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Período Clássico (500 a 336 a.C.)

Lista de 07 exercícios de História com gabarito sobre o tema Período Clássico (500 a 336 a.C.) com questões de Vestibulares.


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01. (UEL) No Período Clássico, a expansão das fronteiras geográficas das cidades gregas foi resultado de um processo histórico envolvendo as condições culturais, sociais, políticas e do conhecimento.

Com base na figura e nos conhecimentos sobre o Período Clássico grego, assinale a alternativa correta.

  1. No Período Clássico, a civilização grega teve seu domínio hegemônico da região do Mediterrâneo e Mar Negro, após vencerem o Império Macedônico.
  2. A inauguração da democracia como regime político espartano, somada à escolha do rei Péricles, fortificou a união dos gregos.
  3. Os socráticos criaram sua crença de domínio do mundo amparados no pensamento mítico, legitimando a autoridade do narrador e seu poder religioso.
  4. Os gregos denominavam de bárbaros os habitantes das cidades-estados situadas na Magna Grécia, por estarem distantes da Grécia Continental e Peninsular.
  5. A criação da pólis ateniense propiciou aos cidadãos um espaço público para defenderem, por meio do argumento oral, seus interesses, reforçando a gestão de seus poderes.

02. (URCA) Durante o período clássico da polis grega (entre os séculos V e IV a.C.), éCORRETO afirmar a respeito da vida econômica e social em Atenas:

  1. Diferente de Esparta, os atenienses estabeleceram o sistema representativo em sua democracia, em detrimento da participação direta de seus cidadãos.
  2. A sociedade ateniense valorizava bastante o trabalho manual. Por isso, as famílias ricas tinham suas terras trabalhadas pelos escravos e dedicavamse à política, filosofia e ginástica.
  3. Tanto os metecos quanto os escravos eram indispensáveis ao funcionamento da democracia ateniense. Os primeiros, devido aos serviços que prestavam, inclusive no comércio, e aos impostos que pagavam; os segundos, em função dos trabalhos que desenvolviam.
  4. A única restrição existente na democracia ateniense era quanto ao gênero, pois as mulheres não eram consideradas cidadãs.
  5. A base da cidadania ateniense fundavase na riqueza proveniente da terra, assegurada pelo regime da grande propriedade, o que impediu a inclusão dos gerontes na categoria de cidadãos.

03. (UERR) Em Atenas, no século V a.C., floresceu uma forma de organização política cujo nome grego deu origem ao termo “democracia”, bem conhecido atualmente, embora desvalorizado. Um de seus mais importantes princípios era a isonomia, isto é, a ideia de que a norma ou a lei deveria ser igual a todos, ricos ou pobres. A imagem abaixo mostra um ostrakon, ou seja, um caco de cerâmica usado pelos cidadãos atenienses para, em votação secreta, determinar que algum integrante da pólis (cidade) deveria ser exilado, condenado ao ostracismo, por ameaçar a democracia. Neste caso, algum cidadão estava pedindo o exílio de ninguém menos que Péricles, o mais famoso e influente líder da democracia ateniense.

Museu da Ágora, Atenas.

Sobre a Democracia de Atenas no período clássico, analise as seguintes afirmativas:

I. Tratava-se de uma democracia direta, pois os cidadãos tomavam todas as decisões importantes a partir do debate presencial e da votação na praça pública (Ágora), sem intermediários como deputados ou vereadores.

II. Estavam excluídos da cidadania e, portanto, do direito de participação política, as mulheres, os escravos, os estrangeiros e os atenienses pobres.

III. Péricles chegou a exercer grande influência na assembleia ateniense por sua capacidade de persuasão e convencimento, mas estava sujeito a ser punido como qualquer outro cidadão.

São verdadeiras as afirmativas:

  1. Apenas I.
  2. Apenas I e II.
  3. Apenas I e III.
  4. Apenas II e III.
  5. I, II e III.

04. (UFGD) Costuma-se dividir a história da civilização grega em três épocas: a arcaica, a clássica e a helenística. Por sua importância, existem certas realizações que caracterizam cada uma delas. O período clássico foi caracterizado pela(s)

  1. obras ―Ilíada e Odisseia‖, de Homero, que narram a formação da mitologia grega e o surgimento dos genos.
  2. reformas de Sólon, que marcam a abolição da escravidão por dívidas e a política do ostracismo.
  3. vitória dos persas e o consequente pan-helenismo.
  4. invasão da Grécia pelos Aqueus e a consequente diáspora Grega.
  5. origem da democracia grega (V e IV a.C.), o trabalho escravo e a hegemonia ateniense.

05. (UFU) No período clássico, nenhum dos gregos – sejam eles historiadores ou filósofos – registra uma suposta derivação "oriental" da Filosofia. De fato, a partir do momento em que nasce, ela representa uma nova forma de expressão espiritual, com elementos e inflexão únicos.

Sobre o nascimento da filosofia na Grécia e sua relação com o mito, assinale a alternativa INCORRETA.

  1. Já em seu início, a filosofia pretende explicar a totalidade das coisas, sem exclusão de partes ou momentos, tal como registrado na investigação de Tales, que buscou o princípio de tudo o que existe.
  2. A filosofia pretende ser, já em seu início, explicação puramente racional do(s) objeto(s) de sua investigação. Vale aqui o argumento lógico, a motivação razoável, o logos.
  3. Os deuses das narrativas antropomórficas são representações, em plano religioso, dos princípios da filosofia naturalística, dispostos, segundo metodologia comum, à razão e ao mito.
  4. A filosofia é busca pela verdade segundo impostação teorética, livre de qualquer submissão de natureza pragmática ou de vantagem prática, exercício de pura contemplação.

06. (UEG) Augusto de Prima Porta, esculpida por volta de 19 a.C., é uma típica escultura da Roma antiga. A diferença dessa escultura em relação às gregas do período clássico está

  1. na monocromia, indicando maior austeridade dos costumes romanos em comparação com os dos gregos.
  2. na postura ereta e estática, demonstrando que as esculturas gregas retratavam o movimento dos corpos.
  3. no caráter político, já que as esculturas gregas priorizavam temas da mitologia religiosa.
  4. no uso da indumentária militar na composição da obra, uma vez que as esculturas gregas valorizavam o corpo humano.

07. (IFSudMinas) Leia as afirmativas abaixo sobre a cidade-estado de Atenas durante o Período Clássico, nos séculos V e IV a.C. .

I - Em meados do século V a.C., ocorreram mudanças que aprimoraram o funcionamento da democracia ateniense, especialmente no que se refere à extensão do direito de participação política a todos os habitantes de tal cidade-estado, homens ou mulheres, independentemente de sua condição social.

II - As famílias ricas compunham a elite intelectual e política de Atenas e dedicavam-se à política, à filosofia e às atividades físicas.

III - Além de ser baseada na escravidão, a democracia ateniense criou, gradativamente, instrumentos restritivos da cidadania, como é caso do “ostracismo”, que impunha a cassação dos direitos políticos de um cidadão por dez anos.

IV - Na cidade-estado de Atenas, a exemplo do que ocorria em quase toda a Grécia antiga, as mulheres não tinham direitos políticos ou civis, ou seja, não eram cidadãs.

Agora marque a alternativa CORRETA.

  1. Apenas I, II e III são verdadeiras.
  2. Apenas I, III e IV são verdadeiras.
  3. Apenas II, III e IV são verdadeiras.
  4. Todas as afirmativas são verdadeiras.
  5. Todas as afirmativas são falsas.

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