Home > Banco de Questões > Química > Ambiental >Biodiesel

Biodiesel

Lista de 10 exercícios de Química com gabarito sobre o tema Biodiesel com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Biodiesel.


01. (PUC-RS) Segundo a SABESP, apenas um litro de restos de óleo vegetal originado da fritura de alimentos, ao ser jogado na pia, é capaz de poluir cerca de 20.000 litros de água dos rios. Isso gera a formação de filme flutuante, dificultando a troca gasosa e a oxigenação e, por conseguinte, impedindo a respiração e a fotossíntese.

Por outro lado, a reação entre óleo de fritura e álcool pode gerar o biodiesel, que, adicionado ao diesel de petróleo, diminui o impacto ambiental desse combustível. Além disso, como subproduto, ocorre a formação de glicerina, que pode ser usada na produção de resinas alquídicas, aplicadas na fabricação de vernizes, tintas e colas.

Pela análise dessas informações, é correto afirmar que

  1. o diesel de petróleo consiste em um ácido graxo.
  2. a reação entre um óleo comestível e um álcool origina ésteres.
  3. o óleo vegetal é constituído de substâncias orgânicas polares.
  4. a reação de formação do biodiesel tem por objetivo gerar ácidos graxos combustíveis.
  5. o óleo comestível é um conjunto de ácidos graxos que, ao ser aquecido no processo de fritura de alimentos, produz o biodiesel.

02. (UEFS)

Segundo informações veiculadas pela imprensa, a partir de julho de 2014, o óleo diesel comercializado no Brasil terá o teor de biodiesel aumentado para 6%. O biodiesel é obtido a partir da reação entre o triacilglicerol, presente no óleo vegetal de mamona, de babaçu, dentre outros, e um álcool de cadeia carbônica, pequena, como o metanol ou etanol. A reação de transesterificação para a obtenção do biodiesel está representada de forma simplificada pela equação química. Considerando-se as informações e as propriedades dos compostos químicos, é correto afirmar:

  1. O biodiesel é constituído por ésteres de ácidos graxos e o óleo diesel por hidrocarbonetos.
  2. A adição de biodiesel diminui a emissão de gás carbônico durante a queima do combustível.
  3. A vantagem do óleo diesel em relação ao biodiesel é ser obtido de fonte renovável de energia.
  4. A substituição do etanol pelo metanol evita a contaminação do ambiente por substância tóxica.
  5. O glicerol é um composto químico que, ao ser dissolvido em água, se ioniza e libera íons OH− (aq).

03. (UEFS) Uma empresa petrolífera brasileira, em Candeias-BA, tem grande importância para a agricultura familiar baiana, em razão da contratação de mais de 25 mil famílias como fornecedoras de insumo, para a produção de 217 milhões de litros, ao ano, de biodiesel, derivado de óleos de soja e de algodão.

A partir dessas informações e com base nos conhecimentos da indústria química e do petróleo, é correto afirmar:

  1. O biodiesel derivado de óleos de soja e de algodão possui composição química igual ao do obtido a partir dos óleos de mamona e de babaçu.
  2. A produção de biodiesel é promissora do ponto de vista ambiental, porque substitui o diesel de petróleo, por um recurso natural renovável.
  3. O interesse da indústria petrolífera pela produção de biodiesel se deve à presença de grande teor de hidrocarbonetos no biocombustível derivado de óleos de soja e de algodão.
  4. O processo de obtenção de biodiesel envolve uma transeterificação entre um éter e um álcool para produzir outro éter e outro álcool de massas molares menores.
  5. As novas tecnologias de produção são bastante auspiciosas porque disponibilizam, no mercado internacional, biodiesel de baixos teores de compostos de enxofre, cada vez menos poluentes.

04. (EMESCAM) O biodiesel tem sido considerado uma importante fonte de energia renovável. Esse biocombustível é constituído por uma mistura de ésteres derivados de óleos vegetais. Quando o biodiesel é obtido a partir da reação de óleo de soja com metanol, o seu principal constituinte é o oleato de metila, cuja estrutura se apresenta abaixo:

Em relação ao oleato de metila, é INCORRETO afirmar que:

  1. Apresenta um enantiômero
  2. Apresenta um isômero geométrico
  3. Apresenta um isômero ácido carboxílico
  4. Reage com iodo
  5. Pode ser hidrolisado em meio alcalino e a quente.

05. (UEMG) O governo já estuda a possibilidade de autorizar o uso da mistura B5 de óleo vegetal no diesel derivado de petróleo, na proporção de 5% de biodiesel, 15% de etanol e 80% de óleo diesel.

(Fonte: Gazeta do Paraná – 04/04/04).

O biodiesel é obtido a partir de óleos vegetais que contêm ácidos carboxílicos de cadeia carbônica longa, os ácidos graxos. Esses reagem com um álcool, que pode ser o etanol ou o metanol, para formar o éster, constituinte do biodiesel.

Sobre esses materiais, é INCORRETO afirmar que

  1. o biodiesel é um combustível não-renovável.
  2. o diesel pode ser obtido por destilação fracionada do petróleo.
  3. o etanol pode ser obtido por fermentação de açúcares.
  4. os ácidos graxos, o etanol, o metanol e o éster são compostos oxigenados.

06. (UERN)

O biodiesel é um combustível alternativo ao diesel de petróleo, produzido a partir de óleos vegetais ou de gordura animal por meio da transesterificação, que consiste na substituição de glicerol por etanol ou metanol, na estrutura dos óleos ou das gorduras. Os produtos finais formam uma mistura líquida constituída por duas fases. A fase mais densa contém glicerol e a menos densa é composta de ésteres etílicos ou metílicos de ácidos graxos.

De acordo com essa informação, é correto afirmar:

  1. O biodiesel é um éster puro derivado da transesterificação de óleos e de gorduras.
  2. A fase líquida da mistura “sobrenadante” dos produtos da transesterificação é formada principalmente por glicerol.
  3. O biodiesel substitui parcialmente o diesel de petróleo em razão de produzir, ao queimar, dióxido de enxofre, um produto de chuva ácida.
  4. O biodiesel é um combustível proveniente de fonte renovável, porque, ao queimar, produz CO2(g), que é utilizado durante a fotossíntese de vegetais, cultivados para sua produção.

07. (ITA) A reação catalisada do triacilglicerol com um álcool (metanol ou etanol) produz glicerol (1,2,3 propanotriol) e uma mistura de ésteres alquílicos de ácidos graxos de cadeia longa, mais conhecido como biodiesel. Essa reação de transesterificação envolve o equilíbrio representado pela seguinte equação química balanceada:

em que: R', R",R"' = cadeias carbônicas dos ácidos graxos e R = grupo alquil do álcool reagente.

A respeito da produção do biodiesel pelo processo de transesterificação, são feitas as seguintes afirmações:

I. O hidróxido de sódio é dissolvido completamente e reage com o agente transesterificante para produzir água e o íon alcóxido.

II. Na transesterificação catalisada por álcali, os reagentes empregados nesse processo devem ser substancialmente anidros para prevenir a formação de sabões.

III. Na reação de produção do biodiesel pela rota etílica, com catalisador alcalino, o alcóxido formado inibe a reação de saponificação.

Das afirmações acima, está(ão) CORRETAS(S) apenas

  1. I e II.
  2. I e III.
  3. II.
  4. II e III
  5. III.

08. (UFT) O biodiesel é um combustível obtido a partir de fontes renováveis, complementar ao óleo diesel mineral, que apresenta uma série de benefícios ambientais, sociais e econômicos. No Brasil, a partir do lançamento do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB), em dezembro de 2004, pelo Governo Federal, o biodiesel avançou significativamente, tornando-se um valioso instrumento de geração de riqueza e inclusão social. Atualmente, sua adição ao diesel mineral é obrigatória numa proporção de 5% e deve chegar a 10% até 2016, aumentando a importância deste produto. Sua obtenção pode ser feita a partir de um processo chamado transesterificação, que consiste na reação química de:

  1. um álcool, como metanol, com um triglicerídeo de origem vegetal, como óleo de pinhão-manso
  2. um álcool, como butanol, com um triglicerídeo de origem animal, como sebo bovino
  3. um álcool, como etanol, com um ácido graxo de origem vegetal, como óleo de soja
  4. um álcool, como isopropanol, com um triglicerídeo de origem vegetal, como óleo de milho
  5. um álcool, como etanol, com um ácido graxo obtido de óleos residuais, como óleo de fritura

09. (UEFS)

O biodiesel é um combustível derivado de oleaginosas, a exemplo da soja, da mamona, do algodão e do dendê, e de restos de óleos utilizados em frituras. A adição ou substituição do biodiesel ao óleo diesel, de origem fóssil, é alternativa de combustível para o transporte e a geração de energia elétrica de fonte renovável.

Levando-se em consideração essas informações e com base nos conhecimentos de química orgânica, é correto afirmar:

  1. O óleo diesel é um recurso natural renovável que tem na composição uma variedade muito grande de alcanos com cadeias carbônicas de mais de 30 átomos de carbono.
  2. O dióxido de carbono, CO2(g), proveniente de combustão de biodiesel é absorvido durante a fotossíntese, o que não ocorre com o proveniente da combustão do óleo diesel de petróleo.
  3. O biodiesel é uma mistura de hidrocarbonetos obtidos na esterificação de lipídios de origem vegetal e animal.
  4. A composição do biodiesel é variável porque depende do tipo de óleo extraído de cada oleaginosa.
  5. O biodiesel é uma alternativa ao óleo diesel porque tem octanagem inferior ao desse combustível.

10. (UNICAMP) A adição de biodiesel ao diesel tradicional é uma medida voltada para a diminuição das emissões de gases poluentes. Segundo um estudo da FIPE, graças a um aumento no uso de biodiesel no Brasil, entre 2008 e 2011, evitou-se a emissão de 11 milhões de toneladas de CO2 (gás carbônico).

(Adaptado de Guilherme Profeta, “Da cozinha para o seu carro: cúrcuma utilizada como aditivo de biodiesel”. Cruzeiro do Sul, 10/04/2018.)

Dados de massas molares em g·mol-1: H = 1, C = 12, 0 = 16.

Considerando as informações dadas e levando em conta que o diesel pode ser caracterizado pela fórmula mínima (CnH2n), é correto afirmar que entre 2008 e 2011 o biodiesel substituiu aproximadamente

  1. 3,5 milhões de toneladas de diesel.
  2. 11 milhões de toneladas de diesel.
  3. 22 milhões de toneladas de diesel.
  4. 35 milhões de toneladas de diesel.

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp



Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp