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Idade Contemporânea III

Lista de 64 exercícios de História com gabarito sobre o tema Idade Contemporânea (A Era Napoleônica e Congresso de Viena, independência das côlonias da América espanhola e do Haiti, rebeliões liberais, nacionalismo e unificações, expansão do imperialismo e o neocolonialismo), com questões do Enem.

Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Idade Contemporânea.

Regimes totalitários

01. (Enem 2020) O fenômeno histórico conhecido como “tráfico de coolies” esteve associado diretamente ao período que vai do final da década de 1840 até o ano de 1874, quando milhares de chineses foram encaminhados principalmente para Cuba e Peru e muitos abusos no recrutamento de mão de obra foram identificados. O tráfico de coolies ou, em outros termos, o transporte por meios coativos de mão de obra de um lugar para outro, foi comparado ao tráfico africano de escravos por muitos periodistas e analistas do século XIX.

SANTOS, M A Migrações e trabalho sob contrato no século XIX. História, n. 12, 2017.

A comparação mencionada no texto foi possível em razão da seguinte característica:

  1. Oferta de contrato formal.
  2. Origem étnica dos grupos de trabalhadores.
  3. Conhecimento das tarefas desenvolvidas.
  4. Controle opressivo das vidas dos indivíduos.
  5. Investimento requerido dos empregadores.

Era Napoleônica

02. (Enem Digital 2020) O gesto representado no quadro simboliza uma diferença entre o império napoleônico e a monarquia absolutista, por

  1. reduzir a autoridade do clero.
  2. instaurar a censura da imprensa.
  3. controlar a organização judiciária.
  4. suspender as pensões da nobreza.
  5. desrespeitar a propriedade privada.

Colonialismo

03. (Enem Digital 2020) Na primeira bica abasteciam os negros, forros e cativos, os mulatos e os índios; na segunda, os moiros das galés, e os da primeira bica, quando fosse necessário; a terceira e quarta estavam reservadas aos homens e moços brancos; na quinta enchiam as mulheres pretas e na sexta, as mulheres e moças brancas. A quem infringisse esta ordem eram aplicados severos castigos — açoitamento com baraço e pregão, ao redor do Chafariz, sendo de cor; 2 000 réis de multa e três dias de cadeia, sendo branco o prevaricador.

CAETANO, J. O. Chafarizes de Lisboa. Lisboa: Distri, 1991.

A organização dos consumidores nos chafarizes públicos de Lisboa no século XVI, descrita no texto, expressava a

  1. escassez de recursos hídricos.
  2. reprodução de distinções sociais.
  3. prevenção da transmissão de doenças.
  4. obsolescência das técnicas de fornecimento.
  5. ineficiência da cobertura de serviços estatais.

Crise de 1929

04. (Enem Digital 2020) A década que se segue ao fim da guerra constitui praticamente uma continuação desta com a acomodação difícil de seus resultados. A ruptura do sistema internacional com a Revolução Soviética, a ascensão dos Estados Unidos, o recuo da Europa e o início da contestação anticolonial marcam uma década que para muitos foi de pessimismo e para alguns de ilusão, que bruscamente se encerra com a quebra da bolsa de Nova Iorque. Com a crise de 1929 terá início a preparação de uma nova guerra mundial.

VIZENTINI, P. G. F. Primeira Guerra Mundial. Porto Alegre: UFRGS, 2006 (adaptado).

Os eventos mencionados no texto contribuíram fortemente para a ascensão de regimes propensos a um novo conflito armado, pois

  1. perturbaram a dinâmica de equilíbrio demográfico.
  2. dificultaram a adesão a ideologias de viés socialista.
  3. favoreceram a ascensão de grupos anarquistas ao poder.
  4. corroeram a crença na legitimidade das democracias liberais.
  5. deterioraram a confiança no salvacionismo dos exércitos nacionais.

Segunda Guerra

05. (Enem PPL 2020) A divisão representada do território alemão refletia um contexto geoestratégico de busca por

  1. espólio de guerra.
  2. áreas de influência.
  3. rotas de navegação.
  4. controle do petróleo.
  5. monopólio do comércio.

Pós Segunda Guerra

06. (Enem 2019) A Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada e proclamada pela Assembleia Geral da ONU na Resolução 217-A, de 10 de dezembro de 1948, foi um acontecimento histórico de grande relevância. Ao afirmar, pela primeira vez em escala planetária, o papel dos direitos humanos na convivência coletiva, pode ser considerada um evento inaugural de uma nova concepção de vida internacional.

LAFER, C. Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948). In: MAGNOLI, D. (Org.) História da paz. São Paulo: Contexto, 2008.

A declaração citada no texto introduziu uma nova concepção nas relações internacionais ao possibilitar a

  1. superação da soberania estatal.
  2. defesa dos grupos vulneráveis.
  3. redução da truculência belicista.
  4. impunidade dos atos criminosos.
  5. inibição dos choques civilizacionais.

sistema capitalista

07. (Enem 2019) No sistema capitalista, as muitas manifestações de crise criam condições que forçam a algum tipo de racionalização. Em geral, essas crises periódicas têm o efeito de expandir a capacidade produtiva e de renovar as condições de acumulação. Podemos conceber cada crise como uma mudança do processo de acumulação para um nível novo e superior.

HARVEY, D. A produção capitalista do espaço. São Paulo: Annablume, 2005 (adaptado).

A condição para a inclusão dos trabalhadores no novo processo produtivo descrito no texto é a

  1. associação sindical.
  2. participação eleitoral.
  3. migração internacional.
  4. qualificação profissional.
  5. regulamentação funcional.

Revolução Industrial

08. (Enem 2019) Dificilmente passa-se uma noite sem que algum sitiante tenha seu celeiro ou sua pilha de cereais destruídos pelo fogo. Vários trabalhadores não diretamente envolvidos nos ataques pareciam apoiá-los, como se vê neste depoimento ao The Times: “deixa queimar, pena que não foi a casa”, “podemos nos aquecer agora”; “nós só queríamos algumas batatas; há um fogo ótimo para cozinhá-las”.

HOBSBAWM, E.; RUDÉ, G. Capitão Swing. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982 (adaptado).

A revolta descrita no texto, ocorrida na Inglaterra no século XIX, foi uma reação ao seguinte processo socioespacial:

  1. Restrição da propriedade privada.
  2. Expropriação das terras comunais.
  3. Imposição da estatização fundiária.
  4. Redução da produção monocultora.
  5. Proibição das atividades artesanais.

Neocolonialismo ou Imperialismo

09. (Enem 2019) A ocasião fez o ladrão: Francis Drake travava sua guerra de pirataria contra a Espanha papista quando roubou as tropas de mulas que levavam o ouro do Peru para o Panamá. Graças à cumplicidade da rainha Elizabeth I, ele reincide e saqueia as castas do Chile e do Peru antes de regressar pelo Oceano Pacífico, e depois pelo Índico. Ora, em Ternate ele oferece sua proteção a um sultão revoltado com os portugueses, assim nasce o primeiro entreposto inglês ultramarino.

FERRO, M. História das colontzações. Das colonizações às indepeadências. Séculos XIII a XX. São Paulo: Cia. das Letras, 1996.

A tática adotada pela Inglaterra do século XVI, conforme citada no texto, foi o meio encontrado para

  1. restabelecer o crescimento da economia mercantil.
  2. conquistar as riquezas dos territórios americanos.
  3. legalizar a ocupação de possessões ibéricas.
  4. ganhar a adesão das potências europeias.
  5. fortalecer as rotas do comércio marítimo.

Regimes totalitários

10. (Enem 2019) Essa atmosfera de loucura e irrealidade, criada pela aparente ausência de propósitos, é a verdadeira cortina de ferro que esconde dos olhos do mundo todas as formas de campos de concentração. Vistos de fora, os campos e o que neles acontece só podem ser descritos com imagens extraterrenas, como se a vida fosse neles separada das finalidades deste mundo. Mais que o arame farpado, é a irrealidade dos detentos que ele confina que provoca uma crueldade tão incrível que termina levando à aceitação do extermínio como solução perfeitamente normal.

ARENDT, H. Origens do totalitarismo. São Paulo: Cia. das Letras, 1989 (adaptado).

A partir da análise da autora, no encontro das temporalidades históricas, evidencia-se uma crítica à naturalização do(a)

  1. ideário nacional, que legitima as desigualdades sociais.
  2. alienação ideológica, que justifica as ações individuais.
  3. cosmologia religiosa, que sustenta as tradições hierárquicas.
  4. segregação humana, que fundamenta os projetos biopolíticos.
  5. enquadramento cultural, que favorece os comportamentos punitivos.

Guerra Fria

11. (Enem 2018) Os soviéticos tinham chegado a Cuba muito cedo na década de 1960, esgueirando-se pela fresta aberta pela imediata hostilidade norte-americana em relação ao pro - cesso social revolucionário. Durante três décadas os soviéticos mantiveram sua presença em Cuba com bases e ajuda militar, mas, sobretudo, com todo o apoio econômico que, como saberíamos anos mais tarde, mantinha o país à tona, embora nos deixasse em dívida com os irmãos soviéticos – e depois com seus herdeiros russos – por cifras que chegavam a US$ 32 bilhões.

Ou seja, o que era oferecido em nome da solidariedade socialista tinha um preço definido. PADURA, L. Cuba e os russos. Folha de São Paulo, 19 jul 2014 (adaptado).

O texto indica que durante a Guerra Fria as relações internas em um mesmo bloco foram marcadas pelo(a)

  1. busca da neutralidade política.
  2. estímulo à competição comercial.
  3. subordinação à potência hegemônica.
  4. elasticidade das fronteiras geográficas.
  5. compartilhamento de pesquisas científicas.

12. (Enem 2018) O século XVIII é, por diversas razões, um século diferenciado. Razão e experimentação se aliavam no que se acreditava ser o verdadeiro caminho para o estabelecimento do conhecimento científico, por tanto tempo almejado. O fato, a análise e a indução passavam a ser parceiros fundamentais da razão. É ainda no século XVIII que o homem começa a tomar consciência de sua situação na história.

ODALIA, N. In: PINSKY, J.; PINSKY. C. B. História da cidadania. São Paulo: Contexto. 2003.

No ambiente cultural do Antigo Regime, a discussão filosófica mencionada no texto tinha como uma de suas características a

  1. aproximação entre inovação e saberes antigos.
  2. conciliação entre revelação e metafísica platônica.
  3. vinculação entre escolástica e práticas de pesquisa.
  4. separação entre teologia e fundamentalismo religioso.
  5. contraposição entre clericalismo e liberdade de pensamento.

13. (Enem 2018) A existência em Jerusalém de um hospital voltado para o alojamento e o cuidado dos peregrinos, assim como daqueles entre eles que estavam cansados ou doentes, fortaleceu o elo entre a obra de assistência e de caridade e a Terra Santa. Ao fazer, em 1113, do Hospital de Jerusalém um estabelecimento central da ordem, Pascoal II estimulava a filiação dos hospitalários do Ocidente a ele, sobretudo daqueles que estavam ligados à peregrinação na Terra Santa ou em outro lugar.

A militarização do Hospital de Jerusalém não diminuiu a vocação caritativa primitiva, mas a fortaleceu. DEMURGER, A. Os Cavaleiros de Cristo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002 (adaptado).

O acontecimento descrito vincula-se ao fenômeno ocidental do (a)

  1. surgimento do monasticismo guerreiro, ocasionado pelas cruzadas.
  2. descentralização do poder eclesiástico, produzida pelo feudalismo.
  3. alastramento da peste bubônica, provocado pela expansão comercial.
  4. afirmação da fraternidade mendicante, estimulada pela reforma espiritual.
  5. criação das faculdades de medicina, promovida pelo renascimento urbano.

Segunda Guerra

14. (Enem PPL 2018) Quanto aos campos de batalha, os nomes de ilhas melanésias e assentamentos nos desertos norte-africanos, na Birmânia e nas Filipinas tornaram-se tão conhecidos dos leitores de jornais e radiouvintes quanto os nomes de batalhas no Ártico e no Cáucaso, na Normandia, em Stalingrado e em Kursk. A Segunda Guerra Mundial foi uma aula de geografia.

HOBSBAWM, E. Era dos extremos – o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Cia. das Letras, 1997 (adaptado).

Um dos principais acontecimentos do século XX, a Segunda Grande Guerra (1939-1945) foi interpretada no texto como uma aula de geografia porque

  1. teve-se ciência de lugares outrora ignorados.
  2. foram modificadas fronteiras e relações interestatais.
  3. utilizaram mapas estratégicos os exércitos nela envolvidos.
  4. tratou-se de um acontecimento que afetou a economia global.
  5. tornou o continente europeu o centro das relações internacionais.

Revolução Industrial

15. (Enem PPL 2018) A partir da segunda metade do século XVIII, com a primeira Revolução Industrial e o nascimento do proletariado, cresceram as pressões por uma maior participação política, e a urbanização intensificou-se, recriando uma paisagem social muito distinta da que antes existia.

QUINTANEIRO, T.; BARBOSA, M. L. O.; OLIVEIRA, M. G. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. Belo Horizonte: UFMG, 2002.

As mudanças citadas foram conduzidas principalmente pelos seguintes atores sociais:

  1. Burguesia e trabalhadores assalariados.
  2. Igreja e corporações de ofício.
  3. Realeza e comerciantes.
  4. Campesinato e artesãos.
  5. Nobreza e artífices.

Revolução Industrial

16. (Enem PPL 2018) Em Utopia, tudo é comum a todos. A distribuição dos bens lá não é um problema, não se vê nem pobre nem mendigo e, embora ninguém tenha nada de seu, todos são ricos. Haverá maior riqueza do que levar uma existência alegre e pacífica, livre de ansiedades e sem precisar se preocupar com a subsistência?

MORUS, T. Utopia. Brasília: UnB, 2004.

Retirado da obra de Thomas Morus, escrita no século XVI, esse trecho influenciou movimentos sociais do século XIX que lutaram para

  1. inibir a ascensão da burguesia.
  2. evitar a destruição da natureza.
  3. combater o domínio do capital.
  4. eliminar a intolerância religiosa.
  5. superar o atraso tecnológico.

Crise de 1929

17. (Enem 2017) O New Deal visa restabelecer o equilíbrio entre o custo de produção e o preço, entre a cidade e o campo, entre os preços agrícolas e os preços industriais, reativar o mercado interno - o único que é importante -, pelo controle de preços e da produção, pela revalorização dos salários e do poder aquisitivo das massas, isto é, dos làvradores e operários, e pela regulamentação das condições de emprego.

CROUZET, M. Os Estados perante a crise. ln: História geral das civilizações. São Paulo: Difel, 1977 (adaptado).

Tendo como referência os condicionantes históricos do entreguerras, as medidas governamentais descritas objetivavam

  1. flexibilizar as regras do mercado financeiro.
  2. fortalecer o sistema de tributação regressiva.
  3. introduzir os dispositivos de contenção creditícia.
  4. racionalizar os custos da automação industrial mediante negociação sindical.
  5. recompor os mecanismos de acumulação econômica por meio da intervenção estatal.

Guerra do Golfo, Guerra Fria

18. (Enem 2017) A primeira Guerra do Golfo, genuinamente apoiada pelas Nações Unidas e pela comunidade internacional, assim como a reação imediata ao Onze de Setembro, demonstravam a força da posição dos Estados Unidos na era pós-soviética.

HOBSBAWM, E. Globalização, democracia e terrorismo. São Paulo: Cia. das Letras, 2007.

Um aspecto que explica a força dos Estados Unidos, apontada pelo texto, reside no(a)

  1. poder de suas bases militares espalhadas ao redor do mundo.
  2. alinhamento geopolítico da Rússia em relação aos EUA.
  3. política de expansionismo territorial exercida sobre Cuba.
  4. aliança estratégica com países produtores de petróleo, como' Kuwait e lrã.
  5. incorporação da China à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Neocolonialismo ou Imperialismo, Regimes totalitários

19. (Enem 2017) Após a Declaração Universal dos Direitos Humanos pela ONU, em 1948, a Unesco publicou estudos de cientistas de todo o mundo que desqualificaram as doutrinas racistas e demonstraram a unidade do gênero humano. Desde então, a maioria dos próprios cientistas europeus passou a reconhecer o caráter discriminatório da pretensa superioridade racial do homem branco e a condenar as aberrações cometidas em seu nome.

SILVEIRA, R. Os selvagens e a massa: papel do racismo científico na montagem da hegemonia ocidental. Afro-Ásia, n. 23, 1999 (adaptado).

A posição assumida pela Unesco, a partir de 1948, foi motivada por acontecimentos então recentes, dentre os quais se destacava o(a)

  1. ataque feito pelos japoneses à base militar americana de Pearl Harbor.
  2. desencadeamento da Guerra Fria e de novas rivalidades entre nações.
  3. morte de milhões de soldados nos combates da Segunda Guerra Mundial.
  4. execução de judeus e eslavos presos em guetos e campos de concentração nazistas.
  5. lançamento de. bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki pelas forças norte-americanas.

Liberalismo

20. (Enem 2017) Uma sociedade é uma associação mais ou menos autossuficiente de pessoas que em suas relações mútuas reconhecem certas regras de conduta como obrigatórias e que, na maioria das vezes, agem de acordo com elas. Uma sociedade é bem ordenada não apenas quando está planejada para promover o bem de seus membros, mas quando é também efetivamente regulada por uma concepção pública de justiça. Isto é, trata-se de uma sociedade na qual todos aceitam, e sabem que os outros aceitam, o mesmo princípio de justiça.

RAWLS, J. Uma teoria da justiça. São Paulo: Martins F ontes, 1997 (adaptado).

A visão expressa nesse texto do século XX remete a qual aspecto do pensamento moderno?

  1. A relação entre liberdade e autonomia do Liberalismo.
  2. A independência entre poder e moral do Racionalismo.
  3. A convenção entre cidadãos e soberano do Absolutismo.
  4. A dialética entre indivíduo e governo autocrata do Idealismo.
  5. A contraposição entre bondade e condição selvagem do Naturalismo.

Primeira Guerra Mundial, Crise de 1929

21. (Enem PPL 2017) Mas a Primeira Guerra Mundial foi seguida por um tipo de colapso verdadeiramente mundial, sentido pelo menos em todos os lugares em que homens e mulheres se envolviam ou faziam uso de transações impessoais de mercado. Na verdade, mesmo os orgulhosos EUA, longe de serem um porto seguro das convulsões de continentes menos afortunados, se tornaram o epicentro deste que foi o maior terremoto global medido na escala Richter dos historiadores econômicos - a Grande Depressão do entre guerras.

HOBSBAWM, E. J. Era dos extremos: o breve século XX (1914-1991 São Paulo: Cia. das Letras, 1995.

A Grande Depressão econômica que se abateu nos EUA e se alastrou pelo mundo capitalista deveu-se ao(à)

  1. produção industrial norte-americana, ocasionada por uma falsa perspectiva de crescimento econômico pós-Primeira Guerra Mundial.
  2. vitória alemã na Primeira Grande Guerra e, consequentemente, sua capacidade de competição econômica com os empresários norte-americanos.
  3. desencadeamento da Revolução Russa de 1917 e a formação de um novo bloco econômico, capaz de competir com a economia capitalista.
  4. Guerra Fria, que caracterizou o período de entre guerras, provocando insegurança e crises econômicas no mundo.
  5. tomada de medidas econômicas pelo presidente norte-americano Roosevelt, conhecidas como New Deal, que levaram à crise econômica no mundo.

direitos civis

22. (Enem PPL 2017) Os direitos civis, surgidos na luta contra o Absolutismo real, ao se inscreverem nas primeiras constituições modernas, aparecem como se fossem conquistas definitivas de toda a humanidade. Por isso, ainda hoje invocamos esses velhos “direitos naturais” nas batalhas contra os regimes autoritários que subsistem.

QUIRINO, C. G.; MONTES, M. L. Constituições. São Paulo: Ática, 1992 (adaptado).

O conjunto de direitos ao qual o texto se refere inclui

  1. voto secreto e candidatura em eleições.
  2. moradia digna e vagas em universidade.
  3. previdência social e saúde de qualidade.
  4. igualdade jurídica e liberdade de expressão.
  5. filiação partidária e participação em sindicatos.

Guerra Fria

23. (Enem Libras 2017) Pedaços grandes e pequenos do Muro de Berlim encontram-se hoje em todos os continentes. A Fundação Federal para Superação da Ditadura encontrou frações do Muro em cento e quarenta e seis lugares em todo o mundo. Deve existir mais metros do Muro nos EUA que em Berlim.

SIBUM, H. O Muro de Berlim. DE Magazin Deutschland, n. 3, 2014.

O interesse em adquirir partes dessa edificação histórica foi resultado da

  1. valorização artística da obra.
  2. dimensão política do símbolo.
  3. supressão violenta da memória coletiva.
  4. capacidade turística do monumento histórico.
  5. fragilidade política da reunificação alemã.

Estado

24. (Enem PPL 2017) O dicionário da Real Academia Espanhola não usa a terminologia de Estado, nação e língua no sentido moderno. Antes de sua edição de 1884, a palavra nación significava simplesmente “o agregado de habitantes de uma província, de um país ou de um reino” e também “um estrangeiro”. Mas agora era dada como “um Estado ou corpo político que reconhece um centro supremo de governo comum”.

HOBSBAWM, E. J. Nações e nacionalismo (desde 1870). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990 (adaptado).

A ideia de nação como lugar de pertencimento, ao qual os indivíduos têm ligação por nascimento, constitui-se na Europa do final do século XIX. Sua difusão resultou

  1. na rápida ascensão de governos com maior participação popular, dado que a unidade nacional anulava as diferenças sociais.
  2. na construção de uma cultura que incorporava todas as parcialidades equilibradamente dentro de uma identidade comum.
  3. na imposição de uma única língua, cultura e tradição às diferentes comunidades agregadas ao Estado nacional.
  4. na anulação pacífica das diferenças étnicas existentes entre as comunidades que passaram a compor a nacionalidade.
  5. em um intenso processo cultural marcado pelo protagonismo das populações autóctones.

25. (Enem Libras 2017) Comparando as duas pinturas de Gérome, no contexto da expansão imperialista do século XIX, a visão europeia do Outro associava-se a uma subjetividade

Figura: Mulher europeia

Figura: Mulher egípcia

Comparando as duas pinturas de Gérome, no contexto da expansão imperialista do século XIX, a visão europeia do Outro associava-se a uma subjetividade

  1. exótica e erotizada.
  2. romântica e heroica.
  3. ingênua e universal.
  4. racional e objetiva.
  5. passiva e aristocrática.

Segunda Guerra Mundial

26. (Enem Libras 2017) Produzido e divulgado nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, o cartaz tinha o objetivo político de

Tradução: “Este é o inimigo”. Cartaz da Segunda Guerra Mundial. Autoria anônima.

Disponível em: https://artifactsjournal.missouri.edu. Acesso em: 17 jun. 2015

  1. promover o término do conflito.
  2. justificar o extermínio de judeus.
  3. difundir o sentimento xenofóbico.
  4. reforçar o revanchismo dos derrotados.
  5. enfraquecer o nacionalismo exacerbado.

Apartheid

27. (Enem 2016) O regime do Apartheid adotado de 1948 a 1994 naÁfrica do Sul fundamentava-se em ações estatais de segregacionismo racial. Na imagem, fuzileiros navais fazem valer a “lei do passe” que regulamentava o(a)

  1. concentração fundiária, impedindo os negros de tomar posse legítima do uso da terra.
  2. boicote econômico, proibindo os negrosde consumir produtos ingleses sem resistência armada.
  3. sincretismo religioso, vetando os ritos sagrados dos negros nas cerimônias oficiais do estado.
  4. controle sobre a movimentação, desautorizando os negros a transitar em determinadas áreas das cidades.
  5. exclusão do mercado de trabalho, negando à população negra o acesso aos bens de consumo.

Guerra Fria

28. (Enem PPL 2016) A Guerra Fria foi, acima de tudo, um produto da heterogeneidade da organização interna e da prática internacional – e somente poderia ser encerrada pela obtenção de uma nova homogeneidade. O resultado disto foi que, enquando os dois sistemas distintos existiram, o conflito da Guerra Fria estava destinado a continuar: a Guerra Fria não poderia terminar com o compromisso ou a convergência, mas somente com a prevalência de um destes sistemas sobre o outro.

HALLIDAY, F. Repensando as relações internacionais. Porto Alegre: EdUFRGS, 1999.

A caracterização da Guerra Fria apresentada pelo texto implica interpretá-la como um(a)

  1. esforço de homogenização do sistema internacional negociado entre Estados Unidos e União Soviética.
  2. guerra, visando o estabelecimento de um renovado sistema social, híbrido de socialismo e capitalismo.
  3. conflito instersistêmico em que países capitalistas e socialistas competiriam até o fim pelo poder de influência em escala mundial.
  4. compromisso capitalista de transformar as sociedades homogêneas dos países socialistas em democracias liberais.
  5. enfrentamento bélico entre capitalismo e socialismo pela homogeneização social de suas respectivas áreas de influência política.

Guerra Fria

29. (Enem PPL 2016) A charge faz alusão à intensa rivalidade entre as duas maiores potências do século XX. O momento mais tenso dessa disputa foi provocado pela

  1. ampliação da Guerra do Vietnã.
  2. construção do muro de Berlim.
  3. instalação de mísseis em Cuba.
  4. eclosão da Guerra dos Sete Dias.
  5. invasão do território do Afeganistão.

Revolução Industrial

30. (Enem 2016) A Segunda Revolução Industrial, no final do século XIX e início do século XX, nos EUA, período em que a eletricidade passou gradativamente a fazer parte do cotidiano das cidades e a alimentar os motores das fábricas, caracterizou-se pela administração científica do trabalho e pela produção em série.

MERLO, A. R. C.; LAPIS, N. L. A saúde e os processos de trabalho no capitalismo: reflexões na interface da psicodinâmica do trabalho e da sociologia do trabalho.

Psicologia e Sociedade, n. 1, abr. 2007.

De acordo com o texto, na primeira metade do século XX, o capitalismo produziu um novo espaço geoeconômico e uma revolução que está relacionada com a

  1. proliferação de pequenas e médias empresas, que se equiparam com as novas tecnologias e aumentaram a produção, com aporte do grande capital.
  2. técnica de produção fordista, que instituiu a divisão e a hierarquização do trabalho, em que cada trabalhador realizava apenas uma etapa do processo produtivo.
  3. passagem do sistema de produção artesanal para o sistema de produção fabril, concentrando-se, principalmente, na produção têxtil destinada ao mercado interno.
  4. independência política das nações colonizadas, que permitiu igualdade nas relações econômicas entre os países produtores de matérias-primas e os países industrializados.
  5. constituição de uma classe de assalariados, que possuíam como fonte de subsistência a venda de sua força de trabalho e que lutavam pela melhoria das condições de trabalho na fábricas.

Era Napoleônica

31. (Enem PPL 2016) A pintura Napoleão cruzando os Alpes, do artista francês Jacques Louis-David, produzia em 1801, contempla as características de um estilo que

  1. utiliza técnicas e suportes artísticos inovadores.
  2. reflete a percepção da população sobre a realidade.
  3. caricaturiza episódios marcantes da história europeia.
  4. idealiza eventos históricos pela ótica de grupos dominantes.
  5. compõe obras com base na visão crítica de artistas consagrados.

Segunda Guerra

32. (Enem 2015) A participação da África na Segunda Guerra Mundial deve ser apreciada sob a ótica da escolha entre vários demônios. O seu engajamento não foi um processo de colaboração com o imperialismo, mas uma luta contra uma forma de hegemonia ainda mais perigosa.

(Org.). História geral da África: África desde 1925. Brasília: Unesco, 2010.

Para o autor, a “forma de hegemonia” e uma de suas características que explicam o engajamento dos africanos no processo analisado foram:

  1. Comunismo / rejeição da democracia liberal.
  2. Capitalismo / devastação do ambiente natural.
  3. Fascismo / adoção do determinismo biológico.
  4. Socialismo / planificação da economia nacional.
  5. Colonialismo / imposição da missão civilizatória.

Descolonização Afro-asiática

33. (Enem 2015) Voz do sangue

Palpitam-me

os sons do batuque

e os ritmos melancólicos do blue.


Ó negro esfarrapado

do Harlem

ó dançarino de Chicago

ó negro servidor do South


Ó negro da África

negros de todo o mundo


Eu junto

ao vosso magnífico canto

a minha pobre voz

os meus humildes ritmos.


Eu vos acompanho

pelas emaranhadas áfricas

do nosso Rumo.


Eu vos sinto

negros de todo o mundo

eu vivo a nossa história

meus irmãos.


Disponível em: agostinhoneto.org. Acesso em: 30 jun. 2015.

Nesse poema, o líder angolano Agostinho Neto, na década de 1940, evoca o pan-africanismo com o objetivo de

  1. incitar a luta por políticas de ações afirmativas na América e na África.
  2. reconhecer as desigualdades sociais entre os negros de Angola e dos Estados Unidos.
  3. descrever o quadro de pobreza após os processos de independência no continente africano.
  4. solicitar o engajamento dos negros estadunidenses na luta armada pela independência em Angola.
  5. conclamar as populações negras de diferentes países a apoiar as lutas por igualdade e independência.

Neocolonialismo ou Imperialismo

34. (Enem PPL 2015) A conquista pelos ingleses de grandes áreas da Índia deu o impulso inicial à produção e venda organizada de ópio. A Companhia das Índias Orientais obteve o monopólio da compra do ópio indiano e depois vendeu licenças para mercadores selecionados, conhecidos como “mercadores nativos”. Depois de vender ópio na China, esses mercadores depositavam a prata que recebiam por ele com agentes da companhia em Cantão, em troca de cartas de crédito; a companhia, por sua vez, usava a prata para comprar chá, porcelana e outros artigos que seriam vendidos na Inglaterra. SPENCE, J. Em busca da China moderna. São Paulo: Cia. das Letras, 1996 (adaptado).

A análise das trocas comerciais citadas permite interpretar as relações de poder que foram estabelecidas. A partir desse pressuposto, o processo sócio-histórico identificado no texto é

  1. a expansão político-econômica de países do Oriente, iniciada nas últimas décadas do século XX.
  2. a consolidação do cenário político entreguerras, na primeira metade do século XX.
  3. o colonialismo europeu, que marcou a expansão europeia no século XV.
  4. o imperialismo, cujo ápice ocorreu na segunda metade do século XIX.
  5. as libertações nacionais, ocorridas na segunda metade do século XX.

Descolonização Afro-asiática

35. (Enem 2015 PPL) Colonizar, afirmava, em 1912, um eminente jurista, “é relacionar-se com os países novos para tirar benefícios dos recursos de qualquer natureza desses países, aproveitá-los no interesse nacional, e ao mesmo tempo levar às populações primitivas as vantagens da cultura intelectual, social, científica-comercial e industrial, apanágio das raças superiores. A colonização é, pois, um estabelecimento fundado em país novo por uma raça de civilização avançada, para realizar o duplo fim que acabamos de indicar.”

(Précis de législation et d´économie coloniales. Apud LINHARES, M. Y. A luta contra a Metrópole (Ásia e África). São Paulo: Brasiliense, 1981)

A definição de colonização apresentada no texto tinha a função ideológica de:

  1. dissimular a prática da exploração mediante a ideia de civilização.
  2. compensar o saque das riquezas mediante a educação formal dos colonos.
  3. formar uma identidade colonial mediante a recuperação de sua ancestralidade.
  4. reparar o atraso da Colônia mediante a incorporação dos hábitos da Metrópole.
  5. promover a elevação cultural da Colônia mediante a incorporação de tradições metropolitanas.

Neocolonialismo ou Imperialismo

36. (Enem 2014 PPL) Em dezembro de 1945, começou uma greve de dois meses no principal porto da África Ocidental Francesa, Dacar. As autoridades só conseguiram levar os grevistas de volta ao trabalho com grandes aumentos de salário e, o que é ainda mais importante, pondo em prática todo o aparato de relações industriais usado na França – em resumo, agindo como se os grevistas fossem modernos operários industriais

(COOPER, F.; HOLT, T.; SCOTT. R. Além da escravidão. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005 )

Durante o neocolonialismo, o trabalho forçado – que não se confunde com a escravidão – foi uma constante em diversas regiões do continente africano até o século XX. De acordo com o texto, sua superação deriva da:

  1. crítica moral da intelectualidade metropolitana.
  2. pressão articulada dos organismos multilaterais.
  3. resistência organizada dos trabalhadores nativos.
  4. concessão pessoal dos empresários imperialistas.
  5. baixa lucratividade dos empreendimentos capitalistas.

Colonialismo

37. (Enem 2014 PPL) Em busca de matérias-primas e de mercados por causa da acelerada industrialização, os europeus retalharam entre si a África. Mais do que alegações econômicas, havia justificativas políticas, científicas, ideológicas e até filantrópicas. O rei belga Leopoldo lI defendia o trabalho missionário e a civilização dos nativos do Congo, argumento desmascarado pelas atrocidades praticadas contra a população.

(NASCIMENTO, C. Partilha da África: o assombro do continente mutilado. Revista de História da Biblioteca Nacional, ano 7, n. 75, dez. 2011 - adaptado)

A atuação dos países europeus contribuiu para que a África – entre 1880 e 1914 – se transformasse em uma espécie de grande “colcha de retalhos”. Esse processo foi motivado pelo(a):

  1. busca de acesso à infraestrutura energética dos países africanos.
  2. tentativa de regulação da atividade comercial com os países africanos.
  3. resgate humanitário das populações africanas em situação de extrema pobreza.
  4. domínio sobre os recursos considerados estratégicos para o fortalecimento das nações europeias.
  5. necessidade de expandir as fronteiras culturais da Europa pelo contato com outras civilizações.

Primeira Guerra, Neocolonialismo ou Imperialismo, Regimes totalitários

38. (Enem 2014) Três décadas - de 1884 a 1914 - separam o século XIX - que terminou com a corrida dos paı́ses europeus para a África e com o surgimento dos movimentos de unificação nacional na Europa - do século XX, que começou com a Primeira Guerra Mundial. É o perı́odo do Imperialismo, da quietude estagnante na Europa e dos acontecimentos empolgantes na Ásia e na África.

ARENDT, H. As origens do totalitarismo. São Paulo: Cia. das Letras, 2012.

O processo histórico citado contribuiu para a eclosão da Primeira Grande Guerra na medida em que

  1. difundiu as teorias socialistas.
  2. acirrou as disputas territoriais
  3. superou as crises econômicas.
  4. multiplicou os conflitos religiosos.
  5. conteve os sentimentos xenófobos.

39. (Enem 2014) A Praça da Concórdia, antiga Praça Luı́s XV, é a maior praça pública de Paris. Inaugurada em 1763, tinha em seu centro uma estátua do rei. Situada ao longo do Sena, ela é a intersecção de dois eixos monumentais. Bem nesse cruzamento está o Obelisco de Luxor, decorado com hieróglifos que contam os reinados dos faraós Ramsés II e Ramsés III. Em 1829, foi oferecido pelo vice-rei do Egito ao povo francês e, em 1836, instalado na praça diante de mais de 200 mil espectadores e da famı́lia real.

NOBLAT, R. Disponı́vel em: oglobo.com. Acesso em: 12 dez. 2012.

A constituição do espaço público da Praça da Concórdia ao longo dos anos manifesta o(a)

  1. lugar da memória na história nacional.
  2. caráter espontâneo das festas populares.
  3. lembrança da antiguidade da cultura local.
  4. triunfo da nação sobre os paı́ses africanos.
  5. declı́nio do regime de monarquia absolutista.

40. (Enem 2014) Em 1961, o presidente De Gaulle apelou com êxito aos recrutas franceses contra o golpe militar dos seus comandados, porque os soldados podiam ouvi-lo em rádios portáteis. Na década de 1970, os discursos do aiatolá Khomeini, lı́der exilado da futura Revolução Iraniana, eram gravados em fita magnética e prontamente levados para o Irã, copiados e difundidos.

HOBSBAWM, E. Era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Cia. das Letras, 1995.

Os exemplos mencionados no texto evidenciam um uso dos meios de comunicação identificado na

  1. manipulação da vontade popular.
  2. promoção da mobilização polı́tica.
  3. insubordinação das tropas militares.
  4. implantação de governos autoritários.
  5. valorização dos socialmente desfavorecidos.

Comuna de Paris

41. (Enem 2013 PPL) Sou um partidário da Comuna de Paris, que, por ter sido massacrada, sufocada no sangue pelos carrascos da reação monárquica e clerical, tornou-se ainda mais viva, mais poderosa na imaginação e no coração do proletariado da Europa; sou seu partidário sobretudo porque ela foi uma negação audaciosa, bem pronunciada, do Estado.

(BAKUNIN, M. apud SAMIS, A. Negras tormentas: o federalismo e o internacionalismo na Comuna de Paris. São Paulo: Hedra, 2011)

A Comuna de Paris despertou a reação dos setores sociais mencionados no texto, porque:

  1. instituiu a participação política direta do povo.
  2. consagrou o princípio do sufrágio universal.
  3. encerrou o período de estabilidade política europeia.
  4. simbolizou a vitória do ideário marxista.
  5. representou a retomada dos valores do liberalismo.

Descolonização Afro-asiática

42. (Enem 2013 PPL) A Inglaterra deve governar o mundo porque é a melhor; o poder deve ser usado; seus concorrentes imperiais não são dignos; suas colônias devem crescer, prosperar e continuar ligadas a ela. Somos dominantes, porque temos o poder (industrial, tecnológico, militar, moral), e elas não; elas são inferiores; nós, superiores, e assim por diante.

(SAID, E. Cultura e imperialismo. São Paulo: Cia das Letras, 1995 - adaptado)

O texto reproduz argumentos utilizados pelas potências europeias para dominação de regiões na África e na Ásia, a partir de 1870. Tais argumentos justificavam suas ações imperialistas, concebendo-as como parte de uma:

  1. cruzada religiosa.
  2. catequese cristã.
  3. missão civilizatória.
  4. expansão comercial ultramarina.
  5. política exterior multiculturalista.

Guerra Civil Espanhola, Regimes totalitários

43. (Enem 2013) As Brigadas Internacionais foram unidades de combatentes formadas por voluntários de 53 nacionalidades dispostos a lutar em defesa da República espanhola. Estima-se que cerca de 60 mil cidadãos de várias partes do mundo - incluindo 40 brasileiros - tenham se incorporado a essas unidades. Apesar de coordenadas pelos comunistas, as Brigadas contaram com membros socialistas, liberais e de outras correntes polı́tico-ideológicas.

SOUZA, I. I. A Guerra Civil Europeia. História Viva, n. 70, 2009 (fragmento).

A Guerra Civil Espanhola expressou as disputas em curso na Europa na década de 1930. A perspectiva polı́tica comum que promoveu a mobilização descrita foi o(a)

  1. crı́tica ao stalinismo.
  2. combate ao fascismo.
  3. rejeição ao federalismo.
  4. apoio ao corporativismo.
  5. adesão ao anarquismo.

Direito ao Voto

44. (Enem 2013) Na imagem, da década de 1930, há uma crı́tica à conquista de um direito pelas mulheres, relacionado com a Na imagem, da década de 1930, há uma crı́tica à conquista de um direito pelas mulheres, relacionado com a

  1. redivisão do trabalho doméstico.
  2. liberdade de orientação sexual.
  3. garantia da equiparação salarial.
  4. aprovação do direito ao divórcio.
  5. obtenção da participação eleitoral.

Modelos de Produção

45. (Enem 2013) Um trabalhador em tempo flexı́vel controla o local do trabalho, mas não adquire maior controle sobre o processo em si. A essa altura, vários estudos sugerem que a supervisão do trabalho é muitas vezes maior para os ausentes do escritório do que para os presentes. O trabalho é fisicamente descentralizado e o poder sobre o trabalhador, mais direto.

SENNETT, R. A corrosão do caráter: consequências pessoais do novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 1999 (adaptado).

Comparada à organização do trabalho caracterı́stica do taylorismo e do fordismo, a concepção de tempo analisada no texto pressupõe que

  1. as tecnologias de informação sejam usadas para democratizar as relações laborais.
  2. as estruturas burocráticas sejam transferidas da empresa para o espaço doméstico.
  3. os procedimentos de terceirização sejam aprimorados pela qualificação profissional.
  4. as organizações sindicais sejam fortalecidas com a valorização da especialização funcional.
  5. os mecanismos de controle sejam deslocados dos processos para os resultados do trabalho.

Modelos de Produção

46. (Enem 2013) Na imagem, estão representados dois modelos de produção. A possibilidade de uma crise de superprodução é distinta entre eles em função do seguinte fator: Na imagem, estão representados dois modelos de produção. A possibilidade de uma crise de superprodução é distinta entre eles em função do seguinte fator:

  1. Origem da matéria-prima.
  2. Qualificação da mão de obra.
  3. Velocidade de processamento.
  4. Necessidade de armazenamento.
  5. Amplitude do mercado consumidor.

Apartheid na África do Sul

47. (Enem 2013) Tendo encarado a besta do passado olho no olho, tendo pedido e recebido perdão e tendo feito correções, viremos agora a página - não para esquecê-lo, mas para não deixá-lo aprisionar-nos para sempre. Avancemos em direção a um futuro glorioso de uma nova sociedade sul-africana, em que as pessoas valham não em razão de irrelevâncias biológicas ou de outros estranhos atributos, mas porque são pessoas de valor infinito criadas à imagem de Deus.

Desmond Tutu, no encerramento da Comissão da Verdade na África do Sul. Disponı́vel em: http://td.camara.leg.br. Acesso em: 17 dez. 2012 (adaptado).

No texto, relaciona-se a consolidação da democracia na África do Sul à superação de um legado

  1. populista, que favorecia a cooptação de dissidentes polı́ticos.
  2. totalitarista, que bloqueava o diálogo com os movimentos sociais.
  3. segregacionista, que impedia a universalização da cidadania.
  4. estagnacionista, que disseminava a pauperização social.
  5. fundamentalista, que engendrava conflitos religiosos.

Movimento Hippie Contracultura

48. (Enem 2012) Nos anos que se seguiram à Segunda Guerra, movimentos como o Maio de 1968 ou a campanha contra a Guerra do Vietnã culminaram no estabelecimento de diferentes formas de participação polı́tica. Seus slogans, tais como “Quando penso em revolução quero fazer amor”, se tornaram sı́mbolos da agitação cultural nos anos 1960, cuja inovação relacionava-se Nos anos que se seguiram à Segunda Guerra, movimentos como o Maio de 1968 ou a campanha contra a Guerra do Vietnã culminaram no estabelecimento de diferentes formas de participação polı́tica.

  1. à contestação da crise econômica europeia, que fora provocada pela manutenção das guerras coloniais.
  2. à organização partidária da juventude comunista, visando o estabelecimento da ditadura do proletariado.
  3. à unificação das noções de libertação social e libertação individual, fornecendo um significado polı́tico ao uso do corpo.
  4. à defesa do amor cristão e monogâmico, com fins à reprodução, que era tomado como solução para os conflitos sociais.
  5. ao reconhecimento da cultura das gerações passadas, que conviveram com a emergência do rock e outras mudanças nos costumes.

Capitalismo

49. (Enem 2012)

TEXTO I

Ao se emanciparem da tutela senhorial, muitos camponeses foram desligados legalmente da antiga terra. Deveriam pagar, para adquirir propriedade ou arrendamento. Por não possuı́rem recursos, engrossaram a camada cada vez maior de jornaleiros e trabalhadores volantes, outros, mesmo tendo propriedade sobre um pequeno lote, suplementavam sua existência com o assalariamento esporádico.

MACHADO, P. P. Polı́tica e colonização no Império. Porto Alegre: EdUFRGS, 1999 (adaptado).

TEXTO II

Com a globalização da economia ampliou-se a hegemonia do modelo de desenvolvimento agropecuário, com seus padrões tecnológicos, caracterizando o agronegócio. Essa nova face da agricultura capitalista também mudou a forma de controle e exploração da terra. Ampliou-se, assim, a ocupação de áreas agricultáveis e as fronteiras agrı́colas se estenderam.

SADER, E.; JINKINGS, I. Enciclopédia Contemporânea da América Latina e do Caribe. São Paulo: Boitempo, 2006 (adaptado).

Os textos demonstram que, tanto na Europa do século XIX quanto no contexto latino-americano do século XXI, as alterações tecnológicas vivenciadas no campo interferem na vida das populações locais, pois

  1. induzem os jovens ao estudo nas grandes cidades, causando o êxodo rural, uma vez que formados, não retornam à sua região de origem.
  2. impulsionam as populações locais a buscar linhas de financiamento estatal com o objetivo de ampliar a agricultura familiar, garantindo sua fixação no campo.
  3. ampliam o protagonismo do Estado, possibilitando a grupos econômicos ruralistas produzir e impor polı́ticas agrı́colas, ampliando o controle que tinham dos mercados.
  4. aumentam a produção e a produtividade de determinadas culturas em função da intensificação da mecanização, do uso de agrotóxicos e cultivo de plantas transgênicas.
  5. desorganizam o modo tradicional de vida impelindoas à busca por melhores condições no espaço urbano ou em outros paı́ses em situações muitas vezes precárias.

Comuna de Paris

50. (Enem 2011 PPL) É uma mudança profunda na estrutura social, isto é, uma transformação que atinge todos os níveis da realidade social: o econômico, o político, o social e o ideológico. Uma revolução é uma luta entre forças de transformação e forças de conservação de uma sociedade. Quando ocorre uma revolução, a vida das pessoas sofre uma mudança radical no próprio dia a dia.

(AQUINO, R. S.L. et al. História das Sociedades: das modernas às atuais. Rio de Janeiro: Record, 1999 )

Na França, em 1871, após a derrota de Napoleão III na guerra contra a Rússia e a presidência de Louis Adolphe Thiers, os trabalhadores franceses organizaram uma rebelião que levou à tomada de Paris e à organização de um governo popular, denominado de Comuna de Paris. Este processo é considerado como uma importante experiência política, porque:

  1. definiu um Estado voltado para atender os interesses de todas as classes sociais.
  2. foi a mais duradoura experiência de governo popular na História contemporânea.
  3. substituiu o exército por milícias comandadas pelos antigos generais, mas subordinadas ao poder das comunas.
  4. extinguiu definitivamente o voto censitário e instituiu o voto por categoria profissional.
  5. criou um Estado dos trabalhadores formado por comunas livres e autônomas.

Revolução Industrial

51. (Enem 2010) Os cercamentos do século XVIII podem ser considerados como sínteses das transformações que levaram à consolidação do capitalismo na Inglaterra. Em primeiro lugar, porque sua especialização exigiu uma articulação fundamental com o mercado. Como se concentravam na atividade de produção de lã, a realização da renda dependeu dos mercados, de novas tecnologias de beneficiamento do produto e do emprego de novos tipos de ovelhas. Em segundo lugar, concentrou-se na inter-relação do campo com a cidade e, num primeiro momento, também se vinculou à liberação de mão de obra.

(RODRIGUES, A. E. M. Revoluções burguesas. IN: REIS FILHO, D. A. et al(Orgs.) O Século XX, v. I. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000 - adaptado)

Outra consequência dos cercamentos que teria contribuído para a Revolução Industrial na Inglaterra foi o:

  1. congelamento do salário mínimo.
  2. enfraquecimento da burguesia industrial.
  3. fortalecimento dos sindicatos proletários.
  4. desmembramento das propriedades improdutivas.
  5. aumento do consumo interno.

Neocolonialismo ou Imperialismo

52. (Enem 2009 - Cancelado) O ataque japonês a Pearl Harbor e a consequente guerra entre americanos e japoneses no Pacífico foi resultado de um processo de desgaste das relações entre ambos. Depois de 1934, os japoneses passaram a falar mais desinibidamente da “Esfera de coprosperidade da Grande Ásia Oriental”, considerada como a “Doutrina Monroe Japonesa”.

A expansão japonesa havia começado em 1895, quando venceu a China, impôs-lhe o Tratado de Shimonoseki passando a exercer tutela sobre a Coréia. Definida sua área de projeção, o Japão passou a ter atritos constantes com a China e a Rússia. A área de atrito passou a incluir os Estados Unidos quando os japoneses ocuparam a Manchúria, em 1931, e a seguir, a China, em 1937.

(REIS FILHO. D.A. (Org) o século XX, o tempo das crises. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008)

Sobre a expansão japonesa, infere-se que:

  1. o Japão tinha uma política expansionista, na Ásia, de natureza bélica, diferente da doutrina Monroe.
  2. o Japão buscou promover a prosperidade da Coréia, tutelando-a à semelhança do que os EUA faziam.
  3. o povo japonês propôs cooperação aos Estados Unidos ao copiarem a Doutrina Monroe e proporem o desenvolvimento da Ásia.
  4. a China aliou-se à Rússia contra o Japão, sendo que a doutrina Monroe previa a parceria entre os dois.
  5. a Manchúria era território norte-americano e foi ocupado pelo Japão, originando a guerra entre os dois países

Revolução Cubana, América Latina

53. (Enem 2009 - Cancelado) A Revolução Cubana veio demonstrar que os negros estão muito mais preparados do que se pode supor para ascender socialmente. Com efeito, alguns anos de escolaridade francamente aberta e de estímulo à autossuperação aumentaram, rapidamente, o contingente de negros que alçaram aos postos mais altos do governo, da sociedade e da cultura cubana. Simultaneamente, toda a parcela negra da população, liberada da discriminação e do racismo, confraternizou com os outros componentes da sociedade, aprofundando o grau de solidariedade.

Tudo isso demonstra, claramente, que a democracia racial é possível, mas só é praticável conjuntamente com a democracia social. Ou bem há democracia para todos, ou não há democracia para ninguém, porque à opressão do negro condenado à dignidade de lutador da liberdade corresponde o opróbrio do branco posto no papel de opressor dentro de sua própria sociedade.

(RIBEIRO, D. O povo brasileiro: A formação e o sentido. São Paulo: companhia das Letras, 1999)

Segundo Darcy Ribeiro, a ascensão social dos negros cubanos, resultado de uma educação inclusiva, com estímulos à autossuperação, demonstra que:

  1. a democracia racial está desvinculada da democracia social.
  2. o acesso ao ensino pode ser entendido como um fator de pouca importância na estruturação de uma sociedade.
  3. a questão racial mostra-se irrelevante no caso das políticas educacionais do governo cubano.
  4. as políticas educacionais da Revolução Cubana adotaram uma perspectiva racial antidiscriminatória.
  5. os quadros governamentais em Cuba estiveram fechados aos processos de inclusão social da população negra.

América Latina

54. (Enem 2009 PPL) A liderança política do processo de independência das colônias foi decisiva para os rumos que as novas nações tomaram, pois as elites evitaram que as reivindicações mais radicais fossem atendidas, marginalizando, assim, política e socialmente, a maioria. A ruptura dos laços coloniais não significou o surgimento de uma sociedade democrática e autônoma.

A respeito da formação do Estado Nacional na América Latina, é correto associar ao texto acima:

  1. a falta de líderes para os movimentos nacionalistas contra o domínio português, em oposição à América Espanhola.
  2. o ordenamento jurídico-político e as diretrizes econômicas no início do século XIX beneficiaram os segmentos sociais não proprietários, devido ao incremento na produção manufatureira.
  3. a unidade administrativa do império português, por haver características comuns entre as regiões colonizadas e homogeneidade na ocupação.
  4. o governo de D. Pedro I no Brasil, que provocou adesões daqueles que queriam mais garantias constitucionais, o que conferiu ao imperador reconhecimento e apoio da elite latifundiária.
  5. os partidos políticos que se formaram no final do século XVIII e assumiram os controles político e administrativo dos Estados se ergueram contra os grandes proprietários de terra e rebanhos.

regimes totalitários, Segunda Guerra Mundial

55. (Enem 2012) Com sua entrada no universo dos gibis, o Capitão chegaria para apaziguar a agonia, o autoritarismo militar e combater a tirania. Claro que, em tempos de guerra, um gibi de um herói com uma bandeira americana no peito aplicando um sopapo no Fürer só poderia ganhar destaque, e o sucesso não demoraria muito a chegar.

COSTA, C. Capitão América, o primeiro vingador: crı́tica. Disponı́vel em: revistastart.com.br. Acesso em: 27 jan. 2012 (adaptado).

A capa da primeira edição norte-americana da revista do Capitão América demonstra sua associação com a participação dos Estados Unidos na luta contra

  1. a Trı́plice Aliança, na Primeira Guerra Mundial.
  2. os regimes totalitários, na Segunda Guerra Mundial.
  3. o poder soviético, durante a Guerra Fria.
  4. o movimento comunista, na Guerra do Vietnã.
  5. o terrorismo internacional, após 11 de setembro de 2001.

Independência Da Índia

56. (Enem 2012) O cartum, publicado em 1932, ironiza as consequências sociais das constantes prisões de Mahatma Gandhi pelas autoridades britânicas, na Índia, demonstrando

  1. a ineficiência do sistema judiciário inglês no território indiano.
  2. o apoio da população hindu à prisão de Gandhi.
  3. o caráter violento das manifestações hindus frente à ação inglesa.
  4. a impossibilidade de deter o movimento liderado por Gandhi.
  5. a indiferença das autoridades britânicas frente ao apelo popular hindu.

Revolução Industrial, Modelos de Produção

57. (Enem 2012) Na imagem do inı́cio do século XX, identifica-se um modelo produtivo cuja forma de organização fabril baseava-se na

  1. autonomia do produtor direto.
  2. adoção da divisão sexual do trabalho.
  3. exploração do trabalho repetitivo.
  4. utilização de empregados qualificados.
  5. incentivo à criatividade dos funcionários.

Crise de 1929

58. (Enem 2012) TEXTO I

A Europa entrou em estado de exceção, personificado por obscuras forças econômicas sem rosto ou localização fı́sica conhecida que não prestam contas a ninguém e se espalham pelo globo por meio de milhões de transações diárias no ciberespaço.

ROSSI, C. Nem fim do mundo nem mundo novo. Folha de São Paulo, 11 dez. 2011 (adaptado).

TEXTO II

Estamos imersos numa crise financeira como nunca tı́nhamos visto desde a Grande Depressão iniciada em 1929 nos Estados Unidos.

Entrevista de George Soros. Disponı́vel em: nybooks.com. Acesso em: 17 ago. 2011 (adaptado).

A comparação entre os significados da atual crise econômica e do crash de 1929 oculta a principal diferença entre essas duas crises, pois

  1. o crash da Bolsa em 1929 adveio do envolvimento dos EUA na I Guerra Mundial e a atual crise é o resultado dos gastos militares desse paı́s nas guerras do Afeganistão e Iraque.
  2. a crise de 1929 ocorreu devido a um quadro de superprodução industrial nos EUA e a atual crise resultou da especulação financeira e da expansão desmedida do crédito bancário.
  3. a crise de 1929 foi o resultado da concorrência dos paı́ses europeus recons- truı́dos após a I Guerra e a atual crise se associa à emergência dos BRICS como novos concorrentes econômicos.
  4. o crash da Bolsa em 1929 resultou do excesso de proteções ao setor produtivo estadunidense e a atual crise tem origem na internacionalização das empresas e no avanço da polı́tica de livre mercado.
  5. a crise de 1929 decorreu da polı́tica intervencionista norte-americana sobre o sistema de comércio mundial e a atual crise resultou do excesso de regulação do governo desse paı́s sobre o sistema monetário.

Mundo Árabe

59. (Enem 2011) No mundo árabe, paı́ses governados há décadas por regimes polı́ticos centralizadores contabilizam metade da população com menos de 30 anos; desses, 56% têm acesso à internet. Sentindo-se sem perspectivas de futuro e diante da estagnação da economia, esses jovens incubam vı́rus sedentos por modernidade e democracia. Em meados de dezembro, um tunisiano de 26 anos, vendedor de frutas, põe fogo no próprio corpo em protesto por trabalho, justiça e liberdade. Uma série de manifestações eclode na Tunı́sia e, como uma epidemia, o vı́rus libertário começa a se espalhar pelos paı́ses vizinhos, derrubando em seguida o presidente do Egito, Hosni Mubarak. Sites e redes sociais - como o Facebook e o Twitter - ajudaram a mobilizar manifestantes do norte da África a ilhas do Golfo Pérsico.

SEQUEIRA, C. D.; VILLAMÉA, L. A epidemia da Liberdade.Istoé Internacional. 2 mar. 2011 (adaptado).

Considerando os movimentos polı́ticos mencionados no texto, o acesso à internet permitiu aos jovens árabes

  1. reforçar a atuação dos regimes polı́ticos existentes.
  2. tomar conhecimento dos fatos sem se envolver.
  3. manter o distanciamento necessário à sua segurança.
  4. disseminar vı́rus capazes de destruir programas dos computadores.
  5. difundir ideias revolucionárias que mobilizaram a população.

Regimes Totalitários

60. (Enem 2011) Os três tipos de poder representam três diversos tipos de motivações: no poder tradicional, o motivo da obediência é a crença na sacralidade da pessoa do soberano; no poder racional, o motivo da obediência deriva da crença na racionalidade do comportamento conforme a lei; no poder carismático, deriva da crença nos dotes extraordinários do chefe.

BOBBIO, N. Estado, Governo, Sociedade: para uma teoria geral da polı́tica. São Paulo: Paz e Terra, 1999 (adaptado).

O texto apresenta três tipos de poder que podem ser identificados em momentos históricos distintos. Identifique o perı́odo em que a obediência esteve associada predominantemente ao poder carismático:

  1. República Federalista Norte-Americana.
  2. República Fascista Italiana no século XX.
  3. Monarquia Teocrática do Egito Antigo.
  4. Monarquia Absoluta Francesa no século XVII.
  5. Monarquia Constitucional Brasileira no século XIX.

América Latina

61. (Enem 2010) Judiciário contribuiu com ditadura no Chile, diz Juiz Guzmán Tapia As cortes de apelação rejeitaram mais de 10 mil habeas corpus nos casos das pessoas desaparecidas. Nos tribunais militares, todas as causas foram concluı́das com suspensões temporárias ou definitivas, e os desaparecimentos polı́ticos tiveram apenas trâmite formal na Justiça. Assim, o Poder Judiciário contribuiu para que os agentes estatais ficassem impunes.

Disponı́vel em: http://cartamaior.com.br. Acesso em: 20 jul. 2010 (adaptado).

Segundo o texto, durante a ditadura chilena na década de 1970, a relação entre os poderes Executivo e Judiciário caracterizava-se pela

  1. preservação da autonomia institucional entre os poderes.
  2. valorização da atuação independente de alguns juı́zes.
  3. manutenção da interferência jurı́dica nos atos executivos.
  4. transferência das funções dos juı́zes para o chefe de Estado.
  5. subordinação do poder judiciário aos interesses polı́ticos dominantes.

Regimes Totalitários

62. (Enem 2009) A primeira metade do século XX foi marcada por conflitos e processos que a inscreveram como um dos mais violentos perı́odos da história humana.

Entre os principais fatores que estiveram na origem dos conflitos ocorridos durante a primeira metade do século XX estão

  1. a crise do colonialismo, a ascensão do nacionalismo e do totalitarismo.
  2. o enfraquecimento do império britânico, a Grande Depressão e a corrida nuclear.
  3. o declı́nio britânico, o fracasso da Liga das Nações e a Revolução Cubana.
  4. a corrida armamentista, o terceiro-mundismo e o expansionismo soviético.
  5. a Revolução Bolchevique, o imperialismo e a unificação da Alemanha.

Regimes Totalitários

63. (Enem 2009) Os regimes totalitários da primeira metade do século XX apoiaram-se fortemente na mobilização da juventude em torno da defesa de ideias grandiosas para o futuro da nação. Nesses projetos, os jovens deveriam entender que só havia uma pessoa digna de ser amada e obedecida, que era o lı́der. Tais movimentos sociais juvenis contribuı́ram para a implantação e a sustentação do nazismo, na Alemanha, e do fascismo, na Itália, Espanha e Portugal.

A atuação desses movimentos juvenis caracterizava-se

  1. pelo sectarismo e pela forma violenta e radical com que enfrentavam os opositores ao regime.
  2. pelas propostas de conscientização da população acerca dos seus direitos como cidadãos.
  3. pela promoção de um modo de vida saudável, que mostrava os jovens como exemplos a seguir.
  4. pelo diálogo, ao organizar debates que opunham jovens idealistas e velhas lideranças conservadoras.
  5. pelos métodos polı́ticos populistas e pela organização de comı́cios multitudinários.

64. (Enem 2009) O suı́ço Thomas Davatz chegou a São Paulo em 1855 para trabalhar como colono na fazenda de café Ibicaba, em Campinas. A perspectiva de prosperidade que o atraiu para o Brasil deu lugar a insatisfação e revolta, que ele registrou em livro. Sobre o percurso entre o porto de Santos e o planalto paulista, escreveu Davatz: “As estradas do Brasil, salvo em alguns trechos, são péssimas. Em quase toda parte, falta qualquer espécie de calçamento ou mesmo de saibro. Constam apenas de terra simples, sem nenhum benefı́cio. É fácil prever que nessas estradas não se encontram estalagens e hospedarias como as da Europa. Nas cidades maiores, o viajante pode naturalmente encontrar aposento sofrı́vel; nunca, porém, qualquer coisa de comparável à comodidade que proporciona na Europa qualquer estalagem rural. Tais cidades são, porém, muito poucas na distância que vai de Santos a Ibicaba e que se percorre em cinquenta horas no mı́nimo”. Em 1867 foi inaugurada a ferrovia ligando Santos a Jundiaı́, o que abreviou o tempo de viagem entre o litoral e o planalto para menos de um dia. Nos anos seguintes, foram construı́dos outros ramais ferroviários que articularam o interior cafeeiro ao porto de exportação, Santos.

DAVATZ, T. Memórias de um colono no Brasil. São Paulo: Livraria Martins, 1941 (adaptado).

O impacto das ferrovias na promoção de projetos de colonização com base em imigrantes europeus foi importante, porque

  1. o percurso dos imigrantes até o interior, antes das ferrovias, era feito a pé ou em muares; no entanto, o tempo de viagem era aceitável, uma vez que o café era plantado nas proximidades da capital, São Paulo.
  2. a expansão da malha ferroviária pelo interior de São Paulo permitiu que mão-de-obra estrangeira fosse contratada para trabalhar em cafezais de regiões cada vez mais distantes do porto de Santos.
  3. o escoamento da produção de café se viu beneficiado pelos aportes de capital, principalmente de colonos italianos, que desejavam melhorar sua situação econômica.
  4. os fazendeiros puderam prescindir da mão-de-obra europeia e contrataram trabalhadores brasileiros provenientes de outras regiões para trabalhar em suas plantações.
  5. as notı́cias de terras acessı́veis atraı́ram para São Paulo grande quantidade de imigrantes, que adquiriram vastas propriedades produtivas.

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