Home > Banco de Questões > Química > Ambiental >Chuva Ácida

Chuva Ácida

Lista de 10 exercícios de Química com gabarito sobre o tema Chuva Ácida com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Chuva Ácida.


01. (UERJ) A chuva ácida é um tipo de poluição causada por contaminantes gerados em processos industriais que, na atmosfera, reagem com o vapor d’água.

Dentre os contaminantes produzidos em uma região industrial, coletaram-se os óxidos SO3, CO, Na2O e MgO.

Nessa região, a chuva ácida pode ser acarretada pelo seguinte óxido:

  1. SO3
  2. CO
  3. Na2O
  4. MgO

02. (PUC-PR) As chuvas normais são naturalmente ácidas pela presença do dióxido de carbono na atmosfera, que ao se dissolver na água forma o ácido carbônico, que apesar de fraco faz com que o pH da chuva normal seja próximo de 5,6. Além do CO2, existem os óxidos de enxofre SO2 e SO3 e de nitrogênio NO2 que, em contato com a água da chuva, implicam a formação dos ácidos: sulfuroso, sulfúrico e nítrico.

Esses ácidos causam sérios prejuízos para o meio ambiente. Sobre os óxidos citados, é CORRETO afirmar:

  1. O CO2 é um óxido neutro, com geometria linear.
  2. O SO3 é um óxido anfótero, com geometria trigonal plana.
  3. O SO2 é um óxido ácido, com geometria angular.
  4. O NO2 é um óxido básico, com geometria angular.
  5. O SO3 é um óxido básico, com geometria piramidal.

03. (PUC-PR) Considerando os principais gases relacionados à acentuação do efeito estufa e formação da chuva ácida, assinale a alternativa que indica corretamente uma situação relacionada à ocorrência do fenômeno e também à característica da substância descrita

  1. O efeito estufa passou a existir desde a revolução industrial e desde então vem sendo acentuado devido à emissão de gases como o gás carbônico e o vapor d’água.
  2. A chuva ácida pode ser formada devido à reação entre a água e óxidos moleculares como o dióxido de carbono e monóxido de carbono e possui como característica que pode ser mensurada a elevação do valor de pH do sistema aquoso.
  3. O efeito estufa além de influenciar na formação da chuva ácida ainda propicia a ocorrência de outro grave problema ambiental que é a acentuação do congelamento da água dos oceanos aumentando as calotas polares.
  4. A chuva ácida é um fenômeno exclusivo de países altamente desenvolvidos industrialmente e o gás carbônico liberado nas combustões é uma molécula polar que interage facilmente com a água.
  5. A chuva ácida pode ser formada devido à reação entre a água e óxidos moleculares como o anidrido sulfuroso e anidrido sulfúrico que apresentam respectivamente geometria angular e trigonal plana.

04. (UEMG) O Diesel S-10 foi lançado em 2013 e teve por objetivo diminuir a emissão de dióxido de enxofre na atmosfera, um dos principais causadores da chuva ácida. O termo S-10 significa que, para cada quilograma de Diesel, o teor de enxofre é de 10 mg. Considere que o enxofre presente no Diesel S-10 esteja na forma do alótropo S8 e que, ao sofrer combustão, forme apenas dióxido de enxofre.

O número de mols de dióxido de enxofre, formado a partir da combustão de 1000L de Diesel S-10, é, aproximadamente,

Dado: Densidade do Diesel S-10 = 0,8 kg/L

  1. 2,48 mol.
  2. 1,00 mol.
  3. 0,31 mol.
  4. 0,25 mol.

05. (ETEC) O aumento da acidez do solo pode ser provocado pela chuva ácida, na qual alguns compostos são transformados em ácidos, como dióxido de enxofre:

SO2 + ½ O2 → SO3

SO3 + H2O → H2SO4

No processo, observa-se a presença exatamente de

  1. uma substância simples.
  2. duas substâncias simples.
  3. cinco substâncias simples.
  4. cinco substâncias compostas.
  5. seis substâncias compostas.

06. (UDESC) Um dos problemas ambientais enfrentado em várias regiões do mundo é a chuva ácida. Esse fenômeno refere-se a uma precipitação mais ácida que a chuva natural, a qual possui um pH de aproximadamente 5,6, ou seja, chuva não poluída. A precipitação ácida causa a deterioração de estátuas feitas de rochas calcárias e de mármore, assim como a acidificação de lagos, levando à morte muitos organismos vivos, que não sobrevivem em meio ácido.

Analise as proposições sobre os processos envolvidos na chuva ácida.

I. A queima de combustíveis fósseis é um fator que contribui para o aumento da emissão de dióxido de enxofre e, consequentemente, a ocorrência de precipitações de caráter ácido.

II. Os dois ácidos predominantes na chuva ácida, responsáveis por conferir um caráter mais ácido, são os ácidos nítrico e sulfúrico. A formação do ácido sulfúrico pode ocorrer pela oxidação do dióxido de enxofre na atmosfera, resultando em trióxido de enxofre. Então, o gás trióxido de enxofre reage com a água e resulta na formação do ácido sulfúrico.

III. Em uma atmosfera limpa, ou seja, com níveis normais de dióxido de carbono, o pH da chuva é aproximadamente 5,6, devido à solubilização desse gás atmosférico na água, levando à formação do ácido carbônico.

Assinale a alternativa correta.

  1. Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
  2. Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
  3. Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
  4. Somente a afirmativa III é verdadeira.
  5. Todas as afirmativas são verdadeiras.

07. (UECE) Uma amostra de gás causador de chuva ácida, com massa de 4,80 g, ocupa um volume de 1 litro quando submetido a uma pressão de 1,5 atm e a uma temperatura de 27 °C. Esse gás é o

  1. dióxido de enxofre.
  2. trióxido de enxofre.
  3. óxido nítrico.
  4. dióxido de nitrogênio.

08. (UEMA) O NO2 e o SO2 são gases causadores de poluição atmosférica que, dentre os danos provocados, resulta na formação da chuva ácida quando esses gases reagem com as partículas de água presentes nas nuvens, produzindo HNO3 e H2SO4. Esses compostos, ao serem carreados pela precipitação atmosférica, geram transtornos, tais como contaminação da água potável, corrosão de veículos, de monumentos históricos etc.

Os compostos inorgânicos citados no texto correspondem, respectivamente, às funções

  1. sais e óxidos.
  2. bases e sais.
  3. ácidos e bases.
  4. bases e óxidos.
  5. óxidos e ácidos.

09. (PUC-PR) A emissão de óxidos ácidos para a atmosfera vem crescendo cada vez mais nas últimas décadas. Eles podem ser emitidos através de fontes naturais, tais como a respiração vegetal e animal, erupções vulcânicas e decomposição de restos vegetais e animais. No entanto, o fator agravante é que alguns óxidos ácidos são liberados também na combustão de combustíveis fósseis, como os derivados do petróleo (gasolina, óleo diesel etc.).

FOGAÇA. J. Óxidos e chuva ácida. Brasil Escola. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/quimica/Oxidos-chuva-Acida.htm>.

Sobre óxidos ácidos e suas implicações ambientais, é CORRETO afirmar que:

  1. o gás carbônico (CO2) e o monóxido de carbono (CO) são exemplos de óxidos que reagem com a água, formando ácidos.
  2. óxidos ácidos são substâncias moleculares, formadas, principalmente, pelo enxofre e pelo nitrogênio e que, ao entrarem em contato com a água, reagem formando ácidos, por exemplo, sulfuroso, sulfúrico, nítrico e nitroso.
  3. óxidos ácidos são substâncias iônicas, formadas pela ligação de metais (principalmente alcalinos e alcalinos terrosos) com o oxigênio.
  4. o trióxido de enxofre neutraliza o hidróxido de sódio na proporção molar de 1:1.
  5. a chuva ácida é a responsável direta pelo fenômeno conhecido como efeito estufa, cujo agravamento eleva as temperaturas médias de nosso planeta.

10. (UFPA) A chuva ácida é um tipo de poluição atmosférica que é devida à combinação do vapor de água com diferentes óxidos presentes na atmosfera, levando, por exemplo, à formação de ácidos fortes, como o ácido sulfúrico e o ácido nítrico.

As fórmulas moleculares dos ácidos citados no texto são, respectivamente,

  1. SO3 e NO2.
  2. Na2SO4 e HNO2.
  3. H2SO4 e HNO2.
  4. H2SO3 e HNO3.
  5. H2SO4 e HNO3.

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp



Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp