Home > Banco de Questões > Química > Propriedades dos Compostos Orgânicos >Solubilidade

Solubilidade

Lista de 10 exercícios de Química com gabarito sobre o tema Solubilidade com questões de Vestibulares.

Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Solubilidade .

01. (UFRGS) Na tabela abaixo, são mostradas a densidade e a solubilidade em água de 3 solventes orgânicos.

Considerando a adição de cada um desses solventes à água (densidade = 1.g mL-1), é CORRETO afirmar que

1. a adição de clorofórmio levará à formação de uma solução homogênea.
  2. a adição de clorofórmio levará a uma mistura heterogênea com clorofórmio na fase inferior.
  3. a adição de acetona levará a uma mistura heterogênea com a acetona na fase superior.
  4. a adição de pentano levará à formação de uma solução homogênea.
  5. a adição de pentano levará a uma mistura heterogênea com pentano na fase inferior.

Resolução:

02. (UERJ) Considere uma mistura homogênea que contém quantidades iguais de quatro substâncias orgânicas: hexano, pentano, ácido etanoico e metilbenzeno.

Com a adição de uma determinada quantidade de água, obteve-se uma mistura heterogênea, como ilustra o esquema a seguir:

Na fase aquosa da mistura heterogênea, apenas a substância orgânica de maior solubilidade em água está presente.

Essa substância é denominada:

1. hexano
  2. pentano
  3. ácido etanoico
  4. metilbenzeno

Resolução:

03. (UFRGS) O sulfato de cálcio CaSO4 possui produto de solubilidade igual a 9 x 10–6. Se uma quantidade suficientemente grande de sulfato de cálcio for adicionada a um recipiente contendo 1 litro de água, qual será, ao se atingir o equilíbrio, a concentração, em mol L-1, esperada de Ca2+ em solução aquosa?

1. 9,0 x 10 –6.
  2. 4,5 x 10 –6.
  3. 3,0 x 10 –6.
  4. 1,5 x 10 –3.
  5. 3,0 x 10 –3.

Resolução:

04. (UNESP) A 20 ºC, a solubilidade do açúcar comum (C12H22O11; massa molar = 342 g/mol) em água é cerca de 2,0 kg/L, enquanto a do sal comum (NaCl; massa molar = 58,5 g/mol) é cerca de 0,35 kg/L. A comparação de iguais volumes de soluções saturadas dessas duas substâncias permite afirmar corretamente que, em relação à quantidade total em mol de íons na solução de sal, a quantidade total em mol de moléculas de soluto dissolvidas na solução de açúcar é, aproximadamente,

1. a mesma.
  2. 6 vezes maior.
  3. 6 vezes menor.
  4. a metade.
  5. o triplo.

Resolução:

05. (UECE) O conhecimento da solubilidade é importante em preparações industriais e laboratoriais e, na medicina, para o estudo dos cálculos renais. O estudo da solubilidade também explica, entre outras coisas, a formação de estalactites e a poluição térmica em cursos de água. No que concerne à solubilidade ou ao produto de solubilidade, assinale a afirmação verdadeira.

1. A solubilidade e o produto de solubilidade sempre se referem a soluções insaturadas.
  2. A solubilidade de um gás em água sempre aumenta com a temperatura.
  3. O produto de solubilidade é uma constante de equilíbrio.
  4. Todos os processos de dissolução de sais são exotérmicos.

Resolução:

06. (UCPEL) Das seguintes substâncias, qual é a mais solúvel em água?

1. BF3
  2. CH4
  3. PCl5
  4. CCl4
  5. NH3

Resolução:

07. (UEFS) O indol, representado pela fórmula estrutural e que apresenta um coeficiente de solubilidade de 0,19g/100mL de água, a 20°C, é um sólido branco à temperatura ambiente que, em solução aquosa diluída, tem odor de essência floral utilizada em perfumes.

Considerando-se as informações do texto associadas aos conhecimentos da Química, é correto concluir:

1. A interação entre as moléculas do indol e as de água, na solução aquosa, é do tipo dipolo instantâneo–dipolo induzido.
  2. O indol é utilizado como essência floral devido aos anéis benzênicos e ao grupo funcional das amidas constituintes da estrutura.
  3. O número máximo de moléculas de indol que pode ser dissolvido em 100,0mL de água é de 9,6.1023moléculas, a 20°C.
  4. A presença do átomo de nitrogênio na estrutura do indol indica que essa substância química é uma base forte.
  5. A concentração molar de uma solução saturada de indol, preparada a 20°C, é de, aproximadamente, 1,6.10-2molL–1.

Resolução:

08. (Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba) Quando um indivíduo se queixa de azia e acidez estomacal, é possível tratar tal manifestação clínica com uma suspensão de hidróxido de magnésio, Mg(OH)2, denominada comercialmente de “leite de magnésia”. Considerando que o Mg(OH)2 é uma base fraca pouco solúvel em água e que a solubilidade, a 25°C, é 10-4 mol.L-1, qual será o valor do produto de solubilidade (KPS) para esse composto?

1. 1,0 x 10-12
  2. 1,0 x 10-8
  3. 2,0 x 10-8
  4. 4,0 x 10-12
  5. 4,0 x 10-20

Resolução:

09. (UEA) Leia o texto para responder à questão.

Iodofórmio (CHI3) é uma substância utilizada como antisséptico, especialmente na odontologia para tratamento de canais dentários. Apresenta-se como um sólido amarelo, pouco solúvel em água (solubilidade a 20 ºC = 0,1 g/L).

O iodofórmio pode ser obtido em laboratório por meio da reação química, não completamente balanceada, representada por:

A solubilidade do iodofórmio em água, a 20 ºC, expressa em porcentagem (m/V), é igual a

1. 0,1%.
  2. 1%.
  3. 0,01%.
  4. 10%.
  5. 0,001%.

Resolução:

10. (UFAM) “A química tem um papel determinante no estudo das propriedades dos materiais, sua composição e transformações. O estudo das propriedades físicas e químicas dos materiais ajuda a compreender as transformações que ocorrem na natureza, como, por exemplo, a formação de fósseis, a atividade vulcânica, a constituição das rochas, a formação de grutas calcárias, a degradação de monumentos de pedra calcária pela erosão e pelas chuvas ácidas, a precipitação de sal nas salinas, enfim, a atividade natural da Terra e a que é devida à intervenção humana. Os químicos e físicos trabalham ao lado de engenheiros, médicos, biólogos, bioquímicos e outros, estudando as propriedades dos materiais conhecidos, com vista a adequá-los para certos fins e a produzir novos materiais, tendo em vista a melhor qualidade de vida e a sustentabilidade do planeta.”

Adaptado de: Eu e o planeta azul - Terra em transformação - Porto Editora, 2006.

A solubilidade é uma propriedade que diz respeito a materiais que se dissolvem e que não se dissolvem uns nos outros e está diretamente ligada ao estudo das misturas homogêneas e heterogêneas. Dentre as alternativas a seguir referentes à solubilidade assinale a INCORRETA:

1. Quando um soluto se dissolve em um solvente, as moléculas do solvente formam estruturas em torno das moléculas de soluto, em um processo chamado de solvatação.
  2. A dissolução é um fenômeno no qual uma ou mais substâncias, os solutos, se misturam de forma homogênea com outra substância, o solvente.
  3. O processo de dissolução de substâncias iônicas que se dissolvem em solventes como a água implica a separação dos respectivos íons constituintes.
  4. O caráter polar ou apolar da substância influencia muito a solubilidade, já que, dependendo da polaridade das substâncias, estas serão mais ou menos solúveis umas nas outras.
  5. A pressão não interfere na solubilidade de um gás em um líquido.