Home > Banco de Questões > História do Brasil > Brasil Colônia >Revoltas Separatistas

Revoltas Separatistas

Gabarito de História do Brasil sobre o tema Revoltas Separatistas com questões de Vestibulares.

Questão: 1

Resposta: E

Resolução: Foi adotado por proprietários, comerciantes, profissionais liberais, padres, pequenos lavradores, libertas e escravos, como justificativa para sua oposição ao absolutismo e ao sistema colonial.

A ideologia da Revolução Francesa influenciou o Brasil devido a grande vontade de liberdade. O sentimento de opressão que o Brasil sofria diante das colônias de portuguesas propiciaram a atratividade pela liberdade.

Ambos os movimentos, Inconfidência Mineira e Conjuração Baiana, ocorreram no final do período colonial e são vulgarmente conhecidos como movimentos emancipacionistas. Além de terem sidos influenciados diretamente pelos preceitos Iluministas .

Os altos impostos, o peso da escravidão, a manutenção do pacto colonial contribuíram também para esses movimentos. Sendo assim, adotados pelos proprietários, comerciantes, pequenos lavradores com intuito de opressão a absolutismo monárquico.

Esses grupos, tantos os elitistas ( Inconfidência Mineira) quantos os de cunho populista ( Conjuração baiana) seguiam os ideias liberdade, igualdade e fraternidade.

Questão: 2

Resposta: D

Resolução: A) A Conjuração Baiana, comparada à Inconfidência Mineira, guarda semelhanças e diferenças: os dois movimentos defendiam a criação de uma república, mas, enquanto os inconfidentes de Vila Rica omitiram-se em relação à escravidão, os de Salvador propunham a sua abolição.

Correto. Na Conjuração Baiana o movimento pela libertação dos Escravos falou bastante alto, ao contrário da Inconfidência Mineira, que acabou optando por não resolver este problema.

B) A Conjuração Baiana também ficou conhecida como Revolta dos Alfaiates, porque teve como participantes: artesãos e pequenos comerciantes, tais como alfaiates, além de soldados, religiosos, intelectuais e outros integrantes das camadas populares.

Correto. Dada a presença de indivíduos que trabalhavam como alfaiates, a Conjuração Baiana foi também conhecida como Revolta dos Alfaiates.

C) O movimento de 1798 demonstrou que, apesar do controle ideológico exercido pela metrópole portuguesa sobre a sua Colônia americana, o Brasil não ficou imune às correntes liberais de pensamento em circulação, naquele momento, na Europa e nos Estados Unidos.

Correto. A entrada de ideais liberais e iluministas no Brasil se evidenciou pela constante organização de movimentos de contestação ao poder central, como ficou aqui evidenciado.

D) A revolta baiana foi um movimento restrito apenas aos escravos e seus descendentes, que mantinham contactos freqüentes com os ex-escravos do Haiti, após a revolta destes e a conseqüente abolição da escravidão naquela colônia francesa.

Falso. A elite também participou deste movimento, embora tenha se afastado quando a escravidão começou a ser colocada em cheque.

E) A insurreição baiana teve uma abrangência social mais ampla do que a Inconfidência Mineira, não apenas pelos segmentos sociais participantes daquele movimento, mas porque propunha mudanças mais profundas, tais como o fim dos privilégios econômicos e sociais.

Correto. Como já afirmado, entre as mudanças profundas propostas pelos baianos, estava o fim da escravidão.

Questão: 3

Resposta: D

Resolução: I – Inspirados pelas idéias iluministas, os conjurados mineiros defenderam a liberdade do comércio e a independência da região das minas.

Correto. As principais requisições dos conjurados de Minas Gerais eram estas: liberdade para que o comércio fosse realizado com menores taxações, e independência política do que seria uma República.

II – Dentre os grupos sociais envolvidos no movimento, destacaram-se os proprietários de lavras e de terras, oficiais militares, clérigos, letrados e escravos.

Falso. Os escravos acabaram não se envolvendo profundamente no movimento, pois entre os inconfidentes estavam proprietários de escravos que não apoiavam a abolição da escravidão.

III – O exemplo da possibilidade de quebra do vínculo colonial representado pela independência das Treze Colônias exerceu influência entre aqueles que planejaram a conspiração.

Correto. Como havia acontecido nos Estados Unidos da América, os Inconfidentes acreditavam que seria possível realizar uma construção mais autônoma para a província que estes ocupavam.

IV – O declínio da exploração aurífera, na segunda metade do século XVIII, ao lado da iminente cobrança da derrama foram fatores que contribuíram para aumentar a insatisfação dos colonos mineiros com a Coroa portuguesa.

Correto. A crise financeira que tomou a colônia foi um dos principais motivos para o levante dos inconfidentes.

Questão: 4

Resposta: D

Resolução: A conjuração Baiana também foi conhecida como Revolta dos Alfaiates, pelo fato de que grande parte destes trabalhadores se envolveram no conflito. Ocorreu na Bahia tendo como causa uma insatisfação popular com preços elevados de produtos essenciais e tinham ideais emancipacionistas.

Enquanto a Conjuração Mineira ou Inconfidência Mineira objetivava a instauração da república, além de estarem insatisfeitos com a exploração política e econômica, altos impostos e a proibição da instalação de manufaturas no país( O que indica que a classe deste movimento possuía maior poder aquisitivo.). Sendo assim:

d) teve um caráter popular, com preocupações sobretudo sociais.

Alternativa correta. Afinal, a conjuração baiana foi formada grande parte por alfaiates e visavam uma melhoria nos preços de alimentos, por exemplo.

Questão: 5

Resposta: C

Resolução: A) acreditavam que o contrabando aumentava o valor recebido pelas pedras e ouro, pois dificultava sua circulação.

Falso. Lendo o trecho se percebe que na verdade os inconfidentes não acreditavam que o contrabando aumentava o valor de entrada por conta da difícil circulação, mas que era a taxação que forçava o contrabando.

B) consideravam que o monopólio comercial explicava por que as regiões de que se compunha Minas Gerais, cheias de pedras e ouro, ficavam mais ricas.

Falso. Eles afirmavam que o governo central tomava muitas taxas, o que reduzia as chances de intensificar a riqueza da região das minas, porque os comerciantes eram obrigados a contrabandear.

C) defendiam o livre-comércio, por meio do qual pedras e ouro adquiririam seu real valor, uma vez que seriam vendidos aos estrangeiros legalmente.

Correto. Como se vê pelo texto, eles defendiam que os comerciantes pudessem vender o produto pelo preço que eles bem entendiam, sem ter que receber taxações excessivas por isso.

D) pensavam que os estrangeiros poderiam tirar vantagens do livre-comércio das pedras e ouro, visando a aumentar seus lucros.

Falso. Acreditavam que com o livre comércio o estrangeiro seria beneficiado, mas não em detrimento do comerciante nacional, que receberia ainda mais vantagens.

Questão: 6

Resposta: A

Resolução: A Conjuração Baiana é uma das rebeliões separatista que ocorreu em Salvador. Ele foi consequência da insatisfação das elites locais e pelos quais ocorriam o domínio metropolitano e no manifesto pelo descontentamento popular.

Uma das inspirações para essa rebelião foram os ideias iluministas que eram fortes durante a época.

Outra causa foi a falta de alimentos que acabou atingindo participação popular pelas suas pautas serem naturalmente sociais, com sujeitos participantes como bordadores, sapateiros, ex-escravos e até alfaiates.

Questão: 7

Resposta: A

Resolução: Categorias marginalizadas (artesãos, mulatos, soldados, brancos, pobres e negros) que desejavam uma sociedade com direitos iguais para todos os segmentos sociais da Bahia.

Questão: 8

Resposta: B

Resolução: Foi uma representação dos interesses de grupo da elite local, intelectuais, religiosos, militares fazendeiros, em livrarem-se do controle e dos impostos cobrados pela coroa portuguesa na região, mas não havia consenso em relação à libertação dos escravos.

Questão: 9

Resposta: C

Resolução: É correta a alternativa C, tendo sido um movimento da elite econômica e cultural na medida que os participantes eram parte das classes favorecidas (membros do Clero, dos corpos de oficiais militares e da administração pública).

Foi inspirado pelo Iluminismo na medida em que pretendia fundar na região uma República, era crítico da Coroa Portuguesa, defendia um modelo econômico pautado pelos princípios dos Mercados Livres e pretendia abolir os privilégios de nascimento.

O movimento, como outros posteriores, foi influenciado pela Independência dos Estados Unidos tendo buscado reproduzir no Brasil o sucesso político que os revolucionários estadunidenses haviam obtido em seu país.

Questão: 10

Resposta: A

Resolução: A Inconfidência Mineira era um movimento de elite, com propostas sociais indefinidas e que pretendia usar a derrama como pretexto para o levante popular.

Clique Para Compartilhar Esta Página Nas Redes Sociais



Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp