Home > Banco de Questões > História do Brasil > Brasil Colônia >Período Joanino

Período Joanino

Gabarito de História do Brasil sobre o tema Período Joanino com questões de Vestibulares.

Questão: 1

Resposta: D

Resolução: O vice-rei Francisco Elio, sitiado em Montevidéu pelas tropas artiguistas, declarou guerra à Corte portuguesa em 1811, provocando a invasão das forças militares lusitanas. Incorreta

II - A intervenção em 1816 justificava-se pela necessidade de se defender o Rio Grande do Sul e de se reestabelecer a tranquilidade dos proprietários rurais, ameaçada pelas reformas sociais de Artigas. Correta

III - Na primeira intervenção, as forças militares estacionaram em Maldonado; na segunda, alcançaram a capital oriental, recebendo apoio do Cabildo local. Correta

Questão: 2

Resposta: D

Resolução: Analisaremos a seguir cada proposição:

a) "Ocupação da Guiana Francesa e da Província Cisplatina e sua incorporação ao Império Português, como resultado da política externa agressiva adotada por D. João."

⇒ A aliança político-militar luso-britânica, Portugal e Inglaterra, teve como marco importante a Tomada de Caiena, capital da Guiana Francesa, em 1809.

b) "Abertura dos portos da Colônia às nações aliadas de Portugal, como a Inglaterra, dando início a uma fase de livre-comércio."

⇒ A Abertura dos Portos para as nações amigas de Portugal ocorreu em 28 de janeiro de 1808 a parti do decreto de de D. João .

c) "Ocorreu uma inversão da relação entre metrópole e colônia, já que a sede política do império passava do centro para a periferia"

⇒ A sede política do Império passou de Portugal para o Brasil

Durante o período joanino não houve isenções alfandegárias a Inglaterra, apenas um benefício, os ingleses pagaram uma taxa preferencial, menor em relação à de outros países que comercializavam com o Brasil.

"Atendeu às exigências do comércio britânico, que conseguiu isenções alfandegárias"

e) "Ocorreu a Revolução Pernambucana de1817, que defendia o separatismo com o governo republicano e a manutenção da escravidão"

⇒ Revolução de caráter separatista com intuito de promover a independência do Brasil, deixando-o de ser colônia de Portugal.

Questão: 3

Resposta: C

Resolução: O ato que abria os portos do Brasil às nações amigas, assinado por Dom João, mudou radicalmente o perfil comercial brasileiro com o advento das importações de produtos manufaturados britânicos.

Questão: 4

Resposta: A

Resolução:

A) Ainda que tivessem sido criados a Impressão Régia e o primeiro jornal do Brasil, a existência da censura e a ação da Intendência Geral de Polícia coibiram com sucesso a difusão de idéias contrárias ao governo joanino.

Falso: Não foi possível coibir de todo a emergência de críticas midiáticas ao governo de Dom João.

B) Pouco depois de chegar ao Brasil, D. João fundou o Real Horto (o Jardim Botânico do Rio de Janeiro), onde foram aclimatadas e introduzidas novas espécies vegetais.

Correto: Incentivando a catalogação da flora brasileira, Dom João criou o Jardim Botânico.

C) Logo após a elevação do Brasil à categoria de Reino-Unido a Portugal e Algarves, o Príncipe-regente autorizou a vinda da Missão Artística Francesa, chefiada por Joaquim Lebreton, da qual faziam parte artistas como Jean Baptiste Debret.

Correto: A vinda da missão artística ao Brasil representou uma maior inclusão do Brasil nos circuitos internacionais de arte e cultura.

D) Com o acervo trazido do velho Reino, foi criada a Biblioteca Real, origem da atual Biblioteca Nacional.

Correto: A Biblioteca Real é fruto do acumulo de livros trazidos ao Brasil quando da fuga da família Real portuguesa para cá com o objetivo de escapar de Napoleão.

E) Chegaram à América portuguesa cientistas e viajantes estrangeiros, como o zoólogo Spix, o botânico Martius e o naturalista Saint-Hilaire, que percorreram o território realizando inventários de comunidades, da geografia, da fauna e da flora.

Correto: Diversos cientistas, assim como artistas, chegaram ao Brasil após a chegada da Família Real, objetivando uma melhor compreensão das riqueza presentes no território brasileiro.

Questão: 5

Resposta: E

Resolução: A criação do Erário Régio e do Conselho da Fazenda, responsáveis por arrecadar todos os impostos – que até então eram enviados a Lisboa – e enviá-los ao Rio de Janeiro.

Questão: 6

Resposta: A

Resolução: As iniciativas da Coroa portuguesa no Brasil, no início do século XIX, como a permissão ao comércio internacional sem mediação da Metrópole e a criação de sistema bancário oficial.

Questão: 7

Resposta: B

Resolução: Apesar da abertura dos portos e a revogação do alvará de 1785, que proibia a construção de fábricas e manufaturas mo Brasil, o projeto de industrialização de D. João não se concretizou devido ao domínio que a capital inglesa exercia sobre o comércio no Brasil.

Um indício que mostra esse domínio é o alvará assinado em 1810 entre Portugal e Inglaterra que determinava uma tarifa alfandegária de 24% sobre os produtos importados e de 16% sobre as mercadorias de origem portuguesa e uma tarifa preferencial de 15% para os ingleses, ou seja, abaixo da taxa que incidia sobre os artigos provenientes de Portugal.

Questão: 8

Resposta: C

Resolução: Acerca da transferência da corte de D. João VI para a colônia portuguesa no Brasil, tem-se que o bloqueio continental imposto por Napoleão foi negado pelos portugueses, gerando a ira do Imperador Francês que, como consequência, decidiu invadir a Península Ibérica e controlar o Reino Português.

Por isso ocorreu a transferência da corte de D. João VI para a colônia portuguesa no Brasil, visto que os portugueses não se submeteram aos planos de Napoleão. Eles contaram com a ajuda da Inglaterra para transferir a corte para o Brasil, mantendo relações comerciais com a Inglaterra.

Questão: 9

Resposta: A

Resolução: A alternativa correta sobre as primeiras escolas médicas do Brasil é a letra A) Escola de Cirurgia da Bahia e Escola Anatômica, Cirúrgica e Médica do Rio de Janeiro, ambas em 1808. Foi D. João quem autorizou que tivesse o processo inicial do ensino superior, por meio da fundação de duas escolas de medicina, sendo uma no estado da Bahia e a outra no estado do Rio de Janeiro. Ambas foram fundadas em 1808. A faculdade localizada na Bahia é hoje conhecida como a Faculdade de Medicina do Bahia (FAMEB), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que fica na cidade de Salvador, enquanto que a faculdade localizada no Rio de Janeiro é a Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). As duas faculdades ficam nas capitais dos respectivos estados.

Questão: 10

Resposta: B

Resolução: O Pacto Metropolitano, onde o Brasil era obrigado a tratar economicamente apenas com Portugal, fica obsoleto no momento em que a Corte vem para o Brasil, pois, assim passa a ganhar características de Estado e logo de início abre os portos para comercialização com a Inglaterra. - (Descomplica)

Clique Para Compartilhar Esta Página Nas Redes Sociais



Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp