidade vive.

() Unidade natural constituída de fatores abióticos e fatores bióticos que interagem ou se relacionam entre si, formando um sistema estável.

() Conjunto de populações de diversas espécies que habitam uma mesma região num determinado período.

() Em uma sucessão ecológica, representa a comunidade pioneira.

() Etapa intermediária em que se encontra o ecossistema durante uma sucessão ecológica, não sendo mais pioneira e nem totalmente equilibrada, como acontece na comunidade clímax.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  1. 5 - 1 - 2 - 4 - 3
  2. 4 - 5 - 2 - 1 - 3
  3. 3 - 1 - 5 - 2 - 4
  4. 5 - 1 - 2 - 3 - 4

Resposta: D

Resolução: A sequência correta que associa os termos é a alternativa D: (5) Biótopo é a área física onde a comunidade vive; (1) Ecossistema é o conjunto de fatores bióticos e abióticos que formam um sistema; (2) Biocenose é o conjunto de populações de diversas espécies numa região; (3) Ecese é uma etapa intermediária da sucessão ecológica; e (4) Sere representa a comunidade pioneira da sucessão. Essa associação mostra o entendimento dos conceitos fundamentais da ecologia.

09. (UPE) Leia o texto a seguir:

Como era a higiene no Palácio de Versalhes no século XVII?

Na época, os cuidados com a limpeza eram precários na Europa. Até mesmo o Palácio de Versalhes tinha a fama de ser imundo e habitado por moradores que não tinham higiene. Sem saneamento básico, a população vivia em meio à sujeira e a animais peçonhentos. Essa condição também foi uma das causadoras da pandemia de peste bubônica, ou peste negra, como ficou conhecida. Anteriormente, a doença, transmitida pela picada de pulga, dizimou um terço da população europeia, entre a realeza e a plebe, no século XIV. Antes considerada um castigo de Deus, a peste trouxe o conceito de higiene pessoal ao mundo e, a passos lentos, mudou hábitos até chegar às pessoas limpas e cheirosas que conhecemos hoje.

Disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br/historia/como-era-a-higiene-no-palacio-de-versalhes-no-seculo-17/ (Adaptado)

Considerando o que foi exposto no texto em relação à Europa no passado e comparando-se à realidade atual das políticas públicas no Brasil, assinale a alternativa CORRETA.

  1. A peste negra provocou uma mudança de hábitos na população, o que favoreceu a adoção de medidas profiláticas no combate às doenças transmissíveis, que são úteis também para prevenir outras doenças, como a AIDS, a sífilis, a hanseníase e a doença de Chagas.
  2. O conceito de pandemia aplicado à peste negra também pode ser aplicado à dengue, à zica e à chicungunha.
  3. A pulga é um ectoparasita, o vetor da doença, visto que é o veículo para a transmissão da bactéria Yersinia pestis, responsável pela peste negra, sendo os cães os hospedeiros definitivos.
  4. A falta de saneamento básico e de higiene está associada à manutenção de outras doenças nas populações humanas, inclusive no Brasil, a exemplo da esquistossomose, ascaridíase, leptospirose e cólera.
  5. Não há relação direta entre a ausência de saneamento básico e a presença de animais caracterizados como peçonhentos, considerando-se que a presença de aranhas, sapos ou serpentes não depende da existência de saneamento.

Resposta: D

Resolução: A alternativa correta é a letra D, que relaciona a falta de saneamento básico e higiene à manutenção de doenças como esquistossomose, ascaridíase, leptospirose e cólera. O texto demonstra que a ausência de saneamento foi fator determinante na disseminação da peste negra no passado e que essa realidade ainda impacta a saúde pública no Brasil, favorecendo a persistência de várias doenças transmitidas por condições insalubres.

10. (ACAFE) Solar, eólica e baterias formam trio imbatível contra combustíveis fósseis

Segundo uma análise da Bloomberg New Energy Finance, o carvão e o gás enfrentam uma ameaça crescente a sua posição no mix mundial de geração de eletricidade, com o resultado das “espetaculares” reduções nos custos das tecnologias de geração eólica e solar e, principalmente, com a expansão do mercado de baterias para armazenamento de energia. A análise destaca que as energias eólica e solar fotovoltaica vêm reduzindo sistematicamente seus custos nivelados de eletricidade e aumentando sua posição competitiva, graças à queda dos custos de capital com tecnologias mais baratas, ganhos em eficiência e aumento de leilões em todo o mundo.

Fonte: Exame, 02/04/2018 (Adaptado). Disponível em: https://exame.abril.com.br

Acerca das informações do texto e dos conhecimentos relacionados ao tema é correto afirmar, exceto:

  1. A energia solar é considerada uma fonte de energia renovável e sustentável ambientalmente. Existem muitas formas de aproveitar a energia solar como, por exemplo, a energia fotovoltaica, gerada pela conversão de energia luminosa que incide diretamente ou por meio de reflexo sobre painéis de materiais semicondutores, convenientemente tratados, em eletricidade.
  2. O carvão mineral é uma fonte de energia não renovável, sendo um dos combustíveis mais usados em termelétricas. Esse combustível traz sérios danos ao ambiente e à saúde, pois sua combustão emite grandes quantidades de óxidos de nitrogênio e enxofre, que provocam acidificação ou chuva ácida, além de agravar doenças pulmonares, cardiovasculares e renais nas populações próximas.
  3. A energia eólica é um tipo de energia renovável e limpa, não causando nenhum impacto negativo ao ambiente durante seu processo de produção ou consumo.
  4. As fontes de energia renováveis apresentam-se como alternativa ao uso das fontes tradicionais de energia como, por exemplo, os combustíveis fósseis, cuja combustão gera substâncias que podem causar impactos negativos ao ambiente e à saúde humana.

Resposta: C

Resolução: A alternativa incorreta é a letra C. Apesar de a energia eólica ser renovável e limpa, afirmar que ela não causa nenhum impacto negativo ao ambiente não é correto, pois sua instalação pode causar impactos locais, como alterações na fauna e uso do solo. As demais afirmativas estão corretas ao descrever as características da energia solar, dos combustíveis fósseis e a importância das energias renováveis para reduzir impactos ambientais.

11. (UNEMAT) “Compostagem é um processo controlado de decomposição biológica da matéria orgânica presente no lixo [...] em condições adequadas de aeração, umidade e temperatura. Esse processo gera um produto biologicamente estável chamado composto orgânico. [...] Para que a compostagem possa ser realizada corretamente, a matéria orgânica deve ser separada dos demais materiais, o que possibilita o reaproveitamento de materiais recicláveis, como vidro, plásticos e metais.”

PENTEADO, M. J. Guia pedagógico do lixo. Governo do estado de São Paulo, Secretaria do Meio Ambiente, Coordenadoria de Educação Ambiental, 2011 (Adaptado).

O texto apresenta o princípio do processo de compostagem para a utilização do lixo orgânico. Com base neste princípio, assinale a alternativa correta.

  1. As condições abióticas do ambiente não interferem no processo de decomposição biológica das matérias orgânicas.
  2. Vidro, plásticos e metais são encaminhados para reaproveitamento, por não possuírem carbono em sua composição.
  3. A decomposição em ambientes aerados favorece a produção, por organismos aeróbios, de gases como o metano, um importante biogás que pode ser aproveitado como fonte de energia.
  4. A compostagem é realizada pela ação de organismos decompositores, que são constituídos principalmente por bactérias e fungos.
  5. O produto da compostagem é o húmus, rico em matéria orgânica, a principal fonte de carbono das plantas.

Resposta: D

Resolução: A alternativa correta é a letra D. A compostagem é um processo biológico realizado principalmente por organismos decompositores, como bactérias e fungos, que atuam na decomposição da matéria orgânica. Esses organismos necessitam de condições adequadas de aeração, umidade e temperatura para transformar resíduos orgânicos em um composto estável, que pode ser usado para melhorar a qualidade do solo. As demais alternativas contêm informações incorretas ou imprecisas, como a negação da influência dos fatores abióticos ou a associação equivocada da produção de metano em ambientes aeróbios.

12. (ACAFE) “Brasil, Tocantins, 18,19 e 20 agosto de 2010. Encontramos o Brasil pegando fogo. Literalmente. Lamentavelmente. Em pleno século XXI ainda temos uma estação de queimadas. E, com a perspectiva de impunidade prometida pela proposta de um novo Código Florestal, grileiros, agricultores, pecuaristas, invasores, aventureiros, desaventurados, desesperançados avançam sobre a Amazônia e o Cerrado com caixas de fósforos, suas ambições e sua completa falta de respeito com a natureza e os companheiros de espécie, o Homo sapiens “citadensis”.”

Fonte: BRIDI, Sônia. Diário do clima. Efeitos do aquecimento global: Um relato em cinco continentes. 2012.

Considerando as informações contidas no texto e os conhecimentos relacionados ao tema é correto afirmar, exceto:

  1. O aquecimento global ocorre em consequência das alterações ocorridas no planeta, sejam elas de causas naturais ou antropogênicas.
  2. A emissão dos chamados gases de efeito estufa (GEE) é uma das causas do aquecimento global. O gás metano (CH4) é o GEE mais abundante na atmosfera, sendo produzido pela decomposição da matéria orgânica em aterros sanitários e lixões, por exemplo, e também pela criação de gado e cultivo de arroz. Esse gás apresenta poder de aquecimento global 21 vezes maior que o dióxido de carbono.
  3. O aquecimento global pode levar ao desaparecimento de espécies ou grupos de espécies em um determinado ambiente ou ecossistema.
  4. A tendência ao aquecimento tem sido heterogênea em diferentes partes do globo, com algumas regiões aquecendo, outras apresentando elevação de temperatura não muito significativa e outras até mesmo resfriando.

Resposta: B

Resolução: A alternativa incorreta é a letra B. Embora o metano (CH4) seja um potente gás de efeito estufa e produzido por decomposição em aterros sanitários e pela criação de gado, ele não é o gás mais abundante na atmosfera; esse lugar pertence ao dióxido de carbono (CO2). Além disso, o texto menciona que o metano tem um poder de aquecimento 21 vezes maior que o CO2, mas não que seja o mais abundante. As outras afirmativas estão corretas quanto às causas e efeitos do aquecimento global, incluindo a heterogeneidade do aquecimento global.

13. (UNEMAT) “Aterro sanitário é uma espécie de depósito no qual são descartados resíduos sólidos provenientes de residências, indústrias, hospitais e construções. Grande parte deste lixo é formada por materiais não recicláveis. Os aterros sanitários são importantes, pois solucionam parte dos problemas causados pelo excesso de lixo gerado nas grandes cidades. A decomposição dos resíduos gera chorume (um líquido poluente) e gás (principalmente o metano, que também polui e é 20 vezes pior para o clima da Terra do que o gás carbônico). Mas o metano pode se transformar em energia elétrica [...]. É o que acontece com o gás produzido pelos 40 milhões de toneladas que estão depositados no Aterro Bandeirantes, em São Paulo. Desativado desde 2007, o aterro tem 400 pontos de captura que transportam o gás para a Usina Termelétrica Bandeirantes, que, por sua vez, produz energia elétrica com capacidade para atender até 300 mil pessoas. O gás extraído é convertido em tonelada equivalente de gás carbônico (crédito de carbono) e depois é comercializado.”

Portal Brasil. Aterros sanitários protegem o ambiente de contaminação, 2012. Disponível em: http://w w w .brasil.gov.br/meioambiente/ 2012/04/aterrros-sanitarios-protegem-meio-ambiente-decontaminacao/. Acesso em nov. 2017. (Adaptado)

Embora não seja um método energético exatamente limpo, a geração de energia a partir do biogás de aterros sanitários é uma forma de minimizar problemas decorrentes do acúmulo de lixo no ambiente.

Com base na afirmação, assinale a alternativa que apresenta benefícios para o meio ambiente, para a produção de energia, com a combustão do metano:

  1. Impede a contaminação do lençol freático com matéria orgânica.
  2. Promove a eutrofização dos mananciais próximos ao aterro.
  3. Reduz a emissão de CH4 na atmosfera.
  4. Estimula o aumento da camada de ozônio.
  5. Descontamina a matéria orgânica depositada no aterro.

Resposta: C

Resolução: A alternativa correta é a letra C. A geração de energia a partir da combustão do metano extraído de aterros sanitários contribui para a redução da emissão direta desse gás na atmosfera, o que é benéfico para o meio ambiente, já que o metano é um gás de efeito estufa muito potente. Assim, essa prática ajuda a mitigar o impacto ambiental dos aterros, evitando que o metano liberado atue diretamente no aquecimento global. As outras alternativas são incorretas porque não refletem benefícios ambientais relacionados ao uso do biogás.

14. (UFAM PSC) São relações interespecíficas entre seres vivos com benefício, EXCETO:

  1. Simbiose.
  2. Epifitismo.
  3. Colônia.
  4. Mutualismo.
  5. Comensalismo.

Resposta: C

Resolução: A alternativa correta é a letra C. A colônia é uma associação entre indivíduos da mesma espécie que vivem juntos, o que caracteriza uma relação intraespecífica, e não interespecífica. Portanto, entre as opções apresentadas, a colônia não representa uma relação interespecífica com benefício. Já simbiose, epifitismo, mutualismo e comensalismo são relações interespecíficas que envolvem benefício para pelo menos uma das espécies envolvidas.

15. (UFRGS) Observe o diagrama abaixo que representa uma teia alimentar.

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes à teia alimentar.

() O pássaro pode ocupar tanto o segundo como o terceir

o nível trófico.

() O rato e a lagarta são consumidores primários e estão no segundo nível trófico.

() Três níveis tróficos ocorrem na teia.

() A coruja é consumidora secundária e está no segundo nível trófico.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

  1. V – V – F – F.
  2. F – F – V – F.
  3. V – F – F – V.
  4. V – V – F – V.
  5. F – V – V – V.

Resposta: A

Resolução: A sequência correta é a alternativa A: V – V – F – F. O pássaro pode ocupar tanto o segundo quanto o terceiro nível trófico, pois pode consumir tanto produtores quanto consumidores primários. O rato e a lagarta são consumidores primários, posicionando-se no segundo nível trófico. Entretanto, há mais que três níveis tróficos na teia alimentar apresentada, tornando a terceira afirmação falsa. A coruja, que

Clique Para Compartilhar Esta Página Nas Redes Sociais



Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp