Home > Banco de Questões > Literatura > Autores Brasileiros >Érico Veríssimo

Érico Veríssimo

Lista de 10 exercícios de Literatura com gabarito sobre o tema Érico Veríssimo com questões de Vestibulares.




01. (UNICAMP) O título do romance Caminhos cruzados, de Érico Veríssimo,

  1. alude às dificuldades vividas pelas personagens mais representativas da elite urbana, além de sugerir que nenhum homem é uma ilha.
  2. sugere que a vida social das personagens é constituída pelo conjunto de relações econômicas e psicológicas dos indivíduos.
  3. remete à técnica narrativa do romance, no qual várias histórias são relacionadas, sem o estabelecimento de um protagonista principal.
  4. simboliza as relações de poder da classe burguesa emergente e o seu desejo de controlar a conduta ética da sociedade.

02. (Unioeste) Com base em Um certo Capitão Rodrigo, de Erico Verissimo, assinale a alternativa INCORRETA.

  1. Para o Capitão Rodrigo, o principal sentido da vida de um homem dependia de sua ação guerreira.
  2. Tanto a base histórica quanto a gauchesca de caráter mítico estão presentes no livro de Erico Verissimo.
  3. Como seu pai, Pedro Missioneiro, o Capitão Rodrigo simboliza o típico gaúcho, misto de índio, espanhol, religioso e negro.
  4. Apesar de jogador e de tê-la traído com Helga Kunz, Bibiana continua, até o final, apaixonada pelo marido, Rodrigo Cambará.
  5. Entre outros aspectos, a semelhança de Bibiana com sua avó, Ana Terra, reside no seu ódio às lutas e revoluções e na profissão de parteira.

03. (UFRGS) Referem-se ao romance O continente, de Erico Verissimo.

Associe adequadamente o bloco inferior ao superior, levando em consideração o contexto histórico que subjaz a cada capítulo do romance.

1 - A fonte

2 - Ana Terra

3 - Um certo capitão Rodrigo

4 - A guerra

5 - Ismália Caré

( ) Emergência e apogeu dos gaudérios, Revolução Farroupilha e chegada dos primeiros imigrantes alemães.

( ) Surgimento da oposição republicana e abolicionista e criação do PRR (Partido Republicano Riograndense).

( ) Últimos anos das Missões Jesuíticas, os Sete Povos das Missões.

( ) Conquista do território sul-rio-grandense por famílias paulistas e criação dos primeiros povoados.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

  1. 3 – 4 – 2 – 1.
  2. 3 – 5 – 1 – 2.
  3. 1 – 5 – 4 – 3.
  4. 5 – 3 – 1 – 2.
  5. 4 – 2 – 3 – 1.

04. (UPF) A narrativa Um certo Capitão Rodrigo integra o volume _________, da trilogia O tempo e o vento, obra maior de Érico Veríssimo, que cobre um período de ___________ da formação política e social do Rio Grande do Sul, com destaque para as diversas guerras que marcam a história do povo gaúcho. A guerra representada em Um certo Capitão Rodrigo, e que acaba vitimando o protagonista, ficou conhecida com ____________.

Assinale a alternativa cujas informações preenchem corretamente as lacunas do enunciado.

  1. O continente / 100 anos / Guerra do Paraguai.
  2. O retrato / 200 anos / Revolução Farroupilha.
  3. O arquipélago / 300 anos / Guerra do Paraguai.
  4. O retrato / 100 anos / Revolução Federalista.
  5. O continente / 200 anos / Revolução Farroupilha.

05. (UFN) Assinale a alternativa em que todos os personagens fazem parte da narrativa “O Tempo e o Vento”, de Erico Veríssimo.

  1. Tibério Vacariano, Pedro Missioneiro e Tônio Santiago.
  2. Ana Terra, Rodrigo Cambará e Licurgo Cambará.
  3. Pedro Missioneiro, Ana Terra e Quitéria Campolargo.
  4. Luzia, Noel e Fernanda.
  5. Bibiana, Barcelona e Joãozinho Paz.

06. (UPF) Após o golpe militar de 1964, Érico Veríssimo publica dois romances político-internacionais, O Senhor Embaixador (1965) e O prisioneiro (1967), que não guardam vínculo explícito com a temática sulina que consagrou o autor de O tempo e o vento, trilogia publicada em meados do século XX. Sob esse aspecto, pode-se afirmar que Incidente em Antares, publicado em 1971:

  1. Apenas continua a vertente político-internacional, uma vez que a ação do romance, de forte cunho político, transcorre em sua maior parte em uma cidade imaginária, chamada Antares, que pode estar situada em qualquer país latino-americano.
  2. Retorna de vez para a temática sulina, pois traça um largo perfil histórico sobre a formação do estado, enfocando especialmente as classes dominantes, representadas pelas famílias de estancieiros endinheirados, e as questões políticas que levanta são de interesse, sobretudo, regional.
  3. Estabelece uma espécie de solução de compromisso entre as duas vertentes anteriores da obra de Érico, na medida em que retorna ao cenário e às personagens sulinos, mas coloca em debate, através das ações representadas, questões políticas amplas, de interesse geral.
  4. Rompe os laços com a produção literária anterior de Érico, tanto a de temática sulina quanto a de cunho político-internacional, e envereda pelo romance de terror, ao narrar a história de um grupo de mortos insepultos que voltam para assombrar os habitantes da imaginária Antares.
  5. Rompe os laços com a produção literária anterior de Érico, tanto a de temática sulina quanto a de cunho político-internacional, e segue no rumo do realismo mágico, corrente em voga na época, desenvolvendo uma ficção desvinculada de espaços geográficos definidos e alheia a preocupações de ordem política.

07. (Unioeste) Com base no romance Um certo Capitão Rodrigo, de Erico Verissimo, assinale a alternativa cujas características NÃO correspondem à personagem do Capitão Rodrigo.

  1. Paixão pelos prazeres mundanos.
  2. Ideais guerreiros e libertários.
  3. Crença na fé cristã como fim último.
  4. Desprezo pela vida doméstica.
  5. Valores caudilhescos e machistas.

08. (Unioeste) Com base na leitura do livro Um certo Capitão Rodrigo, de Erico Verissimo, assinale a alternativa INCORRETA.

  1. Ao ouvir o Cap. Rodrigo Cambará gritar: “– Buenas e me espalho! Nos pequenos dou de prancha e nos grandes dou de talho!”, Juvenal Terra, o irmão de Bibiana, puxando a faca, desafia o Capitão.
  2. Ao interceder pelo Capitão junto ao pai de Bibiana, o Pe. Lara percebe que os Terras – gente teimosa e cabeçuda – quase sempre iniciavam suas frases com um “mas”, sinal de discordância em relação ao que os outros diziam.
  3. O Cap. Rodrigo Cambará reiterava seu machismo e valentia com ditados populares como: “Cachorro que come ovelha uma vez, come sempre, só morto se endireita”; “Mulher que muito ri não pode ser boa coisa” e “Pata de galinha nunca matou pinto”.
  4. “Sentado à mesa de jogo, com as cartas abertas em leque nas mãos” e bebendo muito, Rodrigo Cambará não atende ao chamado da esposa e, ao chegar em casa, encontra a filha morta.
  5. Comparando os dois moços – o futuro genro de Joca Rodrigues, “moço quieto, que se confessava, tomava comunhão e ia à missa” e “Rodrigo Cambará, que não tinha Deus nem lei e zombava da religião” –, o Pe. Lara reconheceu que preferia o último.

09. (UFN) Assinale a alternativa incorreta em relação à obra O tempo e o Vento, de Érico Veríssimo.

  1. O núcleo da narrativa é a história dos Terra e dos Cambará que, unidos, representam a saga do povo gaúcho.
  2. A obra é composta pela trilogia O Continente, O Retrato e o Arquipélago.
  3. O Continente é a primeira parte da trilogia O Tempo e o Vento; é nesta parte que aparecem os personagens Ana Terra e Rodrigo Cambará.
  4. O Arquipélago é a primeira parte da trilogia; é nesta parte que se destaca a personagem Ana Terra.
  5. O Tempo e o Vento narra a saga do Rio Grande do Sul, desde as suas origens, por meados do século XVIII até o século XX ou de 1.745 a 1.945.

10. (UPF) Qual dos procedimentos abaixo não está presente na composição de Incidente em Antares, de Érico Veríssimo?

  1. Localização da ação em uma cidade imaginária, denominada Antares.
  2. Estruturação da narrativa, como um todo, na forma de um diário pessoal.
  3. Uso da técnica contrapontística, com a interpenetração de diferentes histórias ao longo de um mesmo fluxo narrativo e temporal.
  4. Exposição de um amplo quadro social, que se estende dos níveis mais elevados aos mais humildes.
  5. Recurso ao maravilhoso, a partir do relato de fatos que escapam a uma explicação racional.

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp



Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp