Home > Banco de Questões > Química > Cinética Química >Fatores que Influenciam a Velocidade das Reações

Fatores que Influenciam a Velocidade das Reações

Lista de 10 exercícios de Química com gabarito sobre o tema Cinética: Fatores que Influenciam a Velocidade das Reações com questões de Vestibulares.

Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Fatores que Influenciam a Velocidade das Reações.

01. (Ufal) A sabedoria popular diz que ""fogo de palha queima rápido"". Quando se compara a queima de um tronco de árvore com a da palha derivada de um vegetal, nota-se a veracidade desse dito popular. O aumento da velocidade de reação de combustão da palha quando comparada à combustão do tronco deve-se:

1. à formação de produtos diferentes de reação.
  2. à diferente composição da celulose nas células vegetais.
  3. ao maior conteúdo de água na palha.
  4. à presença de substâncias voláteis na palha.
  5. à maior superfície de contato entre os reagentes (celulose e oxigênio)

02. (UEL-PR) A conservação de alimentos pode ser feita de diferentes modos: pelo uso de um meio fortemente salgado, capaz de promover a desidratação dos microrganismos, como na carne-seca; pela utilização de conservantes, como o benzoato de sódio, que reduzem a velocidade de oxidação e decomposição; ou pela diminuição da temperatura, reduzindo a velocidade da reação, uma vez que o aumento de 1 O ºC aproximadamente duplica a velocidade da reação. Supondo apenas o efeito da temperatura e considerando que, à temperatura ambiente (25 ºCl. a validade de um alimento é de 4 dias, sobre a sua durabilidade, quando conservado em geladeira a 5 ºC, é correto afirmar:

1. A velocidade de decomposição seria reduzida em aproximadamente um quarto.
  2. A velocidade de decomposição seria reduzida pela metade.
  3. O alimento teria um prazo de validade indeterminado.
  4. A durabilidade desse alimento é imprevisível.
  5. O alimento se deteriorará em uma semana.

03. (UDESC) Se um comprimido efervescente que contém ácido cítrico e carbonato de sódio for colocado em um copo com água e mantiver-se o copo aberto, observa-se a dissolução do comprimido acompanhada pela liberação de um gás. Assinale a alternativa correta sobre esse fenômeno.

1. A massa do sistema se manterá inalterada durante a dissolução.
  2. A velocidade de liberação das bolhas aumenta com a elevação da temperatura da água.
  3. Se o comprimido for pulverizado, a velocidade de dissolução será mais lenta.
  4. O gás liberado é o oxigênio molecular.
  5. O fenômeno corresponde a um processo físico.

04. (Uespi) Pesquisadores do Instituto Max Planck, na Alemanha, conseguiram ativar o CO2 para uso em uma reação química. Esse procedimento é um primeiro passo para um sonho antigo do homem: realizar a fotossíntese artificial. Para isso, os pesquisadores se utilizaram de um catalisador sem metal. Nesse sentido, qual o papel de um catalisador em uma reação química?

1. Diminuir as energias de reagentes e produtos.
  2. Encontrar um novo caminho reacional com uma menor energia de ativação.
  3. Ser consumido durante a reação, propiciando uma maior quantidade de reagente.
  4. Eliminar completamente a energia de ativação.
  5. Inibir os choques efetivos de reagentes e produtos.

05. (Unicamp) Glow sticks ou light sticks são pequenos tubos plásticos utilizados em festas por causa da luz que eles emitem. Ao serem pressionados, ocorre uma mistura de peróxido de hidrogênio com um éster orgânico e um corante. Com o tempo, o peróxido e o éster vão reagindo, liberando energia que excita o corante, que está em excesso. O corante excitado, ao voltar para a condição não excitada, emite luz. Quanto maior a quantidade de moléculas excitadas, mais intensa é a luz emitida. Esse processo é contínuo, enquanto o dispositivo funciona. Com base no conhecimento químico, é possível afirmar que o funcionamento do dispositivo, numa temperatura mais baixa, mostrará uma luz

1. mais intensa e de menor duração que numa temperatura mais alta.
  2. mais intensa e de maior duração que numa temperatura mais alta.
  3. menos intensa e de maior duração que numa temperatura mais alta.
  4. menos intensa e de menor duração que numa temperatura mais alta.

06. (Enem) Alguns fatores podem alterar a rapidez das reações químicas. A seguir, destacam-se três exemplos no contexto da preparação e da conservação de alimentos:

1. A maioria dos produtos alimentícios se conserva por muito mais tempo quando submetidos à refrigeração. Esse procedimento diminui a rapidez das reações que contribuem para a degradação de certos alimentos.

2. Um procedimento muito comum utilizado em práticas de culinária é o corte dos alimentos para acelerar o seu cozimento, caso não se tenha uma panela de pressão.

3. Na preparação de iogurtes, adicionam-se ao leite bactérias produtoras de enzimas que aceleram as reações envolvendo açúcares e proteínas lácteas.

Com base no texto, quais são os fatores que influenciam a rapidez das transformações químicas relacionadas aos exemplos 1, 2 e 3, respectivamente?

1. Temperatura, superfície de contato e concentração.
  2. Concentração, superfície de contato e catalisadores.
  3. Temperatura, superfície de contato e catalisadores.
  4. Superfície de contato, temperatura e concentração.
  5. Temperatura, concentração e catalisadores.

07. (Unesp) Em um laboratório de química, dois estudantes realizam um experimento com o objetivo de determinar a velocidade da reação apresentada a seguir.

MgCO3(s) + 2 HCl (aq) → MgCl2(aq) + H2O (l) + CO2 (g)

Sabendo que a reação ocorre em um sistema aberto, o parâmetro do meio reacional que deverá ser considerado para a determinação da velocidade dessa reação é

1. a diminuição da concentração de íons Mg2+.
  2. o teor de umidade no interior do sistema.
  3. a diminuição da massa total do sistema.
  4. a variação da concentração de íons Cℓ-
  5. a elevação da pressão do sistema.

08. (Unioeste) A ação de um catalisador sobre uma reação química é tão importante para a ciência e para a indústria que existe um ramo de pesquisas que se destina ao estudo de reações que são realizadas com catalisador. Um exemplo de utilização industrial de catalisadores está na produção do oxigênio (O2) a partir do clorato de potássio (KClO3), utilizando como catalisador o dióxido de manganês (MnO2).

A respeito dos catalisadores e de suas reações, pode-se afirmar que

1. as reações com catalisadores são reações que não podem ser realizadas sem a sua utilização
  2. as reações com catalisadores sempre fornecem maiores rendimentos
  3. o catalisador faz com que ocorra uma diminuição na energia de ativação, e com isso a reação ocorre mais rapidamente
  4. o catalisador faz com que ocorra um aumento na energia de ativação, e com isso a reação ocorre mais rapidamente
  5. os catalisadores também podem ser chamados de inibidores de produtos indesejados

09. (UFRN) A reação do iodeto de butila terciário (C4H9I) com a água a 25°C pode ser estudada do ponto de vista da cinética química. A equação da reação é mostrada a seguir:

Nessas condições, o HI, que é um dos produtos da reação, comporta-se como um eletrólito forte e solúvel. Dessa forma, pode-se fazer um estudo da cinética dessa reação, medindo-se

1. o aumento da condutividade do meio, já que as moléculas de HI não se dissociam.
  2. a diminuição da condutividade do meio, já que as moléculas de HI não se dissociam.
  3. a diminuição da condutividade do meio, já que as moléculas de HI se dissociam.
  4. o aumento da condutividade do meio, já que as moléculas de HI se dissociam.

10. (UFAL) A sabedoria popular diz que o "fogo de palha queima rápido". Quando se compara a queima de um tronco de árvore com a da palha derivada de um vegetal nota-se a veracidade desse dito popular. O aumento da velocidade de reação de combustão da palha quando comparada à combustão do tronco deve-se

1. à formação de produtos diferentes de reação.
  2. à diferente composição da celulose nas células vegetais.
  3. ao maior conteúdo de água na palha.
  4. à presença de substâncias voláteis na palha.
  5. à maior superfície de contato entre os reagentes (celulose e oxigênio).