Egito Antigo

Gabarito de História sobre o tema Egito Antigo com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Egito Antigo.




Questão: 1 (UEPA) Os escribas do Egito antigo ocupavam uma posição subalterna na hierarquia administrativa governamental frente à aristocracia burocrática. Sua posição social era inferior em relação aos conselheiros do Faraó, aos chefes da administração, à nobreza territorial, à elite militar e aos sacerdotes. Mas as características de seu ofício os afastavam de trabalhos forçados e das arbitrariedades das elites, que subjugavam e exploravam camponeses livres e escravos de origem estrangeira. Tal condição privilegiada se explicava:

Resposta: B

Resolução: Por serem poucos os dominantes da arte da escrita, os escribas possuíam certo prestígio social e seguiam as ordens da realeza. Possuíam conhecimento sobre a escrita demótica e sobre os hieróglifos. Tais registros eram feitos em papiro (planta perene) ou mesmo nas paredes internadas das pirâmides.

Questão: 2 (UECE) Sobre o papel do rio Nilo na estruturação da sociedade no Egito Antigo, é correto afirmar que:

Resposta: A

Resolução: Sobre o papel do Rio Nilo para civilização egípcia podemos afirmar que ele permitia a atividade econômica e era o domínio simbólico dos faraós. ( alternativa a)

O Rio Nilo é de extrema importância para todas as cidades residentes em suas margens, uma vez que ele diversos recursos hídricos, como água, irrigação, pesca entre outros.

Em sua época de cheia, que era bastante regulares, garantia a estabilidade política e econômica, além de ser considerado como o domínio simbólico dos faraós. Após as cheias, a área de estiagem do Nilo fornecia grande quantidade de húmus e adubo natural.

Segundo Heródoto, mais conhecido como o “pai da história” da Grécia, nomeou o Egito como uma dádiva do Nilo, essa citação faz menção à importância do rio para o crescimento e consolidação da sociedade egípcia enquanto sociedade imperial.

Questão: 3 (UFPE) Em relação à arte do Egito Antigo, assinale a alternativa correta.

Resposta: C

Resolução: A arte egípcia se trata de uma das expressões artísticas das antigas civilizações, as quais são mais apreciadas até os dias atuais.

Ela também pode ser considerada como expressão artística que está presente tanto nas pinturas, quanto nas esculturas e na arte decorativa dos egípcios.

As obras da arte egípcia tende a estar muito ligada à religiosidade desse povo. Então, grande parte da obra é feita em homenagem aos deuses egípcios.

Questão: 4 (UFSM) A ilustração sintetiza a sociedade egípcia. A partir das informações que ela contém, é possível afirmar:

Resposta: B

Resolução: Sobre a ilustração do túmulo de Sennedjem, em Tebas é correto o que se afirma em: Afirmações II e III apenas.

I) Incorreta: na ilustração podemos observar que a a base da sociedade, certamente, encontrava-se o rio Nilo, porém para que sua água fosse aproveitada para o cultivo havia a necessidade de aplicar técnicas e aprimoramento de organização social.

II) Correta: na figura o Nilo é representado como um elemento do Sol, o qual é um Deus, representado com um disco solar sobre a cabeça, chamado de Ra, o qual é um símbolo da luz do sol, criador da vida e responsável pelo ciclo de morte e ressurreição.

III) Correta: no centro da pintura foram colocadas as árvores frutíferas para indicar sua importância, assim como a das águas do rio e a luz da divindade solar para todo o ecossistema.

IV) Incorreta: a pintura é uma representação realista, e apresenta as informações sobre suas estruturas políticas e administrativas, além de server como uma fonte para estudos sobre a história egípcia.

Questão: 5 (UFT-TO) A construção das pirâmides do Egito antigo ainda está envolta em mistérios e curiosidades, sendo fonte de estudos na História, na Engenharia, na Matemática e na Arte.

Resposta: D

Resolução: As pirâmides do antigo Egito são conhecidas pela grandeza de suas dimensões e pela solidez de sua estrutura.

Alguns estudiosos dizem que as pirâmides serviam como espaço dedicado ao corpo do faraó, já outros relatam que as pirâmides também eram uma espécie de templo, portanto, não ha como dizer se eram templos ou funerária.

As pirâmides foram construídas com blocos de pedra, por isso, sua solidez.

Algumas construções duraram cerca de 20 anos e foram feitas por meio de sigilo absoluto, para não descobrirem as riquezas que seriam guardadas dentro delas.

Questão: 6 (UDESC) “Quem construiu Tebas, a das sete portas? Nos livros vem o nome dos reis, mas foram os reis que transportaram as pedras? Babilônia, tantas vezes destruída, quem outras tantas a reconstruiu? Em que casas da Lima Dourada moravam seus obreiros?” (Perguntas de um operário que lê. Bertold Brecht)

Resposta: C

Resolução: Quando Heródoto diz que “O Egito é uma dádiva do Nilo”, ele coloca o aspecto natural (o rio) como sendo mais importante do que o aspecto humano para o desenvolvimento da história da civilização egípcia. Nesse sentido, ele está bem de acordo com os livros de história, que privilegiam a descrição da fenomenal Tebas, mas que, como diz o operário que lê, de Brecht, não questiona quem construiu a cidade. Em outras palavras, Heródoto e a grande parte dos historiadores clássicos deixa de lado uma grande parcela do desejo e do esforço humano em seus escritos e coloca o foco sobre os grandes nomes e seus grandes monumentos.

Questão: 7 (UFRN) Com a formação do Estado, no Egito Antigo - “O faraó passou a concentrar todos os poderes em suas mãos, sendo cada vez mais considerado um deus vivo. Boa parte das terras passou a ser controlada por ele, a quem a população deveria pagar tributos e servir, por meio de trabalho compulsório. A personificação do Estado na figura do faraó e a sua identificação com um deus, permite-nos, portanto, falar em uma monarquia teocrática no Egito Antigo.”

Resposta: A

Resolução: No Antigo Egito, a religião era vinculada à política. O faraó, além de ser visto como figura de liderança política, concentrava também a influência religiosa sobre todo o povo egípcio. Ao faraó eram atribuídas qualidades divinas, uma vez que, de acordo com a religião do Antigo Egito, ele era a encarnação do deus Hórus, figura suprema do politeísmo egípcio.

Questão: 8 (PUC) A atuação do Estado na vida econômica dos povos da Antiguidade Oriental, principalmente em relação à agricultura, foi bastante acentuada, sendo justificada por eles como:

Resposta: E

Resolução: Responsabilidade atribuída aos governantes para zelarem pelo bem comum.

Questão: 9 (UFPEL) Sobre a organização política do Egito Antigo é correto afirmar que

Resposta: A

Resolução: A sociedade egípcia era rigidamente hierarquizada. O faraó ocupava a posição mais elevada e o poder era passado de pai para filho. Soberano todo - poderoso, era considerado um Deus. Por isso dizemos que o Egito Antigo era uma Teocracia ( forma de governo exercida pelo representante dos deuses ou um deus na Terra ).

Abaixo do faraó, apenas os grupos privilegiados compartilhavam de algumas regalias, os sacerdotes, os nobres, e os escribas.

Questão: 10 (OSEC)

I. ( ) “Estes nomos eram cidades-Estados, nas quais se iniciou a dissolução da propriedade coletiva, com o surgimento, no interior de cada um, de uma espécie de aristocracia, proprietária das melhores terras.”

II. ( ) “Era o estado, personificado na figura do chefe supremo, que construía os grandes canais de irrigação, como meio de desenvolver a agricultura, dirigindo para esse fim o trabalho excedente das comunidades.”

III. ( ) “Tivemos também a cristalização das camadas sociais, tendo-se formado uma poderosa burocracia estatal (administrativa e religiosa) que tornou seus cargos hereditários.”

IV. ( ) “Essa reforma religiosa, que estabeleceu o monoteísmo no Egito, teve por finalidade enfraquecer o poder dos sacerdotes de Amon, que representavam um perigo para a Monarquia.”

Os textos acima estão ligados, respectivamente:

Resposta: D

Resolução:

I. À formação dos reinos egípcios;

II. ao regime político dos impérios teocráticos com agricultura de regadio;

III. à estratificação social dos impérios teocráticos com agricultura de regadio;

IV. a Amenófis IV;

Questão: 11 (UECE) Segundo o historiador grego Heródoto, os egípcios, dentre todos os povos da Antiguidade, eram os mais religiosos. Efetivamente a vida religiosa que se desenvolveu no Egito foi extremamente rica e articulada. A característica fundamental da religiosidade egípcia era o culto

Resposta: C

Resolução: A divindades zoomorfas, cuja divindade principal é Rá.

Questão: 12 (FAC. MED. AMIN) “Salve, ó Nilo (…) regas a terra em toda parte, ó deus dos grãos, senhor dos peixes, produtor do trigo e da cevada (…) Logo tuas águas se erguem (…) todo ventre se agita, o dorso é sacudido de alegria e os dentes rangem.”

Resposta: E

Resolução: Isso porque muitas civilizações foram criadas em torno de rio, e o Egito antigo não foi diferente.

Nesse aspecto, temos que a referida civilização surgiu em torno do Rio Nilo que possibilitou atividades de agricultura e pesca na região.

Assim, o rio era tratado de forma divina tendo em vista as maravilhas que ele proporcionava.

Questão: 13 (UNCISAL AL) No Egito Antigo, a mumificação do corpo de um morto era uma arte. O corpo passava por várias fases. Uma delas era a dessecação; para tanto, o cadáver era coberto com natrão e estendido sobre uma mesa por quarenta dias, onde perdia 75% de seu peso.

Resposta: D

Resolução: O processo de mumificação no Egito Antigo era referente à crença da vida após a morte.

Questão: 14 (FUND. CARLOS CHAGAS) No Novo Império Egípcio (1580 – 525 a. C.), a revolução promovida por Amenófis IV (também chamado Akhnaton) teve grande significado porque consistiu na:

Resposta: E

Resolução: Introdução de uma religião monoteísta, a fim de limitar a influência política dos sacerdotes.

Questão: 15 (UERN) “Os camponeses (também chamados de felás) executavam inúmeros trabalhos necessários â agricultura e à criação de animais. Os principais produtos cultivados eram o trigo (para fazer o pão), a cevada (para fazer cerveja) e o linho (para fazer tecido). Também se dedicavam à plantação de legumes, verduras, uva (para fazer o vinho) e frutas variadas. Criavam animais como bois, asnos, carneiros, cabras, porcos e, posteriormente, cavalos. Para a maioria da população, a carne era um alimento de luxo – os mais pobres só a consumiam em ocasiões especiais. As atividades agropastoris eram complementadas pela pesca (no Nilo, nos pântanos e nos canais) e, também, pela caça. Os camponeses viviam em aldeias e eram obrigados a entregar parte da colheita e do rebanho, como forma de tributo, aos moradores do palácio do faraó e aos sacerdotes dos templos. Nos períodos em que diminuíam os trabalhos no campo (época das cheias), eram, muitas vezes, convocados a trabalhar compulsoriamente em obras como, por exemplo, construção de palácios, templos, pirâmides, etc.”

Resposta: C

Resolução: A sociedade egípcia era estratificada, hierarquizada e escravagista. Isto quer dizer que havia várias classes sociais e cada uma delas tinha seu papel dentro da comunidade, sendo umas mais importantes que as outras e que a mão-de-obra escrava era utilizada.

Questão: 16 (UFRS) Na África, durante a Antiguidade, entre 3000 a.C. e 322 a.C., desenvolveu-se o primeiro Império unificado historicamente conhecido, cuja longevidade e continuidade ainda despertam a atenção de arqueólogos e historiadores.

Resposta: E

Resolução: Também conhecido com a dádiva do Nilo, o grande império Egípcio sobreviveu nas condições desérticas da África Mediterrânea devido à agricultura nas margens do Rio Nilo. Sendo assim a resposta correta é a alternativa E.

Questão: 17 (UFPB) Sobre o Egito antigo, é correto afirmar que:

Resposta: B

Resolução: A economia era baseada na agricultura e na criação, atividades vinculadas a um complexo sistema de irrigação.

Questão: 18 (UFRN) A religião estava presente em todos os aspectos da vida no Antigo Egito. A medicina, inclusive, era impregnada de elementos mágicos e religiosos. A relação entre religião e medicina no Antigo Egito era evidente na medida em que

Resposta: B

Resolução: Isso porque na referida civilização era muito comum o desenvolvimento de técnicas de medicina tendo em vista que havia grande reconhecimento do povo sobre a importância das referidas práticas.

Importante notar que nessa época os referidos estudos surgiram enquanto ciência e assim possibilitaram melhorias práticas na qualidade de vida das pessoas como um todo e propiciaram o avanço da ciência na forma que temos atualmente.

Questão: 19 (UCS-RS) Acredita-se que a quantidade de água na Terra é praticamente a mesma há 500 milhões de anos. O que tende a mudar é apenas a sua distribuição, pois a água é uma substância dinâmica: ela se recicla por meio de um processo chamado ciclo hidrológico, no qual as águas do mar e dos continentes evaporam, formando nuvens, e voltam a cair na biosfera, sob a forma de chuva, neblina e neve; depois escorrem para os rios, para os lagos, para o subsolo e para o mar. Esse ciclo garante a manutenção do equilíbrio no sistema hidrológico do planeta. No entanto, há alertas de que a água pode de alguma maneira faltar, pois a atividade humana vem poluindo esse recurso natural. E, com o aumento da população mundial, a água pode não ser suficiente para todos.

Resposta: A

Resolução: I. O Eufrates é um dos maiores rios do Oriente Médio e passa por um momento crítico, apresentando uma drástica redução no nível de suas águas, o que causa grande prejuízo à agricultura. - CORRETA

II. Com o passar do tempo, a água foi se tornando uma das mais valiosas mercadorias, com demanda crescente e oferta cada vez mais reduzida, devido ao mau uso. - CORRETA

III. A forma de utilização da água no Brasil, para atividades agrícolas e uso doméstico, provoca desperdício da água tratada e poluição dos rios, diminuindo sua eutroficação. - INCORRETA

Questão: 20 (Fuvest) A partir do III milênio a. C. desenvolveram-se, nos vales dos grandes rios do Oriente Próximo, como o Nilo, o Tigre e o Eufrates, estados teocráticos, fortemente organizados e centralizados e com extensa burocracia. Uma explicação para seu surgimento é

Resposta: B

Resolução: A é falsa, nesta época ainda não havia se desenvolvido um tipo de sociedade que permitisse esse grau de especialização.

B é verdadeira, de modo que a solução autoritária era vista como o caminho mais curto para garantir a sobrevivência em um território disputado.

C é falsa, tais civilizações, nesta época, desconheciam umas às outras.

D é falsa, as religiões monoteístas só ganhariam força com depois do nascimento de Cristo.

E é falsa, tal evento foi bastante anterior à burocratização das estruturas estatais na mesopotâmia.

Clique Para Compartilhar Esta Página Nas Redes Sociais



Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp