Érico Veríssimo
Lista de 10 exercícios de Literatura com gabarito sobre o tema Érico Veríssimo com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Érico Veríssimo.
01. (UNICAMP) O título do romance Caminhos cruzados, de Érico Veríssimo,
- alude às dificuldades vividas pelas personagens mais representativas da elite urbana, além de sugerir que nenhum homem é uma ilha.
- sugere que a vida social das personagens é constituída pelo conjunto de relações econômicas e psicológicas dos indivíduos.
- remete à técnica narrativa do romance, no qual várias histórias são relacionadas, sem o estabelecimento de um protagonista principal.
- simboliza as relações de poder da classe burguesa emergente e o seu desejo de controlar a conduta ética da sociedade.
02. (Unioeste) Com base em Um certo Capitão Rodrigo, de Erico Verissimo, assinale a alternativa INCORRETA.
- Para o Capitão Rodrigo, o principal sentido da vida de um homem dependia de sua ação guerreira.
- Tanto a base histórica quanto a gauchesca de caráter mítico estão presentes no livro de Erico Verissimo.
- Como seu pai, Pedro Missioneiro, o Capitão Rodrigo simboliza o típico gaúcho, misto de índio, espanhol, religioso e negro.
- Apesar de jogador e de tê-la traído com Helga Kunz, Bibiana continua, até o final, apaixonada pelo marido, Rodrigo Cambará.
- Entre outros aspectos, a semelhança de Bibiana com sua avó, Ana Terra, reside no seu ódio às lutas e revoluções e na profissão de parteira.
03. (UFRGS) Referem-se ao romance O continente, de Erico Verissimo.
Associe adequadamente o bloco inferior ao superior, levando em consideração o contexto histórico que subjaz a cada capítulo do romance.
1 - A fonte
2 - Ana Terra
3 - Um certo capitão Rodrigo
4 - A guerra
5 - Ismália Caré
( ) Emergência e apogeu dos gaudérios, Revolução Farroupilha e chegada dos primeiros imigrantes alemães.
( ) Surgimento da oposição republicana e abolicionista e criação do PRR (Partido Republicano Riograndense).
( ) Últimos anos das Missões Jesuíticas, os Sete Povos das Missões.
( ) Conquista do território sul-rio-grandense por famílias paulistas e criação dos primeiros povoados.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
- 3 – 4 – 2 – 1.
- 3 – 5 – 1 – 2.
- 1 – 5 – 4 – 3.
- 5 – 3 – 1 – 2.
- 4 – 2 – 3 – 1.
04. (UPF) A narrativa Um certo Capitão Rodrigo integra o volume _________, da trilogia O tempo e o vento, obra maior de Érico Veríssimo, que cobre um período de ___________ da formação política e social do Rio Grande do Sul, com destaque para as diversas guerras que marcam a história do povo gaúcho. A guerra representada em Um certo Capitão Rodrigo, e que acaba vitimando o protagonista, ficou conhecida com ____________.
Assinale a alternativa cujas informações preenchem corretamente as lacunas do enunciado.
- O continente / 100 anos / Guerra do Paraguai.
- O retrato / 200 anos / Revolução Farroupilha.
- O arquipélago / 300 anos / Guerra do Paraguai.
- O retrato / 100 anos / Revolução Federalista.
- O continente / 200 anos / Revolução Farroupilha.
05. (UFN) Assinale a alternativa em que todos os personagens fazem parte da narrativa “O Tempo e o Vento”, de Erico Veríssimo.
- Tibério Vacariano, Pedro Missioneiro e Tônio Santiago.
- Ana Terra, Rodrigo Cambará e Licurgo Cambará.
- Pedro Missioneiro, Ana Terra e Quitéria Campolargo.
- Luzia, Noel e Fernanda.
- Bibiana, Barcelona e Joãozinho Paz.
06. (UPF) Após o golpe militar de 1964, Érico Veríssimo publica dois romances político-internacionais, O Senhor Embaixador (1965) e O prisioneiro (1967), que não guardam vínculo explícito com a temática sulina que consagrou o autor de O tempo e o vento, trilogia publicada em meados do século XX. Sob esse aspecto, pode-se afirmar que Incidente em Antares, publicado em 1971:
- Apenas continua a vertente político-internacional, uma vez que a ação do romance, de forte cunho político, transcorre em sua maior parte em uma cidade imaginária, chamada Antares, que pode estar situada em qualquer país latino-americano.
- Retorna de vez para a temática sulina, pois traça um largo perfil histórico sobre a formação do estado, enfocando especialmente as classes dominantes, representadas pelas famílias de estancieiros endinheirados, e as questões políticas que levanta são de interesse, sobretudo, regional.
- Estabelece uma espécie de solução de compromisso entre as duas vertentes anteriores da obra de Érico, na medida em que retorna ao cenário e às personagens sulinos, mas coloca em debate, através das ações representadas, questões políticas amplas, de interesse geral.
- Rompe os laços com a produção literária anterior de Érico, tanto a de temática sulina quanto a de cunho político-internacional, e envereda pelo romance de terror, ao narrar a história de um grupo de mortos insepultos que voltam para assombrar os habitantes da imaginária Antares.
- Rompe os laços com a produção literária anterior de Érico, tanto a de temática sulina quanto a de cunho político-internacional, e segue no rumo do realismo mágico, corrente em voga na época, desenvolvendo uma ficção desvinculada de espaços geográficos definidos e alheia a preocupações de ordem política.
07. (Unioeste) Com base no romance Um certo Capitão Rodrigo, de Erico Verissimo, assinale a alternativa cujas características NÃO correspondem à personagem do Capitão Rodrigo.
- Paixão pelos prazeres mundanos.
- Ideais guerreiros e libertários.
- Crença na fé cristã como fim último.
- Desprezo pela vida doméstica.
- Valores caudilhescos e machistas.
08. (Unioeste) Com base na leitura do livro Um certo Capitão Rodrigo, de Erico Verissimo, assinale a alternativa INCORRETA.
- Ao ouvir o Cap. Rodrigo Cambará gritar: “– Buenas e me espalho! Nos pequenos dou de prancha e nos grandes dou de talho!”, Juvenal Terra, o irmão de Bibiana, puxando a faca, desafia o Capitão.
- Ao interceder pelo Capitão junto ao pai de Bibiana, o Pe. Lara percebe que os Terras – gente teimosa e cabeçuda – quase sempre iniciavam suas frases com um “mas”, sinal de discordância em relação ao que os outros diziam.
- O Cap. Rodrigo Cambará reiterava seu machismo e valentia com ditados populares como: “Cachorro que come ovelha uma vez, come sempre, só morto se endireita”; “Mulher que muito ri não pode ser boa coisa” e “Pata de galinha nunca matou pinto”.
- “Sentado à mesa de jogo, com as cartas abertas em leque nas mãos” e bebendo muito, Rodrigo Cambará não atende ao chamado da esposa e, ao chegar em casa, encontra a filha morta.
- Comparando os dois moços – o futuro genro de Joca Rodrigues, “moço quieto, que se confessava, tomava comunhão e ia à missa” e “Rodrigo Cambará, que não tinha Deus nem lei e zombava da religião” –, o Pe. Lara reconheceu que preferia o último.
09. (UFN) Assinale a alternativa incorreta em relação à obra O tempo e o Vento, de Érico Veríssimo.
- O núcleo da narrativa é a história dos Terra e dos Cambará que, unidos, representam a saga do povo gaúcho.
- A obra é composta pela trilogia O Continente, O Retrato e o Arquipélago.
- O Continente é a primeira parte da trilogia O Tempo e o Vento; é nesta parte que aparecem os personagens Ana Terra e Rodrigo Cambará.
- O Arquipélago é a primeira parte da trilogia; é nesta parte que se destaca a personagem Ana Terra.
- O Tempo e o Vento narra a saga do Rio Grande do Sul, desde as suas origens, por meados do século XVIII até o século XX ou de 1.745 a 1.945.
10. (UPF) Qual dos procedimentos abaixo não está presente na composição de Incidente em Antares, de Érico Veríssimo?
- Localização da ação em uma cidade imaginária, denominada Antares.
- Estruturação da narrativa, como um todo, na forma de um diário pessoal.
- Uso da técnica contrapontística, com a interpenetração de diferentes histórias ao longo de um mesmo fluxo narrativo e temporal.
- Exposição de um amplo quadro social, que se estende dos níveis mais elevados aos mais humildes.
- Recurso ao maravilhoso, a partir do relato de fatos que escapam a uma explicação racional.