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História da Arte no Renascimento

Lista de 23 exercícios de História da Arte com gabarito sobre o tema História da Arte no Renascimento com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema História da Arte no Renascimento.




01. (CPS) A pintura do teto da Capela Sistina, obra do mestre Michelangelo Buonarroti, foi realizada no início do século XVI. Veja uma pequena parte dessa obra.

Analisando as características da pintura apresentada, é correto concluir que se trata de uma obra

  1. medieval e cavalheiresca.
  2. medieval e teocêntrica.
  3. classicista e modernista.
  4. renascentista e antropocêntrica.
  5. renascentista e ateísta.

02. (Upe) Observe a imagem a seguir:

Ela reproduz um detalhe dos afrescos pintados por Michelangelo na Capela Sistina. Sobre a imagem e seu contexto histórico, assinale a alternativa CORRETA.

  1. Encomendados pelo papa Júlio II, os afrescos da Capela Sistina trazem como tema primordial a cultura clássica, em especial sua rica mitologia.
  2. Passagens do Velho Testamento também aparecem representadas na obra, segundo atesta a imagem.
  3. Parte dos afrescos do teto da Capela Sistina foi destruída por um terremoto, no fim do século XIX.
  4. Esses afrescos constituem a obra máxima de Michelangelo cuja produção artística se limitava à pintura.
  5. A pintura da abóbada da capela nunca foi finalizada por Michelangelo.

03. (Uel) Com base nos conhecimentos sobre a pintura no período do Renascimento e na obra de Sandro Botticelli considere as afirmativas a seguir.

I. Há, nessa obra renascentista, a preocupação com o naturalismo, a proporção e o efeito de profundidade, sendo o pintor florentino Sandro Botticelli um dos principais representantes do Quattrocento.

II. Essa obra marca o início da Arte Moderna na Itália ao retratar o conflito entre o homem e a natureza, expresso na ação do vento que afeta os principais elementos da composição.

III. Essa obra tem como temática um episódio mitológico que aborda o nascimento de uma deusa, apresentando a movimentação do ar como um importante elemento para expressar leveza.

IV. O Renascimento é um período histórico caracterizado pelo teocentrismo e a obra O Nascimento de Vênus é emblemática por apresentar o sopro divino como temática da composição.

Assinale a alternativa correta.

  1. Somente as afirmativas I e II são corretas.
  2. Somente as afirmativas I e III são corretas.
  3. Somente as afirmativas III e IV são corretas.
  4. Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
  5. Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

04. (Uff)

O quadro de Leonardo da Vinci revela uma das facetas do grande artista do Renascimento que durante a vida transformou sua experiência de mundo em arte, sempre pronto a inovar.

Essa criatividade levou Leonardo da Vinci a ser conhecido como um homem que

  1. transformou a arte da escultura ao expressar através dela a grandeza da vida espiritual.
  2. abdicou de sua riqueza para se dedicar à pintura de personagens da Corte de Florença.
  3. se envolveu com a natureza, com a sociedade e com todos os ramos de artes, de modo tão intenso que passou a ser conhecido como um artista-cientista.
  4. se dedicou às artes e às ciências através da teoria do direito divino, aplicada nos seus exercícios de anatomia.
  5. participou de várias sociedades secretas que tinham por objetivo reescrever os textos bíblicos com o intuito de apresentar a verdadeira face de Jesus.

05. (Unesp) A pintura representa no martírio de Cristo os seguintes princípios culturais do Renascimento italiano:

  1. a imitação das formas artísticas medievais e a ênfase na natureza espiritual de Cristo.
  2. a preocupação intensa com a forma artística e a ausência de significado religioso do quadro.
  3. a disposição da figura de Cristo em perspectiva geométrica e o conteúdo realista da composição.
  4. a gama variada de cores luminosas e a concepção otimista de uma humanidade sem pecado.
  5. a idealização do corpo do Salvador e a noção de uma divindade desvinculada dos dramas humanos.

06. (IFSP) Leia o trecho e analise a figura abaixo.

“A Última Ceia, obra-prima de Leonardo Da Vinci, retrata uma época, um movimento artístico e um avanço histórico em termos de perspectiva, olhar dramático, técnica e ciência.”

ROMES, 2008.

Assinale a alternativa que apresenta a qual período histórico a obra acima pertence.

  1. Iluminismo.
  2. Renascimento.
  3. Feudalismo.
  4. Cruzadas.
  5. Reforma.

07. (UFN) A primeira imagem apresenta a escultura Pietá (Compaixão), de Michelangelo, feita em 1499, e mostra a Virgem Maria segurando nos braços o corpo do filho morto. A escultura é visitada por milhões de pessoas anualmente no Vaticano; a segunda foto, vencedora do World Press Photo, maior prêmio mundial de fotojornalismo, retrata a mãe que ampara o filho ferido, em outubro de 2011, em protestos de rua, no Iêmen. A foto poderia falar por uma região inteira: o Iêmen, a Tunísia, a Líbia, a Síria e por tudo o que ocorreu na Primavera Árabe.

Fonte: www.worldpressphoto.org

A partir do texto, das figuras e nos conhecimentos sobre cultura, etnias e conflitos, é correto afirmar:

  1. Os dois autores evidenciam as diferenças religiosas e políticas existentes entre o mundo Ocidental e o mundo Oriental.
  2. As duas figuras sugerem a universalidade de sentimentos básicos do ser humano, que se sobrepõem às diferenças de nacionalidades, credos e ideologias.
  3. O fotógrafo procura demonstrar que a violência e o conflito são específicos de países pobres e islâmicos.
  4. A escultura retrata um patrimônio cultural imaterial, muito expressivo para o turismo no Vaticano.
  5. Michelangelo mostra que a condição de vida dos países da Europa é melhor que a dos países árabes.

08. (UNICAMP) Leia o texto a seguir e observe a figura do Homem Vitruviano.

Ao longo da vida, cada vez mais, Leonardo da Vinci passou a perceber que a matemática era a chave para transformar suas observações em teorias. Não existe certeza na ciência em que a matemática não possa ser aplicada, declarou.

(Adaptado de Walter Isaacson, Leonardo da Vinci. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2017, p. 52.)

Assinale a alternativa que expressa adequadamente a correlação entre o texto e a imagem.

  1. Figura emblemática do Renascimento, Leonardo da Vinci destaca-se pela sua obra pictórica e por seu desenho do Homem Vitruviano. Para ele, arte e ciência se baseavam nas relações análogas entre homem e natureza preconizadas pela alquimia.
  2. O Homem Vitruviano de Leonardo da Vinci condensa uma série de estudos do artista, e mesmo a leitura de uma cópia manuscrita da obra de Vitrúvio. O desenho sintetiza uma relação harmônica entre homem e mundo pautada pela analogia geométrica.
  3. Na linhagem dos artistas-arquitetos-engenheiros renascentistas, Leonardo da Vinci dedicou-se ao estudo da perspectiva e especialmente da aritmética, buscando harmonizar as relações entre o homem e Deus no Homem Vitruviano.
  4. Leitor assíduo da física newtoniana, Leonardo da Vinci reconhecia que tanto a aritmética quanto a geometria poderiam ser usadas na arte, arquitetura e engenharia. Na elaboração do desenho do Homem Vitruviano, ele comprovou esta hipótese.

09. (UFRGS) Considere as imagens abaixo, em que é representada, de formas distintas, a crucificação de Cristo.

A comparação entre as duas pinturas mostra uma transformação fundamental na história da arte do Ocidente, que teve no chamado Renascimento italiano do século XV um de seus momentos principais.

Assinale a alternativa que apresenta a principal característica do Renascimento italiano.

  1. O desaparecimento das representações de anjos, indicando o advento do racionalismo filosófico e o abandono da metafísica religiosa.
  2. O aprimoramento do realismo estético na representação humana, afirmando o predomínio do humanismo em detrimento do antropocentrismo.
  3. O desenvolvimento da teoria da perspectiva geométrica, marcada pelo princípio do “ponto de fuga”, que favorecia a representação em profundidade dos espaços.
  4. A representação de colunas jônicas, mostrando que o interesse em relação à Antiguidade grega ocorreu apenas a partir do Quattrocento.
  5. A interiorização da cena representada, assinalando o desinteresse da arte renascentista pelas paisagens da natureza.

10. (IF Sertão) Observe a imagem:

O “Homem Vitruviano” é uma obra de Leonardo Da Vinci, artista que marcou o período conhecido na História como Renascimento. O trabalho foi inspirado em uma passagem de “De Architectura”, do romano Marcus Vitruvius Pallio (1 a.C.), na qual são tratadas as proporções do corpo humano masculino. O desenho é emblemático da simetria básica do corpo, mostrando também o conceito da divina proporção, baseado na existência dos quatro sólidos geométricos perfeitos: o tetraedro, hexaedro, octaedro e icosaedro. As posições dos braços e das pernas são apresentadas em quatro posturas diferenciadas inscritas em um círculo, sendo que o umbigo é o centro da figura. A obra também é uma expressão da beleza humana.

Como base nas informações, assinale a alternativa correta sobre o período.

  1. O Renascimento foi um momento na Europa Oriental marcado profundamente pela influência dos povos bárbaros da Normandia.
  2. As Reformas Religiosas influenciaram profundamente o movimento renascentista na Itália a época da Dinastia Médici.
  3. Em 1550, Giorgio Vasari publicou “Vidas dos mais excelentes arquitetos, pintores e escultores italianos”, onde foi empregada pela primeira vez a palavra “renascimento” ou “renascença” para exprimir a renovação das artes que ocorria nas cidades da península Itálica.
  4. Leonardo Da Vinci, Aleijadinho, Erasmo de Rotterdam, Michelangelo foram artistas do período.,
  5. O ateísmo foi a filosofia que dominou os artistas e intelectuais renascentistas na Itália e na Alemanha no século XV.

11. (UEA) A pintura a óleo de Rafael Sânzio, de 1513, artista do Renascimento italiano, pode ser vista como ilustração da concepção clássica de beleza, na medida em que

  1. apresenta um quadro simétrico de peso e de cores.
  2. infunde no observador um sentimento religioso intenso.
  3. representa uma cena dramática sem participação de figuras humanas.
  4. veicula uma visão de distanciamento entre homens e deuses.
  5. materializa princípios religiosos compartilhados pela humanidade.

12. (UNIMONTES) Observe, com atenção, as telas “Nascimento de Vênus”, dos pintores Sandro Botticelli e Di Cavalcanti, respectivamente.

Assinale a alternativa INCORRETA, a respeito da comparação entre as telas.

  1. Na obra de Sandro Botticelli, vê-se que Vênus é representada como uma deusa, que ocupa o centro da tela; no quadro de Di Cavalcanti, Vênus parece mais humanizada.
  2. A nudez de Vênus, nas duas telas, expressa a liberdade dos pintores em contradizerem as tendências estéticas de sua época.
  3. As três figuras humanas que circundam Vênus, nas duas telas, convergem para ela suas atenções e olhares, como a referendar o tema da pintura.
  4. Pode-se concluir que a tela de Di Cavalcanti é uma releitura abrasileirada e modernista da tela de Sandro Botticelli.

13. (UEA) A pintura mural de Leonardo da Vinci, obra-prima do Renascimento italiano, manifesta concepções filosóficas da sociedade do período e traços artísticos da Renascença, como

  1. a organização matemática da composição em que se distinguem a visão em profundidade e a simetria.
  2. a composição dramática e exaltada do sofrimento de Cristo por meio de sua gesticulação grandiloquente e teatral.
  3. a contraposição dos desenhos do salão e da mesa em grandes dimensões com os tamanhos reduzidos das personagens.
  4. a representação do incorpóreo e do abstrato no uso das linhas verticais no desenho dos corpos e da arquitetura.
  5. a impressão de afastamento ou de distanciamento das reações dos apóstolos em relação às atitudes humanas.

14. (EBMSP) Os artistas da Renascença dedicavam-se a representar as coisas tais como eram ou, pelo menos, como pareciam ser. Parte desse tipo de inspiração também era clássica. O ideal antigo de beleza era o nu belo. A admiração renascentista pela arte antiga fez com que os artistas, pela primeira vez desde a queda de Roma, estudassem anatomia; aprendiam a desenhar o corpo humano, observando modelos que posavam para eles – até hoje uma prática fundamental para o treinamento artístico.

PERRY, Marvin. Civilização Ocidental. A arte renascentista. São Paulo: Martins Fontes, 2002, p. 226. Adaptado.

A precisão anatômica observada em peças artísticas de autores renascentistas põe em evidência

  1. a predominância dos valores materiais voltados para a satisfação das classes dominantes, em prejuízo de temas religiosos e valores espirituais.
  2. a articulação entre a arte, o conhecimento científico e a influência filosófica do humanismo na produção daquelas obras.
  3. a dependência dos artistas renascentistas a modelos, técnicas e temas desenvolvidos pelas antigas civilizações da Grécia e de Roma.
  4. a força da influência da Igreja Católica na cultura renascentista, comprovada pela totalidade de temas da religiosidade cristã nas obras de pintura e escultura do período.
  5. o caráter popular da arte renascentista que, ao privilegiar a nudez do corpo humano, procurava atrair o interesse das classes menos favorecidas.

15. (UEL) Texto VIII

A invenção da perspectiva matemática, ou “perspectiva exata”, em que todos os pontos do espaço retratado obedecem a uma norma única de projeção, a técnica do “olho fixo”, possibilita observar o espaço como que através de um instrumento ótico e define as proporções dos objetos e do espaço entre eles em relação a esse foco visual.

(Adaptado de: SEVCENKO, N. O Renascimento. São Paulo: Atual; Campinas: Unicamp, 1985. p. 30.)

Com base no texto VIII e nos conhecimentos sobre a perspectiva matemática, assinale a alternativa correta.

  1. A utilização da perspectiva linear permite maior liberdade de criação em relação à dinâmica da vida representada na obra.
  2. Na perspectiva renascentista, quanto maior a distância dos objetos da linha do horizonte, menor eles figuram no quadro.
  3. O artista renascentista cria imagens em movimento para descrever a realidade em um único plano compositivo.
  4. As racionalizações do espaço e das figuras pintadas demonstram o controle matemático do artista na criação da obra renascentista.
  5. O artista renascentista afasta-se dos ideais clássicos da antiguidade por não considerá-los aptos a representar fielmente a natureza.

16. (UPE) Analise a imagem a seguir:

O quadro O nascimento de Vênus, de Sandro Botticelli, é uma das grandes realizações da arte renascentista.

Sobre essa obra e seu contexto histórico, assinale a alternativa CORRETA.

  1. A temática pagã da obra, baseada na mitologia greco-romana, constituiu-se numa ousadia que destoava do restante da produção artística do Renascimento.
  2. A nudez representada no quadro também aparece em obras de outros artistas da época, como Michelangelo.
  3. Botticelli, personagem símbolo do ideal humanista, também foi arquiteto, engenheiro, músico e poeta.
  4. O nascimento de Vênus, assim como a Última Ceia de Da Vinci, é uma pintura de temática bíblica.
  5. Botticelli destacou-se por sua produção em escultura.

17. (UnirG) Analise a imagem a seguir.

O quadro apresentado é um dos representantes da arte renascentista.

Uma das características do Renascimento contida nessa obra é a

  1. crítica aos símbolos cristãos, expressa na figura dos anjos que sopram a deusa para longe do mar.
  2. manutenção de interditos sexuais, expressa nas partes íntimas da deusa cobertas pelos longos cabelos.
  3. volta aos temas culturais da Antiguidade Clássica, expressa na representação da deusa romana.
  4. perda da tutela da autoridade, expressa no ato de sair da concha protetora e experimentar a vida.

18. (Fuvest) A imagem é considerada uma das referências do movimento artístico e cultural denominado Renascimento. Analise-a atentamente.

Essa imagem pode ser considerada renascentista porque

  1. representa as personagens de forma simbólica e recorre a temas da doutrina crista.
  2. reforça a perspectiva teocêntrica, ao representar a Virgem Maria no centro da composição pictórica.
  3. retoma o tema da pureza da alma feminina estabelecendo uma releitura da narrativa sobre o pecado original.
  4. adota o contraste dramático entre tons claros e escuros em sintonia com as tensões religiosas do período.
  5. utiliza a técnica da perspectiva tridimensional, que provoca a ilusão de profundidade e de espaço.

19. (UNESP) Observe a imagem.

A Pietà, escultura de Michelangelo Buonarotti, foi produzida nos últimos anos do século XV e revela uma característica importante da arte renascentista:

  1. o delineamento preciso das formas do corpo humano, realizado a partir dos estudos de anatomia pelo artista.
  2. o teocentrismo, explicitado na inexpressividade e no estatismo da representação das figuras humanas.
  3. a desproporcionalidade entre os tamanhos dos corpos, para evidenciar a grandiosidade da figura de Cristo.
  4. a influência da arte religiosa medieval, manifesta na tridimensionalidade e na carência de perspectiva da peça.
  5. o prevalecimento de temática bíblica, com recriação precisa e fiel de um trecho do Evangelho segundo Lucas.

20. (PUC-Rio) A imagem abaixo é uma reprodução da obra A Última Ceia de Leonardo da Vinci (1452-1519)

Ao fazer essa representação, o artista

  1. colocou o Cristo em uma situação comum e popular, demonstrando as ideias políticas do igualitarismo revolucionário do Renascimento.
  2. indicava as propostas dos pensadores renascentistas na direção de uma profunda reforma nas bases teológicas da Igreja Católica.
  3. utilizou a geometria para criar o efeito de perspectiva na representação de uma cena bíblica, associada ao antropocentrismo característico do período.
  4. retratou o Cristo no centro da obra, indicando que a visão de mundo de seu tempo se mantinha fiel ao teocentrismo pregado pela Igreja e pelas tradições intelectuais e políticas medievais.

21. (FMJ) A pintura “O nascimento de Vênus” apresenta os seguintes princípios culturais do Renascimento nas artes plásticas:

  1. representação da imagem de forma estática e ausência de proporção.
  2. temática religiosa cristã e representação fiel da anatomia humana.
  3. noção de profundidade e valorização de temas da Antiguidade greco-romana.
  4. frontalidade das imagens e representação hierárquica das divindades.
  5. valorização de contrastes e predomínio da representação de emoções.

22. (Santa Casa) Analise o afresco A escola de Atenas, elaborado entre 1509 e 1512 por Rafael Sânzio. A obra encontra-se no Palácio Apostólico do Vaticano, em Roma.

O afresco sintetiza princípios do Renascimento italiano, tais como

  1. a representação da arquitetura gótica e a expressão da espiritualidade cristã por meio da luz.
  2. a sugestão do espaço tridimensional em superfície plana e a ordem simétrica na distribuição das figuras.
  3. a visão pessimista da existência humana e a crise do catolicismo com os movimentos de contestação da autoridade papal.
  4. a ausência de realismo no desenho das figuras humanas e a desproporção entre os indivíduos e o espaço.
  5. a ruptura do mundo cristão com a cultura pagã e o surgimento de novas concepções sobre o conhecimento filosófico.

23. (UFRGS) Considere as imagens abaixo, em que é representada, de formas distintas, a crucificação de Cristo.

A comparação entre as duas pinturas mostra uma transformação fundamental na história da arte do Ocidente, que teve no chamado Renascimento italiano do século XV um de seus momentos principais.

Assinale a alternativa que apresenta a principal característica do Renascimento italiano.

  1. O desaparecimento das representações de anjos, indicando o advento do racionalismo filosófico e o abandono da metafísica religiosa.
  2. O aprimoramento do realismo estético na representação humana, afirmando o predomínio do humanismo em detrimento do antropocentrismo.
  3. O desenvolvimento da teoria da perspectiva geométrica, marcada pelo princípio do “ponto de fuga”, que favorecia a representação em profundidade dos espaços.
  4. A representação de colunas jônicas, mostrando que o interesse em relação à Antiguidade grega ocorreu apenas a partir do Quattrocento.
  5. A interiorização da cena representada, assinalando o desinteresse da arte renascentista pelas paisagens da natureza.

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