Home > Banco de Questões > Química > Cinética Química >Cinética II

Cinética II

Lista de 15 exercícios de Química com gabarito sobre o tema Cinética II com questões de Vestibulares.

Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Cinética II.

01. (UFMS) A cinética química dedica-se ao estudo da velocidade de uma reação química e os fatores que a influenciam. Ter conhecimento sobre esses fatores possibilita o controle da formação dos produtos, uma vez que, em determinados casos, faz-se necessário que uma reação ocorra mais rapidamente ou mais lentamente. Sobre os fatores que influenciam a cinética de reações, é correto afirmar que:

1. Ao aumentar a temperatura de um sistema, aumenta-se a energia das moléculas reagentes e, consequentemente, o número de colisões efetivas. Assim, quanto maior a temperatura do sistema reacional, maior a velocidade de reação.
  2. A chamada Lei da Ação da Massas postula que, num certo instante e numa determinada temperatura, a velocidade de uma reação é inversamente proporcional ao produto das concentrações molares dos reagentes.
  3. Para que uma reação ocorra é necessário que as moléculas dos reagentes colidam de modo efetivo. A superfície de contato dos reagentes não influi na probabilidade de ocorrência de choques efetivos e consequente aumento da velocidade da reação.
  4. Alterações de pressão no sistema reacional, independentemente do estado físico dos reagentes (sejam eles sólido, líquido ou gás), não exercem influência na velocidade de uma reação.
  5. Catalisadores são substâncias capazes de acelerar a velocidade das reações químicas, porém são totalmente consumidos durante a reação. Tal fato obriga a adição de uma reação de recuperação do catalisador ao final do processo, possibilitando a extração do produto desejado.

02. (UDESC) A cinética química é a área da química que trata das velocidades das reações.

Analise os processos em relação à cinética química.

I. Quando o carvão está iniciando a sua queima, as pessoas ventilam o sistema para que a queima se propague mais rapidamente.

II. Um comprimido efervescente se dissolve mais rapidamente quando triturado.

Assinale a alternativa que contém os fatores que influenciam as velocidades das reações químicas nos processos descritos em I e II, respectivamente.

1. concentração, superfície de contato.
  2. catalisador, concentração.
  3. temperatura, concentração.
  4. superfície de contato, catalisador.
  5. temperatura, catalisador.

03. (UNESC) A cinética química estuda a velocidade das reações químicas, bem como os fatores que podem modificá-la. Sobre esse assunto, avalie as afirmativas abaixo:

I. A velocidade da reação será aumentada se os reagentes estiverem dissolvidos num solvente, pois suas partículas se distribuirão por um maior volume que o seu próprio.

II. Uma maior concentração dos reagentes diminui a velocidade de uma reação química, pois impossibilita a motilidade das moléculas pelo solvente.

III. Quando uma substância muda seu estado físico as forças de atração entre as partículas diminuem, aumentado a sua mobilidade.

IV. Quanto maior a temperatura durante uma reação química, maior a mobilidade das partículas e, portanto, maior a probabilidade de choque entre elas.

Está(ão) correta(s):

1. I, III.
  2. II, III.
  3. II, IV.
  4. I, IV.
  5. I, II, III.

04. (FATEC) A platina é um metal nobre, encontrada livre na natureza na forma de pepitas, e é muito empregada na produção de catalisadores, que são utilizados para

1. acelerar a formação de compostos gasosos, somente.
  2. aumentar a velocidade de reações químicas específicas.
  3. retardar a produção de compostos indesejáveis, somente.
  4. controlar o deslocamento de uma reação química específica.
  5. promover a decomposição sólida de reações químicas, somente.

05. (UFT) O peróxido de hidrogênio se decompõe lentamente segundo a reação:

2 H2O2(aq) → 2H2O(l) + O2(g)

Na presença do íon brometo (Br-), a decomposição ocorre rapidamente segundo as reações:

2 Br- (aq) + H2O2(aq) + 2 H+(aq) → Br2(aq) + 2 H2O(l)

Br2(aq) + H2O2(aq) → 2 Br-(aq) + 2 H+(aq) + O2(g)

As reações vistas podem ser demonstradas graficamente a partir de um diagrama de energia potencial:

Em relação à decomposição do H2O2:

I. A reação sem catalisador acontece em apenas uma etapa e a reação com catalisador acontece em duas etapas, porém o produto formado é exatamente o mesmo.

II. E1 é a energia de ativação referente à decomposição do H2O2 na ausência de catalisador e E3 é a energia de ativação referente à decomposição do H2O2 na presença de catalisador.

III. E2 é a energia de ativação da etapa determinante da velocidade da reação catalisada pelo íon Br-.

IV. E4 é a variação de entalpia da reação, que é endotérmica.

V. No gráfico, os pontos identificados por (2), (3) e (5) correspondem à energia dos complexos ativados para as reações representadas.

Assinale a alternativa CORRETA.

1. Apenas as afirmativas I, II e V estão corretas.
  2. Apenas as afirmativas I, III e V estão corretas.
  3. Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
  4. Apenas as afirmativas II, III e V estão corretas.

06. (UFMS) A cinética química dedica-se ao estudo da velocidade de uma reação química e os fatores que a influenciam. Ter conhecimento sobre esses fatores possibilita o controle da formação dos produtos, uma vez que, em determinados casos, faz-se necessário que uma reação ocorra mais rapidamente ou mais lentamente. Sobre os fatores que influenciam a cinética de reações, é correto afirmar que:

07. (UNICAMP) Os eixos do gráfico a seguir representam duas variáveis, uma delas não identificada no gráfico. Uma curva representa animais endotérmicos e a outra, animais ectotérmicos.

A curva que corretamente se aplica ao ser humano é

1. a curva A, sendo que o eixo horizontal representa a temperatura externa e o eixo vertical, o consumo de O2.
  2. a curva A, sendo que o eixo horizontal representa a temperatura interna e o eixo vertical, o consumo de O2.
  3. a curva B, sendo que o eixo horizontal representa a temperatura externa e o eixo vertical, a liberação de CO2.
  4. a curva B, sendo que o eixo horizontal representa a temperatura interna e o eixo vertical, a liberação de CO2.

08. (UECE) Alguns medicamentos são apresentados na forma de comprimidos que, quando ingeridos, dissolvem-se lentamente no líquido presente no tubo digestório, garantindo um efeito prolongado no organismo. Contudo, algumas pessoas, por conta própria, amassam o comprimido antes de tomá-lo. Esse procedimento é incoveniente, pois reduz o efeito prolongado devido

1. à diminuição da superfície de contato do comprimido, provocando redução na velocidade da reação.
  2. à diminuição da superfície de contato, favorecendo a dissolução.
  3. ao aumento da velocidade da reação em consequência do aumento da superfície de contato do comprimido.
  4. diminuição da frequência de colisões das partículas do comprimido com as moléculas do líquido presente no tubo digestório.

09. (UFRGS) Na reação

NO2 (g) + CO (g) → CO2 (g) + NO (g)

a lei cinética é de segunda ordem em relação ao dióxido de nitrogênio e de ordem zero em relação ao monóxido de carbono. Quando, simultaneamente, dobrar-se a concentração de dióxido de nitrogênio e reduzir-se a concentração de monóxido de carbono pela metade, a velocidade da reação

1. será reduzida a um quarto do valor anterior.
  2. será reduzida à metade do valor anterior.
  3. não se alterará.
  4. duplicará.
  5. aumentará por um fator de 4 vezes.

10. (UCPEL) O gráfico descreve o perfil de energia (kJmol-1) de uma reação química através dos caminhos reacionais A e B, em que

I. A reação que ocorre pelo caminho A é mais lenta, sem catalisador e com energia de ativação (Ea) maior.

II. A reação que ocorre pelo caminho B é mais rápida, com catalisador, sendo as energias de ativação das duas etapas (Ea1 e Ea2) menores.

III.As reações que ocorrem pelo caminho A e B possuem a variação de entalpia (ΔH) > 0, portanto são endotérmicas.

IV.As reações que ocorrem pelo caminho A e B possuem a variação de entalpia (ΔH) < 0, portanto são exotérmicas. . As reações que ocorrem pelo caminho A e B possuem velocidades iguais, pois o produto final tem a mesma energia.

Marque a opção correta.

1. Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
  2. Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
  3. Somente as afirmativas I e II estão corretas.
  4. Somente as afirmativas III e V estão corretas.
  5. Somente as afirmativas IV e V estão corretas

11. (UEFS) I. H2O2(aq) + I (aq) → H2O(l) + IO(aq)

II. H2O2(aq) + IO(aq) → H2O(l) + O2(g) + I (aq)

A velocidade de uma reação química pode ser acelerada pela ação de pequenas quantidades de catalisador sem que sejam consumidas, tornando assim os processos industriais econômicos. Os catalisadores são largamente empregados nos diversos segmentos da indústria química.

A reação de decomposição do peróxido de hidrogênio, H2O2(aq), em meio aquoso, que ocorre em duas etapas, representadas pelas equações I e II, constitui um dos exemplos de reações que podem ser aceleradas pela presença de catalisadores. Levando-se em considerações essas informações sobre os efeitos dos catalisadores sobre a velocidade das reações químicas, é correto afirmar:

1. O íon iodeto, Ι(aq), é o intermediário da reação de decomposição do peróxido de hidrogênio.
  2. A reação de decomposição do peróxido de hidrogênio é catalisada pelo íon hipoiodito, IO(aq).
  3. O catalisador aumenta a quantidade de matéria dos produtos na reação de decomposição de H2O2(aq).
  4. A variação de entalpia de decomposição do peróxido de hidrogênio é alterada pela ação do catalisador.
  5. A velocidade da reação aumenta porque a energia de ativação de decomposição do peróxido de hidrogênio diminui sob ação do catalisador.

12. (UFRGS) Para a obtenção de um determinado produto, realiza-se uma reação em 2 etapas.

O caminho dessa reação é representado no diagrama abaixo. Considere as afirmações abaixo, sobre essa reação.

I - A etapa determinante da velocidade da reação é a etapa 2.

II - A reação é exotérmica.

III - A energia de ativação da etapa 1 é maior

que a energia de ativação da etapa 2.

Quais estão corretas?

1. Apenas I.
  2. Apenas II.
  3. Apenas III.
  4. Apenas II e III.
  5. I, II e III.

13. (UNESP) Em um laboratório de química, dois estudantes realizam um experimento com o objetivo de determinar a velocidade da reação apresentada a seguir.

MgCO3(s) + 2HCl(aq) → MgCl2(aq) + H2O(l) + CO2(g)

Sabendo que a reação ocorre em um sistema aberto, o parâmetro do meio reacional que deverá ser considerado para a determinação da velocidade dessa reação é

1. a diminuição da concentração de íons Mg2+.
  2. o teor de umidade no interior do sistema.
  3. a diminuição da massa total do sistema.
  4. a variação da concentração de íons Cl.
  5. a elevação da pressão do sistema.

14. (Unioeste) Geralmente, ao se reunir a família ou um grupo de pessoas faz-se um churrasco. Este tipo de confraternização muito comum no Rio Grande do Sul se espalhou por todo o Brasil. Para se assar a carne é necessário colocar fogo na churrasqueira e para não demorar muito para pegar o fogo, geralmente se utiliza gravetos ou pedaços de madeira pequenos ao invés de pedaços grandes. Este fenômeno pode ser explicado quimicamente dentro do tema de cinética.

O fator que melhor explica porque a reação de combustão ocorre mais rápida com gravetos (pedaços pequenos de madeira) é

1. velocidade.
  2. temperatura.
  3. concentração.
  4. superfície de contato.
  5. estado físico da matéria.

15. (PUC-GO) Faça a leitura do fragmento de texto sobre o projeto europeu de transformação de resíduos têxteis:

A União Europeia produz oito milhões de toneladas de lixo têxtil por ano. Apenas 20% do material é reciclado. O resto acaba em aterros ou é incinerado.

Os investigadores do projeto europeu Resyntex, em Maribor, na Eslovênia, conceberam uma fábrica-piloto para transformar os resíduos têxteis em novos materiais para a indústria química e têxtil. [...]

[...]

É muito importante que o material que usamos como matéria-prima para criar matérias-primas secundárias seja bem triado. [...] A lã, o algodão ou o poliéster são submetidos a diferentes processos: descoloração, despolimerização e um tratamento baseado na hidrólise. “A partir do tratamento do algodão, obtemos sumo de glucose que é transformado em bioetanol. Depois tratamos a lã. A partir da lã, obtemos proteínas que podem ser usadas como resinas, em vez das resinas tóxicas de formaldeído usadas atualmente em aglomerados de madeira”, disse à euronews Aleksandra Lobnik, professora de Engenharia Ambiental, da Universidade de Maribor e coordenadora do projeto europeu Resyntex.

[...]

(Disponível em: https://pt.euronews.com/2020/01/06/projeto-europeu-na-eslovenia-transforma-texteis-em-novos-materiais. Acesso em: 7 jan. 2020. Adaptado.)

A respeito da cinética química, leia as assertivas a seguir:

I - A lã, o algodão e o poliéster são macromoléculas facilmente biodegradáveis, por serem somente sintetizados por plantas ou animais.

II - A cinética das reações sofre influência da concentração dos reagentes, temperatura e catalisador.

III - Para uma molécula de glucose ser transformada em bioetanol, é necessário quebrar ligações químicas.

IV - A quebra de ligações que leva à obtenção de proteínas a partir da lã é resultante de um processo espontâneo com velocidade elevada, chegando ao equilíbrio químico em alguns segundos.

Em relação às assertivas lidas, assinale a única alternativa em que os itens são corretos:

1. I e II apenas.
  2. I, III e IV apenas.