Home > Banco de Questões > Química > Nuclear >Energia Nuclear

Energia Nuclear

Lista de 10 exercícios de Química com gabarito sobre o tema Energia Nuclear com questões de Vestibulares.

Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema aqui.


01. (UEFS) Ainda é difícil compreender a real dimensão do desastre nuclear de Fukushima, mas o alerta sobre novas ocorrências já foi dado.

(LENDMAN, 2011, p.14-16).

[...] “A energia nuclear não é eficiente, confiável, limpa e muito menos segura. Atualmente ela libera quantidades significativas de gases de efeito estufa e centenas de milhares de curies — unidade de radioatividade —, de gases e elementos radioativos fatais. Elas também são fábricas de bombas atômicas.” [...]

A energia nuclear não deve ser aceita como uma forma alternativa de energia para atender à demanda da população humana porque

  1. contribui para estabilizar a temperatura do Planeta pela liberação de gases.
  2. induz o desencadeamento de abalos sísmicos com o superaquecimento produzido no funcionamento dos reatores.
  3. inviabiliza, pelo seu alto custo, investimentos para a utilização de qualquer outra forma de energia.
  4. espolia, com sua utilização, reservas naturais em virtude de ser originada a partir das jazidas de ferro sedimentar.
  5. causa, circunstancialmente, mesmo submetida a controle rígido de vazamento, acidentes de efeitos devastadores para o Planeta.

02. (PUC-PR) “Energia nuclear é toda a energia associada a mudanças da constituição do núcleo de um átomo, por exemplo, quando um nêutron atinge o núcleo de um átomo de urânio 235, dividindo-o, parte da energia que ligava os prótons e os nêutrons é liberada em forma de calor. Esse processo é denominado fissão nuclear. A central nuclear é a instalação industrial própria usada para produzir eletricidade a partir de energia nuclear, que se caracteriza pelo uso de materiais radioativos que, através de uma reação nuclear, produzem calor. Nessas centrais existe um alto grau de segurança, devido à matéria-prima radioativa empregada”.

Fonte: http://www.mundoeducacao.com/quimica/uso-energia-nuclear.htm.

A respeito do assunto, assinale a alternativa CORRETA.

  1. Fissão nuclear é a junção de núcleos atômicos, liberando energia maior quando comparada à fusão nuclear.
  2. Se um elemento radioativo, em 100 anos, sofrer uma desintegração de 93,75% da sua massa, este elemento químico terá, nestas condições, uma meia vida de 25 anos.
  3. Uma das vantagens do uso da radioatividade para produção de energia elétrica é o de não causar efeito estufa, e desvantagem, os gases tóxicos produzidos.
  4. Temos três partículas naturais: Alfa, beta e gama.
  5. A bomba atômica é um exemplo de fusão nuclear, enquanto a bomba de hidrogênio é um exemplo de fissão nuclear.

03. (UFT) A energia nuclear pode ser liberada em processos de fissão e de fusão. No processo de fissão, utilizado nas usinas nucleares, um átomo de 235U absorve um nêutron e se fissiona em dois fragmentos mais três nêutrons, e uma quantidade ∆E de energia é liberada na forma de radiação. Nas usinas nucleares, essa radiação gama:

  1. é absorvida pelos prótons, que alteram a orientação do spin.
  2. incide sobre uma placa metálica, extraindo elétrons para a produção da energia elétrica.
  3. incide sobre a água, que é aquecida, gerando vapor que movimenta a turbina de um gerador elétrico.
  4. é absorvida pelos elétrons, que sofrem alteração nos seus níveis de energia para a produção de energia elétrica.
  5. incide sobre outro átomo de 235U, provocando uma reação em cadeia que permite a continuação do processo.

04. (UFTM) Em 2011, o acidente na central nuclear de Fukushima, no Japão, causou preocupação internacional a respeito da necessidade de se reforçar a segurança no uso da energia nuclear, pois houve a liberação de quantidades significativas de 137Cs (césio 137) e outros radionuclídeos no meio ambiente. É importante lembrar, porém, que a energia nuclear tem importantes aplicações na medicina. O mesmo 137Cs é utilizado em equipamentos de radioterapia, no combate ao câncer. O 137Cs libera uma partícula beta negativa, formando um novo nuclídeo, que tem número de nêutrons igual a

  1. 82.
  2. 81.
  3. 80.
  4. 79.
  5. 78.

05. (UFAC) A energia gerada pelas usinas de energia nuclear é produzida pela fissão nuclear. O combustível nuclear deve ser uma substância de natureza físsil como o 235U. Na natureza, o urânio é encontrado na composição de 99,284% do isótopo 238U e 0,711% do isótopo 235U. Para ser usado como combustível nuclear, o urânio é submetido a um processo de enriquecimento, a fim de concentrar na mistura de isótopos o teor do isótopo físsil. Com relação aos isótopos 235U e 238U, é incorreto afirmar que os mesmos possuem:

  1. o mesmo número de prótons.
  2. diferentes números de massa.
  3. diferentes números de elétrons.
  4. o mesmo número de elétrons.
  5. diferentes números de nêutrons.

06. (UFN) A geração de eletricidade é hoje crucial para a manutenção da raça humana e, nesse sentido, as pesquisas em Fusão Nuclear avançam para uma produção “limpa” de energia por meio da energia nuclear. Um dos combustíveis para produção de Fusão Nuclear é a água, que fornece os seus hidrogênios para que sejam acelerados uns contra os outros e, assim, dá a partida para a fusão nuclear com grande liberação de energia. Num estágio inicial da reação nuclear de fusão são usados dois hidrogênios, que irão gerar os isótopos 2H, os deutérios. Numa etapa seguinte, esses isótopos participam de outras reações nucleares, como a representada abaixo, na qual temos o antes e o depois da reação,

2H + 2H → ? + n + (Energia liberada)

em que n é um nêutron, cuja carga elétrica líquida é nula e sua massa é aproximadamente igual a do próton.

De acordo com os princípios de conservação, assinale a alternativa que completa, corretamente, a reação nuclear.

  1. 1H
  2. 2H
  3. 3H
  4. 3He
  5. 4He

07. (UFPR) No dia 26 de abril de 1986, à 1h23min58s, uma série de explosões destruiu o reator e o prédio do quarto bloco da Central Elétrica Atômica de Tchernóbil, na fronteira de Belarus. A catástrofe de Tchernóbil se converteu no mais grave acidente tecnológico do século XX. Para a pequena Belarus, o acidente representou uma desgraça nacional, levando-se em conta que ali não havia nenhuma central atômica.

(Adaptado de Svetlana Aleksiévitch, Vozes de Tchernóbil, p. 9-10.)

O evento ocorrido em Tchernóbil atesta e reforça incertezas, problemas e incongruências acerca do uso da energia nuclear.

A esse respeito, assinale a alternativa correta.

  1. Dado seu uso recente no Brasil, não há registro de acidentes com substâncias radiativas no país, seja no âmbito da produção de energia, seja no uso em equipamentos radiológicos.
  2. O domínio tecnológico para a geração de energia nuclear pode possibilitar a produção de armas nucleares, razão pela qual os Estados Unidos exercem uma forte pressão sobre o projeto nuclear do Irã.
  3. A construção de novas usinas nucleares no Brasil encontra-se restrita, dada sua dependência tecnológica em relação ao enriquecimento do urânio.
  4. A reduzida participação da energia nuclear na matriz energética japonesa é decorrente da preocupação quanto à capacidade de as usinas suportarem atividades sísmicas no país.
  5. O acidente de Tchernóbil influenciou a opinião pública acerca da aceitação da energia nuclear, repercutindo na queda de sua produção nos países industrializados.

08. (FGV-RJ) Os principais efeitos adversos associados à produção de energia nuclear têm sido motivo de acirrados debates, pois o número de reatores em operação tende a aumentar e, junto com eles, os riscos e a possibilidade de desastres ambientais. Sobre as implicações ambientais do uso de energia nuclear, analise as afirmações a seguir.

I A produção de energia a partir de um reator nuclear pode ser considerada “limpa", uma vez que o processo de geração não lança na atmosfera produtos capazes de provocar impactos ambientais.

II A destinação dos rejeitos radioativos, que devem ser isolados de maneira segura para não contaminar os recursos hídricos, é o principal problema ambiental criado pela geração de energia nuclear.

III Os impactos ambientais decorrentes de um acidente em uma usina nuclear não estão restritos à área de ocorrência, porque as partículas radioativas podem ser levadas a grande distância pela circulação atmosférica. Está correto o que se afirma em

  1. II, apenas.
  2. II e III, apenas.
  3. I, II e III.
  4. III, apenas.
  5. I, apenas.

09. (UEA) Em 2012, 1,4% da energia necessária para abastecer a economia do Brasil foi atendida pela energia nuclear. Ainda que pequena se comparada com outras fontes de energia (56,3% de combustíveis fósseis, por exemplo), é importante conhecermos seus riscos. Uma desvantagem dessa fonte energética é

  1. vincular sua operação à previsão de mudanças climáticas em escala global.
  2. gerar resíduos difíceis de serem armazenados de modo seguro.
  3. não proporcionar independência energética aos países importadores de combustíveis fósseis.
  4. contribuir para o efeito estufa com a emissão de dióxido de carbono na atmosfera.
  5. não possuir uma base científica segura e confiável para sua operação.

10. (EMESCAM) O recente tsunami no Japão, que abalou a usina nuclear de Fukushima, voltou a acirrar debates em torno dos riscos para a vida provocados por essa fonte de energia.

Os dados indicam que há mais de quatrocentos reatores nucleares em operação em 30 países.

Considerando esses fatos e a distribuição geográfica das usinas no mundo, é correto afirmar que

  1. A maior parte dos reatores encontra-se nos países do Hemisfério Norte que possuem economia dinâmica e contingente populacional bastante considerável.
  2. A concentração dos reatores em poucos países é positiva, pois os efeitos de acidentes ficam restritos aos seus territórios, diminuindo, assim, a escala de riscos.
  3. Grande parte dos reatores e usinas está distribuída nos países pobres, como o Brasil, para diminuir o risco das populações dos países ricos.
  4. Os reatores concentram-se apenas em alguns países, que são aqueles poucos que têm acesso limitado a outras fontes de energia, como os combustíveis fósseis.
  5. Somente os países que empregam energia nuclear para uso militar a utilizam para gerar energia.

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp



Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp