Hebreus

Gabarito de História sobre o tema Hebreus com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Hebreus.




Questão: 1 (UFPE) Entre os povos do oriente médio, os hebreus foram os que mais influenciaram a cultura da civilização ocidental, uma vez que o cristianismo é considerado como uma continuação das tradições religiosas hebraicas.

Resposta: E

Resolução: A diáspora hebraica não ocorreu em razão da organização social e econômica baseada na propriedade de terras (inclusive, durante uma boa parte da constituição enquanto civilização, os hebreus eram seminômades), mas por esse povo ter sido submetido ao domínio de outras civilizações, como a babilônica e, posteriormente, a romana e a árabe.

Questão: 2 (UFMS) Sobre a Bíblia e a história dos hebreus, é correto afirmar que:

Resposta: A

Resolução: O que podemos afirmar sobre a bíblia de hebreus é que a Bíblia é, ao mesmo tempo, o livro cujas traduções estão mais espalhadas pelo mundo e, segundo alguns historiadores, um dos menos lidos de todos os best-sellers. Além de ser um livro sagrado, ela também é uma importante fonte de pesquisa para o conhecimento da história dos hebreus.

Conheça um pouco sobre a história dos hebreus:

A cultura hebraica deixou vínculos profundos em toda a Europa e, por tabela, na sociedade ocidental, pois foi o autor do desenvolvimento do judaísmo

Junto aos povos do oriente médio, os hebreus foram os que mais inspiraram a cultura da civilização ocidental. Os hebreus organizaram-se de forma social e econômica com base na posse da terra, o que iniciou Diáspora

Uma das principais características da sociedade hebraica foram os hábitos religiosos caracterizados pela fé na existência de um único Deus e no messianismo, pois presumiam na vinda de um Messias para libertar o povo hebreu

O nome do livro sagrado dos hebreus é Torá. Para os cristãos a Torá se refere ao antigo testamento, onde existem diversas leis a respeito do comportamento da civilização hebraica.

Questão: 3 (SANTA CASA) período do Cativeiro da Babilônia (586 - 539 a. C.) foi importante na evolução da religião hebraica, pois, graças ao contato com os neobabilônios, os judeus:

Resposta: C

Resolução: A partir do contato com os neobabilônicos, os judeus adoraram a ideia do fatalismo e do caráter transcendental de Deus, letra C)

O Cativeiro da Babilônia, no século VI a.C., é considerado um dos episódios mais importantes da história da civilização hebraica.

Esse fato aconteceu no momento que a cidade da Babilônia passou a instituir-se como um poderoso império localizado na região do Oriente Médio que está sob o poder do rei Nabucodonosor II.

Algumas fontes arqueológicas demonstram a importância dos acontecimentos para os Judeus.

Questão: 4 (UFC) Os hebreus desenvolveram sua civilização no primeiro milênio antes de Cristo. A respeito dela podemos afirmar, corretamente que:

Resposta: C

Resolução: A respeito dos hebreus pode-se afirmar que são de suma importância para os estudos do monoteísmo e suas influências no cristianismo e o islamismo. ( alternativa c)

Os hebreus foi uma das primeiras civilizações a cultuar um único Deus, o Deus da criação. Eles eram monoteísta e a religião professadas por eles era o Judaísmo, com único deus Javé.

O Judaísmo é uma religião que se baseia nos Dez Mandamentos e possui os traços salvacionistas, cujo crença provém de um Messias ou Salvador que libertará o povo hebreu.

Os povos hebreus são citados no livro de Gênesis, está disposto no Antigo Testamento e reproduz a história de Abraão. O Judaísmo foi ponto de partida para o cristianismo e o islamismo, religiões monoteístas.

Questão: 5 (UTFPR) Os hebreus se constituíram inicialmente em um pequeno grupo de pastores nômades, organizados em clãs, chefiados por um patriarca. Conduzidos por Abraão, deixaram a cidade de Ur, na Mesopotâmia, e se fixaram na Palestina ("Canaã", a Terra Prometida), por volta de 2000 a.C. Todavia, entre os povos da Antiguidade Oriental, os hebreus foram um dos que mais influenciaram a cultura da civilização ocidental, uma vez que o cristianismo é considerado uma continuação das tradições religiosas hebraicas.

Resposta: B

Resolução: a) As guerras geraram a unidade política dos hebreus. Esta unidade se firmou primeiro em torno de juízes e, depois, em volta dos reis.

Correta. Após viverem no Egito, os hebreus retornaram à região da Palestina, ondeforam lideradas pelos juízes (chefes políticos e militares escolhidos pelo povo) e muito tempo depois foi implantado a monarquia sendo a partir daí governados pelos reis.

b) A religião foi uma das bases da cultura hebraica e sua principal característica sempre foi a crença em vários deuses, entre os quais o principal era Jeová que, segundo a tradição, morava no monte Sinai junto a outros deuses e semi-deuses.

Incorreta. Os hebreus eram monoteístas, ou seja, acreditavam em um único deus. A partir da crença em um único deus e das leis associadas aos 10 mandamentos, apresentadas nos livros da bíblia, foi desenvolvida a primeira grande religião monoteísta, o judaísmo. A letra b deve ser marcada.

c) Durante o domínio babilônico na Palestina, o nacionalismo dos hebreus foi sufocado pelos imperadores romanos e o auge da repressão aconteceu com a destruição do templo de Jerusalém, quando os hebreus, então, dispersaram-se por várias regiões do mundo. Esse episódio ficou conhecido como Diáspora.

Correta. A dominação romana na região obrigou os judeus a deixarem seus territórios na Palestina e proibidos de retornar ficando dispersos naquele momento pelas províncias romanas.

d) A Palestina era uma pequena faixa de terra que se estendia pelo vale do rio Jordão. Limitava-se ao norte com a Fenícia, ao sul, com as terras de Judá, a leste, com o deserto da Arábia e, a oeste, com o mar Mediterrâneo.

Correta. A civilização hebraica desenvolveu-se na região da antiga Palestina em um território que era cortado pelo rio Jordão, região fértil e propício à agricultura.

e) Os hebreus eram um povo de origem semita, assim como os árabes.

Correta. O termo semita vem de uma expressão presente no livro dos Gênesis, e faz referência para a linhagem de pessoas que descendiam do filho de Noé chamado Sem.

A civilização hebraica desenvolveu-se na região da Palestina e após o domínio romano no ano 70 da era cristã, foram expulsos e espalharam-se pelo mundo vivendo em pequenas comunidades. Em 1948 a ONU criou o Estado de Israel, permitindo o retorno do povo judeu ao antigo território.

A criação de Israel provocou conflitos com os Palestinos, população de origem árabe que vivia há séculos na região, conflito que permanece até os dias atuais.

Questão: 6 (UFPI) Entre as principais características da Civilização Hebraica, merecem destaque especial:

Resposta: D

Resolução: Entre as principais características da Civilização Hebraica, merecem destaque especial as práticas religiosas caracterizadas pela crença na existência de um único Deus (monoteísmo). Alternativa correta, letra D.

Inúmeros povos da Mesopotâmia, assim como, os persas, egípcios, fenícios e vários povos do Oriente Médio, que compõem as civilizações antigas, eram politeístas, ou seja, acreditavam em vários Deuses.

Estes povos foram contemporâneos da civilização hebraica, que ao contrário deles, era monoteísta, em outras palavras, alimentava a crença em apenas um Deus, e o tinham como o criador de tudo e de todas as pessoas.

O povo hebreu, hebraico, israelitas, judeus, ou civilização hebraica, viveu na Mesopotâmia, e como um povo nômade, andavam à procura de solo fértil para a criação de gado.

Segundo passagens bíblicas, este povo migra para a Paletina em 2000 a.C., sob a orientação de Abraão, em busca da Terra prometida, Canaã.

Questão: 7 (UFRN) Entre os hebreus da Antiguidade, os profetas eram considerados mensageiros de Deus, lembrando ao povo as demandas da justiça e da Lei dadas por Javé. Isaías, um dos profetas dessa época, em nome de Javé proclamou:

Resposta: C

Resolução: A formação de uma aristocracia, que enriquecera com o comércio e com a apropriação das terras dos camponeses endividados.

Questão: 8 (UFRR) Historicamente, situa-se o surgimento do Estado e da escrita entre as primeiras civilizações surgidas no oriente. Apesar de possuírem culturas muito distintas e terem contribuído com diferentes legados, podemos afirmar que um traço comum entre a religião de Egípcios, Mesopotâmios, Hebreus e Persas era:

Resposta: B

Resolução: Durante a antiguidade oriental, foi comum o surgimento de teocracias, que são formas organizacionais do Estado amplamente controladas pela religião.

A religiosidade figura como fator principal nas teocracias, tendo seu líder sendo escolhido divinamente, com a mistura de estado e fé. Apesar dessas civilizações serem culturalmente diferentes, seu ponto comum é a fusão da religião com a forma de governo.

Questão: 9 (UFMS) Ao contrário dos gregos, os hebreus não especularam sobre as origens das coisas e o funcionamento da natureza; sabiam que Deus era o criador de tudo. Para os hebreus a existência de Deus fundamentava–se na convicção religiosa e não na investigação científica; na revelação e não na razão. Foram os gregos e não os hebreus que criaram o pensamento racional […] Os hebreus também não especularam sobre a natureza de Deus. Sabiam apenas que Ele era bom e que fazia exigências éticas ao seu povo. Diferentemente dos deuses do Oriente. Javé não era atraído pela luxúria ou impelido para o mal, mas era “clemente e misericordioso” […] Em contraste com os deuses pagãos, que eram indiferentes aos seres humanos, Javé estava atento às necessidades do homem. Ao afirmar que Deus era uno, soberano, transcendente e bom, os hebreus realizaram uma revolução religiosa que os separou para sempre da visão de mundo dos outros povos do Oriente Próximo.

Resposta: B e C

Resolução: O monoteísmo tornou-se força central na vida dos hebreus e representou uma cisão com o pensamento mítico do Oriente Próximo.

Diferentemente das demais Civilizações Orientais antigas, os hebreus cultuavam um único Deus, que para eles estava preocupado com os homens, considerados suas criaturas.

Questão: 10 (UNCISAL) O texto abaixo se refere a uma das civilizações antigas, a hebraica. Sobre ela, é correto afirmar:

Resposta: A

Resolução: A. A primeira afirmativa é VERDADEIRA, já que os hebreus fortalecerem o monoteísmo, que é a crença em um único Deus, ao contrário do que se observava na época, que era a crença em vários deuses.

B. A segunda afirmativa é FALSA, uma vez que os fenícios eram politeístas, acreditando em vários deuses.

C. A terceira afirmativa é FALSA, visto que os hebreus e persas conseguiram sim formar vastos domínios e impérios enormes, com significante poder.

D. A quarta afirmativa é FALSA, dado que a história do povo hebreu pode ser encontrada na Bíblia, somente, que é o livro dos cristãos;

E. A quinta afirmativa é FALSA, pois a Bíblia hebraica narra a história somente dos hebreus.

Questão: 11 (FURG–RS) O povo hebreu, que se desenvolveu às margens do rio Jordão, vivenciou no seu processo histórico as seguintes experiências:

Resposta: A

Resolução: I – religião politeísta, a descentralização política, o retorno do Egito (êxodo) no século IX a.C.; - FALSA

II – religião politeísta com a predominância do deus Javé, a descentralização política, o êxodo da Palestina; - FALSA

III – religião monoteísta, cujo deus era Zoroastro, a centralização política no reinado de Salomão, o cativeiro da Babilônia; - FALSA

IV – religião monoteísta, o cisma que dividiu as tribos em Israel e Judá, a centralização política, a conquista e destruição empreendida pelos assírios. - VERDADEIRA

Questão: 12 (UFRN) Entre os hebreus da Antigüidade, os profetas eram considerados mensageiros de Deus, lembrando ao povo as demandas da justiça e da Lei dadas por Javé. Isaías, um dos profetas dessa época, em nome de Javé proclamou:

Resposta: D

Resolução: O povo hebreu, que se desenvolveu às margens do rio Jordão, vivenciou no seu processo histórico as seguintes experiências: d) Religião monoteísta, o cisma que dividiu as tribos em Israel e Judá, a centralização política, a conquista e destruição empreendida pelos assírios.

A religião do povo hebreu era monoteísta, pois eles acreditavam em um único Deus, o Deus de Isaque, de Abraão e de Jacó. O Deus único de Israel.

Israel era dividida em muitas tribos que tinham organização própria, contudo, o centro político era um só, os líderes dessas tribos representavam cada uma delas e tomavam juntos as decisões.

Questão: 13 (IFG) Algumas “reformas religiosas”, como as do rei Ezequias e do rei Josias, buscaram afirmar substancialmente a ideia de um “deus nacional”. Ao rei Ezequias, em torno do ano 700 a. C., foi atribuída uma reforma religiosa, na qual foi suprimido o culto a Neustã, uma divindade mágico-terapêutica cultuada no santuário central, simbolizada na forma de uma serpente de bronze. Em sequência a essa iniciativa, e no contexto de graves convulsões e crises sociais acirradas pelo cerco do exército assírio às cidades mais importantes do Reino de Judá, foi realizada a sistematização de um conjunto de leis, usualmente reconhecido como “código da aliança” (Êxodo, 20,22-23, 19). Este código, que deve ser datado para o final do século VIII ou início do século VII a. C, estrutura diversas leis, em forma concêntrica, em torno de um eixo teológico que é a negação do culto a outros deuses e a afirmação da exigência somente de Yahveh.

Resposta: C

Resolução: Estabelece relações entre a religiosidade e a história do povo hebreu.

Questão: 14 (UPE) Entre os povos que se destacaram na Antiguidade Oriental, os hebreus são considerados os únicos que sobreviveram ao desmoronamento de milenares impérios da história da humanidade.

Resposta: C

Resolução: É no Antigo Testamento que se encontra sua história, especialmente a fase da escravidão no Egito, narrada pelos livros dos Números e do Deuteronômio.

Questão: 15 (UEL-PR) A Páscoa, na cultura do povo hebreu, está relacionada com

Resposta: C

Resolução: A Páscoa, na cultura do povo hebreu, está relacionada com Êxodo, inicialmente liderado por Moisés, após a permanência de mais de 400 anos dos hebreus no Egito. Alternativa correta, letra C.

O rei do Egito Ramsés II, ao assumir o reinado determinou diversas ordens e obras que provocaram o sofrimento dos judeus tais como, trabalhos pesados na construção das cidades de Pitom e Ramessés, onde eram guardadas as colheitas de cereais.

Tais ordens se originaram do pavor do rei com o crescimento do povo de Israel, considerando que isso colocava o seu poder em risco.

Deste fato temos a origem da celebração da Páscoa judaica relatada na Bíblia em "Êxodo", que retrata a saída dos Judeus do Egito. Então, Deus ao ver o que seu povo enfrentava, escolheu Moisés aliviar seu sofrimento, os tirando daquela situação.

Quando o povo de Israel inicia sua jornada para sair do Egito, Deus lhes ordena que apenas comessem pão sem fermento, comida obrigatória na festa do Pessach atualmente. Quando enfim estavam fora do Egito, seria comemorada a primeira Páscoa.

Atualmente chamada de Pessach (páscoa judaica/hebraica), passagem em hebraico, significa da escravidão à liberdade.

Clique Para Compartilhar Esta Página Nas Redes Sociais



Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp