Home > Banco de Questões > Química > Ambiental >Combustíveis Fósseis

Combustíveis Fósseis

Lista de 10 exercícios de Química com gabarito sobre o tema Combustíveis Fósseis com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Combustíveis Fósseis.


01. (UERJ) Os combustíveis fósseis, que têm papel de destaque na matriz energética brasileira, são formados, dentre outros componentes, por hidrocarbonetos.

A combustão completa dos hidrocarbonetos acarreta a formação de um óxido ácido que vem sendo considerado o principal responsável pelo efeito estufa.

A fórmula química desse óxido corresponde a:

  1. CO2
  2. SO3
  3. H2O
  4. Na2O

02. (UECE) A queima de combustíveis fósseis nos veículos automotores produz uma infinidade de substâncias causadoras do efeito estufa, da chuva ácida e de danos irreparáveis aos ciclos biogeoquímicos do planeta. Contudo, esses efeitos podem ser minimizados por catálise. Sobre catálise e conversores catalíticos automotivos leia as frases abaixo, assinale com V, as verdadeiras e com F, as falsas.

( ) O processo que ocorre no cano de descarga dos veículos automotivos é uma catálise homogênea.

( ) Óxidos de nitrogênio, oriundos das descargas dos veículos, são responsáveis pela névoa fotoquímica.

( ) O conversor catalítico oxida o CO e hidrocarbonetos não queimados, transformando-os em dióxido de carbono e água.

( ) O conversor catalítico reduz os óxidos de nitrogênio a nitrogênio gasoso.

( ) Os conversores catalíticos eliminam totalmente a poluição atmosférica causada pelos gases liberados na descarga dos veículos automotivos.

A sequência correta, de cima para baixo, é

  1. V, F, F, F, V.
  2. V, F, V, F, V.
  3. F, V, V, V, F.
  4. F, V, F, V, F.

03. (UFG) O Ministério do Meio Ambiente divulgou no jornal Folha de S. Paulo, no caderno Cotidiano, p. C1, de 16 de setembro de 2009, uma classificação dos automóveis mais poluentes, considerando apenas os seguintes gases: monóxido de carbono, hidrocarbonetos e óxido de nitrogênio. A reportagem não considerou nessa classificação um gás produzido na queima de combustíveis fósseis que, em contato com a água, altera seu pH. Esse gás e o combustível do qual é oriundo são, respectivamente,

  1. NO e gás natural veicular.
  2. SO2 e álcool.
  3. CO2 e gasolina.
  4. NO2 e biodiesel.
  5. CO e diesel.

04. (UFAM PSC) Em relação ao carvão mineral, assinale a alternativa INCORRETA

  1. Atualmente, o maior produtor mundial de carvão é a China.
  2. O carvão mineral é um combustível fóssil com a maior disponibilidade do mundo.
  3. O carvão mineral é formado a partir da carbonização da lenha durante milhões de anos.
  4. O principal uso da combustão direta do carvão mineral é na geração de eletricidade, por meio de usinas termoelétricas.
  5. As maiores jazidas brasileiras de carvão mineral situam-se nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina

05. (UEMG) Nos últimos anos cresce o interesse em avaliar o equilíbrio do fluxo de carbono devido ao fato das emissões de CO2 (dióxido de carbono) na atmosfera estarem aumentando, devido à combustão de combustíveis fósseis, desmatamento e mudanças do uso da terra. A preocupação com a redução das emissões de CO2, resultou na realização da conferência de Kyoto, em dezembro 1997, para definir metas de redução de dióxido de carbono na atmosfera. Nessa ocasião já existia a preocupação com o efeito estufa e a elevação da temperatura global, os quais produzem mudanças de clima, tais como furacões, enchentes, secas e elevação dos níveis dos oceanos.

(Extraído de: http://www.pcs.usp.br/~laa/Grupos/CLIMA_modelagem_de_fotossintese.php)

Considerando o que foi exposto no texto acima e outros conhecimentos que você possui sobre o assunto, PODE-SE AFIRMAR CORRETAMENTE que

  1. os desmatamentos têm contribuído para o efeito estufa uma vez que representam perda de superfície assimiladora de CO2.
  2. a emissão de CO2, originado na respiração é processo exclusivo dos organismos heterótrofos.
  3. o CO2 associado ao efeito estufa é, ainda, a origem do O2 liberado para a atmosfera no processo fotossintético.
  4. a combustão é a única forma de retornar para a atmosfera o carbono retido no corpo dos vegetais.

06. (UDESC) O consumo cada vez maior de combustíveis fósseis tem levado a um aumento considerável da concentração de dióxido de carbono na atmosfera, o que acarreta diversos problemas, dentre eles o efeito estufa.

Com relação à molécula de dióxido de carbono, é correto afirmar que:

  1. é apolar e apresenta ligações covalentes apolares.
  2. é polar e apresenta ligações covalentes polares.
  3. os dois átomos de oxigênio estão ligados entre si por meio de uma ligação covalente apolar.
  4. é apolar e apresenta ligações covalentes polares.
  5. apresenta quatro ligações covalentes apolares.

07. (PUC-SP) A queima de combustíveis fósseis é uma das principais fontes de poluentes causadores da chuva ácida. Tanto o carvão mineral quanto os derivados de petróleo de maior peso molecular (como o óleo diesel) apresentam teores relativamente elevados de X, gerando o Y durante a combustão. A reação entre o oxigênio atmosférico e Y pode formar o gás Z, outro poluente atmosférico. A reação entre Z e a água produz o A, responsável pelo abaixamento do pH da chuva.

Os símbolos e fórmulas que substituem X, Y, Z e A apropriadamente são, respectivamente,

  1. C, CO, CO2 e H2CO3.
  2. C, CO2, CO e H2CO3.
  3. S, SO2, SO3 e H2SO4.
  4. N, NO, NO2 e H2NO3.
  5. S, SO3, SO2 e H2SO3.

08. (ESCS) Atualmente, há grande preocupação com a intensificação da liberação de gases poluentes para a atmosfera causada pela crescente circulação de pessoas e mercadorias. Além de afetar o ciclo de carbono, devido a liberação de CO2, a queima de combustíveis fósseis também libera gases responsáveis pelo fenômeno da chuva ácida.

Considere que o querosene de aviação seja composto unicamente por carbono e hidrogênio, sendo a porcentagem de carbono igual a 85%. Nesse caso, considerando uma combustão completa, um avião que consome, em média, 10,0 kg desse querosene por quilômetro, ao percorrer 10.000 km, libera uma quantidade de CO2 igual a

  1. 3,1 × 105 kg.
  2. 3,6 × 105 kg.
  3. 8,5 × 104 kg.
  4. 1,0 × 105 kg.

09. (UNESP) A queima de combustíveis fósseis é uma fonte de dióxido de enxofre atmosférico, assim como as erupções vulcânicas, como a que ocorreu recentemente na Islândia.

Considere ainda o equilíbrio químico, representado pela equação, que ocorre na água de uma piscina, na qual se utiliza hipoclorito em seu tratamento:

Cl2 (g) + 2OH–(aq) ⇆ ClO (aq) + Cl(aq) + H2O(l)

Analise as seguintes afirmações:

I. A queima dos combustíveis carvão mineral, petróleo e álcool de cana-de-açúcar é responsável pela maioria das emissões de SO2 no planeta.

II. Acredita-se que a presença na estratosfera de partículas muito finas formadas a partir do SO2 contribua para o resfriamento da Terra, por bloquear parte da radiação solar.

III. A alteração do pH da chuva pode resultar na formação de um gás sufocante em piscinas localizadas em regiões altamente poluídas pelas emissões de SO2.

São corretas as afirmações

  1. I e II, apenas.
  2. I e III, apenas.
  3. I, II e III.
  4. II e III, apenas.
  5. III, apenas.

10. (UFAL) “Um dos fatores de maior influência no aquecimento global é a liberação de gases poluentes provocada pelo uso de combustíveis fósseis. Três tipos são usados em larga escala pelo planeta: carvão mineral, petróleo e gás natural. Entre os três, o carvão é o maior vilão. Ainda assim, e apesar dos sinais cada vez mais preocupantes da mudança climática, o uso desse combustível parece longe de ser substituído por alternativas menos poluentes.”

(Revista Veja. Dez. 2008).

Sobre o carvão mineral, é incorreto afirmar que

  1. a queima do carvão mineral emite gases que colaboram para um possível aquecimento global e pode provocar a produção da chamada “chuva ácida”.
  2. a exemplo dos demais combustíveis fósseis, o carvão mineral é o resultado do magmatismo que se verificou em terrenos de bacias sedimentares antigas, que foram fundo de grandes lagos.
  3. o carvão mineral é empregado também para produzir plásticos, fertilizantes e para auxiliar no derretimento do ferro e na fabricação do aço.
  4. quando o carvão mineral é queimado, o vapor oriundo dessa queima aciona as turbinas que estão instaladas nas usinas termoelétricas; esse movimento é responsável pela formação de eletricidade.
  5. o carvão mineral ainda é muito utilizado para a produção de energia por ser atraente do ponto de vista econômico, uma vez que é barato e abundante.

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp



Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp