Ora, Ora

Parece que você tem um Bloqueador de Anúncios ativo, e quem não usa?

Contudo a Agatha Edu se mantém essencialmente com a renda gerada por anúncios, desativa aí rapidinho, parça. 😀

Mesopotâmia

Gabarito de História sobre o tema Mesopotâmia com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Mesopotâmia.




Questão: 1 (UFRN) As sociedades que, na Antiguidade, habitavam os vales dos rios Nilo, Tigre e Eufrates tinham em comum o fato de:

Resposta: C

Resolução: As diversas sociedades que surgiram na região da Mesopotâmia, cada uma com a sua cultura e organização política particular, tinham em comum a base econômica, que era a agricultura, e a presença de alguma forma de Estado, sendo sociedades hierárquicas, ou seja, em que cada pessoa pertencia a uma classe específica, da qual não poderia subir ou descer, e cumpria uma função social específica, e isto era determinado pelo nascimento.

Estas sociedades, das quais podemos destacar a da Babilônia, Suméria, Assíria e Acádia, foram as primeiras que promoveram a transição de um modelo nômade para um modelo sedentário, que marcaria a humanidade a partir de então.

Questão: 2 (UFTM) As civilizações da Antiguidade Oriental, particularmente a egípcia e a mesopotâmica, desenvolveram

Resposta: E

Resolução: Nestas sociedades havia uma forte estratificação social, e a manutenção desta ordem (que beneficiava os poucos no topo em detrimento dos muitos na base) dependia da dominação ideológica por meio da religião.

Considerar o soberano como um deus era também uma forma de aproximar do governo os alto sacerdotes, de modo que os responsáveis pela administração do Estado e os responsáveis pelo domínio ideológico dos governados fossem mutuamente beneficiados por esta estrutura de poder.

Questão: 3 (UNESP) [Na Mesopotâmia,] todos os bens produzidos pelos próprios palácios e templos não eram suficientes para seu sustento. Assim, outros rendimentos eram buscados na exploração da população das aldeias e das cidades. As formas de exploração eram principalmente duas: os impostos e os trabalhos forçados.

Resposta: E

Resolução: O texto se relaciona a uma das características do modo de produção asiático (interpretação marxista): a servidão coletiva ou corveia real. Como o Estado era teocrático, de regadio, e a propriedade da terra pertencia unicamente a este, a população prestava serviços como forma de pagamento de impostos. - (Oficina)

Questão: 4 (UFSM-RS) A região da Mesopotâmia ocupa lugar central na história da humanidade. Na Antiguidade, foi berço da civilização sumeriana devido ao fato de:

Resposta: D

Resolução: A é FALSA, os mesopotâmicos até se tornaram, depois, ponto de encontro econômico, mas não foi por isto que foram o "berço da civilização".

B é FALSA, foi a agricultura, e não a mineração, que favoreceu a civilização na região.

C é FALSA, o isolamento, por si só, não era uma garantia da civilização - era antes um obstáculo.

D é VERDADEIRA, fator que facilitava em muito a agricultura e, com ela, a transição do modelo nômade para o modelo sedentário.

Questão: 5 (PUC-SP) Na História Antiga, os sumérios são necessariamente lembrados quando se estuda:

Resposta: B

Resolução: Podemos apontar que os sumérios são necessariamente lembrados quando se estuda a base e as origens da civilização mesopotâmica. sendo que as primeiras cidades do mundo foram construídas pelos povos sumérios, a exemplo de Ur.

Os Sumérios foram uma antiga civilização que desenvolveu-se na região da Mesopotâmia, abastecida pela fertilidade dos rios da região, sendo que lá desenvolveu-se a agricultura e os primeiros centros urbanos de que se tem notícia.

Questão: 6 (UFC-CE) Leia com atenção as afirmativas a seguir sobre as condições sociais, políticas e econômicas da Mesopotâmia.

Resposta: E

Resolução:

I - Errado, a sociedade mesopotâmica não era individualista e sim coletivista, cada um realizava uma tarefa.

II - Correto, o relevo plano favorecia as invasões de outros povos, como assírios, amoritas.

III - Correto, Nabucodonosor foi o grande imperador que realizou essas construções.

IV - Errado, o primeiro reino unificado foi o egípcio, através de Menes, que uniu o Baixo com o Alto Egito.

Questão: 7 (Osec - SP) Os assírios destacaram-se:

Resposta: C

Resolução: Os assírios foram uma civilização da Mesopotâmia, que se destacaram pela criação das armas de metais, se tornando uma civilização militarista, violenta, e com um grande exército, se efetuando preparada para qualquer tipo de contratempo que seu reino sofra posteriormente.

Questão: 8 (FCL-SP) Examine as proposições e responda de acordo com o código.

Resposta: D

Resolução: Análise das proposições:

I. Sumérios, conhecidos por ocuparem a região da Baixa Mesopotâmia, entre os rios Tigres e Eufrates, realmente estiveram presentes em meados de 3200a.C e 2000a.C. Contudo, trataram-se de uma civilização não-semita (significado de sumérios, designado aos mesmo pelos acádios) e, por isso, a primeira afirmação está incorreta.

Além disso, é válido salientar que os acádios (semitas assim como os hebreus, árabes, entre outros) foram responsáveis pela dominação dos sumérios em meados de 2300a.C.

II. Alternativa correta.

III. Alternativa correta.

Questão: 9 (UFRN) As sociedades que, na Antiguidade, habitavam os vales dos rios Nilo, Tigre e Eufrates tinham em comum o fato de:

Resposta: C

Resolução: As diversas sociedades que surgiram na região da Mesopotâmia, cada uma com a sua cultura e organização política particular, tinham em comum a base econômica, que era a agricultura, e a presença de alguma forma de Estado, sendo sociedades hierárquicas, ou seja, em que cada pessoa pertencia a uma classe específica, da qual não poderia subir ou descer, e cumpria uma função social específica, e isto era determinado pelo nascimento.

Estas sociedades, das quais podemos destacar a da Babilônia, Suméria, Assíria e Acádia, foram as primeiras que promoveram a transição de um modelo nômade para um modelo sedentário, que marcaria a humanidade a partir de então.

Questão: 10 (FATEC) O primeiro exército organizado do mundo, com recrutamento obrigatório e que se tornou uma força permanente após o reinado de Tiglatfalasar III (745 - 728 a. C.), foi uma criação dos:

Resposta: C

Resolução: O primeiro exército organizado do mundo com recrutamento obrigatório, e que se tornou uma força permanente após o reinado de Tiglatfalasar III (745 - 728 a. C.).

Questão: 11 (UFCSPA/RS) A Mesopotâmia atual situa-se no Oriente Médio entre os rios Tigre e Eufrates, que ficam no atual Iraque, na região conhecida como Crescente Fértil. Seu nome vem do grego (meso=meio e potamos=água) e significa “terra entre rios”. A fertilidade desta região, localizada em meio a montanhas e desertos, deve-se à presença dos rios.

Resposta: B

Resolução: I – VERDADEIRO. O governo mesopotâmico era feito em cidades-estado controlados por uma teocracia.

II – VERDADEIRO. O governo desempenhava a maioria das funções de infraestrutura, obras e cobrança de impostos para custeá-las.

Questão: 12 (UECE) O rei Sargão foi um conquistador cuja memória permaneceu nas lendas e narrativas dos povos mesopotâmicos. Dizia-se que ele havia sido abandonado pela mãe nas águas do Rio Eufrates em um cesto de juncos, e foi salvo pela deusa Ishtar e assim tornou-se o iniciador de um grande império. Sobre o rei Sargão é correto afirmar que

Resposta: D

Resolução: Podemos apontar que o famoso rei Sargão, criador de um grande império e conquistador de povos e terras fez de Acádia a capital do seu Império, sendo que ele ficou conhecido como Sargão da Acádia.

As lendas dizem que Sargão foi abandonado pela mãe nas águas do Rio Eufrates em um cesto de juncos, sendo que ele teria sido salvo por uma deusa e, a partir disso, veio a se tornar rei e fundador de um grande império na mesopotâmia.

Estima-se que o rei Sargão tenha nascido em 2 300 a.C e que tenha vivido cerca de 85 anos, algo excepcional para a época.

Questão: 13 (FEPAR/PR) Foi capital dos Assírios:

Resposta: B

Resolução: Nínive

Questão: 14 (Fupac) O primeiro registro de leis de que se tem notícia é o Código de Hamurabi. A seguir, a transcrição de quatro de seus artigos:

Resposta: B

Resolução: O primeiro código de leis escritas que temos conhecimento foi o Código de Hamurabi, criado por ordem do patesi da Babilônia, Hamurabi.

Seu código era pautado no princípio da Lei de Talião, ou seja, a penalidade pelo crime cometido teria de ser paga na mesma proporção. Por isso a expressão "olho por olho, dente por dente”.

Questão: 15 (UPE) As sociedades da Antiguidade Oriental tiveram práticas sociais com influências marcantes das religiões e inventaram outras formas de conhecer o mundo. Na Mesopotâmia, ocorreu/ocorreram:

Resposta: C

Resolução: Na mesopotâmia foi inventada uma interpretação inédita da escrita cuneiforme (um tipo de escrita realizada por meio de objetos), que era impressa em argila, importantes avanços na área da matemática, que era empregada tanto na arquitetura quanto nas campanhas militares dos mesopotâmios, e uma "medicina" religiosa que atribuía as doenças à ação de espíritos malignos, de modo que cabia aos sacerdotes as tarefas de fundamentar o poder dos reis, transmitir os valores religiosos e "curar" os doentes.

A classe sacerdotal não era contrária aos reis, os deuses mesopotâmicos eram adorados em templos (que recebiam o nome de zigurates) e os mesopotâmios, como outros povos antigos, eram especialmente preocupados com a arquitetura, de modo que podemos afirmar que é correta a alternativa C.

Questão: 16 (UCS – RS) “O Código Hamurabi, um bloco de pedras com 2,25 metros de altura, encontra-se hoje no Museu do Louvre, em Paris. Dos muitos artigos de lei nele gravados, cerca de 250 já foram decifrados. Com isso, informações sobre a sociedade mesopotâmica puderam ser reveladas.” (FIGUEIRA, D. História. São Paulo: Ática, 2003, p. 26).

Resposta: B

Resolução: O código de Hamurábi absorve o princípio da lei da reciprocidade extrema entre o delito e a pena aplicada e formulou-o em seu texto. Esse princípio já vigorava na região da Mesopotâmia, entretanto, só teve caráter sistemático no texto de Hamurábi, que aplicou a todos os domínios da vida dos súditos, indo desde os mais simples aspectos da vida cotidiana até as resoluções de crimes. Ainda hoje, em países do Oriente Médio, há dispositivos de aplicação de penas que se assemelham ao antigo “olho por olho, dente por dente.

Questão: 17 (FUVEST) A escrita cuneiforme dos mesopotâmios, utilizada principalmente em seus documentos religiosos e civis, era:

Resposta: C

Resolução: A é falsa. Enquanto a escrita egípcia seguia uma lógica própria e usava referências culturas próprias, sendo um exemplo de modelo hieroglífico, em que a escrita era bastante literal, o modelo mesopotâmico era figurado.

B é falsa. Além destes traços, que marcavam decisões gramaticais, a escrita era composta também por símbolos e "desenhos" que referenciavam as coisas.

C é verdadeira. Era figurada no sentido de que era estilizada, se afastando da aparência daquilo que representava em nome de manter a sua "essência", evocando, sem recriar, aquilo que representava.

D é falsa. A escrita mesopotâmica não era alfabética, de modo que funcionava em um sistema próprio.

E é falsa, pois esta também é uma característica das escritas alfabéticas, que surgiriam apenas depois - e em grande parte como uma herança do modelo cuneiforme - da escrita mesopotâmica.

Questão: 18 (Fatec) O Iraque, recentemente em guerra com os EUA e Inglaterra, já foi palco de uma grande civilização na Antiguidade, a Mesopotâmia.

Resposta: B

Resolução: Durante o governo de Nabucodonosor foram realizadas grandes construções públicas, merecendo destaque os "Jardins Suspensos da Babilônia", considerados uma das maravilhas do Mundo Antigo.

Nabucodonosor foi o grande rei do Império Neobabilônico ou Segundo Império Babilônico. Durante seu reinado tentou restaurar os tempos de Hamurabi, do Primeiro Império, construindo um apogeu arquitetônico que incluía grandes templos, palácios e os "Jardins Suspensos da Babilônia"

Questão: 19 (PUC) Os sumérios são necessariamente lembrados quando se estuda:

Resposta: D

Resolução: Podemos apontar que os sumérios são necessariamente lembrados quando se estuda a base e as origens da civilização mesopotâmica. sendo que as primeiras cidades do mundo foram construídas pelos povos sumérios, a exemplo de Ur.

Os Sumérios foram uma antiga civilização que desenvolveu-se na região da Mesopotâmia, abastecida pela fertilidade dos rios da região, sendo que lá desenvolveu-se a agricultura e os primeiros centros urbanos de que se tem notícia.

Questão: 20 (Fuvest) A partir do III milênio a. C. desenvolveram-se, nos vales dos grandes rios do Oriente Próximo, como o Nilo, o Tigre e o Eufrates, estados teocráticos, fortemente organizados e centralizados e com extensa burocracia. Uma explicação para seu surgimento é

Resposta: B

Resolução: A é falsa, nesta época ainda não havia se desenvolvido um tipo de sociedade que permitisse esse grau de especialização.

B é verdadeira, de modo que a solução autoritária era vista como o caminho mais curto para garantir a sobrevivência em um território disputado.

C é falsa, tais civilizações, nesta época, desconheciam umas às outras.

D é falsa, as religiões monoteístas só ganhariam força com depois do nascimento de Cristo.

E é falsa, tal evento foi bastante anterior à burocratização das estruturas estatais na mesopotâmia.

Clique Para Compartilhar Esta Página Nas Redes Sociais



Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp