Home > Banco de Questões > Química > Simulados

Química Geral II

Simulado com 15 exercícios de Química com gabarito sobre o tema Química Geral II com questões de Vestibulares.

Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Química Geral II.

01. (UERJ) Recentemente, cientistas conseguiram produzir hidrogênio metálico, comprimindo hidrogênio molecular sob elevada pressão. As propriedades metálicas desse elemento são as mesmas dos demais elementos do grupo 1 da tabela de classificação periódica.

Essa semelhança está relacionada com o subnível mais energético desses elementos, que corresponde a:

1. ns1
  2. np2
  3. nd3
  4. nf4

02. (UECE) Considere um gás ideal que sofre uma compressão pela realização de trabalho sobre o recipiente que o contém.

Este trabalho tem a mesma unidade de medida de

1. razão entre pressão e volume.
  2. produto de pressão por temperatura.
  3. razão entre temperatura e pressão.
  4. produto de pressão por volume.

03. (UECE) A nível de ilustração, os núcleos dos átomos são considerados ilhas mergulhadas em um mar de elétrons.

Essa comparação nos leva a concluir que se trata de uma ligação química

1. metálica.
  2. iônica.
  3. covalente polar.
  4. covalente apolar.

04. (UECE) Sobre o composto diclorodifluorometano usado em refrigerantes e como propelente de aerossol, pode-se afirmar corretamente que ele tem

1. quatro pares de elétrons compartilhados.
  2. um total de 26 elétrons de valência não ligantes.
  3. hibridação sp para o átomo de carbono.
  4. todas as ligações covalentes com a mesma energia.

05. (UECE) Considerando uma espécie química monoatômica que tem 78 prótons, 117 nêutrons e 74 elétrons, analise as seguintes afirmações:

I. É um metal de transição do bloco d.

II. Essa espécie química é um cátion, com estado de oxidação +4.

III. O número de massa do elemento é 117.

IV. Essa espécie química é um ânion, com estado de oxidação –4.

Está correto somente o que se afirma em

1. I e IV.
  2. II e III.
  3. I e II.
  4. III e IV.

06. (UECE) São vidrarias utilizadas adequadamente para uma titulação:

1. bureta e béquer.
  2. bureta e erlenmeyer.
  3. proveta e erlenmeyer.
  4. pipeta e béquer.

07. (UECE) Um estudante dissolveu 162 g de glicose (C6H12O6) em água suficiente para produzir uma solução de concentração em quantidade de matéria 1,8 mol/L.

O volume final dessa solução é

1. 0,5 L.
  2. 1,0 L.
  3. 2,0 L.
  4. 1,5 L.

08. (UECE) Para extrair líquidos de uma amostra de madeira utiliza-se

1. destilação fracionada.
  2. destilação simples.
  3. decantação.
  4. destilação seca.

09. (PUC-PR) Os elementos químicos fazem combinações para adquirir maior estabilidade. Dependendo da característica de cada átomo participante, se estabelecem diferentes tipos de união. O número de elétrons da camada de valência é um fator determinante para a natureza da ligação química formada.

A seguir, são mencionadas algumas substâncias comuns no nosso cotidiano, assinale a alternativa CORRETA que traz respectivamente compostos com ligações iônicas, moleculares e metálicas.

1. HBr, O2(g), Zn(s).
  2. NH3 (g), bronze, MgCl2(s)
  3. Fe(s), CH4 (g), KBr (s)
  4. Fe2O3, H2O, Cu (s).
  5. HNO3, NaCl, latão.

10. (UFJF) Segundo os modelos atômicos atuais, os prótons e nêutrons estão localizados no núcleo do átomo, ao qual se deve a maior parte da massa do átomo. Desta forma, podem-se caracterizar os elementos através do número atômico (Z) e do número de massa (A). John Dalton propôs a teoria do modelo atômico em 1808, e muitos de seus postulados mostraram-se bastante realistas em relação ao conhecimento atual sobre a teoria atômica. Entretanto, a existência de isótopos ainda não era conhecida.

Assinale a alternativa na qual a afirmação do modelo atômico de Dalton NÃO esteja de acordo com a existência dos isótopos:

1. Cada elemento é composto por átomos.
  2. Todos os átomos de um mesmo elemento são idênticos.
  3. Nas reações químicas, os átomos não são alterados.
  4. Os compostos são formados quando átomos de mais de um elemento se combinam.
  5. Se uma massa fixa de um elemento se combina com massas diferentes de um segundo elemento, estas massas relacionam-se entre si através de números pequenos e inteiros.

11. (PUC-PR) Muitos remédios relacionados ao tratamento de problemas alérgicos possuem em sua composição moléculas de fexofenadina, cuja estrutura é apresentada a seguir.

As moléculas dessa substância apresentam algumas particularidades bioquímicas.

Assinale a alternativa que relata CORRETAMENTE algumas das propriedades relacionadas à fexofenadina.

1. Apresentam três carbonos quirais, o que possibilita a existência de oito estruturas espaciais diferentes opticamente ativas.
  2. Apresentam classes funcionais de caráter ácido e de caráter básico.
  3. Não podem interagir por meio de ligações de hidrogênio.
  4. Apresentam quatro anéis aromáticos.
  5. Possuem uma metassubstituição em um de seus anéis aromáticos.

12. (UECE) As moléculas de água permanecem unidas entre si por uma propriedade chamada de

1. adesão.
  2. capilaridade.
  3. coesão.
  4. tensão superficial.

13. (PUC-PR) A Vale é a maior produtora mundial de minério de ferro e pelotas (pequenas esferas de ferro), matérias-primas essenciais para a fabricação de aço. O minério de ferro é encontrado na natureza na forma de rochas, misturado a outros elementos que por meio de diversos processos industriais é beneficiado para, posteriormente, ser vendido para as indústrias siderúrgicas. As rochas de minério de ferro possuem diferentes compostos que contêm o elemento ferro. Dentre os minerais mais abundantes nas rochas de minério de ferro, encontram-se, de modo geral, Magnetita (Fe3O4), Hematita (Fe2O3), Goethita (Fe2O3.H2O), Siderita (FeCO3) e Pirita (FeS2).

Em conformidade com o enunciado, assinale a alternativa CORRETA que mostra qual, dentre os compostos presentes no minério, apresenta o maior teor de ferro em massa.

1. Fe2O3.
  2. Fe2O3.H2O.
  3. FeCO3.
  4. Fe3O4.
  5. FeS2.

14. (UECE) Define-se a meia vida de um material radioativo como o tempo para que sua emissão caia à metade. Suponha que uma amostra de material radioativo emitia 120 partículas α por minuto. Depois de 60 dias a amostra passou a emitir 15 partículas α por minuto.

A meia-vida da amostra de material radioativo é, em dias, igual a

1. 20.
  2. 40.
  3. 10.
  4. 30.

15. (UERJ) Em seu ciclo, um átomo de carbono pode ser incorporado a diferentes compostos por meio de processos contínuos de decomposição e formação de novas moléculas. Os átomos de carbono deste caderno de prova, por exemplo, serão degradados ao longo do tempo e, posteriormente, incorporados a outros seres vivos.

Considere que, ao se degradarem, os átomos de carbono deste caderno se distribuam igualmente entre os 7,5 bilhões de habitantes do planeta.

Sabendo que o caderno possui 90 g de massa, com 45% de carbono em sua composição, o número de átomos que será incorporado em cada habitante é igual a:

1. 2,7 x 1014
  2. 6,0 x 1014