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Terra Sonâmbula: Mia Couto

Lista de 06 exercícios de Literatura com gabarito sobre o tema Terra Sonâmbula: Mia Couto com questões de Vestibulares.


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01. (UFU) O romance Terra Sonâmbula, de Mia Couto, é uma das mais importantes obras da literatura moçambicana após a independência do país.

Sobre a elaboração dessa trama narrativa, assinale a alternativa INCORRETA.

  1. Mesmo em se tratando de uma guerra, a obra não apresenta tom épico, pois não há ênfase nas cenas de batalha, estando o foco nos efeitos devastadores da guerra.
  2. O romance se compõe de múltiplas narrativas que se cruzam na obra; o próprio ato de narrar aparece como essencial ao ato de permanecer vivo.
  3. A combinação entre a tradição oral moçambicana e a tradição literária, de origem europeia, ocorre sempre de modo tenso, mostrando a distância entre elas.
  4. A obra pode ser vista como narrativa de viagem, porém, em vários momentos, o deslocamento experimentado é mais temporal e psicológico do que espacial.

Resposta: C

Resolução: Em "Terra Sonâmbula" de Mia Couto, a combinação entre a tradição oral moçambicana e a tradição literária de origem europeia não ocorre de modo tenso, mas sim de maneira harmoniosa e inovadora. Mia Couto é conhecido por sua capacidade de mesclar elementos da cultura moçambicana, como a oralidade e a tradição dos contadores de histórias, com técnicas literárias ocidentais, criando uma voz literária única que incorpora ambos os aspectos de forma criativa e enriquecedora.

02. (UFU) O excerto abaixo, retirado da obra Terra sonâmbula de Mia Couto, é a reprodução do diálogo entre Kindzu e Surendra.

Antoninho, o ajudante, escutava com absurdez. Para ele eu era um traidor da raça, negro fugido das tradições africanas. Passou por entre nós dois, desdelicado provocador, só para mostrar seus desdéns. No passeio, gargalhou-se alto e mau som. Me vieram à lembrança as hienas. Surendra disse, então:

– Não gosto de pretos, Kindzu.

– Como? Então gosta de quem? Dos brancos?

– Também não.

– Já sei: gosta de indianos, gosta da sua raça.

– Não. Eu gosto de homens que não têm raça. É por isso que eu gosto de si, Kindzu.

COUTO, Mia. Terra sonâmbula, São Paulo: Companhia das Letras, 2016. p. 15.

Com base no diálogo transcrito e no enredo do romance, é correto afirmar que

  1. a conversa ocorre ainda no início da guerra quando Kindzu havia impedido a destruição da loja do indiano por parte de alguns negros moçambicanos.
  2. o romance mostra como o racismo que atravessa a sociedade moçambicana, devastada pelas guerras, é consequência imediata da colonização portuguesa.
  3. o romance pretende apresentar os dilemas que geraram os conflitos entre negros e indianos, povos de etnias distintas que lutam pelo território moçambicano.
  4. a fala de Surendra revela um desejo radical de convívio harmônico entre os diferentes, capaz de superar noções de identidade baseadas só na raça.

Resposta: D

Resolução: O diálogo entre Kindzu e Surendra, retirado da obra "Terra Sonâmbula" de Mia Couto, reflete o desejo de Surendra de convívio harmônico entre diferentes etnias e raças. Ele expressa a ideia de que gosta de pessoas que "não têm raça", ou seja, que não se limitam a identidades raciais, étnicas ou étnicas, e buscam uma convivência baseada na humanidade comum. Isso demonstra um desejo de superar as divisões raciais e étnicas que permeiam a sociedade moçambicana e muitas outras sociedades afetadas pela colonização e conflitos.

03. (UFU) Sobre a obra de Mia Couto, Terra sonâmbula, depreende-se que esse texto

  1. abarca heróis no sentido clássico com capacidade de atos heroicos movidos por sentimentos nobres e elevados em prol da comunidade.
  2. funde histórias e estabelece pontos de contato entre épocas diferentes permitindo a identificação de um personagem com outro.
  3. solidifica a percepção de uma identidade nacional unificada à medida que há um amadurecimento de personagens.
  4. traz à tona a preocupação de reconstrução da cultura moçambicana no sentido de alinhá-la às culturas modernas.

Resposta: B

Resolução: A obra "Terra Sonâmbula" de Mia Couto funde histórias e estabelece pontos de contato entre épocas diferentes, permitindo a identificação de um personagem com outro. O romance apresenta uma narrativa complexa em que as histórias de diferentes personagens se entrelaçam, e as linhas do tempo se confundem. Através desse entrelaçamento, Mia Couto cria um mosaico de narrativas que reflete a diversidade cultural e histórica de Moçambique.

04. (UNICAMP) Leia o seguinte trecho da obra Terra Sonâmbula, de Mia Couto, extraído do Sexto caderno de Kindzu, subintitulado O regresso a Matimati.

Lembrei meu pai, sua palavra sempre azeda: agora, somos um povo de mendigos, nem temos onde cair vivos. Era como se ainda escutasse:

- Mas você, meu filho, não se meta a mudar os destinos.Afinal, eu contrariava suas mandanças. Fossem os naparamas, fosse o filho de Farida: eu não estava a deixar o tempo quieto. Talvez, quem sabe, cumprisse o que sempre fora: sonhador de lembranças, inventor de verdades. Um sonâmbulo passeando entre o fogo. Um sonâmbulo como a terra em que nascera. Ou como aquelas fogueiras por entre as quais eu abria caminho no areal. (Mia Couto, Terra Sonâmbula. São Paulo: Companhia de Bolso, 2015, p. 104.)

Na passagem citada, a personagem Kindzu recorda os ensinamentos de seu pai diante do estado desolador em que se encontrava sua terra, assolada pela guerra, e reflete sobre a coerência de suas ações em relação a tais ensinamentos. Levando em consideração o contexto da narrativa do romance de Mia Couto, é correto afirmar que:

  1. A demanda realizada por Kindzu e que é relatada em seus cadernos funciona como uma forma de fuga para a personagem Muidinga, que se aliena da realidade da guerra pela leitura dos cadernos, indicando de modo inequívoco a função social da literatura.
  2. A narrativa contida nos cadernos de Kindzu, lida por Muidinga e Tuahir, representa o universo onírico e se contrapõe à realidade objetiva das duas personagens, razão pela qual ambas as narrativas aparecem no livro de modo intercalado, sem, necessariamente, haver uma interseção entre elas.
  3. Segundo a personagem Kindzu, a sua terra, sonâmbula como ele, seria um lugar da sobreposição entre sonho e realidade, tal como ocorre na narrativa que registra em seus cadernos, em que é impossível o estabelecimento de uma delimitação entre o onírico e o real.
  4. O sonho, sugerido pelo termo “sonâmbulo”, contrapõe-se à realidade da guerra, sugerida pela palavra “fogo”; terra sonâmbula seria, pois, um lugar em que os limites entre realidade e sonho aparecem bem delimitados e no qual as personagens estão condenadas definitivamente à miséria da guerra.

Resposta: C

Resolução: No trecho citado de "Terra Sonâmbula" de Mia Couto, a personagem Kindzu reflete sobre sua própria natureza e a relação entre sonho e realidade. Ele compara a si mesmo a um "sonâmbulo passeando entre o fogo" e à terra em que nasceu, sugerindo que tanto ele quanto a terra estão imersos em um estado de transição entre sonho e realidade. A narrativa que Kindzu registra em seus cadernos também se move nesse espaço intermedial, onde os limites entre o onírico e o real são fluidos e indistintos.

05. (UFGD) Pelos caminhos só as hienas se arrastavam, focinhando entre cinzas e poeiras. A paisagem se mestiçara de tristezas nunca vistas, em cores que se pegavam à boca. Eram cores sujas, tão sujas que tinham perdido toda a leveza, esquecidas da ousadia de levantar asas pelo azul. Aqui, o céu se tornara impossível. E os viventes se acostumaram ao chão, em resignada aprendizagem da morte.

(COUTO, Mia. Terra Sonâmbula. São Paulo: Companhia das Letras, 2007)

No que tange à realidade sócio-histórica exposta na obra do escritor moçambicano Mia Couto, Terra Sonâmbula, no breve recorte acima, é correto afirmar que os elementos grifados no excerto fazem analogia direta, respectivamente, a

  1. Moçambicanos / da luta / os pássaros.
  2. Moçambicanos / da vida / a vida.
  3. Moçambicanos / da guerra / a vida.
  4. Africanos / da guerra / a vida.
  5. Africanos / da guerra / os pássaros.

Resposta: C

Resolução: A analogia correta é a seguinte:

Moçambicanos correspondem a caminhos.

da guerra correspondem a tristezas.

a vida correspondem a céu.

06. (UFGD) Em Terra sonâmbula, de Mia Couto, de que maneira os cadernos de Kindzu adquirem importância para a sobrevivência do menino Muidinga em meio à guerra civil que assola o país?

  1. Sendo Muidinga semianalfabeto, os cadernos de Kindzu permitem que ele, à medida que os decifra, perceba que a leitura é um poderoso instrumento de resistência ao poder estabelecido.
  2. Sendo Tuahir analfabeto, os cadernos de Kindzu permitem que Muidinga, ao lê-los, entretenha o velho durante a longa viagem que intentam fazer para fugir da guerra.
  3. Ao ler os cadernos de Kindzu para o analfabeto Tuahir, Muidinga, ao se identificar com o relato, assimila melhor seu próprio drama de resistência à guerra e a busca aos pais desaparecidos.
  4. Ao ler os cadernos de Kindzu, Muidinga finalmente identifica e localiza, ao final do relato, seu irmão desaparecido no início da guerra.
  5. Através dos cadernos de Kindzu, Muidinga percebe que Tuahir é na verdade seu pai, apesar do esforço deste em manter a informação em segredo a fim de não comprometer a fuga do local de conflito.

Resposta: C

Resolução: Ao ler os cadernos de Kindzu para o analfabeto Tuahir, Muidinga, ao se identificar com o relato, assimila melhor seu próprio drama de resistência à guerra e a busca aos pais desaparecidos.

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