Home > Banco de Questões > História do Brasil > Brasil Colônia >Capitanias Hereditárias

Capitanias Hereditárias

Gabarito de História do Brasil sobre o tema Capitanias Hereditárias com questões de Vestibulares.

Questão: 1

Resposta: A

Resolução: Dividiu o território em capitanias hereditárias, cedidas aos donatários, que, por sua vez, distribuíram as terras em sesmarias a homens de posses que as demandaram.

Durante a colonização do Brasil, a corte portuguesa inicialmente manteve-se afastada geográfica e administrativamente de sua colônia, confiando o poder de administração das terras a homens que eram de seu próprio governo. Para isso, concederam grandes extensões de terras a esses homens, chamados de donatários, sendo esses espaços denominados capitanias hereditárias.

Ao total foram 15 capitanias destinadas à administração de 15 homens, mas quase todas deram errado justamente por conta da grande extensão territorial que dificultava a administração e por conta do distanciamento da Coroa.

Esses capitães donatários tinham sesmarias, que eram documentos a serem entregues a homens que tinham o interesse de assumir pedaços de terra, mas esses homens deveriam ser cristãos, pagar impostos à Coroa e tornar a terra produtiva em até cinco anos. Ou seja, não era qualquer um que poderia receber.

Questão: 2

Resposta: B

Resolução: A afirmação correta é a (B), que diz que o sistema foi adotado devido à presença de estrangeiros no litoral, à péssima situação econômico-financeira de Portugal e ao seu sucesso nas ilhas do Atlântico.

É possível observar que o sistema de capitanias hereditárias correspondia a uma importante resposta a diversas demandas governamentais realizadas pelo governo português.

Entre as principais, podemos citar e destacar as ameaças de invasão, que eram realizadas, em especial, pelos corsários francesas. Além disso, temos também o fracasso proveniente do comércio oriental, e também a funcionalidade do sistema de capitanias hereditárias como colônias de menor tamanho do império português.

Questão: 3

Resposta: C

Resolução: No ano de 1534 o governo português concluiu que a única forma de ocupação do Brasil era a colonização, mas percebeu que a nível militar suas tropas seriam incapazes de estabelecerem-se de maneira efetiva.

O país é pequeno, não tinha tantos soldados quanto gostaria, e o território era extenso. Seria muito caro enviar grandes quantidades de tropas para ocupar o território. Por isso Portugal apelou para a iniciativa privada, que era mais eficiente. Assim surgiram as Capitanias Hereditárias.

Questão: 4

Resposta: E

Resolução: O Brasil era visto como um lugar onde não haviam oportunidades estáveis e lucrativas, e para tal era preciso que houvesse grande investimento de capital. Ademais, havia indisposição da Nobreza, quanto a deixarem seus locais residentes, e virem para a Colônia.

Questão: 5

Resposta: D

Resolução: A coroa com sérias dívidas transferia, para os particulares, as despesas da colonização, temendo perder a colônia para os estrangeiros que ameaçavam nosso litoral.

Questão: 6

Resposta: E

Resolução: O rei de Portugal designava como dono absoluto de determinada quantidade de terra nunca produzida, um sesmeiro que era chamado também de beneficiário e firmava um compromisso de tornar aquele solo útil ao plantio.

Tal sistema de divisão de terras tem inicio com o estabelecimento das capitanias hereditárias, e só teve fim quase trezentos anos depois, por meio do processo de independência.

Porém, mesmo o sistema estando formalmente extinto, ainda existe na forma de latifúndio, o mesmo estilo de concentração de terras.

Questão: 7

Resposta: B

Resolução: Crescente ocupação das terras pelos portugueses e à necessidade de mão-de-obra, levando à escravização dos índios, que reagiram aos colonos.

Questão: 8

Resposta: B

Resolução: É correta a alternativa B, já que as Cartas de Sesmarias eram dadas apenas a uma parcela seleta da população, o que estabelecia diferenças econômicas e sociais profundas entre os que legalmente tinham terras e os que não tinham terras.

Este problema se tornaria tão mais grave quanto mais se expandisse e se sofisticasse a colonização do Brasil. À medida que a população da colônia foi crescendo e a economia se dinamizando, se tornou cada vez mais difícil conseguir ser dono legítimo de um lote de terras, até que em 1850, com a Lei de Terras, passou a ser muito difícil para um camponês pobre que chegasse ao Brasil conseguir uma propriedade do tipo.

Questão: 9

Resposta: D

Resolução: As Capitanias Hereditárias surgem então como conseqüência de um grande esforço político do governo português em povoar e defender as suas terras.

Este sistema era baseado na concessão grandes faixas de terra para um Donatário, que passaria a ter total autonomia sobre aquele território e receberia concessões e privilégios econômicos, devendo este única e exclusivamente iniciar e desenvolver centros populacionais fixos.

A base da economia era a produção da matéria prima consumida no mercado europeu com mão de obra escrava.

Questão: 10

Resposta: C

Resolução: Durante a colonização do Brasil, a corte portuguesa inicialmente manteve-se afastada geográfica e administrativamente de sua colônia, confiando o poder de administração das terras a homens que eram de seu próprio governo. Para isso, concederam grandes extensões de terras a esses homens, sendo esses espaços denominados capitanias hereditárias.

Ao total foram 15 capitanias destinadas à administração de 15 homens, mas quase todas deram errado justamente por conta da grande extensão territorial que dificultava a administração e por conta do distanciamento da Coroa. Esses capitães de terras tinham sesmarias, que eram documentos a serem entregues a homens que tinham o interesse de assumir pedaços de terra, mas esses homens deveriam ser cristãos, pagar impostos à Coroa e tornar a terra produtiva em até cinco anos. Ou seja, não era qualquer um que poderia receber.

Clique Para Compartilhar Esta Página Nas Redes Sociais



Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp