Plantas Parasitas
Lista de 08 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Plantas Parasitas com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Plantas Parasitas.
01. (UFRGS) As plantas parasitas verdadeiras caracteriza-se por apresentar
- folhas com parênquima clorofiliano desenvolvido.
- tricomas secretores de enzimas digestivas.
- caules armazenadores de substâncias de reserva.
- gavinhas como órgãos de fixação.
- corpo vegetativo reduzido.
02. (UNIFENAS) Analise os conceitos ecológicos abaixo:
( ) O cipó chumbo é uma planta provida de raízes especiais, os haustórios ou raízes sugadoras, que penetram no caule das plantas superiores (árvores e arbustos altos) até seu floema, de onde sugam a seiva produzida na planta hospedeira para se alimentarem. O cipó chumbo não tem folhas e suas células não possuem clorofila. O seu caule, fino, possui cor marrom (castanha) ou amarela. Portanto esse é um vegetal autótrofo e hemiparasita.
( ) A Erva de passarinho é agressiva, de caule hastado, extremamente flexível e longo, que se fixa à planta hospedeira e penetra na casca para extrair nutrientes. As folhas são alternas, ovadas, coriáceas, verde brilhante; as flores são dioicas, verdes; as sementes ficam aderidas ao tronco do seu hospedeiro pelo tempo necessário a sua germinação. No local onde germina emite uma raiz que perfura a casca e extrai água e nutrientes para seu rápido desenvolvimento. A planta e propagada pelos pássaros, muito eficazmente, e cobre totalmente a planta hospedeira, matando-a. Esse vegetal é holoparasita e heterótrofo.
( ) A herbivoria é um tipo de relação ecológica que ocorre entre certos animais e plantas. Nesta relação os animais ingerem partes da planta viva para seu alimento e nutrição. A planta então sofre prejuízo enquanto o animal obtém vantagem. Por isso é considerada uma relação ecológica negativa, já que há prejuízo para um dos seres participantes, neste caso a planta. Os insetos, exímios participantes da herbivoria, são muito importantes ecologicamente, por serem predadores, parasitas e indicadores da qualidade ambiental. Para evitar esse prejuízo sofrido pelas plantas, elas desenvolveram mecanismos de defesa contra predadores como a produção de toxinas, repelentes, espinhos, defesas físicas e químicas. Todas essas defesas são importantes para o vegetal, fazendo com que certas plantas sejam excluídas do cardápio dos animais.
( ) Forésia é o fenômeno pelo qual certos seres vivos se utilizam de outros como meio de locomoção. É o caso das cracas (crustáceos fixos), que se instalam em organismos móveis (moluscos gastrópodes, por exemplo), fixando-se sobre uma concha. Outro exemplo de forésia é a relação entre o mosquito-da-dengue (Aedes aegypti) e o vírus da dengue. O vírus utiliza o mosquito para o transporte mas não o prejudica, sendo uma relação neutra para o mosquito e positiva para o vírus da dengue. Portanto a forésia é uma relação harmônica e homotípica.
Indique V (verdadeiro) e F (falso) na sequência de cima para baixo:
- V-V-V-V.
- V-F-V-F.
- F-F-V-F.
- F-F-V-V.
- F-F-F-F.
03. (C. U. de Várzea Grande) A bromélia (Tillandsia geminiflora) e a erva-de-passarinho (Psittacanthus robustus) são duas espécies vegetais que podem ser encontradas vivendo sobre árvores. Nesse tipo de adaptação, a bromélia obtém suporte e maior luminosidade. Já a erva-de-passarinho absorve sais minerais e água através da introdução de suas raízes na árvore.
A bromélia e a erva-de-passarinho estabelecem, com as árvores que as sustentam, as interações ecológicas denominadas
- protocooperação e epifitismo.
- colônia e comensalismo.
- mutualismo e competição.
- simbiose e predatismo.
- inquilinismo e parasitismo.
04. (U. E. de Ciências da Saúde de Alagoas) As plantas do gênero Cuscuta (fios-de-ovos ou cipó-chumbo) são diferentes: não possuem folhas perceptíveis e, quando adultas, não possuem clorofila nem raízes. No entanto, elas apresentam larga dispersão desde a América do Norte até a América do Sul, inclusive no Brasil. Em relação às plantas desse gênero, é correto afirmar que são
- predadoras e sobrevivem da ingestão de insetos e pequenos animais.
- comensais e sobrevivem aproveitando-se de restos de outros vegetais.
- coloniais e existem indivíduos que realizam tarefas diferentes no vegetal.
- parasitas e sobrevivem ao absorver a seiva elaborada dos vegetais hospedeiros.
- decompositoras e sobrevivem a partir da absorção da matéria orgânica decomposta.
05. (UFRGS) A planta denominada erva-de-passarinho é uma hemiparasita. Nesse caso, o tecido vegetal da árvore hospedeira, onde os elementos nutritivos são absorvidos, é o
- colênquima.
- floema.
- esclerênquima.
- parênquima.
- xilema.
06. (UCPEL) O parasitismo é uma relação interespecífica em que indivíduos de uma espécie instalam-se no corpo de indivíduos de outra espécie, retirando alimentos, prejudicando, assim, o hospedeiro.
Com relação ao parasitismo, analise as seguintes afirmativas.
I. Entre as plantas, o grande exemplo de parasita (endoparasita) brasileiro é o cipó-chumbo (Cuscuta) que retira do seu hospedeiro a seiva bruta.
II. Dentre os parasitas do ser humano, podemos citar, como exemplos de endoparasitas, o vírus da Aids, a lombriga, a solitária e o bacilo da tuberculose.
III. O piolho de cabelo, o carrapato e a pulga são considerados ectoparasitas.
IV. A erva-de-passarinho é uma planta com características de parasita, pois vive sobre uma hospedeira, no entanto não retira dela a seiva elaborada que contém a matéria orgânica, por isso não é considerada parasita verdadeiro e sim hemiparasita.
V. Os hemiparasitas podem ser considerados como endoparasitas.
Considerando as afirmativas anteriores, assinale a opção correta.
- Somente a afirmativa II está correta.
- As afirmativas I, II e III estão corretas.
- As afirmativas II, III, IV e V estão corretas.
- As afirmativas II, III e IV estão corretas.
- As afirmativas III e V estão corretas.
07. (UDESC) As orquídeas e a erva de passarinho são plantas que fazem fotossíntese e vivem sobre outras plantas. As orquídeas apenas se apóiam sobre as plantas, enquanto a erva de passarinho retira água e sais minerais das árvores em que vivem.
Assinale a alternativa correta quanto às relações da erva de passarinho e das orquídeas com as plantas hospedeiras, respectivamente.
- amensalismo e parasitismo
- parasitismo e epifitismo
- parasitismo e predatismo
- parasitismo e protocoperação
- protocoperação e epifitismo
08. (UFRR) Na natureza, os seres vivos estabelecem diferentes tipos de relações interespecíficas, isto é, relações ecológicas entre membros de espécies distintas, tais como:
I - Determinados tipos de fungos e de algas se associam (formando os liquens), de modo que os primeiros fornecem às algas água e nutrientes minerais extraídos do substrato. Por sua vez, as algas fornecem compostos orgânicos ao fungo, obtidos por meio da fotossíntese.
II – Muitas espécies de orquídeas e de bromélias crescem sobre o tronco e galhos de árvores, obtendo abrigo e melhor acesso à luz solar em um ambiente de floresta sem, contudo, produzir danos ou benefícios às árvores hospedeiras.
III – O cipó chumbo (Cuscuta racemosa) é uma planta que não possui clorofila. Para sobreviver ela cresce sobre outras plantas de onde extrai a seiva elaborada, necessária à sua sobrevivência e crescimento, por meio de raízes especializadas que penetram no interior dos vasos condutores da espécie hospedeira.
Os exemplos descritos anteriormente são qualificados, respectivamente, como:
- Inquilinismo, protocooperação e parasitismo;
- Mutualismo, inquilinismo e parasitismo;
- Inquilinismo, mutualismo e parasitismo;
- Parasitismo, mutualismo e inquilinismo;
- Mutualismo, parasitismo e inquilinismo.