Home > Banco de Questões > História da Arte > Idade Moderna >Romantismo Francês

Romantismo Francês

Lista de 03 exercícios de História da Arte com gabarito sobre o tema Romantismo Francês com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Romantismo Francês.




01. (UFSC) O quadro acima é do pintor francês Eugène Delacroix (1798 – 1863) e é intitulado “A Liberdade guiando o povo”, datado de 1830. Este quadro tornou-se uma das representações mais famosas da Revolução Francesa, pois:

  1. nele podemos observar todas as características do simbolismo, bem como a representação de todas as classes que participaram da fase inicial do movimento, com destaque para a bandeira tricolor criada pelos revolucionários, levada pela figura que lembra a participação intensa e fundamental das mulheres no processo.
  2. utiliza uma linguagem de fácil entendimento, onde é possível depreender todas as fases da Revolução Francesa numa só imagem, situando a obra no contexto da arte impressionista.
  3. tornou-se também um ícone do estilo rococó, do qual Delacroix é um dos fundadores e permite observar o caráter violento da Revolução.
  4. sintetiza, com traços pertencentes ao romantismo francês, as ideias fundamentais da revolução, representadas pela bandeira revolucionária, levada pela mulher que constitui a personificação da liberdade, e pela presença de personagens que representam a burguesia e os sans-culottes, linha de frente do movimento antimonárquico.

Resposta: D

Resolução: Essa alternativa descreve de maneira precisa a relevância e os elementos presentes na pintura "A Liberdade guiando o povo" de Eugène Delacroix, relacionando-a com o contexto e as ideias da Revolução Francesa. A obra realmente sintetiza as principais ideias e grupos envolvidos na revolução por meio dos elementos representados na imagem.

02. (UFSM) A tela de Doré, ao representar o desespero de Andrômeda (princesa da mitologia grega que enfurece Poseidon), expressa o arrebatamento sentimental que constitui a sensibilidade romântica do século XIX. Sobre isso, pode-se afirmar:

  1. o ideário romântico invade o campo político, predispondo os homens a reconhecer a liberdade dos povos como condutora dos Estados Nacionais.
  2. o romantismo não interfere nas ações políticas dos homens do século XIX, pois se restringe ao campo das artes.
  3. o ideário romântico não colabora na formação identitária dos Estados Nacionais nem nas lutas por liberdade e democracia.
  4. o exagero sentimental dos românticos produz um desinteresse em relação à Natureza, especialmente quanto às matas tropicais.
  5. o romantismo se constitui, ao longo do século XIX, na ideologia que justifica o desenvolvimento burguês na indústria e no comércio internacional.

Resposta: A

Resolução: Essa alternativa está correta ao afirmar que o ideário romântico, que valoriza o sentimento, a individualidade, a liberdade e a busca pelo sublime, também teve influência no campo político, inspirando movimentos nacionalistas e lutas por liberdade em diversos países, incluindo o reconhecimento da liberdade dos povos como parte da formação dos Estados Nacionais.

03. (UNICAMP) Observe a obra do pintor Delacroix, intitulada A Liberdade guiando o povo (1830), e assinale a alternativa correta.

  1. Os sujeitos envolvidos na ação política representada na tela são homens do campo com seus instrumentos de ofício nas mãos.
  2. O quadro evoca temas da Revolução Francesa, como a bandeira tricolor e a figura da Liberdade, mas retrata um ato político assentado na teoria bolchevique.
  3. O quadro mostra tanto o ideário da Revolução Francesa reavivado pelas lutas políticas de 1830 na França quanto a posição política do pintor.
  4. No quadro, vê-se uma barricada do front militar da guerra entre nobres e servos durante a Revolução Francesa, sendo que a Liberdade encarna os ideais aristocráticos.

Resposta: C

Resolução: Essa alternativa está correta ao afirmar que a obra "A Liberdade guiando o povo" de Delacroix evoca tanto os ideais da Revolução Francesa quanto as lutas políticas que ocorreram em 1830 na França, ao mesmo tempo em que reflete a posição política do próprio pintor. A cena retratada na tela representa uma alegoria da Revolução de Julho de 1830, que resultou na ascensão de Luís Filipe I ao trono francês. A figura da Liberdade é central na composição, simbolizando a luta pela liberdade e a participação do povo nas mudanças políticas.

Clique Para Compartilhar Esta Página Nas Redes Sociais



Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp